Rui Costa confirma presença em agenda do governador ao lado de Zé Cocá; ministro e prefeito sinalizam reconciliação
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou presença na agenda de quatro dias do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Jequié e região. A informação foi publicada mais cedo pela coluna Radar do Poder. O prefeito do município, Zé Cocá (PP), que tem sido procurado pelo governo para retornar à base aliada após migrar para a oposição em 2022, quando acompanhou a decisão do partido, vai recepcionar os caciques petistas.
A programação começa nesta quinta-feira (10) e vai até domingo (13), no modelo que o governador vem adotando de permanecer alguns dias em municípios do interior do Estado. Além de Jequié, a comitiva também passa por Dário Meira e Encruzilhada. Nos municípios, o chefe do Executivo estadual entrega equipamentos, visita obras, se reúne com lideranças e empresários e anuncia novos investimentos em saúde, educação, mobilidade, infraestrutura e segurança pública.
A convite do governador, Zé Cocá deve acompanhar Jerônimo e Rui Costa durante toda a agenda, inclusive fora de Jequié. Em janeiro deste ano, o prefeito, que é visto tanto pelo governo quanto pela oposição como um quadro político com força suficiente para integrar a chapa majoritária em 2026, foi recebido em audiência pelo chefe do Executivo estadual, em Salvador – o encontro demorou de ocorrer, pois havia sido solicitado pelo pepista ainda em 2023, primeiro ano da atual governo estadual.
Em meio aos assuntos institucionais e à promessa de investimentos do Estado em Jequié, a audiência marcou o início da reaproximação política entre Cocá e o governo depois que o prefeito rompeu a aliança com o PT para apoiar a candidatura de ACM Neto (União) ao Palácio de Ondina em 2022, sob a orientação do então vice-governador e presidente da legenda na Bahia, João Leão, atualmente deputado federal.
A viagem do governador a Jequié deve intensificar ainda mais esse movimento de reaproximação e, ainda, selar a paz entre Zé Cocá e Rui Costa – os dois, que se cumprimentaram rapidamente e se abraçaram na posse da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), no último dia 28, trocaram críticas duras públicas duras quando ocorreu o rompimento, no ano do último pleito estadual.
Zé Cocá, que exerce influência política direta ou indireta em mais de 40 municípios da região de Jequié, tem dito que o momento não é de tratar sobre 2026, mas sinaliza que, se o governador cumprir todos os investimentos prometidos com a Cidade do Sol, poderá integrar a base governista.
O prefeito vem atuando em sintonia com o presidente do PP baiano, o deputado federal Mário Negromonte Júnior, que é a favor da retomada do “casamento” com o PT no Estado e tem participado de agendas com Jerônimo, mesmo em meio às conversas em torno da criação de uma federação da sigla com o União Brasil.
Além disso, um dos principais aliados de Zé Cocá, o deputado estadual Hassan Iossef (PP), já está na base do governador, e tem atuado no sentido de levar o prefeito para a base aliada. O outro deputado estadual que representa Jequié na Assembleia Legislativa, Euclides Fernandes (PT), rompeu com o prefeito no pleito de 2024, ao optar por apoiar a candidatura derrotada do administrador Alexandre Iossef (PSD), lançado pelo deputado federal Antonio Brito (PSD) e que vem a ser irmão de Hassan.
Programação de Jerônimo
A programação de Jerônimo em Jequié e região tem início na quinta à tarde, com a inauguração do novo laboratório do Hospital Prado Valadares e visita ao Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG)
Na sexta-feira (11), o dia é dedicado a entregas e novos anúncios. Jerônimo inaugura a pavimentação da BA-130, no trecho entre o contorno de Jequié e a Avenida César Borges, entrega ambulância e equipamentos de saúde e autoriza obras como a urbanização do campus da Uesb, requalificação do Cravig, novas unidades básicas de saúde e recuperação do aeroporto municipal, um das principais demandas de Zé Cocá. Também será celebrado um convênio com a Prefeitura de Jequié para a implantação de uma usina fotovoltaica no Distrito de Irrigação da Fazenda Velha.
No final da tarde, o governador encerra a agenda do dia, onde visita o Centro Industrial de Jequié, para o qual Zé Cocá defende a requalificação, e participa de uma reunião sobre a Barragem da Pedra. No mesmo encontro, também haverá uma reunião com empresários locais e o lançamento da 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié, além da 21ª Exposição Nacional.
O sábado (12) começa em Jequié, com a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Luís Navarro de Brito, e a entrega de 95 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida Bahia, além da assinatura de ordens de serviço para investimentos estruturantes no município.
Na parte da tarde, a agenda segue em Dário Meira, com a entrega da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral, autorização para a pavimentação da BA-558 e anúncios de licitação para 20 moradias populares, um centro comunitário e a obra de drenagem do Rio Gongoji, dentro do Novo PAC.
A maratona de compromissos termina no domingo (13), em Encruzilhada, com a entrega do Pelotão da polícia Militar, reforma do Campo Alternativo Jaime Alves Costa, da cobertura da feira livre Avelina Martins de Almeida e de pavimentações no Bairro Fortaleza. O governador também assina a autorização para restauração da BA-632, no trecho entre o entroncamento da BR-116 e o distrito de Inhobim.
Política Livre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Radio Gospel Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Mercadinho Deus te Ama
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.