REDISTRIBUIÇÃO DE CARGOS PROVOCA ATRITOS NO PT SULBAIANO

Edinei Mendonça sai do comando da Direc 6.
Os principais líderes do PT no sul da Bahia engalfinham-se nos bastidores pela redistribuição dos principais cargos que cabem ao partido na região. A briga está mais acirrada no município de Ilhéus no sul da Bahia. O governo estadual aplicou a estratégia do “leva quem tem mais votos” nos territórios de identidade.
No Território Litoral Sul, que compreende municípios como Ilhéus e Itabuna, o deputado federal Geraldo Simões foi o mais votado entre os petistas, seguido pelo estadual Rosemberg Pinto.
Por esse novo mecanismo de redistribuição de cargos, a Direc 6 mudaria de mãos. Rosemberg passaria a ter o direito de indicar o substituto de Edinei Mendonça, um quadro alçado ao posto pelo grupo do deputado federal Josias Gomes.
Este mesmo mecanismo dá ao deputado federal Geraldo Simões a indicação do novo dirigente da Direc 7 (em Itabuna). O parlamentar reeleito pode optar pela manutenção de Miralva Motinho, apesar das fortes resistências no próprio grupo político devido às críticas à gestão da ex-comunista.
A nova dinâmica da redistribuição tira o geraldista João Marcos de Lima da Sétima Dires. O ex-vereador Edson Dantas (PSB), que foi candidato a deputado federal, será o responsável pela indicação do substituto. Ao deputado Josias Gomes, talvez caiba a indicação do regional da Empresa Baiana de Defesa Agropecuária (EBDA). Isso porque, ele foi o quarto petista entre os mais votados no Território Litoral Sul, atrás de Geraldo, Rosemberg e o ex-rodoviário J. Carlos.
Sendo assim, o leitor não estranhe uma briga acirrada e troca de amabilidades entre os petistas – contando com lavagem de roupa suja em público.
Unlabelled

CÓDIGO FLORESTAL, SEM-TERRA E REFORMA AGRÁRIA

José Mendonça
Facebook: José Mendonça

Em janeiro de 2007, escrevi artigo onde faço referência que no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não precisava de invasões de terra diante da determinação do mesmo pela reforma agrária. O governo estava aberto para ajustar o projeto e executar. Não é necessário o trabalhador e familiares se sacrificarem, ficando em acampamentos.

Sugeri também nas fazendas não produtivas negociação com os proprietários onde o governo adquiriria 50% das mesmas e parte do valor recebido somando a financiamento, fosse destinado para investimento na propriedade com projetos e os outros 50% para reforma agrária. Estudo técnico da melhor lavoura de cada região, para dar condição de vida com dignidade às famílias assentadas, o que traria resultado econômico para o país.

Fazer um levantamento criterioso de cada família com estudo sócio-econômico comprovando quem é realmente do campo ou tem vocação, cadastrando assim o trabalhador rural do município.

Na fazenda Passagem, Feira de Santana desmatou todo o centro da serra deixando a mata nas margens. Meu vizinho, Sr. Nezinho Igino, ao tomar conhecimento disse: “José, eu daria um pedaço de terra para você não ter derrubado a mata”. Foi aí que comecei a entender o que representa a mata para o meio ambiente.

A fazenda Passagem tinha 300 hectares, uma parte da margem do rio estava desmatada, a que existia mantive. Adquiri anexo 500 hectares que no passado havia sido desmatado e abandonado, destinei 200 hectares para manter a mata e os 300 recuperei as pastagens, deixando a arborização predominante, a jurema.

Adquiri terras virgens no São Francisco e Contendas do Sincorá, destinei 60% para pastagens e 40% para matas. Há empresários imediatistas e ambiciosos que não estão tendo visão do futuro dos filhos e netos. Com o aquecimento do planeta, a irregularidade das chuvas tem causado danos à população com muitas mortes.

Depois que ouvi um vizinho de fazenda, passei a exigir em minhas propriedades o limite do desmatamento e na lavoura de cacau demiti um gerente porque derrubou árvores para consertar uma cerca. Espero que a bancada ruralista chegue a um ponto comum com o governo.

O Deputado Aldo Rebelo, competente relator do projeto Código Florestal, tem trabalhado muito, e merece confiança. Tenho acompanhado o projeto através da imprensa. Minha opinião é que, desde o primeiro código florestal em 1932, a conservação das matas às margens dos rios deveria ser de 300 a 500 metros.

As grandes propriedades margeadas por rios deveriam reflorestar as margens e as pequenas já devastadas, cadastrar não permitindo mais desmatamento com uso rigoroso da lei do código florestal que o Congresso Nacional venha aprovar.

Porque a bancada ruralista não saiu na frente para elaborar o código florestal, preocupada com o meio ambiente. Na vista aérea Salvador-Brasília vê as margens dos rios completamente desmatadas. Bem elaborado o projeto do código florestal, o país não deixará de ser um grande produtor e admirado pelos olhos do mundo.

Dizia quando do governo do presidente Lula, que não poderia estar acontecendo o que via em razão do seu forte sentimento social. A discussão da reforma agrária tem que estar dentro do programa do governo, usando critério correto para desapropriações com cronograma de pagamento. Família do cidadão rural não merece viver em acampamentos à margem das estradas, pedindo a Deus que chegue o dia de ter o seu pedaço de terra.

Ataque aéreo da Otan mata ao menos 16 civis em Brega

Publicidade
DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES
DA FRANCE PRESSE, EM TRÍPOLI
Onda de RevoltasAtualizado às 14h03.
Pelo menos 16 civis foram mortos em um ataque aéreo da Otan em Brega, ao leste da capital líbia, informou nesta sexta-feira a rede de TV estatal citando uma fonte militar.
Tanto o canal Al Libya quanto o Al Jamahiriya divulgaram a notícia, que não pôde ser verificada de forma independente.
O Al Libya afirmou que além dos 16 mortos, há "dezenas de feridos" pelos ataques "da noite passada".

Saeed Khan/France Presse
Rebelde líbio em frente às bandeiras palestina e da revolução líbia; ataque da Otan mata ao menos 16 civis
Rebelde líbio em frente às bandeiras palestina e da revolução líbia; ataque da Otan mata ao menos 16 civis
Uma coalizão internacional começou a realizar ataques contra forças leais ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, em 19 de março. A Otan tomou o comando das operações na Líbia em 31 de março.
Grandes protestos em fevereiro --inspirados nas revoltas que derrubaram os governos de Tunísia e Egito-- se transformaram em uma guerra quando tropas de Gaddafi começaram a atacar manifestantes em diversas cidades do país.
REUNIÃO NA CASA BRANCA
Também hoje, rebeldes líbios vão se reunir com importante autoridades da Casa Branca para buscar dinheiro e legitimidade diplomática em sua batalha para depor Gaddafi.
EUA, Reino Unido e França dizem que vão manter sua campanha aérea liderada pela Otan até Gaddafi ser afastado do poder, mas os rebeldes afirmam que também precisam de dinheiro para conseguir manter suas posições em terra.
Os rebeldes, que combatem o líder líbio há quase três meses, controlam Benghazi e o leste do país, enquanto as forças de Gaddafi estão entrincheiradas na capital, Trípoli, e em quase todo o oeste.
Os rebeldes pediram que Washington libere para sua campanha cerca de US$ 180 milhões ativos de Gaddafi que foram congelados.
A reunião em Washington acontece um dia depois de o presidente do conselho rebelde, Mustafa Abdel Jalil, ter se reunido com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em Londres e conseguido uma promessa de mais ajuda.
"Aqueles que defendem Gaddafi precisam saber que o regime dele está chegando ao fim. Não há lugar para Muammar Gaddafi no futuro da Líbia", disse Jalil à Al Arabiya nesta sexta-feira, prometendo anistia para qualquer pessoa do campo de Gaddafi que mudar de lado.
RÚSSIA
Nesta sexta-feira a Rússia, que faz críticas à missão da Otan, lançou um chamado por conversações entre os rebeldes e o governo líbio.
Moscou também disse que cabe ao Conselho de Segurança da ONU decidir como distribuir os bens congelados de Gaddafi, argumentando que os bens não devem ser empregados para armar nenhuma das partes no conflito.
Os rebeldes dizem que precisam urgentemente de recursos para pagar salários e administrar as áreas sob seu controle. Eles querem legitimidade internacional para permitir que tenham acesso aos bens congelados.
Alimentos, combustível e equipamentos médicos estão em falta na região dos Montes Ocidentais, controlados pelos rebeldes, onde a rota principal de entrega de bens está sob ameaça de forças de Gaddafi.
Médicos vêm sendo forçados a criar áreas de atendimento improvisadas e dizem estar tendo dificuldade em tratar os feridos.
Na quinta-feira, forças da Otan bombardearam o complexo residencial de Gaddafi, e rebeldes dizem que os ataques da Otan os ajudaram a conquistar uma vitória importante nesta semana --a tomada do aeroporto da cidade cercada de Misrata, seu único reduto importante no oeste do país.

[folha.com] 
Unlabelled

Jose Mendonça faz a alegria do povo

Uma grande festa foi o que aconteceu hoje aqui em Ipiau, para O Ministro Mario Negromonte e o Deputado estadual Mario Junior, José Mendonça mostrou que realmente é o grande lider politico da região, pois sempre consegui mobolizar multidões, e para contrariar hoje foi um  dia que fez calar seus desafetos, que tentaram  impedir o seu efento, mas aconteceu o que eles não esperavam, pois tudo aconteceu no terreiro da casa do povo,aonde eles nunca pensavam que fosse possivel: Na Câmara de Vereadores; Parabens Raimundo Meneses, pois você mostrou que em Ipiau exitem pessoas que sabem respeitar a democrácia, e o povo desta terra: Parabens José Mendonça e parabens povo de Ipiaú.

Tambem no facebook.

Destaques