Agora é com o Ministério Público Por: Marcelo Martins
Conforme anunciado aqui no blog, o radialista Márcio Martins, cidadão e eleitor de Ipiaú deu entrada nesta quinta-feira (19/05) numa denúncia no Ministério Público do estado da Bahia (ver protocolo acima) contra o conselheiro do tribunal de Contas dos Municípios, Fernando Vitta, que foi o relator do processo que julgou as contas do prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves de Araújo. O pedido é para que o MP possa investigar as circunstância que fizeram parte da mudança radical do voto do conselheiro, que no primeiro julgamento rejeitou as contas do prefeito referentes ao período de 2009 com base nas irregularidades e ilicitudes que o próprio TCM apontou e, na reconsideração, decidiu pela aprovação com ressalvas, fato que deixou toda uma comunidade perplexa.
O radialista entende, dentre outras coisas, que a reconsideração fere o princípio da segurança jurídica, pois permite a um gestor que teve as contas rejeitadas, ajustar documentos, negociar defesa com advogados, dentre outras permissões, que num processo judicial seria inconcebível. Sem contar que Márcio Martins encaminhou no dia do julgamento pela manhã um e-mail denunciando que o prefeito havia dito na cidade que teria sucesso no pedido de reconsideração porque teria feito um “acerto”. Na denúncia, o radialista ipiauense pede que o MP investigue o tal “acerto” a que Deraldino Araújo se referiu, até para evitar situações vexatórias para instituições sérias.
O radialista entende, dentre outras coisas, que a reconsideração fere o princípio da segurança jurídica, pois permite a um gestor que teve as contas rejeitadas, ajustar documentos, negociar defesa com advogados, dentre outras permissões, que num processo judicial seria inconcebível. Sem contar que Márcio Martins encaminhou no dia do julgamento pela manhã um e-mail denunciando que o prefeito havia dito na cidade que teria sucesso no pedido de reconsideração porque teria feito um “acerto”. Na denúncia, o radialista ipiauense pede que o MP investigue o tal “acerto” a que Deraldino Araújo se referiu, até para evitar situações vexatórias para instituições sérias.
Cesário se diz “decepcionado, triste e magoado” com atitude do prefeito Deraldino
maio 20th, 2011 | Author: redacao
Empresário desabafou no Fala Ipiaú e deixou em aberto possibilidade de deixar o PMDB
Uma entrevista com o empresário e diretor presidente da rádio Educadora, Cesário Costa no programa Fala Ipiaú foi oportunidade inédita para que a comunidade ipiauense tivesse melhores condições de se informar a respeito de fatos recentes da política local, em especial momentos que antecederam à eleição do prefeito Deraldino, quando este ainda buscava uma legenda para ser candidato.
Cesário relembrou: ‘ Uma parcela do nosso partido não queria Deraldino no PMDB mas, ainda assim, levei o então candidato até a direção do partido em Salvador. Lá o presidente Lúcio Vieira disse que a grande liderança era Cesário Costa mas que se Cesário indicasse seria Deraldino então o candidato do partido. Então ele foi eleito. Fizemos um esforço muito grande junto com minha família e meus irmãos, fizemos um grande arco de aliança já que ele, por ter um perfil extremamente autoritário e com dificuldade de formar grupos, precisava dessa ajuda”.
A campanha política, conforme Cesário, foi uma luta árdua e com alguns resultados decepcionantes: ‘ Sofremos mas ganhamos por apenas 500 e poucos votos de frente. Nesse processo, pouco tempo após o pleito, perdemos valorosos companheiros como Gazo Brandão, Paulista e Jobaldo, entre outros”
Ainda conforme o empresário, a decepção maior ainda estaria porvir, quando o seu apadrinhado político administrou um projeto para destitui-lo do cargo de presidente do PMDB municipal : ” Eu estava em viagem para fora do país e lá ficamos sabendo desta situação de desconforto. Até hoje não entendi por que isso aconteceu na calada da noite, ele poderia ter feito isso abertamente…
Quando eu o convidei para integrar o PMDB foi de forma muito clara. Ele poderia argumentar de forma clara, dizendo ter atrito com algumas pessoas do PMDB, com minha família ou, particularmente com Eritan Costa, não teria problema. Achei que isso poderia ter sido feito na luz do dia e não na calada da noite. Esses métodos nos remetem ao tempo do autoritarismo. Fiquei decepcionado, triste, magoado. Esse processo vai deixar mágoas indeléveis no nosso relacionamento. Até agora não consegui entender, a ficha não caiu direito”, desabafou Cesário.
Ele também argumentou em torno do seu futuro político imediato e a respeito da visão administrativa da qual se ressente a gestão pública no município atualmente: “Temos que ser muito honestos e nem sempre essa qualidade permeia o meio político. Estamos buscando montar uma grande aliança para o ano que vem e lá na frente fazer um posicionamento sobre que caminho deveremos tomar.
O que nós temos nesse momento não é de falar em candidatura mas sim em um projeto político. Não podemos perder, por exemplo, uma oportunidade como a da Tramontina – que poderia ter vindo para Ipiaú mas que já se fala que vai para Barra do Rocha. Não tem sentido grandes projetos aportarem na nossa região fora de Ipiaú. Isso é falta de vocação administrativa, falta de gestão. É necessário que Ipiaú tenha consciência do seu papel regional “.
Na entrevista, a grande dúvida da comunidade ( se Cesário permanece ou não no PMDB ) foi abordada de forma bastante sucinta pela empresário, que nem confirmou nem desmentiu a hipótese: ” Estamos analisando se vamos continuar no partido. Podemos sair do PMDB se for necessário, podemos buscar um novo partido mas, sobrteudo, não podemos pensar mais permitir a continuidade de um projeto de tirania, temos que responder à população com base na democracia”. Sobre uma possível candidatura sua, o empresário deixou a questão no ar: ‘ Eu não sou candidato de mim mesmo e como filho dessa terra não posso me furtar a nenhuma missão que o povo possa me conceder”
[fonte ipiauemdestaque]
A revolta da população de Ipiaú com a qualidade da água potável distribuída pela Embasa
Arevolta da população de ipiaú com a qualidade da água potável distribuída pela Embasa continua. Até o momento não existe nenhum pronunciamento ou comunicado oficial por parte da Embasa, Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Ipiaú ou da Câmara de Vereadores do município sobre a qualidade da água que a população esta consumindo com uma aparência amarelada, espumosa e em contato o corpo vem deixando a pele das pessoas com um aspecto pegajoso.
As informações preliminares da Embasa é de que a qualidade da água não representa riscos para a saúde da população. Por outro lado, a população esta assustada e cobrando nas emissoras de radio da cidade providencias das autoridades. No programa Café da Manha Noticias da Radio Livre Fm 105,9, desta sexta feira dia 20, os ouvintes cobraram providencias do Prefeito Deraldino Alves de Araujo, da Câmara de Vereadores e do Ministério Publico.
Os ouvintes reclamam que a mudança na aspecto e qualidade da água oferecida pela Embasa no município de Ipiaú começou a mais de 15 dias atrás e muitos moradores estão evitando o consumo da água da Embasa e comprando água mineral para evitar possíveis problemas de saúde. Durante o programa Café da Manha o morador Jonatas do bairro Euclides Neto apresentou duas garrafas Peti com água que a população de Ipiaú esta consumindo no momento. O morador cobrou que as autoridades realize urgentemente uma analise minuciosa da qualidade água.
Câmara de Ipiaú: Sujeiras serão tiradas de debaixo do tapete.
Na sessão do dia 12/5/11 quando da discussão do projeto de resolução 025/2011 da mesa diretora que regulamenta as diárias dos Edis e dos funcionários da Câmara municipal de Ipiaú, o vereador Aloísio Teixeira (PT) questionou a falta de clareza do projeto e de sua aprovação. O vereador, José Carlos Bispo (Carlinhos PP) quando do uso da palavra nas considerações finais rebateu os questionamentos do vereador Aloísio e disse que aquela casa estava parecendo um campo de batalha, e quando o vereador Magnolito Cabral (PP) pediu calma Carlinhos disse: Cabral pegou a carapuça e que calma é só aparência más La dentro “o bicho pega” e que não guarda sujeira debaixo do tapete, e não faz picuinhas, como Homem publico não pode esconder nada do povo.
Na sessão de hoje 19/05, o vereador Carlinhos voltou a falar sobre o relatório do vereador Aloísio que cobra as apurações de segundo ele está na mesa a muitos dias sem que seja lido, para apurar irregularidades da gestão do vereador José Mendonça: Foi quando todos ficaram sabendo quais as sujeiras que estão debaixo do tapete, pois o Presidente Raimundo Meneses disse que vai ler sim o relatório e que vai apurar todas as denúncias que estão na casa, que são: Notas falsas, assedio sexual, extorsão a funcionários, (telefonemas) e as contas dos ex prefeitos José Mendonça e Sandra lemos que segundo ele, foi aprovada irregularmente. Só que o povo quer saber quem é, ou quais são os autores de tantas ilicitudes na Câmara municipal de Ipiaú; talvez na próxima sessão saberemos; vamos aguardar.
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ► 2012 (1976)