Raul Ferraz: “Hoje tenho vergonha do PMDB”

Foto: Blog do Anderson
Em entrevista ao Blog do Anderson no final da tarde desta segunda-feira (6), o ex-deputado federal e ex-prefeito de Vitória da Conquista, Raul Ferraz, disse que procede a informação que ele poderia lançar o seu nome nas próximas eleições municipais. “Procede na vontade, mas se isso vai se efetivar eu não sei, porque o sistema político de hoje é diferente do que eu vivi e as condições não me favorecem. As campanhas ficam muito caras e eu não me acostumei em campanha cara até porque não tinha como fazer”, disse. “O PMDB foi um partido que eu tive muito orgulho, mas hoje tenho vergonha”, declarou o ex-prefeito, que é um dos fundadores e um dos mais antigos membros do partido criado por Ulisses Guimarães. Indagado o porquê dessa posição, Ferraz disse que a PMDB passou a ser uma empresa, a partir da Cúpula Nacional contaminando todas as esferas.  Ouça a entrevista completa no player abaixo, onde Raul Ferraz expõe seus pontos de vista sobre política.

Rotary Clube Vale dos Rios realizou reunião itinerante no Residencial ACM



O Rotary Clube Vale dos Rios realizou, na noite de segunda feira ( 06 ) a primeira de uma série de reuniões itinerantes nos bairros de Ipiaú.  Tendo como objetivo observar de perto a realidade das comunidades mais carentes do município em busca de atuar em possíveis soluções, a entidade levou sua presença ao Residencial Antônio Carlos Magalhães.
A sede da Associação de Moradores do Bairro ACM recebeu a presença de toda a diretoria do Rotary Clube Vale dos Rios, autoridades – como o presidente do Legislativo municipal Raimundo Menezes – personalidades como o empresário e prefeiturável Cesário Costa e o coordenador da 1ª Igreja Batista de Rio Novo, pastor Carlos César, que proferiu palestra tendo por tema a importância da família na formação da sociedade.
A visita foi organizada pela direção da Associação de Moradores do Residencial ACM, na pessoa da sua atual presidente, Dona Nilde, contando com o apoio e assessoria do comunicador e blogueiro Zé Gomes.
Durante o evento ficou novamente demonstrada a necessidade de se buscar a curto e médio prazo saídas para problemas que tem se tornado crônicos naquele bairro, entre os principais certamente figura a situação da via de acesso ao residencial, que se encontra inteiramente tomada por buracos e a falta de amparo à criança e ao adolescente, motivo pelo qual muitos deles acabam descambando para o submundo da droga e da criminalidade.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

Alice Gomes



Transparência Municipal


Conferência Estadual de Transparência e Controle Social

A Associação Transparência Municipal informa que o prazo para o Governo da Bahia convocar a conferência estadual de transparência e controle social encera-se no próximo dia 10. Se a Consocial Estadual não for convocada por decreto do governador dentro do prazo a sociedade civil poderá fazê-lo até 1º de julho. A convocação da conferência estadual pela sociedade civil deverá ser realizada por cinco ou mais entidades em conjunto e seguir os seguintes requisitos: I - as entidades convocadoras devem ser associações civis legalmente constituídas, no mínimo de abrangência estadual, em funcionamento há pelo menos um ano e que estejam em dia com suas obrigações fiscais; II - deverá ser dada ampla publicidade ao ato de convocação em veículos de divulgação de todo o estado; e III - assinatura do formulário de requisição de convocação por pelo menos 300 (trezentos) eleitores, qualificados com nome e número do título de eleitor. O Formulário de requisição de convocação estará disponível no portal da CGU.

Mais de R$ 1.000.000,00

Por: Marcelo Martins
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPIAÚ
CNPJ N: 13.701.651/0001-50
EXTRATO DE CONTRATO N.º 051/2011 - TOMADA DE PREÇOS N.º 002/2011

Objeto: Contratação de Empresa de Engenharia para execução de recapeamento asfáltico, com construção de rampa de acessibilidade, sinalização horizontal e vertical, no município de Ipiaú. Contratada: Oliveira Santana Construções Ltda, CNPJ nº 01.099.606/0001-99, valor Global R$ 1.243.667,49 (um milhão, duzentos e quarenta e três mil, seiscentos e sessenta e sete reais e quarenta e nove centavos). Prazo: 02/12/2011.
Ipiaú-Ba. 02 de Junho de 2011.
Hipólito Antonio Andrade - Presidente CPL.

ANDARAÍ: AGÊNCIA É ASSALTADA E BANDO FAZ REFÉNS

Mais um assalto a uma agência de banco no interior do estado. Dessa vez, em Andaraí, na Chapada Diamantina, uma filial do Banco do Nordeste foi invadida por cinco homens encapuzados, na manhã desta segunda-feira (6), de acordo com informações da TV Bahia. O grupo fez disparos ao alto em sua chegada e invadiu a agência que estava cheia, decorrente do grande número de aposentados que foram recolher suas pensões. O bando ainda fugiu com os gerentes, André Carvalho e Haroldo Souza, como reféns. Em forma de escudo humano, Haroldo ainda foi amarrado no capô do carro utilizado para a fuga e André foi trancado no porta-malas. A dupla já foi liberada. A quantia roubado ainda não foi divulgada. Policiais de municípios vizinhos fazem buscas na região. Informações do Correio24horas.
CHÁVEZ ABRAÇA PALOCCI E LHE DESEJA 'FUERZA'



Foto: Roberto Stuckert Filho

Dilma cumprimenta presidente Chávez; Palocci, ao fundo, espera a vez para dar as boas vindas
Em visita oficial ao Brasil, uma semana após recepcionar o ex-presidente Lula em seu país, o presidente da Venezuela Hugo Chávez foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e seus ministros, nesta segunda-feira (6), no Palácio do Planalto. Conforme o protocolo da visita, cumprimentou a líder nacional e a todos os ministros de Estado presentes, um deles com especial atenção. De acordo com o site da Folha, ao abraçar o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Chávez desejou-lhe coragem. “Fuerza, fuerza”, disse, em calorosa saudação. O homem-forte do governo Dilma, de fato, precisará de energia para superar a crise instalada no governo após a divulgação de sua evolução patrimonial, que cresceu 20 vezes em apenas quatro anos. Antes da cerimônia oficial de chegada do presidente venezuelano, Dilma o cumprimentou em alto e bom som com um “tudo bem, Palocci?”. A presidente tem reunião fechada com Chávez durante a tarde e, logo após, assina atos, faz declaração à imprensa e almoça no Itamaraty.

Bahia noticias
Unlabelled

Artigo José Mendonça: GRANDE RIQUEZA DOS BRASILEIROS

                                                                                                           
José Mendonça
joseandrademendonca@hotmail.com                                                                                                                                          
Facebook: José Mendonça

Na década de cinqüenta, ouvia falar que nos Estados Unidos existia um equipamento que transmitia voz e imagem. Vi televisão pela primeira vez em Recife, pensei, “a imprensa será só televisionada”, mas a imprensa escrita e o rádio continuam fortes, cinema só nos shoppings, esvaziou em parte os estádios de futebol, a televisão brasileira está entre as melhores do mundo.

Depois que o homem foi à Lua, a tecnologia avançou numa dimensão surpreendente, prolongou até a vida humana. Há dois anos conversando com o jornalista José Amilcar, em Brasília, disse que gostaria de saber como seria o mundo daqui a vinte anos, palavras do jornalista: “não precisa vinte, dois anos”, o que foi confirmado.

O que mais me impressiona é a inteligência humana; vemos a televisão (casa de espetáculo dentro de casa), o avião (sobe e desce como um pássaro com centenas de pessoas a bordo) e a inimaginável internet. Deus deu muita inteligência à pessoa humana, é inacreditável que esteja destruindo o planeta.

O mundo está melhor, mas difícil. Minha esperança é a mulher que é tão inteligente quanto o homem, com uma vantagem, é determinada e tem mais coração, cresce na administração de empresa e na administração pública. O que a tecnologia ajudou, mas não resolveu foi a complexidade da administração de um país e de sua economia. Quando os parlamentos forem compostos por metade de mulheres e jovens, será menos difícil.

A participação do trabalhador na administração e no lucro da empresa e o funcionário público acompanhando a administração, premiado por denunciar licitações fraudulentas, orçamento acima do valor, notas frias, má qualidade de obras, contratações de pessoal desnecessárias, recebendo 10% sobre o valor do montante denunciado e comprovado, dificultaria a sonegação e a corrupção e veríamos o mundo que queremos para os filhos e netos. Em minha empresa em Feira de Santana o funcionário participava com 20% do lucro operacional.

Fiz duas denúncias ao Ministério Público do meu próprio governo. Após a guerra, o governo japonês convocou o trabalhador com o CCQ – Círculo de Controle de Qualidade, grupo formado por 5 a 12 funcionários. O Japão, aquele pedacinho de ilha, se tornou a economia mais forte do mundo. Implantei Qualidade Total em nossa empresa e no meu governo em Ipiaú.

São muitas as riquezas na Terra, é necessário administrar com seriedade e sem ganância com melhor distribuição de renda. A corrupção é o pior vírus que existe, sem a mesma teríamos desenvolvimento, saúde, educação, previdência social sólida e melhor condição de vida.

Sugiro há muito tempo A Hora da Educação, no horário nobre da televisão, do rádio com espaço na imprensa escrita. Muito que acontece pela desinformação deixaria de acontecer, a vida seria mais segura e o planeta não estaria em risco. Temas: educação desde a gravidez, infância, juventude, estímulo ao estudo, leitura, dicção, relacionamento das pessoas, comportamento no trânsito, saúde, alimentação, atividade física, esporte, democracia, administração pública e muitos outros. Existem na TV a cabo documentários e programas educacionais fantásticos, mas só uma pequena parcela da sociedade tem acesso.

A Hora da Educação levará o Brasil para um futuro melhor com melhor condição de vida, mais amor, mais solidariedade. A imprensa falada, escrita e televisionada aliada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com um projeto dessa grandeza, seria somar à grandeza que já existe, a pessoa humana.

Deus enviou Jesus Cristo à Terra, que deixou lição de humildade e uma mensagem forte, fazer o melhor para o próximo e não roubar. Hoje vemos muitas igrejas, padres e pastores pregando esta lição. O que mais tenho vontade é que Deus envie Jesus Cristo novamente à Terra para deixar mais mensagens.

Abracei a sugestão da professora de educação física, Dra. Adriana Alencar, a qual destaco como uma das melhores do mundo, criar um blog abordando temas ligados à educação. Já tenho apoio da mesma, da universitária que está finalizando o curso de Engenharia Ambiental, Camilla Lima, da administradora de empresas, Thamilis Moreira, e da empresária na área de educação, educadora, professora Vanda Andrade Pinheiro.

"O Negócio está feio: Não tem emoção nenhuma dentro
do gramado", resumiu o radialista da Rádio Educadora de Ipiaú, em mais uma tarde deplorável do campeonato municipal, e que definitivamente vem definhando a cada rodada.

Na tarde deste domingo (05/06), se fossemos falar só da monotonia do jogo seria o suficiente para confirmar o vexame, já que o episódio registrado retrata fielmente a completa desmotivação (foto). A partida preliminar foi encerrada pelo arbitro por falta de jogadores pra continuar na partida entre independente 3 X 0 botafogo (que amarga a sua terceira goleada consecutiva).

Os jogadores do Botafogo simplesmente promoveram aquele tradicional cai-cai, impossibilitando ao árbitro de prosseguir a partida. Dai cumpriu-se a regra e encerrou o jogo.

Esse é o campeonato de Janathan e do prefeito Deraldino Araújo!

Coisas do Américo


Assim caminha a humanidade
“Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos tem sido campeões em tudo”.  A frase que abre o Poema em Linha Reta, do poeta português  Fernando Pessoa, em seu heterônimo Álvaro de Campos,  se faz bem apropriada para definir certas situações que se verificam na humanidade, em particular um recente episódio envolvendo uma personalidade ipiaúense que atualmente reside em Ilhéus.
Essa criatura foi vitima da própria imprudência e da maldade indiscreta de quem dividia com ela um momento de intimidade. Este,no entanto,não é o foco do nosso comentário, muito pelo contrário. O que enseja a referida  matéria é a maldade de quem se delicia com a desventura alheia. De quem tira proveito de situações vexatórias para destilar o veneno guardado na escuridão da alma perversa.
“Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida…”
Prossegue o grande poeta lusitano em outro trecho do Poema em Linha Reta.
Ele ironiza aqueles que se deliciam com as fraquezas dos seus semelhantes,  que se ocupam  da vida alheia e esquecem  da própria vida.
Muitos já cometeram atos muito mais escandalosos, incalculavelmente mais deprimentes, sujos. Escondem a própria sujeira debaixo do tapete que eles próprios personalizam. “Atire a primeira pedra aquele que não tem pecado”. Disse aquele que nunca teve, nem nunca terá pecado.
Aqueles outros pecadores, em especial os de hoje em dia, esqueceram essas sabias palavras. Apedrejam,envenenam,atiçam o fogo, se deliciam com o incêndio. Seguem de acordo com o ditado: ”macaco não olha o rabo”. Também tem outro ditado que  afirma:”quem planta colhe”.Muitos estão plantando pepino,pimenta, ,espinho,abacaxi… A colheita será farta.  Os que plantaram primeiro  já estão colhendo o fruto do próprio pecado.Assim caminha a humanidade.
“ Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma covardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?’
 É Fernando Pessoa, é isso mesmo.  Eles escondem suas vergonhas nas gavetas mais fundas e expõem as vergonhas alheias na claridade do dia, na aldeia global, nas ondas maliciosas da Internet, até  no setor da pirataria da feira livre de Ipiaú.  Esquecem que no entorno do escândalo exposto existe um pai, uma mãe, um filho, uma família, uma historia de trabalho e solidariedade. É lamentável, mas assim caminha a humanidade. Deletem tanta maldade.
José Américo Castro

Destaques