Unlabelled

PF prende prefeitos do CE por fraudes em licitações

Por Carmen Pompeu
Fortaleza – A Polícia Federal cumpriu 12 de um total de 13 mandados de prisão na operação Província 2, deflagrada na madrugada de hoje, 31, na serra do Ibiapaba, no Ceará. A ação começou atingiu as prefeituras de Ibiapina, Tianguá e São Benedito. Entre os presos estão prefeitos e empresários suspeitos de envolvimento em licitações fraudulentas.
De acordo com o promotor Ricardo Rocha, a polícia conseguiu prender Carlos Kennedy Fortuna de Araújo, Rodrigo Fortuna de Araújo, Francisco Reginaldo Rodrigues Nunes, Raimundo Aguiar Gomes, Francisco Ferreira Pinto, Antônia Daniele Nunes, Maria Aparecida Ferreira Pinto, Sidney Rodrigues da Silva, Edgley Franklin, Gilberto Moita Filho e Victor de Castro Moita, ambos filhos do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita.
Os presos foram levados para a Delegacia de Capturas, em Fortaleza, e serão ouvidos amanhã na sede da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A ação faz parte das investigações realizadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará. Segundo o promotor Ricardo Rocha, mais de 50% dos 184 municípios cearenses são suspeitos de praticar fraudes em licitações.
Caça-fantasmas
Em junho, o ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita, e dois filhos dele haviam sido presos também na operação Caça-fantasmas, que investigava fraude em licitações vencidas por empresas fantasmas. Na ocasião, o promotor Ricardo Rocha havia dito que o esquema de corrupção na cidade poderia ser “muito maior”.
De acordo com as investigações, diversos processos licitatórios realizados pela prefeitura de Ibiapina entre 2009 e 2011 foram fraudados. Empresas fantasmas estariam sendo convidadas a participar dos certames de modo a simular competição. A maioria das licitações em que a quadrilha atuava era destinada à locação de veículos – inclusive para o transporte escolar -, a obras e à realização de eventos. O montante desviado, segundo a PF, chega a R$ 30 milhões.
Fonte Estadão
Unlabelled

Melhora o estado de saúde de Heloísa Helena

A vereadora de Maceió e ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) continua internada no Hospital Geral do Estado (HGE), onde deu entrada na noite de ontem com dores no peito, tontura e pressão alta. No início da tarde de hoje, ela foi transferida da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para a Unidade de Dor Torácica (UDT). A paciente foi submetida a exames de sangue, eletrocardiograma e tomografia computadorizada.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a equipe médica do HGE transferiu a paciente para a UDT, responsável pelo atendimento de pacientes com problemas do coração, ‘por acreditar ser importante para a saúde da vereadora ficar em observação médica’. Durante a tarde de hoje, novos exames seriam realizados na paciente.
Funcionários do HGE contaram que, quando chegou ao hospital, Heloísa ficou em uma área chamada de vermelha, mas foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido ao assédio de pacientes, visitantes e servidores do hospital. Mas a transferência da vereadora causou divergências entre o movimento sindical e a direção da unidade, pois, segundo funcionários, havia pacientes aguardando há mais tempo transferência da área vermelha para a UTI do hospital.
A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social (Sindprev), Olga Chagas, informou que o movimento sindical entende que ela não deveria ter sido transferida para a UTI. ‘O estado de saúde dela era estável, não precisava ser levada para a UTI, ocupando um leito que poderia ser utilizado por um paciente em estado mais grave’, declarou Olga.
Segundo a sindicalista, o leito em que Heloísa estava tinha balão de oxigênio, bomba de fusão, desfibrilador, monitor cardíaco, tubo respirador e sonda. ‘Hoje pela manhã conversei com Heloísa e ela estava conversando, estável. Uma paciente nessa situação não apresenta quadro clínico para internamento na Ubem, TI’, afirmou Olga. ‘Ela foi provavelmente privilegiada por conta de sua representação política’, acrescentou.
Fonte Estadão

Ipiaú: Carro parte ao meio em acidente na Av: Tancredo Neves

                                                                                                                                                                                                                                                                                 Na tarde desta quarta-feira(31/08), por volta das 13:40hs, ocorreu mais um grave acidente automobilístico na BR 330, proximidade da ponte do Rio Água Branca, Avenida Benedito Lessa, o veiculo Ford Scort, cor preta, placa policial MRL 4490 – Ipiaú-BA, conduzido por “Gilson” bateu no poste de iluminação publica da referida BR( Avenida Tancredo Neves), partindo ao meio, já o poste ficou intacto.
Segundo informações o veiculo teria passado em alta velocidade na referida pista, o motorista”Gilson”, foi socorrido e aparentemente não apresentava risco de morte. O carona “BILA” morador do residencial ACM, saiu desacordado e seu estado é preocupante, sendo encaminhado de imediato para a emergência do HGI – Hospital de Geral de Ipiaú. Ambos foram rapidamente socorridos pela Polícia Militar de Ipiaú. Tendo em vista que a unidade do SAMU da cidade encontra-se inoperante.
Por José Gomes o reporter do povo e Jô Ipiaú Hoje

Destaques