Governo Federal repassa mais de R$ 20 milhões para Ipiaú

Por: Marcio Martins, direto de Salvador
O poder emana do povo! Esta célebre frase cabe muito bem aqui em Ipiaú, após a decisão independente dos vereadores na Câmara Municipal nesta quinta-feira (01/09). Quando eleito, o politico deve expressar justamente o sentimento da população que o elegeu como representante, porém sabemos que muitos deles deixam de lado o interesse público para cuidar exclusivamente do lado pessoal e dos interesses escusos.

Neste sentido, o blog parabeniza os seis vereadores que votaram pela rejeição das contas do prefeito Deraldino Alves de Araújo, referentes ao período de 2009. Eles deram um basta na improbidade administrativa, na corrupção e mostraram que estão atentos aos gastos públicos do município.

Os seis vereadores enfrentaram os bastidores de uma politica suja, ameaças, pressões e todo tipo de interferência para mudarem de posição, mesmo sabendo que os números do relatório da Comissão de Finanças são incontestáveis e apresentam diversas irregularidades com o trato do dinheiro do povo, mas se mantiveram firmes no propósito de julgar de forma isenta e justa.

A rejeição das contas na Câmara Municipal deixa o prefeito Deraldino Alves de Araújo inelegível por oito anos e ainda cabe a cassação de seu mandato por improbidade administrativa, o que não está descartado.

Abaixo, os verdadeiros representantes do povo de Ipiaú:

Raimundo Menezes Moreira “Raimundo Paraguai” (PT do B)

José Carlos Bispo “Carlinhos”(PP)

Marcus Santos Passos “Nena Passos”(PSC)

Francisco Oliveira Ferreira “Chico do Hospital” (PMDB)

José Andrade Mendonça (PP)

Jaldo Coutinho Brandão “Gazo” (PMDB)


Por: João Grilo

Enquanto estamos vendo o Governo Federal repassando verbas para atender as necessidades da população de todos os estados e municípios, infelizmente estamos vendo cidadãos de Ipiaú chorando nas emissoras de radio pedindo socorro, o que é lamentável e vergonhoso.

Somente esta semana na Rádio Educadora de Ipiaú, dois cidadãos ipiauenses foram pedir publicamente ajuda por falta de atendimento na prefeitura. Caso desesperador é o de “Seu” Jailton, que chorou copiosamente ao receber apoio da população no programa de “Amarelinho”, que vai ao ar das 07 as 08 e meia da manhã.

São mais de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) recebidos pela prefeitura de Ipiaú destinados para todas as áreas: Saúde, educação, ação social, enquanto isso falta remédio nos postos de saúde e uma Ação Social inoperante, mesmo recebendo recursos.

DERALDINO É O PRIMEIRO PREFEITO A TER CONTAS REJEITAS PELA CÂMARA

http://www.gazetaipiau.com.br/v1/wp-content/uploads/19_08_deraldino-ipiau1.jpg

O Prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo, entrou na história de Ipiaú como o primeiro Prefeito a ter suas contas rejeitas pelo Poder Legislativo. Em um placar de seis a três, os Vereadores José Mendonça, Nena Passos, José Carlos, Francisco Oliveira, Raimundo Menezes e Jaldo Coutinho Brandão, decidiram pela rejeição das contas do Prefeito. Foram detectadas mais de 30 irregularidades como superfaturamento de compras, ausência de licitação e improbidade administrativa.

A Câmara enviará cópia do Decreto, rejeitando as contas, ao Tribunal de Contas dos Municípios e ao Ministério Público. Com a rejeição, o Prefeito Deraldino Araújo ficará inelegível por oito anos, ficando fora das eleições municipais de 2012 e 2016. Nas próximas sessões, poderá ser apresentado um pedido de cassação de seu mandato por improbidade administrativa. O prefeito pode recorrer da decisão na Justiça, no entanto, a probabilidade dele lograr êxito é mínima.

Sessão histórica na Câmara de Ipiaú


A noite de 1° de setembro de 2011 ficará marcada nos anais da história de Ipiaú. A Câmara se reuniu, depois de muitas marchas e contramarchas para apreciar as contas relativas ao ano 2009. Primeiro da gestão Deraldino Alves de Araújo.
A cidade foi chamada a apreciar o desempenho dos senhores Vereadores, pois o povo foi fiador das duas casas: (Prefeitura e Câmara de Vereadores). Acontecia um fato que saiu do simples para uma disputa que tinha matizes bastante carregadas. De um lado, os apreciadores do Prefeito e do outro, os que são admiradores do vereador José Mendonça, junto a esses os que gravitam juntos ao Presidente da Câmara, adeptos de Gazo Brandão, Nena Passos, Carlinhos            e por último a adesão de Chico do Hospital, peso necessário para fazer a balança pender para os adeptos da rejeição das contas.
Antes da sessão tudo era só suposição, não havia a mais leve definição. Tudo estava num inviolável cofre, era segredo guardado pela “Ordem dos Cavalheiros do Legislativo”.
Fazemos esta citação por haver a bem pouco tempo um relacionamento aberto entre o Prefeito e alguns Vereadores, deixando a todos o pensamento (não digo certeza) que o senhor alcaide era o senhor absoluto das ações.
Tudo começou com a eleição de Raimundo Menezes, que com jeito simples, ouvindo mais do que falando se impôs e levou a Câmara a um mar de tranquilidade e passou a ter, ate os adversários ao seu redor. São oito meses de agregação, conquista da imprensa, aproximação com empresário, dirigentes políticos, passou a ser visto pelo povo como um homem centrado, aparou todas as arestas.
Enquanto do outro lado da praça tinha-se a impressão de uma desagregação gritante que está findando em quase que um isolamento. Restando somente a claque que sempre questionou qualquer aversão ao Prefeito.
Mas, voltando a “vaca fria” do início desse relato, vinha uma curiosidade que gritava fundo, as pessoas, mesmo as de mediano entendimento, viam que na primeira avaliação do Conselheiro Fernando Vita, foi enumerada uma gama enorme de erros. Apontados em páginas e páginas digitadas. Em seguida, atendendo um pedido de reconsideração foi em poucas linhas, colocado pelo mesmo senhor Relator a aprovação das mesmas contas com ressalvas. Sumiram os erros. Ficou uma multa. A estranheza se estabeleceu. A Câmara tomou para si conforme a Lei estabelece a apreciação dos pareceres. Assim, confrontando-os, o óleo se separou da água e veio o Decreto Legislativo amparado na primeira apreciação do TCM que apontava extirpar o erro numa cirurgia reparadora. Feita dia 1°/09/2011.
Repetem-se na Câmara de Ipiaú os gestos de grandiosidade, a favor ou contra o governante do momento, mas sempre com muita coragem e garbo.
Senhores. Isto é Ipiaú.

Augusto Saraiva
      DRT 943

Destaques