Unlabelled

Marcelino Galo recebe entidades para debater a política de extensão rural da Bahia

Diminuição da utilização de agrotóxicos no campo pelos agricultores familiares, redução do êxodo rural e das perdas de plantações, além das melhores condições de profissionais da área e o aumento da produção de alimentos pelos baianos do campo com assistência técnica e educação processual. Esses foram os principais temas debatidos por 130 pessoas de 50 diferentes organizações e entidades públicas e da sociedade civil, durante a Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã desta segunda-feira (17), a respeito do Projeto de Lei (PL) nº 17.476/2011, que institui a Política e do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Peater e Proater).
A audiência foi uma solicitação do relator do PL, o deputado petista Marcelino Galo, que está confiante pela aprovação do projeto com as emendas já apresentadas ainda este ano. “Esperamos que ainda em 2011 esse projeto seja votado pela Assembleia, pois esse é um momento histórico para a Bahia e principalmente para os agricultores familiares e assentados de reforma agrária, que agora terão a chance de desenvolverem suas produções e de melhorarem as condições para suas famílias permanecerem no campo com renda e gerando, cada vez mais, empregos diretos e indiretos, inclusive beneficiando 400 mil famílias em 2012”, garante Galo.
O projeto ainda define sobre o acompanhamento, controle, fiscalização e avaliação da execução do Programa, discorre também a respeito da educação processual, dando condições para auxiliar no beneficiamento, produção e comercialização de alimentos e outras culturas. Segundo o secretário executivo da Central de Associações do Litoral Norte (Cealnor), Gildécio Batista, este projeto é muito importante para os profissionais da área. “Sem essa política, não conseguiríamos realizar a assistência com eficiência. Essas mudanças vão nos proporcionar mais emprego e renda, além de fixar o produtor no campo, que acabava indo para outros lugares – aumentando o êxodo rural. Agora poderemos fazer um trabalho mais qualificado e com mais técnicos para viabilizamos o trabalho com o pequeno agricultor”.
Já o técnico em agropecuária da Cooperativa agropecuária Mista da região de Alagoinhas (Coopera), Tiago Dantas, corrobora com Gildécio e acrescenta que a assistência irá melhorar bastante a atuação no campo. “Vamos ficar mais próximos dos agricultores e aprimorar as técnicas que eles já dominam. Não podemos chegar com um ‘pacote pronto’, temos que trabalhar a partir do conhecimento deles para juntos trabalharmos mais e melhor”.
A mesa de trabalho da Audiência Pública na Alba foi formada pelo superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Wilson Dias, do presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles, do deputado estadual Marcelino Galo, que presidiu a audiência, além do representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Carlos Eduardo Leite, do presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-Ba), Ubiratan Félix, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Sintagri), Décio Amorim, e do superintendente do Programa Vida Melhor da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Ailton Florêncio.
Ascom do deputado Marcelino Galo

Acidente envolvendo transporte escolar deixa um morto e 13 feridos


P18_10_11-07.41
Por volta das 06h: 30 min, na rodovia que liga Quixabeira ao Ramal, aconteceu um graveacidente envolvendo o veículo Sprinter Placa Policial CGS 7242, licença de Quixabeira, que transportava estudantes oriundos de Jabuticaba e Quixabeira, para o Colégio Aplicação em Capim Grosso, causando a morte instantânea do condutor do veículo, Eziel Teixeira Souza, 53 anos, conhecido pelo apelido de Prêto, morador da Faz. Várzea das Éguas, próximo ao Pov. de Cova dos Anjos, casado com Ivanilda e pai de 4 filhos e ferindo.
Segundo informações colhidas por nossa reportagem, saíram feridos no acidente cerca de 13 estudantes com idade entre 11 e 14 anos, que foram socorridos e levados para os hospitais Nossa Senhora da Saúde (Capim Grosso) e hospitais em Jacobina.
No Hospital HNSS, foram atendidas as estudantes: Erica Dantas, 13 anos, residente em Quixabeira, aluna da 7ª série, que sofreu ferimentos leves estando em observação e Fernanda Pereira Magalhães, 12 anos, 7ª série, residente em Jabuticaba, que foi atendida e transferida para Jacobina, com suspeita de fratura na clavícula.
O delegado Dr. Lane Andrade esteve presente para liberação do corpo, que foi removido para o IML de Jacobina, onde será necropsiado e posteriormente liberado para sepultamento no Pov. de Alto do Capim.
Em instantes relação completa dos acidentados, fotos e vídeos
Unlabelled

Polícia encontra armas abandonadas na BR-367




Após denúncia anônima, a Polícia MIlitar da Bahia, encontrou dois revólveres abandonados na manhã de ontem (17), às margens da BR-367, em Eunápolis, sul do estado. Uma das armas, de calibre 38 pertence a PM do Espírito Santo. A outra, de calibre 44, está com numeração raspada. Segundo os agentes, as duas estavam com munição. O de calibre 38 tinha sete cartuchos e o de 44 tinha quatro.

A polícia informou que as armas serão periciadas e a que pertence à PM será devolvida para a corporação. A outra arma será encaminhada para o Exército Brasileiro e entrará nas estatísticas da Campanha Nacional do Desarmamento.

De acordo com a Delegacia de Eunápolis, a PM capixaba já foi informada sobre a arma encontrada. Os policiais não sabem se alguém perdeu os revólveres ou simplesmente os dispensou na rodovia. O delegado de plantão vai entrar em contato com a PM do ES para tentar descobrir a qual batalhão pertence o revólver.

Informações do Radar 64

DETRAN ABRE 5 MIL VAGAS PARA AUTOESCOLA GRATUITA


O único custo para tirar o documento é o pagamento do laudo, ao preço de R$ 72 reais

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) abre inscrições nesta quinta-feira (20) para a Escola Pública de Trânsito (Eptran), em que aqueles que desejam obter a carteira de habilitação têm acesso gratuito a aulas teóricas e práticas, além de exames. O único custo para tirar o documento é o pagamento do laudo, ao preço de R$ 72. No total, serão 5 mil vagas voltadas para candidatos maiores de 18 anos, com renda igual ou inferior a um salário mínimo, que tenham concluído pelo menos o primeiro grau e estudado em escolas públicas ou privadas com bolsa integral. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da instituição. Para validar o cadastro, é necessário apresentar original e cópia de RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, uma foto 3×4, comprovante de renda, histórico escolar do primeiro grau, além de segundo ou terceiro grau, se houver.

‘Foi em 2008, na sala de reuniões do Orlando’


Leandro Colon, de O Estado de S.Paulo
 BRASÍLIA - Na entrevista ao Estado, o policial João Dias Ferreira dá detalhes do encontro com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e da entrega do dinheiro do esquema ao próprio titular da pasta.
‘Apontei 5 funcionários responsáveis pelas fraudes, e eles continuam trabalhando lá’ - Dida Sampaio/AE
Dida Sampaio/AE
‘Apontei 5 funcionários responsáveis pelas fraudes, e eles continuam trabalhando lá’
O ministro Orlando Silva diz que se encontrou só uma vez com você, entre 2004 e 2005, na gestão do ex-ministro Agnelo Queiroz. É verdade?
Essa reunião nunca aconteceu. Não existe essa reunião. O ministro faltou com a verdade. Ele esteve comigo uma vez para fazer um acordo com o pessoal dele para eu não denunciar o esquema.
Quando foi essa reunião?
Em março de 2008, estava toda a cúpula. Foi no ministério, no sétimo andar, na sala de reuniões do Orlando.
Por que houve essa reunião?
Eles já tinham proposto um acordo e eu disse que só admitia na presença do Orlando, para ele homologar. E eu disse na reunião que descobri todas as manobras, a ligação dos fornecedores do Segundo Tempo com o PC do B. Eles começaram a dizer que estávamos irregulares a partir do momento que a gente não pagou os 20% iniciais e não admitiu os fornecedores que eles indicaram.

Bandidos invadem o Fórum de Ipiaú e ‘levam’ várias armas.



O Fórum continua fechado enquanto é realizada a perícia no local.
Lateral do Fórum por onde os bandidos chegaram ao telhado.
Local por onde desceram até as dependências do Forum.
Sala onde ficam as armas.
Servidores do Fórum estavam impressionados com a ousadia dos bandidos.
O Fórum Jorge Calmon foi invadido por bandidos durante a madrugada, de onde levaram várias armas que foram apreendidas em ações policiais durante este ano.
Os homens tiveram acesso às dependências internas do Fórum através do telhado. Logo após arrombaram a porta de uma sala onde fica o armamento, os invasores também romperam a sala do Cartório de Vara Crime e o Gabinete do Juiz.
As primeiras pessoas que chegaram ao local foram os responsáveis pela limpeza, que logo puderam perceber os sinais de invasão.
O crime aconteceu na madrugada de domingo (16) para segunda-feira (17). Por coincidência, um veículo colidiu por volta da meia-noite em um poste próximo ao Fórum, que ocasionou por um bom tempo a falta de energia elétrica naquela localidade, acredita-se que, involuntariamente esse acidente talvez tenha facilitado à ação dos criminosos.
A Polícia Técnica realizou a perícia no local. Ainda não foi contabilizada a quantidade exata de armas furtadas, no entanto, segundo informações não oficiais, foram levadas mais de vinte, dos mais variados modelos e calibres.
(Imagens e redação Giro em Ipiaú)

Detentos de alta periculosidade fogem da delegacia de Gandu.



Dois presos de alta periculosidade fugiram no inicio da tarde de hoje, por volta de 13h30 da delegacia de Gandu, segundo as informações os indivíduos foram identificados como sendo Adriano Santos Menezes, 21 anos vulgo “Neymar” acusado de furto artigo 155 do CPB e o outro seria o individuo Anderson José Oliveira dos Santos, 18 anos, vulgo  “Takai” acusado de assalto a mão armada artigo 157 CPB.
Takay já foi recapturado.
Neymar continua foragido.
Ainda segundo as informações para fugir os presos fizeram um buraco no muro da área utilizada para tomar banho de sol, a fuga só foi percebida por populares que passavam pela rua e acionaram a polícia, até o momento apenas um dos fugitivos foi recapturado o elemento de vulgo “Takai”, os policiais do serviço de inteligência da 60ªCIPM/Gandu com o apoio de policiais civis e policiais do PETO chegaram até o acusado que estava escondido na casa de uma suposta namorada localizada no bairro Eliseu Leal em Gandu.
(radiopatrulha24hs)

Destaques