Unlabelled

Na TV, Dilma promove novos programas do Ministério da Saúde

                                                              
Em pronunciamento na cadeia nacional de TV e rádio nesta terça-feira (8), a presidente Dilma Rousseff divulgou os programas "Melhor em Casa" e "SOS Emergências", lançados nesta tarde pelo Ministério da Saúde em cerimônia  no Palácio do Planalto.

Em vídeo de aproximadamente 8 minutos gravado no Palácio da Alvorada, a presidente repetiu o discurso feito durante a cerimônia de lançamento ao dizer que o governo vai "lutar com toda a garra para que [as novas ações na saúde] tragam melhorias no atendimento à população".

Dilma reconheceu que a implantação dos programas "demanda tempo, dedicação e recursos", mas disse que a orientação do governo é a de aproveitar os recursos já disponíveis para a área.

"Temos uma orientação clara: fazer mais com o que temos e não ficarmos de braços cruzados esperando que os recursos caiam do céu. Para isso, vamos continuar a aperfeiçoar métodos, fiscalizar gastos, acabar com o desperdício e combater sem tréguas os desvios e os malfeitos", afirmou.

A presidente destacou que, nos primeiros 6 meses de governo, economizou mais de R$ 600 milhões com a "compra centralizada de medicamentos, um maior controle dos repasses e a realização de auditorias permanentes". Ela disse que medidas de maior controle na saúde serão ampliadas para fiscalizar a frequência e a permanência no trabalho dos profissionais da área.
SUS
Dilma defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo afirmou, "tem muito, mas muito mesmo o que avançar" e disse que o Brasil tem condições de aprimorar o sistema.
Destacou que o sistema "universal, público e gratuito" oferece 500 milhões de consultas médicas por ano. De acordo com os números apresentados no pronunciamento, 145 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do SUS. Os hospitais públicos realizam 1 milhão de internações por mês e 3,2 bilhões de procedimentos ambulatoriais por ano.

"Sabemos muito bem da gigantesca tarefa que é fazer funcionar com qualidade e eficiência o modelo de gestão bastante significativo como é o SUS. Ele exige - como um sistema desse tipo mundialmente exige - elevados recursos humanos, financeiros e tecnológicos", declarou.

Programas
Pelo programa "Melhor em Casa" pacientes receberão um leito hospitalar e equipamentos médicos para serem usados em casa. Quando esses equipamentos precisarem de energia elétrica, a residência terá isenção total na tarifa de eletricidade necessária para eles.

O financiamento das equipes que vão atender nas casas será feito integralmente pelo Ministério da Saúde. Até agora, 110 grupos de atendimento auxiliar já estão habilitados.

Segundo a presidente, o SOS Emergência é "um desafio e tanto". Ela disse que o governo não concorda com o argumento de que investir em pronto-atendimento é como "enxugar gelo". "Vamos intervir de forma gradativa, porém decisiva onde muito governos evitam assumir responsabilidade direta: o atendimento público de emergência, os pronto-socorros", afirmou.
O SOS Emergências vai interferir na gestão hospitalar em atendimento a emergências de todo país. O investimento deverá ser de até R$ 3,6 milhões e contará com participação de instituições filantrópicas de excelência, que devem servir ao SUS na capacitação das equipes.

Entre os objetivos do projeto, estão o acolhimento e a classificação de risco adequada dos pacientes que chegam aos centros médicos em estado de emergência, além da gestão de leitos e do fluxo de internações. Até 2014, segundo anunciou a presidente, os 40 maiores pronto-socorros do país deverão ser inseridos no programa.

Tanto o programa Melhor em Casa como o SOS Emergências serão integrados a redes de atenção básica e de urgências já existentes no Brasil como o Saúde Toda Hora e Saúde Mais Perto de Você.
Fonte G1
Unlabelled

Prezados (a) companheiros (a) da imprensa de Ipiaú,


Nota de Agradecimento


Prezados (a) companheiros (a) da imprensa de Ipiaú,


Venho por meio desta, apresentar meus agradecimentos pelo apoio e divulgação da audiência pública que debateu a saúde do município na última sexta-feira, 4 de novembro de 2011.
Quero agradecer a atenção de todos os responsáveis pelos meios de comunicação que nos acompanharam divulgando este evento de extrema importância à população e que contribuiu imensamente para o sucesso dessa atividade.
Desejo a todos muito sucesso!

Muito obrigado por tudo.

Atenciosamente,


Marcelino Galo
Deputado Estadual

Acidente na praça Brasil envolvendo dois carros e uma motocicleta

Fotos: Zé Gomes
Fotos: Zé Gomes
Um acidente envolvendo dois carros e uma moto ocorreu nas imediações da praça Brasil por volta de 12:20hs desta terça feira ( 08 ).  O veículo Volkswagen Cross Fox placa IAC-7204 pilotado por Darkson Junior se chocou com a moto XTZ Yamaha placa NYO 7438 ( ambos com placa de Ipiaú ), pilotada pela popular professora Neila, que estava parada no cruzamento da praça, aguardando para seguir em direção ao bairro da Conceição.
O veículo vinha em alta velocidade do sentido Bairro da Conceição. Com o choque a moto foi atirada a metros de distância.  A vítima, que estava usando capacete, foi atendida pela ambulância do SAMU e levada para pronto socorro no Hospital e Clínica São Roque.
Quando o Cross Fox atingiu a moto, derrapou no calçamento molhado e acabou também atingindo outro veículo, o gol placa NYI 9812 que passava no momento, sofrendo avaria leve.

Ipiaú: Comerciante é assaltado na rua Itapajipe.

Dois homens em uma motocicleta 125CC de cor vermelha, com a placa não identificada, assaltaram o comerciante Valter Calixto Marques, na rua Itapajipe, por volta das 11h da manhã desta terça-feira (08). Segundo a vítima os bandidos levaram uma bolsa com cerca de oitenta reais em dinheiro e mais alguns cheques pessoal e de clientes. Após os homens fugirem na moto, uns 20 metros depois, um dos assaltantes que estava armado com um revólver 38, atirou contra o comerciante, que por sorte não foi atingido. A polícia está em busca dos suspeitos. Valter prestou queixa na delegacia de Ipiaú. 

Vergonha : Pesquisa coloca Ipiaú entre as 20 piores cidades da Bahia


por: Márcio Martins (twitter: @marcioitapoanfm)

Uma pesquisa sobre municípios divulgada nesta terça-feira (08/11) no jornal Correio (página 14) mostra com dados estatísticos reais os 20 piores municípios da Bahia. Não tomamos como surpresa, mas sim com muita tristeza que o município de Ipiaú está entre os 20 piores do Estado da Bahia, figurando ao lado de outros como: Lajedo do Tabocal, Poções, Simões Filho, Iramaia, Dias D’Ávila, Nova Viçosa...

Os dados são do ranking do índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2011, tendo como ano base 2009 (coincidentemente ano em que as contas do prefeito Deraldino Araújo foram rejeitadas pelo TCM e pela Câmara). O estudo foi realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acompanha anualmente três áreas de desenvolvimento: emprego e renda, saúde e educação.

A Bahia é o estado com maior quantidade de cidades entre as 500 piores do Brasil. Dos 417 municípios baianos, 160 engrossam esta lista. Pior: Ipiaú está entre as 20 piores da Bahia. Uma vergonha para o nosso povo!

Confira os dados no Jornal Correio da Bahia desta terça-feira (08/11), página 14.

Dilma faz pronunciamento em rede nacional e anuncia novo programa de Saúde

Dilma faz pronunciamento em rede nacional e anuncia novo programa de Saúde


Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
A presidente Dilma Rousseff fará nesta terça feira (8) um pronunciamento em rede nacional que terá como tema a saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com informações da Folha de São Paulo. Na mensagem, que terá duração de cerca de dez minutos, ela lançará um novo programa: o Melhor em Casa, que prevê o atendimento médico a pacientes em suas residências. O programa será previsto para pessoas que estão doentes e precisam de atendimento especial e de certa complexidade, mas que não precisam ficar internadas em um hospital. Fonte Bahia noticias.
Unlabelled

Deputado Mario Jr, comenta Audiência Publica no Facebook.



Participei em Ipiaú da audiência pública da comissão de saúde da Assembléia, na qual sou titular. Tivemos uma agenda extensa que começou logo cedo pela manhã no lar dos velhinhos, onde Margarete faz um trabalho maravilhoso, mas não tem tido a atenção devida da prefeitura. Em seguida fomos p/ o Hospital geral de Ipiaú, que segundo os funcionários está muito sobrecarregado pelo fato de os PSFs do município não estarem prestando os serviços de atenção básica e pronto socorro que deveriam. Fomos por último na Fundação hospitalar que realmente está precisando de ajuda. Na audiência, o que marcou foi a denúncia contra a prefeitura que nos foi entregue pelos os senhores Cláudio e Ernesto ex-membros do conselho de saúde do município. Eles alegam que o conselho foi destituído contrariando lei federal. Nós vamos analisar e promover um relatório p/ entregar ao secretário de Saúde do Estado, ao governador e se necessário ao Ministério Público.

Ferry fica duas horas e meia à deriva na noite desta segunda



O forte vento acompanhado da chuva que atingiu Salvador na noite desta segunda-feira (7) provocou uma falha mecânica no ferry-boat Juracy Magalhães, que saiu da Ilha de Itaparica rumo a Salvador, mas ficou cerca de 2 horas e meia à deriva, por volta das 19h30. A embarcação apresentou defeito no leme devido à maré baixa e das rajadas de vento. Segundo relato de passageiros, o ferry bateu em um banco de areia e balançou até parar. Para resgatar os passageiros, a concessionária TWB enviou outra embarcação, o Agenor Gordilho, que chegou ao local somente às 21h40. Os passageiros chegaram em Salvador às 22h30.
Fonte Bahia noticias

Destaques