Apoio do PSD a Pelegrino será formalizado em março


A formalização do apoio do PSD à candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) a prefeito de Salvador será no mês de março, provavelmente no dia 29, informa o jornal Tribuna da Bahia. Segundo o vice-governador e presidente estadual da sigla, Otto Alencar, o evento que formalizará o já anunciado apoio contará com a presença do governador Jaques Wagner (PT); dos líderes nacional e municipal do PSD Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo) e o deputado Alan Sanches, respectivamente; além dos outros 11 deputados estaduais, seis federais, três vereadores de Salvador e de 66 prefeitos baianos. O vice-governador informou também que a sigla coligará com o PT na chapa proporcional. 
fonte Bahia noticias

“Esta secretária de Ipiaú é mentirosa e este prefeitinho tem que respeitar a minha situação” diz cidadão


                                              “Além de mentirosa é irresponsável a Secretária de Saúde de Ipiaú Jamine Menezes”, disse o ipiauense Orlandino Vieira Lopes, no programa Fala Ipiaú de hoje 23, na Rádio Educadora. Conhecido como “Touro”, o cidadão querido na comunidade, passa por graves problemas de saúde e recentemente passou pela retirada de um tumor. Daqui pra frente, Touro precisa realizar um tratamento longo de quimioterapias, motivo pelo qual recorreu a prefeitura de Ipiaú e há meses reclama a falta de assistência por parte do poder executivo municipal. Indignado, Touro teceu duras críticas ao prefeito Deraldino Araújo e a sua esposa, a secretária de saúde. “Me respeite prefeito. Me respeite secretária. Vocês estão querendo que a gente morra. Tem outras pessoas na mesma situação que a minha e estão para morrer”, desabafa.
Touro explicou que a pessoas que estão na mesma situação dele precisa da “TFD” – TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO, que através de verba federal, deveria ser autorizada pela secretária de saúde de Ipiaú e no entanto, até o momento, nada foi feito. “A secretária foi mentir na justiça para dizer que tenho condições. Estou fazendo quimiotrapia e já se foram todos os recursos da minha família. Esta secretária de Ipiaú é mentirosa e este prefeitinho tem que respeitar a minha situação. Como podem fazer isso comigo e com tantas pessoas. Para onde está indo o dinheiro federal”questiona Touro.
Redação do Informe

AL-BA: Líder governista tenta acelerar votação de projeto da GAP


AL-BA: Líder governista tenta acelerar votação de projeto da GAP
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Depois de aprovar na quinta-feira de Carnaval o requerimento de urgência para votar o projeto que estabelece o cronograma de pagamento das Gratificações por Atividade Policial (GAP) IV e V, a bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia tenta viabilizar a apreciação da matéria na próxima semana. Para isso, porém, a proposta precisa passar ainda pelas comissões temáticas, que só poderão discutir o projeto depois da realização de, no mínimo, duas sessões ordinárias na Casa. Segundo o jornal A Tarde, o objetivo do líder da maioria, deputado Zé Neto (PT), é instituir os colegiados na próxima terça-feira. Por isso, sua missão será garantir quórum nas sessões desta quinta-feira (23) e de segunda. “O problema será garantir o quórum nesta quinta, já que estamos voltando de um feriado de Carnaval”, avaliou o petista.

Assistente Social de Conquista e sobrinha morrem em acidente


Duas mulheres morreram e outras três pessoas ficaram feridas em uma acidente na BR-101, próximo a Nova Viçosa, no início da manhã desta quarta-feira (22). O acidente aconteceu por volta das 5h30 no km 910,8. Segundo informações  da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antonio Heraldo Macedo, 68 anos, estava condunzido um carro modelo Idea/Fiat em direção à cidade de Jaguaquara quando perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou várias vezes. Ana Lúcia Macêdo, 49 anos, e Maria Bernadete de Almeida (Assistente social do Cras Jardim Valéria, em Vitória da Conquista) morreram na hora e foram levados para o Instituto Médico Legal de Texeira de Freitas. Já o condutor do carro, Vanda Macêdo de Araújo, 68 anos, e Rosetta D Onofria Macêdo, 63 anos, ficaram feridos e foram levados para o Hospital Municipal de Poço da Mata.
| Autor: Anderson Oliveira

Itambé: Adolescente é assassinado


O tráfico de drogas fez mais uma vítima em Itambé. Desta vez, um garoto de 15 anos foi assassinado a tiros em frente à casa onde morava, no Bairro Felipe Achy. O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (22) e o adolescente em questão é André Cirqueira Moura, que levou três tiros na cabeça. E a polícia civil daquela cidade não tem dúvidas: o assassinato tem relação com o tráfico de drogas, embora não desse mais detalhes sobre o crime. André foi encontrado morto segurando uma faca. Policiais que estiveram no local acreditam que ele ainda tentou enfrentar o seu executor ou executores. Informações do Itapetinga na Mídia.

Exigência de ficha limpa em SP poupa atuais secretários


Em busca de uma agenda positiva, a Câmara Municipal de São Paulo resolveu pegar carona em recente decisão do Supremo Tribunal Federal para votar proposta que estende a Lei da Ficha Limpa a todas as futuras nomeações da administração pública, informa reportagem de Uirá Machado e Daniela Lima, publicada na Folha desta quinta-feira (a íntegra estádisponível assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Se aprovado, o mecanismo atingirá "agentes ou servidores públicos" nomeados pelo prefeito ou pelos vereadores, em todos os escalões da administração municipal.
Estarão vetadas nomeações de pessoas que se enquadrem nos critérios de inelegibilidade da Ficha Limpa, como condenação criminal em segunda instância.
SUPREMO
Por 7 votos a 4, os ministros do STF decidiram no dia 16 de fevereiro pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros.
Com a decisão, a lei já vale para as eleições municipais deste ano.
A tese de que a Lei da Ficha Limpa ofende o princípio da presunção da inocência --por tornar inelegível o candidato condenado por decisão da qual ainda pode recorrer-- foi refutada pelos ministros.
A Lei da Ficha Limpa, de 2010, é de iniciativa popular e foi apresentada ao Congresso após a assinatura de mais de 1,3 milhão de eleitores.
Leia a reportagem completa na Folha desta quinta-feira que já está nas bancas.

Destaques