Cintra deixará marca de mudança histórica no TJ-BA



A eleição da desembargadora Sara Brito para presidir o Tribunal Regional Eleitoral é um fato novo no Judiciário. Ela chegou ao colegiado depois de derrotar a sua concorrente, a desembargadora Dayse Lago na disputa pela vaga existente no TRE, há cerca de dois meses. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia foi marcado, na década passada, pela presença do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, a quem a Justiça baiana muito deve. Cintra ascendeu à presidência do TJ-BA em 2002 após derrotar o candidato do então senador ACM, Amadiz Barreto, que, com a derrota, afastou-se do poder. A vitória marcou um fato histórico porque, até então, o Judiciário era comandado pela força de Antônio Carlos Magalhães. A campanha se deu pela independência e soberania do poder, que afinal se concretizou. É fato que o Judiciário não alcançou as metas que se almejava, mas também o é que Cintra foi um divisor de águas que impulsionou o processo de decadência do líder político, que então comandava e dava ordens em todos os tribunais do Estado. Carlos Alberto Dultra Cintra continuará no TRE, como vice-presidente ou corregedor, mas, no final deste ano, começa a se despedir do poder, onde deixou uma indelével marca. No início de 2013 o desembargador se aposentará, pelo critério da idade.
Fonte Bahia noticias.

TJ-RS manda retirar símbolos religiosos dos prédios da Justiça gaúcha


TJ-RS manda retirar símbolos religiosos dos prédios da Justiça gaúcha
Foto: Reprodução
O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) determinou, na última terça-feira (6), a retirada dos crucifixos e símbolos religiosos presentes nos espaços públicos dos prédios da Justiça.   

O relator da matéria, desembargador Cláudio Baldino Maciel, afirmou em seu voto que o julgamento feito em uma sala de tribunal com símbolo de uma igreja e de sua doutrina não parece a melhor forma de se mostrar o estado laico, e por isso, deve ser vedada a manutenção dos crucifixos em ambientes públicos dos prédios. Informações Jus Brasil.

Corpo de Osama bin Laden está nos Estados Unidos, diz jornal


Corpo de Osama bin Laden está nos Estados Unidos, diz jornal
EUA disse que corpo foi jogado no mar da Arábia
O corpo de Osama bin Laden não foi lançado ao mar após a sua morte, como disseram as autoridades americanas, mas levado para os Estados Unidos em um avião da agência de investigação do país, a CIA (Central Intelligence Agency). A informação, divulgada nesta quarta-feira (7) pelo jornal espanhol Público, cita documentos do WikiLeaks como fontes para a reportagem. E-mails da Stratfor Global Intelligence, empresa privada de segurança conhecida como "CIA na sombra" revelam que o sepultamento do ex-líder da rede terrorista al-Qaeda em alto-mar nunca aconteceu. Em mensagem classificada como "superconfidencial", Fred Burton, um dos diretores da companhia com sede no Texas, diz: "fui informado que trouxemos o corpo. Graças a Deus". A correspondência eletrônica tem o título "OBL", o que o jornal da Espanha interpretou como as iniciais de Osama bin Laden. Na mensagem seguinte, Burton escreve "(alpha) O corpo está a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA". Segundo o Público, "a palavra-chave '(alpha)' significa que a informação é limitada a uma reduzida cúpula de máxima responsabilidade na corporação". O jornal assinalou que em Dover há uma base da Força Aérea americana. "Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda", perto de Washington, acrescenta Burton, ex-agente especial do Serviço Secreto Diplomático do Departamento de Estado dos EUA. Em outra mensagem no contexto de uma conversa entre analistas da Stratfor, Burton revela que "o corpo segue em direção a Dover e já deveria ter chegado". Em outra conversa aponta: "se o corpo foi jogado no mar, coisa que duvido, seria um toque muito ao Adolf Eichmann. A Tribo fez o mesmo com as cinzas desse nazista. Nós quereríamos ter a fotografia, o DNA, as impressões digitais, etc... Seu corpo é como a cena de um crime e não concebo que o FBI (polícia federal americana) e o Departamento de Justiça permitissem semelhante coisa".
Fonte Bahia noticias.

Barreiras: Bêbado resolve dirigir ambulância e bate logo na saída


Barreiras: Bêbado resolve dirigir ambulância e bate logo na saída
Motorista vacilou quando ajudava a retirar paciente de veículo
Um homem aproveitou que o motorista de uma ambulância ajudava na retirar de um paciente que dava entrada na emergência do Hospital de Barreiras, no oeste baiano, e resolveu dirigir o veículo. Só que, após guiar o automóvel por alguns metros, o condutor bateu o automóvel contra a parede da capela da unidade médica. Ricardo Santos Lima, de 25 anos, morador do município vizinho de Ibotirama, além de não ser habilitado, estava alcoolizado, com 1,29 mg de etanol por litro de etanol por ar expirado, como revelou o resultado do teste de bafômetro realizado pela polícia. Em entrevista à TV Oeste, o infrator disse que pegou a ambulância em um momento de desespero. “Não pensava em  fazer nada e acabou simplesmente acontecendo. Graças a Deus não acidentei ninguém, não estou machucado", disse. Lima, que tentou fugir do local após a colisão, foi preso e responderá por dano ao patrimônio público e por dirigir embriagado. 
Fonte Bahia noticias.

Unlabelled

“O dia 8 de março é de luta para as mulheres”, diz Marcelino Galo

No ano em que são celebrados os 80 anos do direito ao voto feminino, as mulheres brasileiras mostram que continuam avançando e conquistando, com muita luta, diferentes espaço de poder na sociedade. E elas têm muito o que celebrar nesta quinta-feira, dia 8 de março, data mundialmente dedicada às lutas feministas. Na Bahia, o deputado Marcelino Galo (PT) vem pautando sua atuação parlamentar considerando a valiosa participação das mulheres no mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“Aqui no estado, o dia 8 de março é de luta para as mulheres. Podemos comemorar um ano da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e a nomeação de uma trabalhadora rural sem terra, Vera Lúcia Barbosa, para o comando da pasta, mas temos muito que avançar. O nosso mandato na Alba, por exemplo, nasceu com o compromisso de lutar pela igualdade entre homens e mulheres, de lhes dar poder e de combater toda e qualquer forma de violência contra elas”, pontua Galo.

O deputado destaca também a eleição da primeira presidenta do Brasil, a recente condução da ministra Carmen Lúcia para presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - primeira mulher a chegar neste cargo -, e as contínuas lutas por igualdade de gênero e de combate à feminização da pobreza. “Comemoro e saúdo todas as trabalhadoras, inclusive as de casa, que todos os dias lutam por melhores condições de vida e de trabalho. Ainda vivemos sobre um sistema econômico que oprime as mulheres e subjuga seus direitos civis. Para terem ideia, uma mulher a cada 5 minutos é vítima de violência e são elas também que formam a base da pirâmide da pobreza em nosso estado”, completa.

A participação da campanha do laço branco – “Homens pelo fim da violência contra as mulheres” –, também foi lembrada pelo parlamentar petista. Ele apresentou indicações como a extensão da licença maternidade de 180 dias para as servidoras públicas do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). “Mas isso não basta, é preciso mobilizar as empresas privadas para que elas também concedam esse direito a todas as trabalhadoras baianas. Seguiremos acompanhando a implementação de mais políticas públicas e também vigilantes no que diz respeito ao cumprimento da Lei Maria da Penha”.

Ascom do deputado Marcelino Galo

Caixa emite CPF gratuito em homenagem ao Dia Internacional da Mulher



O público feminino que quiser se inscrever gratuitamente no Cadastro da Pessoa Física (CPF) pode procurar qualquer agência da Caixa Econômica Federal entre esta quarta-feira (7) e a próxima sexta-feira (9). A emissão do documento, que custa R$ 5,70 nas agências da própria Caixa, do Banco do Brasil e dos Correios, será franqueada durante três dias em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na quinta-feira (8).

Basta a mulher, maior de 16 anos e eleitora, apresentar documento de identificação com filiação e data de nascimento mais título de eleitor ou documento de justificativa eleitoral.

Quem, entre 16 e 18 anos, não tiver os documentos deve ser representada por um dos pais ou responsável, com apresentação da certidão de nascimento da adolescente, além de documentos de identificação e CPF do representante, ou ainda, quando for o caso, documento que comprove tutela, curatela, guarda ou procuração. As informações são da Agência Brasil.

Destaques