Unlabelled

Deputado pede intervenção de Solla na saúde de marisqueiras



O deputado estadual petista Marcelino Galo solicitou a intervenção do secretário da Saúde na Bahia, Jorge Solla, para analisar as águas da Baía do Iguape, localizada na Baía de Todos os Santos. Possivelmente estão causando lesões de pele nas marisqueiras do município de Maragojipe, a 133 km de Salvador. A demanda foi requerida na reunião do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista da Baía de Iguape, na última terça-feira (13), pelas Colônias de Pescadores de Maragojipe e Cachoeira.

As trabalhadoras da pesca apresentam prurido e lesões ulcerosas na pele – popularmente conhecidas como coceiras e feridas – nas regiões do corpo que entram em contato com a água da Baía. “É necessário um estudo para atestar a qualidade microbiológica ou sanitária desta água. A situação já é muito difícil para essas mulheres que trabalham, muitas vezes, num ambiente insalubre, com esforço repetitivo, má postura, exposição ao sol, entre outros problemas. A saúde dessas trabalhadoras precisa ser mais valorizada”, afirma o deputado Marcelino Galo.

Poluição da Baía
Atualmente, a Baía de Todos os Santos sofre um processo acelerado de poluição ambiental, que se registra em todos os níveis, desde a doméstica com os esgotos, à industrial, que ocasionam a redução da psicosidade. Esse fenômeno está também presente em diversas áreas do Recôncavo, principalmente no que concerne à vertente hídrica, com os efeitos do chumbo, manganês, mercúrio, agrotóxicos, lixo e esgoto. Em 2000 foi criada e instalada a Reserva Extrativista (Resex) Baía do Iguape para a conservação e preservação da região. O governo estadual propõe a instalação de um pólo naval e, segundo a população local o pólo poderá agravar ainda mais a situação precária da região.

Juliana Costa
Ascom deputado Marcelino Galo

Colisão entre ônibus e caminhão deixa 18 trabalhadores feridos em Juazeiro


Colisão entre ônibus e caminhão deixa 18 trabalhadores feridos em Juazeiro
Foto: Reprodução / TV São Francisco
Uma colisão entre um caminhão e um ônibus na BR-235, próximo a Juazeiro, no norte baiano, deixou pelo menos 18 pessoas feridas por volta das 5h30 desta sexta-feira (16). Os veículos viajavam com 45 passageiros, 18 deles foram encaminhados para hospitais de Juazeiro e Petrolina (PE) e duas vítimas em estado grave foram levadas para o Hospital de Traumas, em Petrolina. Segundo informações da Polícia Militar, o caminhão pertence à produtora de açúcar Agrovale e o ônibus é terceirizado para o transporte de trabalhadores da empresa. A suspeita é a de que o motorista do ônibus não viu o caminhão e provocou a batida. Informações do G1.

Ala insatisfeita com Planalto intensifica crítica à ação de Ideli

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) passou a ser o alvo de setores da base aliada descontentes com o Palácio do Planalto, informa reportagem de Simone Iglesias, Maria Clara Cabral e Gabriela Guerreiro, publicada na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Senadores e deputados, principalmente do PT e do PMDB, criticam o estilo "truculento" e "intransigente", por querer, segundo eles, impor vontades do governo sem permitir o diálogo.
Líder no Senado pede que PR reveja decisão de romper com governo

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti
O governo vive uma crise com a base aliada desde a semana passada, quando o plenário do Senado rejeito a recondução de Bernardo Figueiredo para a diretoria-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que era defendida pelo Planalto.
Na quarta-feira, em mais um episódio da crise com a base, a bancada do PR rompeu com o governo e passou a integrar a oposição no Senado.
O partido ficou irritado com a decisão da presidente Dilma Rousseff de manter Paulo Sérgio Passos como ministro dos Transportes --cargo que antes era ocupado pelo senador Alfredo Nascimento (PR-AM).
Leia a reportagem completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.



O designer industrial Flavio Deslandes reinventou a bicicleta. Sua bicicleta é feita de bambu e resinas de mamona – e está fazendo sucesso na Dinamarca, o paraíso das bicicletas e o design.
A ótima notícia é que, a partir deste mês, sua invenção prospera no Brasil e, especialmente, na periferia de São Paulo, num programa que tem tudo para se disseminar.
Está sendo montada uma pequena fábrica para fornecer dessas
bicicletas aos CEUs na periferia. Os alunos serão treinados para ir e voltar para a escolas pedalando, aprendendo as melhores rotas e cuidados, acompanhados todos os dias por monitores para evitar acidentes.
Combinam-se aqui mobilidade urbana, educação, ecologia e saúde. Quem sabe está um jeito de lutar contra a praga da obesidade infantil.
Promoção

Destaques