Ipiaú:contas de Deraldino exercicio 2010 chega para julgamento da Câmara.
Ja encontra em mãos do presidente Câmara Municipal de Ipaú, Raimundo Meneses Moreira as contas da prefeitura exercio 2012 gestão do prefeito Deraldina Aves de Araujo, que vale ressaltar que estas contas chega com o parecer do TCM aprovado. Segundo a Lei Complementar n.º 06/91, que dispõe sobre a Lei Orgânica do TCM, amparada pela Constituiçao do Estado da Bahia e pela Lei Orgânica de Ipiáu, a Câmara de Vereadores tem apenas 60 (sessenta dias), a partir do recebimento do parecer prévio TCM sobre as contas, para se manifestar definitivamente, isto é, para rejeitar ou acolher o parecer do TCM e, consequentemente, julgar as contas do Prefeito.
Caso a Câmara não se manifeste neste prazo (de 60dias), fica mantido o parecer do TCM.
Conquista: Prefeitura bota chip na farda da rede municipal
Foto: Divulgação
Pioneira
em todo o Brasil, a prefeitura de Vitória da Conquista disponibilizará
“uniformes inteligentes” para 20 mil alunos da rede municipal de ensino.
A inovação trará um chip na vestimenta que avisará aos pais de alunos
via SMS sobre a chegada e a saída dos filhos em 25 escolas da terceira
maior cidade baiana. Ao todo, a administração municipal investiu R$ 1,2
milhão na inovação via rádio frequência digna de romances de ficção
científica. “A nova farda vai melhorar a segurança dos alunos,
contribuir para aumentar as taxas de frequência nas aulas e,
consequentemente, deixar as famílias mais tranquilas”, explicou o
prefeito Guilherme Menezes (PT).
Ação sobre uso do Twitter irá diretamente para o plenário do STF
A ação do PPS que questiona a restrição do uso do Twitter durante a pré-campanha eleitoral
será apreciada diretamente no plenário do Supremo Tribunal Federal
(STF), segundo o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa. O magistrado
disse que a relevância do assunto justifica a adoção do “rito
abreviado”, que elimina a etapa de decisão individual. A legenda
recorreu ao STF após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que,
por quatro votos a três, entendeu
que os candidatos não podem usar suas contas no microblog para pedir
votos ou para se autopromoverem para os seus seguidores.
Os ministros vencidos perguntaram aos colegas se, assim, a Corte não
cercearia o direito à informação e à troca de ideias dos usuários. O
presidente Ricardo Lewandowski, que votou com a maioria, disse que a
liberdade de expressão dos eleitores estava garantida. "Os cidadãos que
não estiverem envolvidos no pleito eleitoral podem se comunicar à
vontade. O que não pode é o candidato divulgar a propaganda eleitoral
antes", declarou.
Fonte Bahia noticis
Coluna A Tarde: Corrupção deslavada
Uma pauta jornalística concebida com competência e realizada por um
repórter consciente do seu significado e repercussão, se tudo desse
certo – como deu -, abalou o País a partir da sua divulgação que começou
em “Fantástico,” da Globo. Ganhou força na mídia de maneira geral. O
estarrecimento da população é sincero por desconhecer tais
procedimentos, mas não o das autoridades dos três poderes. Elas sabem,
perfeitamente, –inclusive os órgãos investigadores- que esta República é
movida, em parte, pela corrupção abjeta que está presente em quase
todas as atividades econômicas que envolvem o dinheiro público.
No Brasil se corrompe da base à cúpula da atividade pública. Difícil, presume-se, alguém permanecer íntegro. Nesta República, generaliza-se em suas três esferas, União, estados e municípios. É do conhecimento geral (menos do povo) e, pior, se banalizou de tal maneira que a punição passou a ser exceção. Na verdade, a punição praticamente inexiste. Observe-se o que está ocorrer com o escândalo do mensalão, que balançou o primeiro governo Lula. Foi em 2005 e parte dos crimes pode prescrever. Está presente em todas as modalidades de contratação para prestar serviços ou fornecimento a órgãos públicos, ou lá o que seja. As licitações são forjadas (inclusive as eletrônicas) e os convites feitos (outra modalidade de contratos) à empresas escolhidas a ponta de dedo.
No Brasil se corrompe da base à cúpula da atividade pública. Difícil, presume-se, alguém permanecer íntegro. Nesta República, generaliza-se em suas três esferas, União, estados e municípios. É do conhecimento geral (menos do povo) e, pior, se banalizou de tal maneira que a punição passou a ser exceção. Na verdade, a punição praticamente inexiste. Observe-se o que está ocorrer com o escândalo do mensalão, que balançou o primeiro governo Lula. Foi em 2005 e parte dos crimes pode prescrever. Está presente em todas as modalidades de contratação para prestar serviços ou fornecimento a órgãos públicos, ou lá o que seja. As licitações são forjadas (inclusive as eletrônicas) e os convites feitos (outra modalidade de contratos) à empresas escolhidas a ponta de dedo.
Quantos foram punidos no Brasil, que se tenha notícia até hoje? Poucos, pouquíssimos. O Brasil nada mais é do que um grande ralo público por onde escoa o dinheiro recolhido a partir de uma carga tributária extorsiva, indecente, perversa. Acontece também na atividade privada, em escala imensamente menor. A forma mostrada pela Globo é uma das mais antigas: empresas são convidadas a participar de procedimentos exclusivamente para perder, num processo rotativo entre elas que funciona de forma alternativa: perde-se uma, ganha-se outra, mudando-se apenas a posição das empresas-atores que de ativas passam a passivas e vice-versa,
No Executivo é coisa antiga, de igual modo no Legislativo. No Judiciário, era até pouco tempo uma caixa preta. Pouco se sabia, a não ser falatório. A ministra Eliana Calmon usou pé-de-cabra para abri-lo. Lutou contra o corporativismo, usou palavras duras como “magistrados bandidos” e expôs o processo de venda de sentenças, uma das formas mais vis de enlamear a justiça. Boa parte dos bons magistrados ainda estão silenciosos, mas, com o tempo, eles próprios farão a limpeza que o Judiciário, expurgando os maus.
A reportagem chocou. A sujeira está em todo canto, principalmente no serviço público. É necessário que se fique atento às licitações. Seria importante que se constituíssem mecanismos sérios para fiscalizá-las. Porque, em boa parte quem determina o vencedor é a propina.
PRÉ-CANDIDATURAS-1
Os pré-candidatos a prefeito de Salvador passaram a utilizar, com maior assiduidade, consultas para conhecer a sua aceitação junto ao eleitorado. Nada que tenha maior significado por não usar processos e métodos com a consistência que normalmente é utilizada nas pesquisas feitas durante as campanhas eleitorais, para conhecimento do público. São, tão-somente, meras amostragens que permitem uma leitura supérflua do pensamento do eleitor.
São usadas para o consumo, ou deleite, interno do partido ou do pré-candidato. Uma, recentíssima, confirma ACM Neto, do DEM, à frente, mas, também, com maior rejeição entre os possíveis futuros candidatos. É seguido de Antonio Imbassahy, do PSDB. Embolados no terceiro e quarto lugares (a diferença é mínima), aparecem Nelson Pelegrino, do PT, e Lídice da Mata, do PSB. O comunicador Mário Kertész surge mais abaixo. Sua posição não informa nada porque até bem pouco ele afirmava que estava fora do processo. Agora, a propaganda do PMDB na televisão e na rádio demonstra outra realidade: ele pretende, sim, colocar seu nome na disputa.
PRÉ-CANDIDATURAS-2
Se tais consultas para consumo interno são desconsideradas, há, no entanto, um fato político perturbador entre os nomes que representam a oposição. Dificilmente conseguirão se aliançar de modo a oferecer apenas um nome representando as três legendas mais importantes do agrupamento, o PSDB, o PMDB e o DEM. O PR também poderá vir a se agrupar.
Há reclamações mais altas do que simples ruídos políticos. Envolvem ACM Neto. Os nomes da oposição e integrantes dessa frente em Salvador passaram a detectar – e a espernear – com um fato que consideram, mesmo sem união, despropositado. Neto estaria desenvolvendo um jogo para obter o apoio de outros partidos oposicionistas a partir de contatos e negociações que estaria procedendo com caciques nacionais das legendas em Brasília.
PRÉ-CANDIDATURAS-3
Revela-se que realiza um trabalho incessante para trocar apoio entre uma legenda (o PSDB é o alvo) e DEM, contato que haja reciprocidade de apoio a ele na sucessão municipal de Salvador.
Estaria a conversar com o PSDB em São Paulo, para ter o apoio a Serra e em outras capitais. Tal movimento está causando comichões em Salvador. Muito acham que o procedimento do democrata fere princípios, entre os quais o da tese de que a situação dos partidos em Salvador deve ser decidida aqui e não em contatos com lideranças nacionais de outras agremiações. Isso leva à seguinte conclusão: se antes se falava em aliança oposicionista, agora andam a falar que o jogo é individual e arriscado. Poderá trazer conseqüências desagradáveis em Salvador. Por exemplo: Antônio Imbassahy é pré-candidato. Considera-se bem situado e não tem nenhum motivo para atender pedidos ou imposições de Brasília. O jogo será jogado aqui, e não no Congresso ou em S. Paulo.
*Coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde desta quinta-feira (22)
Prefeito de Jitaúna é condenado por improbidade administrativa
O prefeito de Jitaúna, Edísio Cerqueira Alves (PMDB), foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa e terá que ressarcir aos cofres públicos mais de R$ 300 mil com juros aplicáveis desde 2009. O gestor também teve decretada a perda de seus direitos políticos por oito anos A decisão expedida pela juíza Juliana de Castro é resultante de uma ação proposta pelo Ministério Público depois de denúncias feitas pelos vereadores oposicionistas Neres Costa dos Santos, Édson Silva e Marileide Santana da Costa. Um laboratório que prestava serviços à população do município era de propriedade de Juciane de Jesus, que trabalhava como empregada do prefeito. Além disso, a clínica funciona em um imóvel do gestor, venceu uma licitação da qual não se conhecem os outros concorrentes e seus três funcionários têm os salários pagos pela prefeitura. Edísio ainda pode recorrer da decisão. Informações do jornal A Tarde.
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques
Faça seu pedido: (73) 98108-8375
Ouça aqui: Web Radio Gospel Ipiaú
Web Rádio Gospel de Ipiaú
Siga-nos
Total de visualizações de página
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade.
Publicidade
Anucie aqui: (73) 991241546-9-82007563
Postagens mais visitadas
Arquivo do blog
- ► 2024 (5607)
- ► 2023 (4688)
- ► 2022 (5535)
- ► 2021 (5869)
- ► 2020 (4953)
- ► 2019 (3140)
- ► 2018 (711)
- ► 2016 (209)
- ► 2015 (162)
- ► 2014 (462)
- ► 2013 (1713)
- ▼ 2012 (1976)