Espaço para prevenção de câncer de mama e pelve será inaugurado no Hospital Aristides Maltez


Espaço para prevenção de câncer de mama e pelve será inaugurado no Hospital Aristides Maltez
O novo Ambulatório de Câncer de Mama e Pelve do Hospital Aristides Maltez, em Salvador, será inaugurado nesta sexta-feira (11), às 10h30, nas dependências da unidade, localizada na Avenida D. João VI, em Brotas. O evento contará com a presença de AristIdes Maltez Filho, presidente da Liga Baiana contra o Câncer; David Leguer, presidente da Avon Brasil, e de Lírio Cipriani, diretor-executivo do Instituto Avon. A inauguração é o mais recente resultado de uma parceria entre a empresa de cosméticos e a unidade hospitalar, que envolveu doações de mais de R$ 2,7 milhões ao hospital, e que já possibilitou, em 2010, o funcionamento do Ambulatório de Mastologia Instituto Avon.
Fonte Bahia noticias

Ituberá: Presidente da Câmara teria sido flagrado pela mulher em ato libidinoso com secretária no gabinete

Ituberá: Presidente da Câmara teria sido flagrado pela mulher em ato libidinoso com secretária no gabinete
Mulher "traída" teria feito escarcéu na frente da Câmara
O chefe do Poder Legislativo de Ituberá, Jerônimo da Silva Santos (PP), vive uma situação delicada perante a opinião pública do município do baixo-sul baiano. No último sábado (5), sua mulher invadiu o prédio da Câmara de Vereadores, após descobrir que o edil estava trancado em seu gabinete com a sua secretária. De acordo com informações do site local Amarelinho 10, Jerônimo do INSS, como é conhecido, foi acusado pela companheira de manter relações sexuais com a sua colaboradora nas dependências da Casa. Segundo o portal, ao descobrir a suposta traição, a mulher teria perdido as estribeiras e causado o maior rebuliço em frente ao prédio. A atitude despertou a atenção dos vizinhos, que chamaram a polícia. O caso foi registrado na Delegacia local. De acordo com um funcionário da unidade, que preferiu não se identificar, o município está de fato “alvoraçado” com o caso, mas, devido a uma “orientação dos superiores”, as informações sobre o caso só poderão ser dadas “in loco”. O Bahia Notícias tentou contato com o presidente da Câmara, mas ele não foi encontrado. Nesta terça (8), em entrevista ao site Voz da Bahia, o vereador contou a sua versão sobre o ocorrido: "Na verdade, eu estive na Câmara no sábado à tarde com meus dois filhos, e a secretária estava fazendo um trabalho de faculdade sobre antropologia. Ela me perguntou se eu tinha algum livro sobre o tema, fui em casa buscá-lo, deixei meus filhos e retornei com o livro. Quando cheguei, subi e o entreguei na sala. Fiquei uns 10 minutos e desci. Foi quando encontrei minha companheira embaixo dizendo que queria subir e eu deixei”, explicou. Segundo o pepista, a reação de sua mulher teria sido inesperada. “Em nenhum momento foi provado relação sexual na sala da Câmara. A minha esposa confirma isso, ela mesmo nega ter visto o ato. Tudo não passou de um ciúme banal”, apostou.
Fonte Bahia noticias
Unlabelled

Entrevista: Wesley Faustino diz que tem expressão politica sim, e é honesto, ao contrário de Edson Neves e a esposa que são acusados de desvios de dinheiro público



O UN entrevistou nesta sexta-feira (4/5), o ubatense Wesley Faustino,  que protocolou  no Ministério Público (MP) uma representação solicitando a suspensão do micareta de Ubatã que está previsto para acontecer nos dias 18,19 e 20 próximo. No programa “Fala, Prefeito!, da FM de sua propriedade, direto do Programa Prefeitura nos Bairros, o alcaide Edson Neves da Silva (PSD) não poupou o denunciante e disparou vários adjetivos para desqualificá-lo.
UN: O prefeito disse que você é uma pessoa frustada, recalcada e sem expressão politica. O que achou destes adjetivos?
WF: Dou risada. Não estou na politica para me beneficiar financeiramente como ele. Sou um gestor público experiente, que já exerceu cargos nas três esferas do governo e no legislativo. Fui diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente do Estado(Sema); Assessor Técnico na Codeba, empresa ligada ao Ministério dos Portos; chefe de gabinete na Superintendência do Meio Ambiente de Salvador(SMA) e chefe de gabinete na Câmara de Vereadores de Salvador, entre outros cargo. Se com um curriculum deste, eu não estiver expressão politica. E é bom frisar, que minhas contas nos quatros anos à frente da Sema foram aprovadas pelos Tribunal de Contas do Estado (TCE). Não precisei de intervenção do legislativo, como é comum em Ubatã. Também não tenho nenhum processo de desvio de dinheiro público, como ele e a esposa, Hercília Silva. Tenho expressão politica sim,  e sou honesto, ao contrário dele e da esposa que são acusados de desviar dinheiro público em Ubatã.
UN: O prefeito disse que você não pontua nas pesquisas e que ele vem crescendo e a rejeição diminuindo.
WF: Não sei que pesquisa é esta. Se ele mandou fazer pesquisa tem que registrar e se está divulgando sem registrar merece ser punido. Agora, se ele fez e for uma pessoa honesta, o que ele não é, que tenha a coragem de registrar e divulgar para os ubatenses ver o indice de rejeição dele. Ouvir os comentários na rua que está com 56% de rejeição. Este cara é destetável. Só esta administrando Ubatã  porque a justiça lhe deu o mandato. Aposto o que ele quiser que no voto nunca senta na cadeira do prefeito. Ubatã não quer corrupto administrando a cidade.
UN: Corrupto, como assim?
WF:  Este senhor é ficha suja. Aliás, ele e a esposa. Tem um processo no Tribunal de Contas da União (TCU), por desvio de R$ 235.381,00 (Duzentos e trinta e cinco mil, trezentos e oitenta e um reais), sem correção, referente ao processo nº 3502/96, que Edson Neves da Silva prestou contas como se tivesse gasto com a construção da escola denominada Bom Jesus, situada na rua G, bairro Júlio Aderne. Os fiscais constataram que neste local  não existe nada. Na defesa, Edson Neves alegou que usou o dinheiro para reformar outras escolas. O TCU não aceitou e condenou. Para onde foi este dinheiro? É uma escola fantasma. Como se chama isto. Mágica com o dinheiro público? A esposa dele foi contemplada no Mapa da Corrupção da Bahia (www.prba.mpf.gov.br/mapa-das-acoes-de-improbidade-na-bahia). É a familia unida para usurpar o dinheiro de Ubatã. No processo do Ministério Público Federal (MPF),  2009.33.08.000903-0, cujo assunto é dano ao  Erário – Improbidade Adminisitrativa, acusa a atual primeira dama de lesar a antiga Fundação Hospitalar de Ubatã, que administrou o hospital por anos. Duas áreas que deveriam ser prioritárias: educação e saúde. Eles ao invés de investirem nos ubatenses, preferiram investir neles mesmos  desviando o dinheiro dos ubatenses. E tem mais.
 N: Tem mais o que?
WF: Cadê o 1 milhão de reais que o banco Bradesco pagou a PMU para ter as contas dos funcionários? Precisa ter tranparência. Porque desde que o vereador Helder Pimentel denunciou ele não disse nada. Onde ele gastou quase 900 mil em preservação ambiental? Porque ele não justificou o  valor de 5,6 milhões que denunciei que não consta no  Relatório de 2011? O Banco do Brasil informa que enviou mais de 20 milhões e ele só informou que recebeu pouco mais de 13 milhões. Porque não mostra onde errou e conserta? Será que as diárias pagas em dobro foram devolvidas? Isto tudo denota desonestidade. Porque ele não é transparente com as contas públicas?
UN: Você acha que o juiz vai aceitar a denuncia?
WF: Se o juiz analisar friamente a representação, vai ver que não tem conotação politica e é um clamor da maioria da população de Ubatã. O comércio, a população, os estudantes, a maioria das pessoas é contra. Isto é um capricho do prefeito. Ele governa Ubatã como se fosse a casa dele. Faz o que quer. Digo isto porque a Câmara de Vereadores, exceto ver. Helder Pimentel, não toma nenhuma atitude. Então, assim com certeza acatará. O juiz não vai ser conivente com um desmando deste. Ontem(3/5) uma pessoa me disse que a amiga foi  para o hospital acidentada e não tinha nem médico nem gases. Rasgaram um lençol para colocar na perna da paciente. No dia 2 de maio, um jovem mandou pelo Facebook, um depoimento dizendo que a mãe passou mal, foi para o hospital e não tinha médico. Voltou para casa sem atendimento Isto é um desmando. Como fazer festa deste jeito? Ainda vai acontecer de morrer algum ubatense, que pode ser eu, você ou alguém da nossa familia, por falta do primeiro atendimento no hospital. A familia do prefeito não vai lá, porque deve ter um bom plano de saúde. Então, que se dane os ubatenses.
Além do abandono que se encontra a cidade, deixei claro que não se pode gastar um valor exborbitante deste numa festa, enquanto a cidade está com surto de dengue; a ambulância está quebrada e durante a semana  um senhor foi transportado na carroceria de um veículo utilitário até o hospital. A PMU tem débitos de 2 milhões com a Embasa e 314 mil reais com a Coelba, só da iluminação pública (as ruas). Se somar com dos imóveis passa dos 600 mil (a Coelba cortou o fornecimento de energia elétrica semana passada). Além destes, tem ainda a falta de pagamento dos diversos imóveis alugados. Aquele prédio onde funciona a biblioteca tem 18 meses de atraso, além da conta de água, o imóvel do Caps tem  oito (8) meses, como também está com a água em atraso, além do imóvel onde funciona a assistência social e a Unidade Básica de Saúde. Aliás, todos os imóveis estão em atraso. Sem falar nos diversos funcionários passando necessidade pois estão com os salários atrasados e o décimo terceiro que eles receberam faltando dinheiro.  Mas na gestão de Edson Neves, maltratar os ubatenses é nornal. Tenho arquivado várias matérias sobre os desmandos dele quando governou nos anos 90. Vou fazer um jornal para relembrar aos ubatenses e para os jovens terem conhecimento. Ele é campeão de cheques sem fundos.
UN: Mas o prefeito disse que as atrações do micareta estão pagas e usou  a verba das receitas próprias.
WF:  Então quer dizer que o dinheiro da arrecadação própria serve para pagar as bandas da festa e não serve para pagar os fornecedores de Ubatã, pagar aos proprietários dos imóveis, pagar aos médicos, enfermeiros, funcionários, pagar a Embasa e Coelba, pagar tudo que deve. Não entendi. Tá vendo que este prefeito só que ver o mal dos ubatenses. Isto parece piada. Ele fala com a boca cheia que já pagou as bandas parecendo que está fazendo uma grande coisa. Pagou as bandas de fora que vão gastar o dinheiro nas  suas cidades e não paga aos ubatenses.  Ele acha que somos palhaços.
 N: Então quer dizer que você não se sentiu ofendido?
WF: O que sai da boca de Edson Neves não deve ser levado a sério porque só sai mentiras. É uma pessoa sem credibilidade nos meios politicos. Ubatã é motivo de piada quando diz que o prefeito e ele.  Veja que ele está pagando o salário no dia 10. Isto está errado. E a verba do dia 30, ele faz o que?  Se esta festa acontecer, ai que a coisa vai piorar. Infelizmente a justiça botou este ficha suja para governar a cidade. Isto ai sim me ofende, mas o que ele falou não. Edson Neves e titica de galinha para mim é a mesma coisa.

PGE pede à SSP que avalie 'criteriosamente' o afastamento de servidores que pretendem disputar eleição

PGE pede à SSP que avalie 'criteriosamente' o afastamento de servidores que pretendem disputar eleição
Pasta deve evitar possíveis "consequências negativas" para a segurança
A Procuradoria Regional Eleitoral (PGE) encaminhou, nesta terça-feira (8), ofícios à cúpula da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) para que analise “criteriosamente” quem são os servidores, sob o comando da pasta, que pretendem se afastar do cargo para disputar as eleições municipais deste ano. No documento, encaminhado ao secretário Maurício Teles Barbosa, ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e ao delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, a PGE pede que seja evitado um possível “reflexo negativo” das licenças na área. “As orientações levam em conta informações sobre o grande número de servidores públicos estaduais que pretendem candidatar-se nas eleições deste ano. A preocupação vale para todos os servidores públicos e, no caso dos ofícios, em especial, para o afastamento de agentes, delegados e policiais, em função das possíveis consequências negativas que a situação pode gerar para segurança pública”, afirmou o procurador Sydney Madrugada. Segundo ele, com base na resolução do Tribunal Supeiror Eleitoral (TSE), é desnecessário que o funcionário se afaste do seu cargo no caso de candidatura em município diverso àquele em que exerce as suas atividades profissionais.
Fonte Bahia noticias

Ipiaú: PM utilizou imagens do assalto a ônibus para prender suspeitos




O Giro em Ipiaú teve acesso exclusivo às imagens do assalto ao ônibus da Cidade Sol, na noite do dia 29 de abril, na BR-330, saída de Ipiaú para Jitaúna. De acordo com informações policiais, os elementos levaram todo dinheiro do cobrador e dos passageiros, além de celulares e pertences pessoais dos ocupantes do veículo.  Três suspeitos de participarem do assalto foram presos na noite desta segunda-feira (06) em uma ação da polícia militar sob o comando do tenente Héber. Através das gravações da câmera do ônibus o Serviço de Inteligência da PM chegou até os suspeitos. Os três elementos foram apresentados na delegacia de Ipiaú onde ficaram à disposição das autoridades competentes.
(Giro em Ipiaú)
Unlabelled

CARAVANA DA CIDADANIA NA VILA IRMÃ DULCE


Neste sábado dia 05 de maio a Caravana da Cidadania esteve presente na Vila Irmã Dulce. Mais uma vez ouvimos os moradores que se demostraram tristes com a atual situação em que vivem.

 A principal queixa é a irregularidade do transporte escolar que pouco sobe para atender as necessidades dos estudantes. Dizem os moradores que quando chove o problema é a lama, quando tem sol o problema são os buracos, mas os buracos que eu encontrei por lá, eram as valetas feitas para escorrer o esgoto das casas, por falta de saneamento básico; por isso, acredito que o transporte escolar deve ser algum carro velho cujo motor não tenha tantos cavalos necessários para fazê-lo subir até as casas populares da Vila Irmã Dulce ou então, o motorista não tem pena daquelas crianças.

Fiquei analisando o problema e percebi que aqueles moradores estão tão acostumados com pouco, que nem acreditam que eles têm direito pelo menos de reivindicar saneamento básico, creche, escola fundamental, uma praça com quadra esportiva, posto de saúde, além de cesta básica e todos os outros benefícios que o governo federal disponibiliza para o município.

Muitas crianças apareceram na caravana, brincaram, tomaram refrigerantes e comeram salgadinhos; muitos dos seus pais não foram provavelmente com medo de aparecerem nas fotos e terem suas cestas básicas confiscadas, esse era o comentário lá no alto da Vila Irmã Dulce, iluminada pela bela lua cheia que ontem se apresentou no céu.

Que tempos são esses que vivemos em Ipiaú? Que tipo de política é essa praticada pela prefeitura que usa os programas sociais do governo federal para encabrestar os votos utilizando a miséria do povo?  Pobre povo que não sabe dos seus direitos e que acha que o que recebe é, por favor, do prefeito ou do secretário de ação social ou de um amigo que trabalha “lá dentro”.

A caravana detectou a falta de tudo, lá só vimos as casas do programa do Governo Federal feitas antes do Projeto Minha Casa minha Vida, uma Igreja Adventista, luz e água. Creche e Escola Fundamental e Posto de Saúde são de extrema importância, pois a distância e o acesso (só ladeiras) fazem qualquer um desistir de levar seus filhos pequenos ou seus doentes para o bairro mais próximo que é o Nossa Senhora Aparecida.

A Caravana tem pela frente grandes desafios, primeiro mostrar à população que ela é a razão da existência da própria Caravana, segundo formatar um projeto de governo sólido e ao mesmo tempo flexível para atender as necessidades básicas dessa população e também envolver a população na vida política do município, pois ela, a população, será necessária quando da elaboração do orçamento municipal, o famoso  “Orçamento Participativo”, que eu lutarei para fazer funcionar.
Por Elinalva Bastos e Orlando Santos.

Destaques