Bomba! Essa poderá ser a formação do palanque da oposição na política de Ipiaú



Uma dinamite está por vir na política de Ipiaú!
A tão esperada notícia da chapa majoritária do grupo de 9 partidos de oposição ao atual governo de Ipiaú, a 360km de Salvador, deve ocorrer nas próximas 48h. A composição que até o momento é dúvida, poderá apresentar uma dupla de peso. Uma bomba! O Informe teve acesso a informações de bastidores que indicam a união do empresário Cezário Costa (PDT) e o ex-prefeito e atual vereador do legislativo José Mendonça(PP).  Imaginem as duas principais lideranças do município na atualidade, com o apoio de deputados, governador e da presidenta da república.
Na fotografia, figuram alguns dos principais apoiadores dessa possível chapa redonda; os Deputados Federais Euclídes Fernandes  (PDT) e Mário Negromonte (PP), o Governador Jaques Wagner (PT)e a presidenta Dilma Roussef(PT). Pelo visto, na reta final das decisões políticas ipiauenses, o caldo engrossa e a promessa de uma eleição quente e aguerrida cresce a cada dia. Agora é só aguardar mais um pouco para que a chapa que vai concorrer com o prefeito Deraldino e o professor Albione Souza, a vaga do executivo municipal 2013, seja definida de uma vez.
Redação do Informe
Unlabelled

COMO CONQUISTAR ADMIRAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Há exemplos que não devemos deixar passar sem comentar e a sociedade tomar conhecimento. Dr. José Mattos, empresário, surpreendentemente assumiu a Secretaria de Infra-Estrutura do município de Salvador, foi brilhante. Lamento ter deixado agora para atender posicionamento de amigos políticos desejando que participe da eleição como candidato a vice. Se eu fosse ouvido pela comunidade de Salvador como sou ouvido em Ipiaú, sugeria que fosse candidato a prefeito e gastaria a sola do sapato na campanha.

Foi um exemplo para a admistração pública (abril de 2011 a junho de 2012). Foi tão brilhante que recebeu a medalha Thomé de Souza, projeto do vereador Henrique Carbalhal com apoio da bancada. O vereador autor do projeto, na solenidade, fez um pronunciamento forte. Tive oportunidade de cumprimentar o prefeito, notei que estava satisfeito com o que ouviu, planejamento e administração de Dr. José Mattos.

Dois pontos me chamaram atenção. Quando os empresários do transporte coletivo pediram correção do valor da passagem, como não tinha fundamentação, não permitiu. Quando houve aumento do salário dos rodoviários, concedeu o aumento da passagem. Passou o demonstrativo para a imprensa, isso é transparência, seriedade, indispensáveis na administração do dinheiro público.

Sobre o preço do transporte coletivo tenho uma opinião, se não houvesse na administração pública corrupção, razão da alta carga tributária, poderia reduzir a mesma para a metade, o dinheiro daria para tudo. O preço da passagem de ônibus é alto porque a manutenção é onerosa e a duração do veículo é pequena diante da falta de manutenção na pavimentação das ruas.

Dr. José Mattos se posicionou quanto às licitações das linhas de ônibus contra licitações fraudulentas, a concorrência será maior e melhor qualidade no transporte coletivo, dificultaria o monopólio. Parabéns, Dr. José Mattos, no lugar de tapar buracos estava recapeando as avenidas do eixo principal do tráfego com qualidade, levantando as bocas de lobo que normalmente estão sendo verdadeiros buracos. Felizmente esse trabalho está tendo continuidade. Uma parcela dos trabalhadores em São Paulo gasta tempo equivalente à carga horária de trabalho entre o ponto de ônibus e o trajeto, sai de sua residência de madrugada e chega meia-noite.

Sabemos que o orçamento de Salvador é deficitário, mas não poderia deixar de ter um projeto com cronograma para recapeamento do asfalto das avenidas e bairros populares. Se não há recurso, fundamentar e reivindicar junto ao governo federal.

Quando prefeito de Ipiaú, numa audiência com um presidente da Conder, falei que em Paris as ruas calçadas há trezentos anos ainda estão com total qualidade, o presidente disse de forma irônica: “do jeito que você pensa, vai  conseguir muitas obras”.

Dr. José Mattos no pronunciamento, destacou a confiança e apoio depositados pelo prefeito, Dr. João Henrique, da base aliada e do Partido Progressista. Nas suas palavras cumprimentava amigos, vereadores, deputados presentes e toda a família. Quando se referiu à Dra. Alessandra, as palavras foram: “meu eterno amor”.

 JOSÉ MENDONÇA
www.josemendonca.org
joseandrademendonca@hotmail.com

Salvador: Ladrões roubam 61 carros em apenas três dias

Salvador: Ladrões roubam 61 carros em apenas três dias
Número de criminosos presos aumentaram
Nos últimos três dias, 61 veículos foram roubados em Salvador, segundo levantamento da Polícia Civil da Bahia. Só nesta terça-feira (19), 30 roubos e sete furtos foram registrados na capital baiana. Este ano, 258 pessoas foram detidas por este tipo de crime, número superior ao de todo o ano passado, quando foram feitas 246 prisões. De acordo com os registros policiais, o período de maior ocorrência dos crimes é entre 18h e 22h e, principalmente, às terças. “Nós entendemos que na terça-feira, os marginais e viciados começam a roubar carro para se preparar para o fim de semana, que no tráfico, na verdade, começa na quinta. Então, se ele vai ter uma ação na quinta, ele prefere tomar o carro na terça, na quarta, que são os dias que têm maior incidência. Para você ter ideia, na terça-feira, a incidência de roubo de carros cresce em torno de 80%”, afirmou o delegado Nilton Borba, em entrevista ao G1. Segundo a polícia, o assaltante chega sozinho, a pé ou aparece com um parceiro em uma moto. “São jovens na faixa de 18 a 21 anos de idade. [São] primários. Primeira prisão e 98% são usuários de drogas”, completa o titular
Fonte Bahia noticias

Petrobras patrocina São João de 160 municípios baianos

Petrobras patrocina São João de 160 municípios baianos
A Petrobras patrocinará o São João de 160 municípios baianos este ano. De acordo com o gerente de Comunicação Institucional da companhia no Nordeste, Darcles Andrade, os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também recebem incentivos. Segundo Andrade, desde 2005, a Petrobras já investiu mais de R$ 30 milhões nas festas juninas do Nordeste. “A valorização da cultura e da identidade brasileira é um dos compromissos da Petrobras”, argumentou. A empresa promoveu uma série de debates com o tema “Tradição e modernidade no São João da Bahia”. Os debates foram realizados em parceria com a Secretaria estudal de Cultura (Secult) em Salvador, Santo Antonio de Jesus e em Eunápolis. Dentre os debatedores convidados, estão Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias do Governo da Bahia, e o professor Jânio Roque Castro, estudioso em festejos juninos. “É importante a manutenção das tradições culturais, a valorização dos artistas locais e o equilíbrio para absorver elementos novos sem abandonar as principais características da festa”, afirmou o dirigente. 
Fonte Bahia noticias.

Unlabelled

GRANDE PROMOÇÃO DE CARNES NESTA SEXTA-FEIRA NOVAREJÃO LOJA 2, RUA DA BATATEIRA, 118.

O varejão supermercado loja 2, nesta sexta-feira tem a maior promoção de carnes,  verduras e legumes, comprando no varejão você concorre a 4 motos, home-theater, vales compras de R$ 400,00 e vários brindes,  o supermercado varejão 2 recebe todos cartões de credito, divide em 3x sem juros e entrega suas compras em domicilio.
Venha participar do maior arraiá de prêmios do varejão supermercados lojas 1e 2
Loja 1, praça Salvador da Mata, 62 Tel 73-35312222 antiga praça da feira.
Varejão 2, rua Walter Hollenverger,118 Tel 73 35313177
Unlabelled

Trabalhadores da pesca comemoram dia nacional com sessão especial na Bahia



Demandas estruturais e organizacionais para o setor da pesca na Bahia foi o centro dos debates na sessão especial realizada durante toda a tarde desta quinta-feira (21) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A proposta do deputado estadual Marcelino Galo (PT) trouxe os trabalhadores da pesca, entre homens e mulheres, para conhecerem as ações políticas do parlamentar e apresentarem propostas para a criação do Conselho Estadual do setor e da Lei Estadual que será enviada em breve à Casa Legislativa pelo governo do Estado.

Segundo Marcelino Galo, a pesca é um setor que necessita de regulamentação para ampliar o beneficiamento, a produção e, inclusive, o mercado de consumo de pescado. “É um alimento nobre e que precisa ser inserido, por exemplo, na alimentação escolar, beneficiando crianças de diferentes faixas etárias. O projeto está em tramitação na Alba e será importante o reconhecimento deste setor econômico para o desenvolvimento da Bahia. Isso sem falar na criação do Conselho e da aprovação da Lei da Pesca, que dará maior organização dos pescadores, marisqueiras e todos os trabalhadores da área”, declara o parlamentar petista.

O pescador e presidente do Sindicato dos Pescadores de Nazaré, Pedro Pereira da Silva, 83, fez um relato da pesca na Bahia e citou o governo do ex-presidente Lula como o divisor de águas para a pesca no Brasil. Ele destacou ainda a participação do deputado Marcelino Galo desde quando era superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia. “É uma satisfação participar desta sessão, agora o pescador tem sua profissão reconhecida e lembrada por parlamentares”, completa.

Participaram do evento na Alba, representantes das Associações, Colônias de Pescadores de diferentes municípios da Bahia, representantes de órgãos do setor como o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que representou o governador Jaques Wagner, a atual superintendente federal da Pesca na Bahia, Silvia Cerqueira, além de representantes do Ministério da Pesca, como o técnico Márcio Carvalho. Também marcaram presença o secretário de Meio Ambiente de Madre de Deus, Antero Fernandes, os professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rogério Campos e José Fernando Melo, além dos deputados Marcelo Nilo, que abriu a sessão e os deputados José de Arimatéia e Gildásio Penedo.

Ascom do deputado Marcelino Galo

Ubatã: Edson Neves entra com Mandado de Segurança para tentar retornar ao cargo


Do Ubatã Notícias.
O prefeito Edson Neves (PSD) impetrou nesta quarta-feira (20) com um Mandado de Segurança (MS) no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para tentar retornar ao comando do executivo municipal. Na última terça-feira (19) o Desembargador Clésio Rosa deu provimento ao Agravo de Instrumento impetrado pela Câmara Municipal, e suspendeu os efeitos da liminar da Justiça local que garantia Neves no cargo.
O MS foi protocolado nesta quinta-feira no serviço de informação do TJ-BA. O impetrante é o prefeito afastado Edson Neves e o impetrado é o Desembargador Relator do Agravo de Instrumento, Clésio Rosa. O MS ainda não foi distribuído, por conta ainda não foi determinado quem será o Desembargador Relator do processo.
A prefeita em exercício Cássia Mascarenhas (PMN) assumiu o comando do executivo nesta quarta-feira (20), e nesta quinta (21) despacha de sua residência. Segundo um advogado ouvido pelo Ubatã Notícias, haverá um sorteio no TJ-BA para determinar quem será o Desembargador Relator do caso.

Bispo argentino flagrado com mulher em resort no México

O Vaticano estuda se vai punir ou forçar renúncia de Fernando María Bargalló, bispo da Diocese de Marlo-Moreno, em Buenos Aires, e presidente da Cáritas na América Latina e Caribe. Bargalló foi fotografado abraçado com uma mulher em um resort de luxo na costa mexicana.
Os dois teriam um romance há meses. Bargalló, de 59 anos, garante que a mulher é apenas uma amiga de infância. A Santa Sé já foi avisada das imagens do bispo. Segundo fontes eclesiásticas, Bargalló pode ser destituído do cargo.
Outras pessoas próximas ao caso, no entanto, dizem que o bispo já tinha apresentado sua demissão antecipada “para evitar um escândalo ainda maior”.
As imagens teriam sido feitas em janeiro do ano passado. A mulher nas fotos seria uma empresária do ramo da gastronomia em Buenos Aires. Ontem, em entrevista, o bispo se desculpou pelas “imagens ambíguas” e reafirmou que a mulher se trata de uma amiga de infância.

Polícia prende casal que levava R$ 25 mil em crack para Itamaraju


A polícia de Texeira de Freitas, no Sul da Bahia, prendeu nesta terça-feira (20) o casal Iran Santos Silva, o Gordo, de 24 anos, e Valeria de Oliveira Souza, 23. Segundo investigadores da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), eles estavam com mais de meio quilo de crack, quantidade avaliada em aproximadamente R$ 25 mil.

Ainda segundo informações da polícia, a droga seria levada para Itamaraju, onde seria distribuída durante os festejos juninos. O casal foi preso em um imóvel no bairro Kaikan Sul, perto da penitenciária de Teixeira de Freitas. O imóvel também era usado como ponto de distribuição para traficantes da região.

O crack estava em formato de pedra bruta e pertenceria a Elton Andrade dos Santos, 26 anos, conhecido como Pit Bull, que está preso há quatro anos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, condenado por assalto. O presidiário, Valéria, que é esposa de Elton, e Iran foram ouvidos na delegacia.

A polícia acredita que Elton comanda, de dentro da penitenciária, o tráfico de drogas em Teixeira de Freitas, tendo à frente dos negócios a própria mulher, Valéria que cuida do dinheiro. Já Iran seria o gerente do esquema e distribuidor da droga.

De acordo com o delegado Marcos Vinicius, titular da 8ª Coorpin, Elton está preso por determinação da Justiça de Porto Seguro por envolvimento com assaltos a empresas no Sul e Extremo Sul do estado que tiveram grande repercussão.

Além da droga, a polícia também apreendeu no imóvel 30 gramas de maconha, dois papelotes de cocaína, um revólver Taurus calibre 38, nove munições intactas, celulares e uma balança de precisão.

Iran Gordo por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Já o casal Elton e Valéria foi indiciado por tráfico e associação ao tráfico. Iran e Valéria estão custodiados na 8ª Coorpin. Elton vai permanecer no presídio.

Leão volta a falar como candidato, mas avisa ao partido: 'Arranjem dinheiro'

Leão volta a falar como candidato, mas avisa ao partido: 'Arranjem dinheiro'
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Após o presidente estadual do PP, Mário Negromonte, dizer que o partido ainda não desistiu completamente da candidatura do deputado federal João Leão, o ex-secretário municipal da Casa Civil fez o mesmo. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, o pepista teria estabelecido, porém, uma condição para disputar a prefeitura. Ele reiterou que não tem dinheiro para a campanha e que caberia à cúpula do PP, portanto, arranjar os recursos suficientes. 

Dilma foi monitorada pelo SNI durante governo Sarney

Dilma foi monitorada pelo SNI durante governo Sarney
A presidente Dilma Rousseff foi monitorada não somente pela ditadura militar, mas também durante o governo de José Sarney, segundo arquivos agora abertos ao público. De acordo com a Folha, há 181 documentos com referências a Dilma no Acervo da Ditadura, do Arquivo Nacional, que tem mais de oito milhões de páginas produzidas pelos órgãos de inteligência do regime militar e do governo Sarney sobre a vida de aproximadamente 308 mil pessoas, sindicatos e partidos. Na fase pós-ditadura, o Serviço Nacional de Informações (SNI) classificava Dilma como integrante de uma “infiltração comunista” em órgãos da prefeitura e do governo do Rio Grande do Sul. O SNI também destaca a atuação da antiga militante no movimento feminista para a “conscientização das massas, pretendida por facções esquerdistas que almejam o poder”. Na época em que fez parte do secretariado de Alceu Collares (PDT) na prefeitura de Porto Alegre, em 86, Dilma voltou a ser mencionada pelo serviço, que afirmou haver na administração da capital gaúcha “infiltração” de pessoas “com registros de atividades subversivas”. A assessoria de Sarney informou que, durante seu mandato à frente da Presidência, ele havia ordenado ao SNI que não fizesse “levantamentos sobre a vida privada” de “nenhum brasileiro”. O atual presidente do Senado afirmou ainda que não sabia dos objetivos e resultados do SNI. 
Fonte Bahia noticias.

Prefeito de Ubatã é acusado de saque ilegal de verbas da merenda escolar

Prefeito de Ubatã é acusado de saque ilegal de verbas da merenda escolar
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
A presidente da Câmara de Vereadores de Ubatã, Rita de Cássia Mascarenhas, que assumiu provisoriamente a prefeitura do município do sul baiano nesta terça-feira (19), acusou o prefeito Edson Neves (PSD) de ter sacado cerca de R$ 400 mil de forma indevida das contas municipais. Os recursos pertenceriam ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “São verbas do FPM, recursos da merenda escolar e dinheiro destinado a pagamento de funcionários que foram sacados hoje [quarta-feira] sem autorização, já que ele [o prefeito] está legalmente afastado da prefeitura”, denunciou a vereadora. Neves e o seu vice, Roberto Pazzy (DEM), foram afastados da administração municipal sob a acusação de mau uso de verbas públicas. A presidente da Câmara assumiu a prefeitura após decisão do desembargador Clésio Rômulo Carrilho Rosa, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que derrubou a liminar que ainda mantinha o alcaide no posto. Informações do jornal A Tarde.

Destaques