Unlabelled

PF volta a prender acusados de integrar grupo de Cachoeira


A Polícia Federal (PF) voltou a prender, neste sábado (30) pela manhã, acusados de integrar a quadrilha do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que tinham sido libertados há cerca de duas semanas por decisão do desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, em Brasília.
De acordo com a PF, o próprio TRF-1 revogou o relaxamento de prisão de cinco acusados que haviam sido beneficiados por habeas corpus.
Entre os presos, estão o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia Wladimir Garcez, apontado pela PF como o braço político do contraventor; Lenine Araújo de Souza, que desempenharia a função de contador da organização criminosa; e Gleyb Ferreira da Cruz, tido como auxiliar de Cachoeira.
Um policial chegou a dizer que, entre os detidos, estaria o ex-sargento da Aeronáutica Idalberto de Matias Araújo, o Dadá, mas a PF não confirmou a informação. Dadá é apontado como araponga da organização criminosa. Algumas das prisões foram realizadas em Goiás. A PF não informou os motivos da revogação dos habeas corpus.
Na última quinta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa negou, o pedido de habeas corpus impetrado ontem pela defesa do contraventor Carlos Cachoeira. O pedido foi feito contra liminar do ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que suspendeu os efeitos da decisão do desembargador federal Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), favorável à soltura de Cachoeira.
Embora a decisão de Tourinho Neto não tenha surtido efeitos práticos, pois havia outro pedido de prisão contra Cachoeira, seus advogados pretendiam cassar a decisão do ministro do STJ para restabelecer os efeitos da liminar concedida por Tourinho Neto.
O ministro Joaquim Barbosa afirmou que a prisão preventiva de Cachoeira baseia-se em circunstâncias fáticas e condições pessoais que o diferenciam dos demais corréus, não havendo similitude entre a situação dos integrantes da organização a ponto de justificar a extensão dos efeitos da decisão que beneficiou Queiroga Neto, acusado de pertencer ao grupo de Cachoeira, que foi preso na mesma operação em que o contraventor, mas obteve habeas corpus.
No pedido extensão a Cachoeira da liminar que beneficiou Queiroga eto, o ministro Joaquim Barbosa acrescentou que o benefício visa assegurar isonomia entre os indivíduos que, acusados da prática dos mesmos crimes, se encontrem em situação jurídica, mas este não é o caso dos autos.
Fonte: O Globo

Nova pílula ‘quatro em um’ torna tratamento do HIV mais ‘seguro, simples e eficaz’

Drogas anti-HIV
O HIV é incurável, e o tratamento da infecção requer terapia que combina múltiplas drogas usadas para controlar o vírus

Um novo comprimido que combina quatro drogas anti-HIV em um único tratamento diário é seguro e eficaz, de acordo com um estudo publicado nos EUA.
Espera-se que a “pílula quatro em um” torne mais fácil para os pacientes manter a medicação e melhorar os efeitos de seu tratamento.
Um estudo publicado na revista especializadaLancet afirma que esta poderia ser uma “nova opção de tratamento”.
Um especialista britânico disse que a pílula era “uma grande notícia” e fazia parte de um movimento em direção a doses diárias únicas para portadores do HIV.
O HIV é incurável, e o tratamento da infecção requer terapia que combina múltiplas drogas usadas para controlar o vírus.
Isso pode significar tomar vários comprimidos em diferentes horários do dia. E esquecer de um significa que o corpo pode perder a luta contra o HIV.
Pesquisadores e empresas farmacêuticas têm combinado alguns medicamentos em comprimidos individuais, para facilitar a administração das doses.
A “pílula quatro em um” é a primeira a incluir um tipo de droga anti-HIV conhecido como um inibidor da integrase, que interrompe a replicação do vírus.
‘Segura, simples, eficaz’
Paul Sax, diretor clínico do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, Massachusetts, e professor associado da Harvard Medical School, disse: “A adesão dos pacientes à medicação é vital, especialmente para pacientes com HIV, onde a perda de doses pode levar o vírus a tornar-se resistente.”
Ele liderou a pesquisa comparando o efeito da pílula quatro em um com o do melhor tratamento disponível até então em 700 pacientes. Ele disse que a pílula quatro em um era tão segura e eficaz quanto as opções anteriores, embora houvesse um nível maior de problemas renais, entre aqueles que a tomam.
- Nossos resultados fornecem uma opção adicional altamente potente e bem tolerada, e reforça a simplicidade do tratamento através da combinação de vários anti-retrovirais em um único comprimido.
Dr. Steve Taylor, especialista em HIV no Birmingham Heartland Hospital, disse: “Sem dúvida, o desenvolvimento de uma pílula única é um grande avanço no combate ao HIV.
- Passamos um longo tempo com pessoas tomando até 40 comprimidos três vezes ao dia – diz.
Ele disse que o novo comprimido foi “uma grande notícia” para as pessoas com HIV e que a pílula quatro em um aumentaria as opções de tratamento.
No entanto, ele alertou que muitas pessoas ainda tinham o HIV não diagnosticado. Um quarto das pessoas com HIV no Reino Unido não sabem que estão infectadas.
A pesquisa foi financiada pela empresa de biotecnologia Gilead Sciences.

Fonte Correio do Brasil
Unlabelled

MUCUGÊ: Fernando Medrado vai para reeleição com o apoio de Marcelino Galo

A população de Mucugê, na Chapada Diamantina, conheceu a chapa majoritária e proporcional da coligação PT, PDT e PR, na convenção partidária realizada nesta sexta-feira (29), no Clube Social do município, localizado no centro da cidade. O atual prefeito Fernando Medrado (PDT) vai disputar a reeleição no pleito de outubro formando chapa com o Pastor Osvaldo (PR). Ambos receberam em convenção o deputado estadual Marcelino Galo (PT), que declarou apoio à coligação denominada “Todos por Mucugê” e salientou, durante seu discurso, as ações administrativas do atual gestor.

“Mucugê é uma das cidades históricas da Chapada Diamantina e é gratificante chegar aqui e notar que sua beleza continua inalterada, ainda mais com os festejos juninos, onde as residências estão todas decoradas para receber os turistas e visitantes de municípios vizinhos. Nesta convenção, o importante é frisar que a união e o trabalho contínuo são marcas desse governo, e que devem ser também a marca desta campanha”, enfatiza Galo.

A convenção partidária da coligação “Todos por Mucugê” contou com a participação de militantes e filiados dos três partidos envolvidos, além dos 17 candidatos a vereadores, que formam a chapa proporcional. “Estamos acompanhando e retribuindo a confiança depositada em nós e colocando o mandato à disposição para auxiliar na organização da campanha”, conclui o parlamentar petista.

Ascom do deputado Marcelino Galo

Greve dos professores: TJ julgará mérito do processo na próxima semana

Greve dos professores: TJ julgará mérito do processo na próxima semana
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgará, na próxima semana, o mérito do processo referente à greve dos professores da rede estadual de ensino, em greve há mais de 80 dias. Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, cassar a liminar que apontava a ilegalidade da paralisação, a ação voltou para a esfera estadual e deverá ser sorteada para algum desembargador ou será encaminhada ao Pleno da Corte. “O STF reconheceu que o juiz Ricardo D’Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública, não tem competência para julgar o caso. A Procuradoria Geral do Estado ajuizou a ação no lugar errado. Com isso, a decisão sobre a ilegalidade, obrigatoriedade de retorno às aulas e multa ao sindicato [APLB] foram anuladas. O processo vai recomeçar no TJ baiano”, explicou o advogado constitucionalista e mestre em direito público, José Amando Júnior, em entrevista ao jornal A Tarde. Ainda não há data definida para a apreciação no tribunal. Os docentes exigem o pagamento retroativo dos salários cortados.
Unlabelled

WENCESLAU GUIMARÃES: SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA PRENDE IRMÃOS ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS




Na manhã desta sexta-feira (29), policiais militares do serviço de inteligência da 60 ª CIPM Gandu, prenderam os irmãos Adalto Bispo dos Santos (24 anos) vulgo “Galego” e Luiz Oliveira dos Santos (35 anos) vulgo “Dê”, ambos acusados de tráfico de drogas.

Segundo informações da polícia os acusados foram presos as margens da BR 101 próximo ao povoado de Sarilândia, zona rural do município de Wenceslau Guimarães. “O local da prisão já estava sendo investigado” afirmou um dos integrantes do serviço de inteligência. Ainda segundo os militares, quando um dos acusados percebeu a presença da polícia, ainda tentou fugir entrando em um quintal de uma residência em construção. 

Rapidamente os policiais cercaram a casa e prenderam os elementos com certa quantidade de pedras de crack prontas para o consumo, dolões de maconha, três celulares e aproximadamente R$ 1.900,00 (hum mil e novecentos reais), em dinheiro, cheques, além de um veículo Fiat Uno azul, ano 2005 e placa policial JPS-6064.

Os acusados que já respondem por tráfico de drogas, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia em Wenceslau Guimarães e apresentados ao delegado titular do município o Drº Francisco Canindé.

FONTE: RÁDIO PATRULHA

Destaques