ITABUNA: HOMEM ENCONTRADO MORTO GERA IMPASSE ENTRE SAMU, PM E DPT



O que seria um atendimento de rotina se transformou em um impasse na manhã desta quarta-feira (11), no bairro Califórnia. Uma ambulância do SAMU foi acionada para socorrer um homem que estava desmaiado na Rua Imperador, em frente a uma residência.

Ao chegar ao local, à equipe constatou que a vítima estava morta. O médico Rodrigo Vieira, responsável pela Unidade de Suporte Avançado, entrou em contato com a PM para que uma viatura fosse até o local. Foi aí que o impasse começou.

A polícia informou que não poderia disponibilizar uma guarnição, pois não se tratava de um crime. Ao entrar em contato com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), outra negativa. O órgão informou que só poderia ser acionado em caso de morte violenta.

Após duas horas de tentativas, finalmente a equipe do DPT foi até o local para remover o corpo. Nesse tempo, a ambulância ficou impossibilitada de prestar atendimento. O homem não portava nenhum documento e populares informaram que ele não reside no local.

FONTE: RADAR NOTÍCIAS

Conquista: PRF apreende 50 quilos de maconha prensada


Conquista: PRF apreende 50 quilos de maconha prensada
Foto:Divulgação
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, apreenderam 50 kg de maconha prensada, na manhã desta quarta-feira (11), em um ônibus interestadual. O coletivo foi interceptado no Km 932 da BR 116, na divisa entre Bahia e Minas Gerais. A ação ocorreu por volta das 11h após a PRF deflagrar uma operação de combate ao tráfico de drogas e entorpecentes iniciada no município de Encruzilhada. Ao fiscalizar o veículo de passageiros, que fazia a linha São Paulo-Fortaleza, os policiais encontraram o entorpecente em uma mala pertencente a um passageiro de 24 anos, natural de Mombaça, no Ceará. De acordo com o acusado, ele levaria a erva para ser comercializada no estado cearense. O acusado foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Polícia Judiciária de Cândido Sales. Com esta apreensão, a PRF na Bahia já apreendeu este ano 340 quilos de maconha, a maioria proveniente da região sudeste do país.
 
Fonte Bahia noticias.

Prefeita de Ibicoara tem candidatura impugnada

Prefeita de Ibicoara tem candidatura impugnada
Sandra Vidal está fora da disputa e não poderá se reeleger | Foto: Divulgação
A Justiça Eleitoral impugnou nesta quarta-feira (11), a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE-BA), a candidatura da prefeita de Ibicoara, Sandra Vidal (PCdoB). O registro de candidatura da comunista poderá ser negado e ela ficará impedida de concorrer à reeleição. De acordo com advogado da alcaide, Ciro Soares, ela ainda não recebeu nenhum comunicado oficial, nem foi intimada a se defender. O motivo da impugnação é a rejeição dos exercícios de 2009 e 2010 pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Mas, segundo Soares, as contas citadas tiveram os pareceres aprovados pela Câmara de Vereadores. Segundo o site Brumado Notícias, cerca de 50% dos registros de candidatos a vereador de Ibicoara foram indeferidos pelo juiz eleitoral Egildo Lima Lopes por falta de documentação. Os postulantes a edis que tiveram as candidaturas negadas têm três dias para apresentarem os documentos exigidos para ter os nomes homologados e liberados pela Justiça Eleitoral.
Fonte Bahia noticias

Dezessete deputados baianos disputam prefeituras este ano


Dezessete deputados baianos disputam prefeituras este ano
AL-BA ficará vazia a partir de quinta | Fotos:Tiago Melo/Bahia Notícias
As eleições de 2012 na Bahia terão 12 deputados estaduais e cinco federais entre os quase 1,5 mil candidatos a prefeito e vice-prefeito que disputarão o comando dos 417 municípios do estado. A situação é mais incisiva na Assembleia Legislativa (AL-BA), que terá 10 prefeituráveis e duas concorrentes a vice entre os 63 integrantes eleitos para cumprir o mandato de quatro anos em 2010. O PSD, com quatro parlamentares, é o partido com o maior número de postulantes: Adolfo Menezes (Campo Formoso); Cláudia Oliveira (Porto Seguro); Temóteo Brito (Teixeira de Freitas) e Ivana Bastos (vice de Paulo Costa em Guanambi). O PT, por sua vez, cedeu três nomes para a disputa: Carlos Brasileiro (Senhor do Bonfim); Joseildo Ramos (Alagoinhas) e Zé Neto (Feira de Santana). Com apenas um quadro, o PDT pleiteia a gestão de Jequié, com Euclides Fernandes; o PV tenta Bom Jesus da Lapa, com Eures Ribeiro; o PTN compete em Irecê, com Luizinho Sobral; o PSB almeja Candeias, com Sargento Isidório; e o PCdoB aposta em Kelly Magalhães como vice de Jusmari Oliveira, que tenta a reeleição em Barreiras.
A Casa terá recesso desta quinta-feira (12) até o dia 1º de agosto. Depois das férias dos deputados, o presidente Marcelo Nilo (PDT) assegura que não dará vida mansa aos candidatos para que os trabalhos legislativos não sejam prejudicados. “A Assembleia não sofrerá problemas de continuidade. Quem quiser faltar, que falte a partir de quinta-feira até 1º de agosto. Não abro mão da assiduidade. Quem faltar, seja por causa da campanha ou não, terá o ponto cortado. Todo mundo tem que trabalhar”, avisou o chefe da AL-BA, em entrevista ao Bahia Notícias. Dos 18 cotados inicialmente, sete não conseguiram emplacar candidatura: Capitão Tadeu (PSB, Salvador); Elmar Nascimento (PR, Campo Formoso); Fabrício Falcão (PCdoB, Vitória da Conquista); João Bonfim (PDT, Brumado); Mário Negromonte Jr. (PP, Paulo Afonso); Roberto Carlos (PDT, Juazeiro) e Rogério Andrade (PSD, Santo Antônio de Jesus). Se no estado o clima eleitoral precisa ser contido, na Câmara Federal a bancada baiana sofrerá um pouco menos. Dos 39 deputados eleitos em 2010, apenas os prefeituráveis soteropolitanos ACM Neto (DEM), Márcio Marinho (PRB) e Nelson Pelegrino (PT), que será substituído por Emiliano José (PT), além do também petista Amauri Teixeira (Jacobina) e Jânio Natal (PRP, Porto Seguro), participarão da empreitada este ano. Torcida para o êxito dos 17 legisladores na jornada não faltará, já que pelo menos os seus suplentes fazem coro para que os titulares das cadeiras obtenham a tão desejada vitória nas urnas.
Fonte Bahia noticias.

Sem aulas há três meses, estudantes pedem adiamento da 2ª fase da Ufba

Sem aulas há três meses, estudantes pedem adiamento da 2ª fase da Ufba
Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
Estudantes da rede estadual de ensino, que estão sem aulas há três meses por conta da greve dos professores, protocolarão nesta quarta-feira (11) um pedido de audiência na Universidade Federal da Bahia (Ufba) para pedir o adiamento da segunda fase das provas do vestibular. A solicitação, já aceita pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que transferiu os exames para 13 e 14 de janeiro de 2013, também será feita para a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e para as estaduais de Feira de Santana (Uefs) e Santa Cruz (Uesc). O líder secundarista Gilcimar Brito defendeu o adiamento do vestibular como forma de evitar maiores prejuízos aos alunos da rede estadual. Já o presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Natálio Dantas, não vê vantagens na mudança. “Se a coisa fugiu de controle, não favorece a ninguém. Infelizmente, temos que obedecer regras”, declarou. A assessoria da Ufba informou que não é possível adiar as datas da primeira fase por conta da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas promete analisar o pedido sobre a segunda etapa do vestibular. Informações do jornal Correio.

Delegado de Santo Amaro atira para cima e expulsa vereadores de delegacia


Delegado de Santo Amaro atira para cima e expulsa vereadores de delegacia
Foto: Santinho Informa
O delegado plantonista de Santo Amaro, José Carlos Mastique, atirou para cima e expulsou da delegacia local um grupo de vereadores, segundo relato de moradores e de políticos do município. De acordo com sites locais, o fato ocorreu no dia 4 de junho. Um mês depois, a oposição cobra um desfecho. A série de episódios que culminou com a reação do delegado começou quando moradores da cidade colocaram fogo e saquearam um acampamento de ciganos no último dia 3 de junho. A polícia suspeitava que um cigano tenha sido o autor de um assassinato no dia anterior. Alguns dias depois, moradores foram até a Câmara Municipal reclamar da atitude de policiais, que teriam invadido casas, sem mandado, em busca de pertences saqueados durante o incêndio no acampamento dos nômades. “Fizeram uma passeata para dizer que os policiais estavam invadindo. O presidente da Câmara montou uma comissão para ir até a delegacia”, contou o vereador Zé Carlos (DEM), em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o relato do edil, integrantes da oposição e do governo procuraram o delegado Mastique. “O delegado disse que quem mandava era ele, mandou todo mundo se retirar e, na área livre, atirou. Eu nem vi se foi para cima ou para baixo”, relatou o democrata. A reportagem tentou entrar em contato com Mastique que não estava na delegacia – e com o prefeito Ricardo Machado (PT), que também não foi localizado. Ainda de acordo com Zé Carlos, o assunto teria sido inclusive discutido em audiências com lideranças políticas. “Não deu em nada. O presidente da Câmara [Artur Suzart] é do PT. Isso aí é briga de branco. Quem nomeia é o governo e o governo é do PT”, afirmou.
 
Fonte Bahia noticias.
 


Responsável por pedir a cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no Conselho de Ética, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse nesta terça-feira (11) que o ex-líder do DEM quebrou o decoro parlamentar ao mentir no plenário da Casa, receber vantagens indevidas e cometer atos incompatíveis com o seu mandato.
Dirigindo-se a Demóstenes, que acompanha do plenário a sessão que vai definir seu futuro político, o petista apresentou sucessivas acusações contra o parlamentar e pediu a sua cassação.
"Temos que fazer Justiça. Um parlamentar precisa defender o interesse público, buscar o bem comum e evitar a sedução pelo interesse privado. Quem julga, somos nós. Mas quem condena Sua Excelência é o seu passado", afirmou.
Costa disse que, quando o Senado aprovar a cassação de Demóstentes, "não eclodirão aplausos nem vivas", mas a Casa terá cumprido o seu dever.
"A voz rouca da democracia vai dizer que valeu a pena."
Irritado com críticas de Demóstenes ao seu relatório, feitas ao longo da última semana, Costa disse que não fez carreira "com dedo em riste" como o ex-líder do DEM fazia no passado. E que elaborou um relatório imparcial no Conselho de Ética, fundamentando o pedido de cassação do senador.
"Qualificou Vossa Excelência meu relatório como peça de ficção, chegou a me classificar de romancista. Não sou. Procurei tão somente expressar a realidade dos fatos. Em meio a isso, Sua Excelência produziu algumas peças de retórica que são verdadeiras pérolas. A maior delas, sem dúvida, foi dizer que mentir não é quebrar o decoro."
Costa disse que Demóstenes mentiu quando disse que só mantinha relações de amizade com o empresário Carlos Cachoeira. Também não conseguiu explicar como recebeu um rádio Nextel de um "membro de uma organização criminosa" e, entre outros questionamentos à sua conduta, usou o mandato para evitar a legalização dos jogos no país --interesse do empresário do ramo de jogos.
"São fatos que comprovam tristemente que Sua Excelência quebrou o decoro. Deixou de agir como um senador da República deveria agir. Isso porque não venho aqui para ser a palmatória do mundo para apregoar norma de conduta a quem quer que seja", afirmou.
Costa reiterou as acusações contra Demóstenes feitas em seu relatório. Disse ser "impossível" ao senador não saber que Cachoeira explorava jogos ilegais e havia sido indiciado judicialmente. "Que amigo é esse que não procurou saber que o amigo foi indiciado por seis crimes? Me perdoe, mas Vossa Excelência faltou com a verdade."
O relator afirmou, ainda, que enquanto secretário de segurança de Goiás, Demóstenes atendeu demandas de Cachoeira e participou "ativamente" de negociações para beneficiar o empresário com o governo. "Vossa Excelência detinha informações que só aqueles que tinham relações íntimas com Cachoeira poderiam tê-la", afirmou.
Segundo o petista, Demóstenes também encomendou presentes a Cachoeira e não os recebeu por acaso, como argumenta o parlamentar. "São vantagens incompatíveis para alguém com exercício do mandato."
O relator foi o primeiro a falar na sessão que vai definir a possível cassação de Demóstenes. A sessão é aberta, mas a perda do mandato vai ser definida pelos senadores em votação secreta.
LEGALIDADE
Em discurso na tribuna, o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que o processo contra Demóstenes seguiu todo o procedimento legal durante sua tramitação na Casa. Relator do caso na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Taques fez um resumo do relatório aprovado na comissão --que considerou todo o rito do processo constitucional.
"Entendo que houve pleno atendimento de todas as normas constitucionais, legais e regimentais na matéria. Destaco o cumprimento dos princípios constitucionais, do contraditório e da ampla defesa", afirmou Taques.
O senador disse que não houve "vícios" no processo, por isso o plenário pode julgá-lo sem temer questionamentos jurídicos.
"Analisei o processo com todo rigor, mas com honestidade intelectual, académica e, sobretudo, honestidade parlamentar. Por isso, assino o voto da CCJ que foi aprovado por unanimidade pelo colegiado." 

Fonte de São Paulo

Destaques