Greve dos professores: ‘Caiu a máscara’, aponta secretário sobre declaração de Rui Oliveira


Greve dos professores: ‘Caiu a máscara’, aponta secretário sobre declaração de Rui Oliveira
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
A declaração do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, de que o que move a greve dos professores “é o desejo de causar uma derrota fragorosa ao governo” foi apontada pelo secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, como prova de que o objetivo da paralisação, que dura 105 dias, é político. “Caiu a máscara. Lamentavelmente, o sindicato abandona a preocupação com os estudantes e as famílias para orientar os seus filiados ao combate ao governo”, avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o titular da Secom, ao contrário do que tem sido propagado pela APLB, o movimento tem perdido força. Segundo Almeida, um balanço da pasta da Educação indica que 972 escolas baianas já retomaram 100% do funcionamento, cerca de 200 têm atividades parciais e apenas 200 estão totalmente paradas. “Toda semana temos visto o retorno gradual dos professores. A greve se concentra em Salvador e Feira de Santana, mesmo assim, várias já voltaram à normalidade. A tendência do fim da greve é inevitável”, apontou. Para Robinson Almeida, as atitudes do líder sindical são “atos desesperados”. “Como não consegue liderar a categoria, orienta os professores a um beco sem saída e transforma a luta salarial em combate político”, avaliou.

Diretora da APLB tem permanência em cargo assegurada


Diretora da APLB tem permanência em cargo assegurada
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
A diretora do departamento jurídico da APLB, Marilene Betros, continuará a ocupar o seu posto, conforme garantiu na manhã desta terça-feira (24) o presidente do sindicato, Rui Oliveira. Apesar disso, assim que pegou o microfone para apresentar os informes jurídicos, Marilene foi vaiada por alguns docentes, o que confirma a insatisfação de um pequeno grupo com a diretora. Segundo reportagem do jornal Correio, a permanência da sindicalista no cargo seria votada durante a assembleia, o que foi negado pelo presidente da APLB. “Ela foi eleita pela categoria, não em assembleia”, disse Rui. O dirigente sindical assegurou também a permanência de Marilene no comando de greve. De acordo com ele, as críticas à diretora são mais por uma “disputa política” do que em função de seu trabalho na entidade de classe.

Nome de nova ministra do STJ é publicado no Diário Oficial

Nome de nova ministra do STJ é publicado no Diário Oficial
Assusete Dumont Reis será a nova ministra do STJ
O nome da nova ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (24). O decreto assinado pela presidente Dilma Roussef, nomeia a magistrada Assusete Dumont Reis Magalhães para ocupar a vaga que ficou ociosa com a aposentadoria do ministro Aldir Guimarães Passarinho Júnior. O nome da juíza foi aprovado pelo Senado no último dia 26 de junho, com 54 votos favoráveis e três contrários. Assusete é natural de Serro, interior de Minas Gerais e era juíza federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Ela se formou pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Está na magistratura há 28 anos, e atuou anteriormente como advogada, assessora jurídica, procuradora autárquica e procuradora da República. Será a sétima mulher a integrar o STJ. Assusete contou com o apoio de parlamentares mineiros para ser indicada ao cargo. Em outubro do ano passado, os parlamentares entregaram um abaixo-assinado à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para indicar a desembargadora. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), em discurso em nome da bancada mineira no Senado, afirmou que a ministra é “reconhecida em vários estados brasileiros como ministra absolutamente exemplar e com histórico irreparável”. Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Cidadania (CCJ) do Senado, a nova ministra defendeu a adoção de práticas alternativas de litígio para evitar a morosidade do Judiciário.
Informações Bahia noticias.

ITABUNA: REGISTRADO O 103º HOMICÍDIO







O terceiro homicídio em pouco mais de 24 horas. O crime aconteceu mais uma vez no bairro Santo Antônio, às 20h00 desta segunda-feira (23/07). Carlos Júnio Santos Gomes, de 19 anos, foi perseguido e executado por homens até o momento não identificados.

Segundo testemunhas, o rapaz correu por pelo menos 20 metros até adentrar em um prédio na Rua Joaquim Batista, onde foi baleado e morto.

Muita gente se aglomerou no local, e mais uma vez as informações são de que essa e quase todas as mortes que vem acontecendo são acertos de contas entre os comandos A e B. Comandos que gerem o “crime organizado” em Itabuna.

Com muita dificuldade por conta dos curiosos, o DPT realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo de Júnio para perícia, onde será liberado na manhã desta terça-feira.

FONTE: RADAR NOTÍCIAS

ITABUNA: TRÊS GAROTAS MENORES DE IDADE APREENDIDAS COM DROGAS




Após uma ronda e abordagem de rotina, uma guarnição da Águia XXXI da Polícia Militar apreendeu três garotas menores em uma localidade conhecida como Sombrinhas no Centro Comercial de Itabuna. Um

As três adolescentes, duas de 16 anos e uma de 17, estavam com R$118 em espécie e 32 pedras de crack. Durante a abordagem, uma delas chegou a fingir que tinha distúrbios e começou a correr jogando fora a droga, que foi recolhida pelos policiais.

FONTE: RADAR NOTÍCIAS
Unlabelled

CAMPANHA DO DESARMAMENTO RECOLHE QUASE 3.000 ARMAS DE FOGO EM FEIRA DE SANTANA



Revólveres, espingardas, escopetas, garrunchas, carabinas. Estes são alguns dos tipos de armas recolhidas pela Campanha do Desarmamento em Feira de Santana. Criada em fevereiro de 2010, a campanha já totaliza 2.722 armas entregues voluntariamente pelos cidadãos nos portos de coleta. Somente este ano já foram recolhidas 1.274 armas de fogo.

De acordo com dados da Campanha, até então já foram entregues 1.426 revólveres calibres 22, 32 e 38. Na Casa da Paz foram entregues 84 pistolas automáticas e semi-automáticas e 1212 escopetas, espingardas, carabinas, garrunchas e armas artesanais.

“Os revólveres são campeões de devolução. Diante dos números percebemos que é a arma mais popular e a que consequentemente mais mata”, destaca o coordenador da Campanha do Desarmamento, Cloves Nunes.

Todas as armas doadas no posto, que fica localizado no conjunto Feira V, são encaminhadas para o Batalhão de Polícia Militar. “Por motivos de segurança, não mantemos as armas e munições nas instalações da Casa da paz”, informa Nunes. Todo arsenal recolhido será encaminhado para o 19º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, em Salvador.

Para reforçar as ações de incentivo ao desarmamento, a Campanha do Desarmamento será levada para a Copa 2014. “Além da veiculação de propagandas nos estádios onde serão realizados os jogos, a seleção brasileira entrará em campo com a faixa do desarmamento. Também será concedido desconto no valor do ingresso para o cidadão que entregar sua arma”, informa Cloves Nunes.

Antes de fazer a doação de armas e munição, é preciso solicitar a guia de trânsito pela internet e levar a arma até o posto de coleta. No ato de entrega, o indivíduo recebe um protocolo para retirada da indenização no Banco do Brasil. A arma é danificada imediatamente, com marteladas no cano, tambor e gatilho.

FONTE: ROTA POLICIAL

Destaques