EUA treinam militares paraguaios e presença brasileira aumenta na Tríplice Fronteira


Paraguai
A convite dos EUA, o Paraguai participa das manobras no Canal do Panamá

Soldados paraguaios participam desde o início deste semana dos exercícios militares dirigidos pelo Comando Sul dos Estados Unidos, em manobras de suposta defesa do Canal do Panamá. A participação paraguaia em um movimento de tropas norte-americanas ocorre logo após o golpe de Estado naquele país sul-americano, prontamente apoiado por Washington, contra o ex-presidente Fernando Lugo. O treinamento das tropas seguirá até o dia 17 de agosto e tem cerca de 600 militares.
“Robert Appin, do Comando Sul dos Estados Unidos afirmou que o enfoque dos exercícios é a reação a um hipotético ataque terrorista que pretenda bloquer o trânsito de navios no Canal”, afirma nota do Movimento pela Paz, a Soberania e a Solidariedade entre os Povos (Mopassol, na sigla em espanhol). Segundo a instituição argentina, há no Panamá 12 bases aeronavais controladas pelos EUA. Desde 2003, sob a direção do Comando Sul, realizam-se os exercícios militares conhecidos como Panamax, que contam com a participação de militares do Chile, Panamá e Estados unidos. Atualmente, porém, integram as manobras 17 países ao todo e é considerado um dos maiores movimentos de tropas do mundo.
O Paraguai tem participado das manobras desde 2006, mas se manteve afastado de 2009 a 2012, sendo novamente convidado após o golpe que instituiu o governo de facto do presidente Federico Franco.
Referindo-se ao exercício multinacional que usa a desculpa da luta contra o terrorismo, o jornalista cubano Miguel Lamas afirmou, dois anos atrás, que o verdadeiro projeto dos exercícios militares na América Latina são ensaios de uma invasão.
“O aparato militar dos EUA aponta para a necessidade daquele país de buscar condições militares suficientes para dominar, militarmente, os demais países latino-americanos. Eles trabalham nos setores de inteligência e no treinamento físico para manter uma força capaz de intervir, no futuro, em qualquer país do continente. Este é o verdadiro objetivo de todas e de cada uma das manobras e dos exercícios militares que fazem, sempre com a cumplicidade aberta de vários países latino-americanos e de forma encoberta por outros”.
Intercâmbio parlamentar
No caso paraguaio e do Cone Sul, vale recordar que o governo dos EUA, há anos, insiste na presença de células terroristas em Ciudad del Este, na zona denominada “tríplice fonteira” (Brasil, Argentina e Paraguai). Um grupo de parlamentares norte-americanos, em visita àquela cidade paraguaia, nesta semana, alegou que o propósito da missão é a de “compreender melhor os desafios do crime transnacikonal que o Ocidente enfrenta”, segundo porta-voz.
O Paraguai mantém fortes laços de cooperação técnica e militar com os EUA, sempre a serviço daquele país no objetivo de bloquer a presença das repúblicas socialistas da Venezuela e demais integrantes da Unasul e no próprio Mercosul, do qual fazia parte até ser suspenso após o golpe de Estado, renovando sempre seu apoio à ingerência norte-americana na região. O país abriga uma classe política de ultradireita e conservadora que, no dia 22 de junho, perpetrou um ataque à democracia e ao mandato do presidente deposto Fernando Lugo. Essa mesma classe política, formada por partidos tradicionais e dependentes do capital estrangeiro, ampliou os contatos com o Congresso norte-americano nas últimas semanas
Manobras brasileiras
Ao longo desta semana, o governo brasileiro concluiu o envio de um contingente de cerca de 9 mil militares – equipados com helicópteros de combate, navios-patrulha, aviões de caça e blindados – para a Tríplice Fronteira, na Operação Ágata 5. O movimento de tropas irá durar 30 dias.
“É uma operação de fronteira que tem por objetivo, sobretudo, a repressão à criminalidade”, disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. A Marinha enviou aproximadamente 30 embarcações para os rios da Bacia do Prata, entre elas três navios de guerra e um navio-hospital.
A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da operação com esquadrões de caças F5 e Super Tucano, além de aviões-radar e veículos aéreos não tripulados. O Exército mobilizou infantaria e blindados Urutu e Cascavel de três divisões. As três Forças usam ainda helicópteros Black Hawk e Pantera, para transporte de tropas e missões de ataque.
A operação terá ainda o apoio de 30 agências governamentais, entre elas a Polícia Federal, que elevarão o efetivo total para cerca de 10 mil homens. O general Carlos Bolivar Goellner, comandante militar do Sul, disse que a área crítica de patrulhamento é entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde é maior a maior incidência de tráfico de drogas e contrabando.
Partiu da presidenta Dilma Rousseff a ordem a Amorim para a execução da Operação Ágata 5.
– A ação visa a reforçar a presença do Estado na fronteira com a Bacia do Prata – disse Goellner. Segundo ele, as fronteiras serão fortemente guarnecidas e como consequência o tráfico de drogas e o contrabando devem ser “sufocados”.
Para Samuel Alves Soares, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), a decisão de ampliar o número de homens armados na região de fronteira pode ser entendida como uma mensagem da disposição de aumentar a força brasileira.

Informações Correio do Brasil. 
Unlabelled

IPIAÚ: RAPAZ FOI VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA "BATATEIRA"




GEDSC DIGITAL CAMERA


Evaldo de Brito Junior, conhecido pelo último nome, de 19 anos, transitava na rua Walter Hollenwerger, antiga Batateira, por volta das 15h50 desta quinta-feira quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta que atiraram contra o rapaz. Um dos tiros atingiu o joelho de Evaldo e o outro pegou de raspão na região da cintura. O rapaz apesar de atingido pelos disparos ainda conseguiu fugir e entrou numa serralheria, onde se escondeu dos criminosos. Perguntado pela reportagem do Giro, se ele tinha alguma rixa com alguém, a vítima respondeu que se envolveu em uma briga durante os festejos de São Pedro deste ano, mas que não sabia quem poderia seria o autor dos tiros. Júnior já possui passagens por Tráfico de Drogas e Associação ao Tráfico (RELEMBRE O CASO), na ocasião ele foi preso com outros rapazes na "Rua do Curral", aonde foram apreendidas drogas (crack e cocaína) e uma arma. O Samu conduziu o jovem até o Hospital Geral de Ipiaú, onde recebeu os atendimentos apropriados.

Fonte: Giro em Ipiaú (Complementado por Ocorrência Policial Bahia)

Orçamento 2013: Recursos para 'infraestrutura hídrica’ serão prioridade da bancada baiana, diz Daniel Almeida


Orçamento 2013: Recursos para 'infraestrutura hídrica’ serão prioridade da bancada baiana, diz Daniel Almeida
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Há um mês à frente da coordenação da bancada da Bahia na Câmara Federal, o deputado Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB, disse que, até outubro, as atividades parlamentares estão comprometidas em função das eleições e do “pouco funcionamento” da Casa. Por extensão, a atuação do grupo deve ser intensificada depois do pleito. “A partir de outubro, começaremos a discussão sobre o orçamento do próximo ano e temos que trabalhar por emendas e recursos para a Bahia”, disse Almeida, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o o comunista, uma das prioridades é garantir recursos para a “infraestrutura hídrica” do estado, a fim de fazer frente ao problema da seca. Daniel Almeida integra a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara, instalada em março do ano passado. Segundo ele, este é outro assunto que está suspenso por conta do período eleitoral. “As paixões atrapalham o debate sobre reforma política”, admitiu.

Nilo promete votar reajuste dos professores estaduais em duas semanas


Nilo promete votar reajuste dos professores estaduais em duas semanas
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), Marcelo Nilo, prometeu, em entrevista ao Bahia Notícias, colocar em votação, na próxima terça-feira (14), o pedido de urgência para que o reajuste dos professores da rede estadual de ensino vá a plenário no dia 21. Para tanto, ele espera que a bancada de oposição dispense a formalidade e que os deputados, boa parte empenhada nas campanhas eleitorais na capital e no interior, deem quórum. “Eles vêm na hora que eu precisar. Convoquei todos para a próxima semana e todos virão”, estimou o parlamentar. Além do aumento salarial concedido este ano, com variação de 6,5% a 11,5%, o governo propõe conceder aos docentes licenciados, em novembro, promoção por meio de curso, com ganho de 7%, e em março de 2013 – a pedido do Ministério Público – uma nova ascensão, também com ganho de 7%. De acordo com o pedetista, o Executivo deve enviar o projeto de lei à Casa até a próxima segunda (13). Neste segundo semestre, Nilo elenca ainda outras matérias importantes a serem discutidas na AL-BA: a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento 2013, bem como a votação de um empréstimo de R$ 600 milhões para a implantação do metrô da Paralela. O Legislativo ainda terá que endossar a criação de uma coordenação na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – que terá quatro ou cinco cargos – para viabilizar a instalação da montadora chinesa JAC Motors no Polo Industrial de Camaçari.

Destaques