Padres, bispos e pastores ainda influenciam no voto de fiéis, diz sociólogo


A capacidade de padres, bispos e pastores de influírem no voto de seus fiéis caiu sensivelmente nos últimos anos, mas não a ponto de os candidatos a cargos majoritários poderem dispensar aparições ao lado de líderes religiosos e declarações públicas de apoio destes --aproximação na qual, dias atrás, o petista Fernando Haddad (PT) afirmou ver "risco de fundamentalismo".
O diagnóstico é do professor sênior do departamento de sociologia da USP Reginaldo Prandi, 66, que estuda religiões. Segundo ele, com a modernização dos cultos, o controle sobre as escolhas dos devotos se afrouxou. Para ganhar uma eleição, entretanto, prossegue o professor, ainda é preciso "responder ao jogo de pressões e fazer acordos".
"[As igrejas] Vão querer saber que compromissos o candidato assumirá com a religião", diz Prandi, referindo-se à defesa do afastamento entre política e fé feita em público por Haddad.
Prandi vê o líder das pesquisas em São Paulo, Celso Russomanno (PRB), "com os pés em duas, três canoas", por ter de acenar tanto para o eleitor da entidade que sustenta seu partido, a Igreja Universal, quanto para o de denominações rompidas com esta e para o de fora do segmento evangélico.
Leia abaixo trechos da entrevista dele à Folha.
Folha - Que poder líderes religiosos cortejados por candidatos têm de efetivamente pautar o voto dos fiéis?
Reginaldo Prandi - Os deputados federais evangélicos são 73, o que significa 15% do total. Na população, os evangélicos somam 20%, 22%. Ou seja, estão subrepresentados no Congresso. Se você seguisse rigorosamente a ideia de que o eleitor sempre vota com a igreja dele, seriam mais.
Mesmo as religiões voltadas a temáticas mais tradicionais se modernizam, liberalizam-se para atender as demandas da sociedade. [O controle] Vai ficando mais frouxo. É possível que, dentro de uma igreja, haja segmentos que sigam o que as lideranças dizem. Mas não todos mais. E cada vez menos.

Saúde: Ricos gastam mais com plano e pobres com remédios, aponta pesquisa

Saúde: Ricos gastam mais com plano e pobres com remédios, aponta pesquisa
Foto: Divulgação
Entre as preocupações com saúde no Brasil, as diferentes classes sociais apresentaram prioridades divergentes, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (14). Confira na Coluna Mercado.

Diretórios têm até este sábado para entregar balancete de agosto à Justiça Eleitoral

Diretórios têm até este sábado para entregar balancete de agosto à Justiça Eleitoral
Balancetes não devem ser confundidos com as prestações de contas de campanha
Os diretórios municipais dos partidos devem encaminhar até este sábado (15) aos juízes eleitorais os balancetes mensais referente ao mês de agosto. A legislação determina que os documentos sejam enviados até o 15º dia do mês subsequente. As executivas das legendas de cada município são obrigadas a encaminhar os balancetes mensais durante os quatro meses que antecedem as eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os levantamentos devem conter a discriminação detalhada dos valores e destinação dos recursos oriundos do Fundo Partidário; a origem e o valor das contribuições e doações; comprovação dos gastos com programas no rádio e na televisão, comitês, propaganda, publicações, e demais atividades de campanha, além de todos os detalhes sobre receitas e despesas do mês de referência. Segundo o TSE, os balancetes não devem ser confundidos com as prestações de contas de campanha ou com as parciais a serem apresentadas pelas siglas nas eleições deste ano
Fonte Bahia noticias.
Unlabelled

TRE indefere candidatura de quatro candidatos a prefeito e vereador na Bahia



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu os registros de candidatura de quatro políticos do estado a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), com base na Lei da Ficha Limpa. São eles: Antônio Jorge de Aragão Nunes (PDT), conhecido como Dr. Toinho, candidato à prefeitura de Pojuca, e os candidatos a vereador Jair Venancio da Silva (Ponto Novo), Manoel Messias Paixão da Silva (Bom Jesus da Serra) e Roqueline Teixeira Bispo (Amélia Rodrigues). A Corte já havia indeferido os registros em primeira instância. Segundo o Ministério Publico Federal (MPF). Antônio Jorge de Aragão Nunes foi condenado por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, Jair Venancio da Silva por crime eleitoral e Manoel Messias Paixão da Silva por crime ambiental. Já Roqueline Teixeira Bispo teve o registro indeferido por ter sido demitida do serviço público como consequência de processo administrativo ou judicial. Os políticos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Grandes nomes da musica evangélica animam Marcha Para Jesus neste domingo em Ipiaú





Os cantores Iata Anderson e Banda, Júlio César e Banda, Mano Raffan, Cícero Mendes, Katramachi, Roberto Cordeiro, o conferencista internacional Iolando Pitanga e o pastor Carlos Machado são algumas das atrações da segunda edição da Marcha Para Jesus em Ipiaú, que está marcada para acontecer neste domingo ( 16 ).

Com apoio do comércio local e a animação do trio elético Mega Love, a Marcha Para Jesus em Ipiaú, com o tema Unidos Pela Paz, está marcada para sair a partir das 15hs, do Clube Náutico e concentração em frente ao Ginásio de Esportes.

As camisas oficiais do evento estão sendo vendidas ao preço de 15 reais na rua Jaldo Reis, 25.

Ônibus que transporta universitários de Ipiaú despenca em ribanceira na BR 101




Um ônibus que faz transporte de alunos universitários da cidade de Ipiaú para a cidade de Itabuna, caiu em uma ribanceira na BR-101 próxima ao Posto da Polícia Rodoviária Fedaral, na noite de quarta-feira (12). De acordo com o motorista Antônio Bonfim de 50 anos, o veículo acusou problemas mecânicos e ele precisou parar no acostamento para que o problema fosse resolvido.

Os estudantes que estavam no ônibus seguiram para Itabuna em outro veículo. Antônio disse que após resolver os problemas, ele tentou dar partida, mas o ônibus não ligou. Então ele pediu ajuda de um amigo para que levasse uma bateria. Ele conseguiu ligar o veículo e quando foi devolver a bateria que olhou para trás o ônibus estava descendo a ribanceira.



O motorista não sabe explicar o que aconteceu, pois segundo ele o veículo estava parado no local a mais de duas horas e com o freio de mão puxado. O presidente da associação dos estudantes universitários de Ipiaú, Felipe Silva, esteve no local e disse que o ônibus que não possui seguro foi adquirido e é mantido pela própria associação com recursos próprios. Felipe lamentou o prejuízo.

( Radar Notícias )

Oficiais da Polícia Militar de Ipiaú recebem homenagem da Câmara de Vereadores



Recebem na sessão desta quinta feira ( 13 ) moção de parabéns por trabalhos desempenhados e elevação de grau hierárquico os oficiais da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ipiaú, tenente Héber e o capitão, promovido a major, Raimundo Nonato.

O tenente Héber foi transferido para o batalhão da Polícia Militar na cidade turística de Caldas de Cipó. Já o recém promovido major Raimundo soma relevantes serviços prestados em prol da segurança pública na cidade e região, conquistando o reconhecimento da casa legislativa municipal.

Sem alimentos, hospital de Ubatã fecha


Os pacientes, enfermeiros e funcionários do Hospítal Dr. César Monteiro Pirajá saíram das instalações do prédio na manhã desta quinta-feira (13,) por falta de comida. A equipe de reportagem do Notícias de Ubatã foi até as instalações do e constatou a ausência de alimentos e manimentos na dispensa do hospital. Há algumas semanas, meliantes por duas vezes assaltaram o Hospital por falta de segurança.
Alguns vigilantes estão com até 4 meses de salários em atraso. As enfermeiras, funcionários e pacientes retornaram para as casas, residências de parentes e amigos para almoçarem neste quinta-feira. O prefeito Edson Neves não se pronunciou sobre o ocorrido. A dispensa do hospital está vazia e não se há previsão de quando será realizada as compras de alimentos. Vergonha!
(Noticias de Ubata)
Unlabelled

Cezário visita assentamento do MST e recebe importante apoio




O candidato da  coligação “Unidos com a Força do Povo”,Cezário Costa -PDT- visitou  , na tarde de ontem( quinta-feira,13), o Assentamento Carlos Marighelia , onde  manteve  um proveitoso encontro com  representantes das 53  famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra(MST) ali estabelecidas.Algumas lideranças do PT, dentre as quais o deputado federal Valmir Assunção, lhe  acompanharam  nessa visita.Na oportunidade o parlamentar  conclamou seus companheiros a reforçarem o apoio  que o Partido dos Trabalhadores já vem dando a Cezário.
“É importante termos um prefeito que esteja em sintonia com o projeto democrático que estamos fazendo no Brasil. É preciso avançar, inaugurar um novo período na historia política de Ipiaú. Os nossos companheiros fizeram uma analise e decidiram que a principal  alternativa  neste município  para o projeto democrático inaugurado por Lula  era uma aliança com o PDT. Isto me dá convicção de que Cezário é o melhor nome  porque com ele temos uma relação de confiança”,comentou o deputado.
                                                          Agricultura Familiar
Ao fazer uso da palavra Cezário firmou  compromisso de  atender algumas  reivindicações dos sem terra e adiantou que sua gestão no município apoiará todos os projetos  oriundos dos  governos Estadual e Federal, com atenção especial ao Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar(PRONAF).”Incentivando  a agricultura familiar estaremos incentivando o associativismo e dessa forma atenderemos  a todas as comunidades rurais de Ipiaú  e estendermos  esses benefícios às famílias que atuam na Horta Comunitária, a qual será ampliada e modernizada”,concluiu Cezário .
 (ASCOM- Coligação Unidos com a Força do Povo)

Destaques