Unlabelled

Waldir Pires recebe homenagem do Senge em comemoração aos 75 anos do sindicato



O Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge/BA) comemora, nesta quinta-feira (27), seus 75 anos de fundação. Na data, será realizada uma festa comemorativa em homenagem à entidade, no espaço Celebration, em Salvador. Em clima de festa, o Senge fará uma homenagem ao ex-governador do Estado, Waldir Pires, hoje candidato a uma vaga na Câmara de Vereadores. Quem entregará a placa de homenagem será o deputado Marcelino Galo (PT), que já declarou apoio à empreitada do companheiro de partido. “Esse ato da instituição marca uma trajetória de luta constante junto à categoria, em defesa da valorização dos profissionais da engenharia no país e no Estado”, declara o parlamentar petista.

Segundo o presidente do Senge, o engenheiro civil Ubiratan Félix, a ocasião será propícia para a entrega da placa ao ex-governador Waldir Pires, já que no mês que vem o político completa 86 anos. “Essa homenagem é em reconhecimento ao seu compromisso com a democracia, a soberania e o desenvolvimento nacional”, afirma Félix. O presidente ainda informa que o sindicato existe desde 1937 e teve atuações em campanhas históricas, como “O Petróleo é Nosso”, as “Diretas Já” e “Fora Collor”.  “A nossa trajetória continua com a missão de defender a valorização do profissional da Engenharia para a construção de um país inovador, sustentável e soberano. E é com a participação dos associados que fortalecemos o nosso Compromisso com a Engenharia e o Brasil”, completa.

O Senge também é reconhecido pela sua constante participação nos movimentos dos servidores públicos municipal, estadual e federal por melhores condições de trabalho e das campanhas salariais das empresas estatais e do setor privado – a campanha “Não Pise no Meu Piso”. A mais recente, em 2012, resultou na conquista do respeito ao salário mínimo profissional dos engenheiros, arquitetos e agrônomos em diversas prefeituras do estado da Bahia, conforme a Lei Federal 4.950- A/66.

A entidade tem se posicionado em temas de grande interesse social, realizando seminários com renomados especialistas da área: mobilidade urbana, transporte metroviário e sistemas de transporte BRT e BRS, os impactos do pré-sal na Bahia, regulamentação das Telecomunicações, entre outros. Atualmente, o Senge/BA participa do Movimento Em Defesa do Transporte Público de Qualidade (MDT); da Frente Nacional de Saneamento Ambiental e do Fórum Nacional de Nacional de Reforma Urbana.
Ascom Dep.Marcelino Galo.

Mulher abre barriga de grávida para roubar bebê em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas prendeu, nesta terça-feira (25), a empregada doméstica Dayana Pires dos Santos, 21 anos, acusada de ter aberto a barriga de uma grávida para tentar roubar o bebê em Manaus. De acordo com informações da polícia, Dayana confessou que tentou tirar o filho da vítima à força porque "teve medo de perder o marido" depois que descobriu não estar grávida. Ela teria dominado Odete Pego Barreto, 22 anos, e a atingiu com uma tábua de cortar carne. Ela abriu a barriga de Odete, grávida de nove meses, com uma lâmina de barbear e retirou o bebê em uma cesariana forçada. A mãe está internada em estado grave no Hospital João Lúcio, na zona leste da capital do Amazonas. Dayana foi presa ainda em flagrante e o bebê está internado no mesmo hospital, mas não corre risco. Ela teria conhecido Odete ainda nas consultas de pré-natal e oferecido uma visita a sua casa para doar o seu enxoval. Odete foi encontrada por uma vizinha, que entrou na casa procurando roupas para levar à maternidade. A vítima estava nos fundos da casa coberta por papelão. Informações do Terra.

Ibicaraí: TRE mantém indeferimento de candidatura de Monalisa Tavares; pleito só conta até o momento com um candidato


Ibicaraí: TRE mantém indeferimento de candidatura de Monalisa Tavares; pleito só conta até o momento com um candidato
Ex-candidata deve indicar sucessor para campanha
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) manteve a decisão da Justiça Eleitoral da 29ª Zona e negou pedido de registro de candidatura da ex-prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares (PRP). No final de agosto deste ano, o juíz Andre Luiz Santos Britto julgou procedente o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação “Trabalhando por Ibicaraí”, liderado pelo postulante Lenildo Alves (PT), por conta da ausência de Certidão da Vara Crime da Justiça Eleitoral e rejeição das contas da ex-gestora pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Câmara de Vereadores, durante os exercícios de 2005 e 2008. “Tendo em vista a existência de decisão judicial coferindo efeito suspensivo aos julgados da Corte de contas e da Câmara Municipal, deve ser afastada a inegebilidade deles decorrente, pelo menos enquanto o aludido provimento jurisdiconal estiver vigente. Entretanto, impõe-se negar provimento ao recurso e manter a decisão, uma vez que a recorrente não apresentou a tempo certidão estadual criminal de 1º grau, documento essencial ao deferimento do pleito”, diz na decisão da Corte eleitoral baiana. Com o indeferimento do registro de candidatura da política, apenas o prefeiturável petista está apto a concorrer no pleito municipal deste ano. Já Monalisa, que recentemente perdeu o filho de 3 anos após se afogar na piscina de sua casa, ainda não indicou um nome para sucedê-la na campanha. Ela poderá ainda recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Brasil atingiu em 2011 o menor nível de desigualdade desde 1960, diz Ipea

Brasil atingiu em 2011 o menor nível de desigualdade desde 1960, diz Ipea
1ª década do século 21 no Brasil foi “inclusiva”
Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011) confirmam que a primeira década do século 21 no Brasil foi “inclusiva” do ponto de vista social, com robusta diminuição da desigualdade e redução da pobreza, na avaliação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O período guarda os melhores resultados desde quando o país produz estatísticas sobre distribuição de renda. “O Brasil está hoje no menor nível de desigualdade da história documentada”, disse o economista Marcelo Neri, recém-empossado presidente do Ipea. Segundo ele, o índice de Gini (indicador que mede a desigualdade) foi 0,527 em 2011 - o menor desde 1960 (0,535) - quanto mais próximo de zero menor é a desigualdade. Segundo Neri, a redução tem a ver com o crescimento da renda per capita nos diferentes estratos sociais. Entre 2001 e 2011, o crescimento real da renda dos 10% mais pobres foi 91,2%. Enquanto os 10% mais ricos, o crescimento foi 16,6%. Na opinião de Neri, a melhoria da renda na base da pirâmide relativiza o tímido desempenho das contas nacionais (medido pelo Produto Interno Bruto – PIB). Informações da revista Exame.

TSE recebe quase 500 pedidos de tropas para garantir segurança nas eleições

TSE recebe quase 500 pedidos de tropas para garantir segurança nas eleições
A pouco mais de uma semana das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 474 pedidos para o envio da Força Nacional de Segurança aos municípios. A presidente do TSE, Cármen Lúcia, disse estar preocupada com o número, pois houve um aumento de cerca de 30% em relação às eleições de 2008. Nessa terça-feira (25), ela reuniu os secretários de Segurança dos estados para discutir o assunto. “O número de pedidos de força federal já alcançou 474, mas ainda falta julgar alguns e muitos outros pedidos chegam nesses últimos dias”, disse Cármen Lúcia. De acordo com a Agência Brasil, a presidente do TSE disse que a preocupação da Justiça Eleitoral é garantir a segurança. A estimativa, segundo ela, é que cerca de 138 milhões de pessoas votem nestas eleições municipais em todo o país.

ILHÉUS: BUSCAS POR AVIÃO DESAPARECIDO SÃO SUSPENSAS NESTA TERÇA-FEIRA

Foto: Infraero/Ilustrativa

Foto ilustrativa

As equipes da Marinha e Corpo de Bombeiros suspenderam no fim da tarde desta terça-feira (25) as buscas pelo avião que desapareceu após decolar de Ilhéus na noite de segunda-feira (24). O bimotor Sêneca EBM-810 está sendo procurado na terra e no ar. A procura será reiniciada na manhã desta quarta-feira (26).

O avião transportava para Brasília o corpo de uma mulher de 61 anos, que morreu afogada em Porto Seguro no último sábado (22). Além do corpo e do piloto, identificado como José Cardoso Ribeiro, no avião, estava o marido da vítima. Os nomes da mulher e do esposo dela ainda não foram revelados.

Segundo a Aeronáutica, o helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) percorreu uma área de 312 km². Um piloto de aeronaves, que esteve com o piloto do avião desaparecido momentos antes no aeroporto de Ilhéus, informou ao Radar Notícias que por conta do mau tempo, ele resolveu alternar em Ilhéus, em busca de melhor condição de decolagem.

Velório
O velório da mulher de 61 anos ocorreria nesta terça-feira em Brasília, mas diante do desaparecimento do avião, a cerimônia foi cancelada. “Estava saindo para o velório quando a irmã da falecida me ligou avisando que o avião com o corpo não chegou e estava desaparecido”, conta Ivone Cardoso, amiga da família.

Segundo ela, a mulher viajava com o marido, a sogra e mais um casal de parentes. Ela se afogou ao cair em um buraco em uma praia. Os parentes retornaram ao Distrito Federal e o marido permaneceu em Porto Seguro para fazer translado do corpo. (NOTÍCIA RELACIONADA).

FONTE: RADAR NOTÍCIAS
Unlabelled

IPIAÚ: JOVEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PAU D'ARCO




Na manhã desta terça-feira (25), um jovem de nome Darlan foi alvejado por disparo de arma de fogo na região da nuca e no braço esquerdo. O fato aconteceu por volta das 11h30 na Rua Amazonas, bairro Pau D'Arco. O jovem informou que três indivíduos o cercaram e tentaram contra sua vida com uma "bocuda" (espingarda de fabricação caseira), mas que ele conseguiu correr e escapar com vida. Uma equipe do SAMU foi acionada e conduziu o rapaz até o Hospital Geral de Ipiaú. O rapaz é menor de idade e já foi autuado por tráfico de drogas, associação ao tráfico, furto e agressão física. A polícia já tem o nome dos suspeitos.

>>Redação Ocorrência Policial Bahia<<

Destaques