Ipiaú: Câmara derruba vetos do prefeito Deraldino


Em uma sessão movimentada, ocorrida na noite da última quinta-feira,25, o plenário da Câmara Municipal de Ipiaú apreciou diversas matérias, em sua maioria projetos de Lei  da autoria do vereador Nena Passos-PSC-, propondo a denominação de logradouros públicos. Os destaques, entretanto, ficaram com a apresentação do Projeto de Lei nº 140/2012, da autoria do Poder Executivo Municipal  que pede a abertura de créditos adicionais suplementares até o limite de 60%(sessenta por cento) e a derrubada  de vetos do prefeito Deraldino Araújo a seis Projetos de Lei ( em sua totalidade )e aos dois primeiros parágrafos de outros 31 Projetos,sendo estes voltados à denominação de logradouros públicos.
Após a apresentação ao Plenário, o Projeto da Suplementação Orçamentária foi encaminhado para a apreciação da Comissão de Finanças e Orçamento que tem um prazo de  10 dias  para apreciá-lo  e emitir “parecer” referente à matéria.
Os vetos aos parágrafos primeiro e segundo aos Projetos de Lei que visam a denominação de ruas  foram derrubados  por seis votos contra três (6 X 3) prevalecendo o mesmo placar para os projetos que instituem o  Dia Municipal de Combate á Corrupção (1º de Agosto), o Programa Hospitalar Domiciliar de Atendimento e Internação, assim como ao que concede ao servidor público municipal dispensa do trabalho na data do seu aniversário e ao que obriga a indicação da autoria legislativa  quando da referencia à Lei Municipal, além do projeto que autoriza o Chefe do Poder executivo a construir ou denominar de “Praça da Bíblia”, um dos logradouros da cidade.
O voto do presidente da Câmara, vereador Raimundo Menezes Moreira, foi decisivo no desempate da votação pela derrubada do veto do prefeito ao Projeto de Lei (096/2012), da autoria do vereador Nena Passos, que cria o Distrito da Fazenda do Povo e dá outras providencias. O placar final da votação desta matéria foi 5 X 4.  
(José Américo Castro)
Giro em Ipiaú

Ubatã: Edson Neves deve retornar à Prefeitura



 Essa deverá ser a 13ª troca no           comando da prefeitura em menos de 4 anos.

Do Ubatã Notícias

A Câmara de Vereadores de Ubatã desistiu do processo que movia contra Edson Neves (PSD), acusado de uma série de irregularidades na gestão municipal. Com isso, o Desembargador Clésio Carrilho Rosa, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), homologou o pedido de desistência e Neves deve retornar à Prefeitura.
A decisão foi publicada nesta sexta-feira (28) e deve promover a 13ª troca no comando do executivo municipal. A cidade vinha sendo administrada há pouco mais de um mês pela presidenta da Câmara de Vereadores, a edil Cássia Mascarenhas (PMN), que com a extinção do processo retorna (provavelmente) ao comando à presidência do legislativo.

Papel usado em propaganda eleitoral daria para fazer 20 milhões de livros, diz juiz

Papel usado em propaganda eleitoral daria para fazer 20 milhões de livros, diz juiz
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS / Reprodução
O impacto das eleições no meio ambiente foi medido pelo juiz auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo de Tarso Tamburini, que apontou o gasto de 54 milhões de litros de combustível nas campanhas do primeiro turno. A quantidade representa quase 40 toneladas de gás carbônico a mais na atmosfera. Nos quase três meses de propaganda eleitoral nas cidades, partidos e candidatos investiram alto em propaganda eleitoral impressa e até a segunda parcial de contas apresentada ao TSE, mais de R$ 300 milhões haviam sido gastos só com papel e publicidade em jornais e revistas. Para Paulo de Tarso, isso equivale a mais de 20 milhões de livros ou cadernos que poderiam ser feitos ou a mais de 20 bilhões de folhas tamanho A4. O gasto com papel também é equivalente a 417 mil árvores cortadas, segundo a avaliação do magistrado. 
Informações, Bahia noticias.

Apagão: Bahia e outros estados ficam sem energia na noite de quinta-feira (25)

Moradores dos nove estados do Nordeste, além de parte do Tocantins e do Pará, ficaram sem energia no final da noite desta quinta-feira (25). A Bahia foi um dos locais mais afetados, ficou totalmente sem energia durante três horas, segundo informações da assessoria da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Por volta das 23h30, a informação da Companhia foi de que "todas as cargas da Coelba, de todos os consumidores na Bahia estão desligadas. A Bahia inteira está sem luz".

por volta da 1h30 da sexta-feira (26), a Coelba informou que parte do sul da Bahia teve a energia restabelecida. Os municípios (nomes e quantidade não foram divulgados) estão recebendo fornecimento de luz de duas usinas - Itapebi e Funil. Às 2h30, a concessionária informou que a energia começou a ser religada em Salvador e Região Metropolitana - a maior parte da capital tinha energia às 4h30. A Coelba informou que ainda aguarda o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizar o fornecimento para os demais municípios.

ONS confirmou que houve um problema no sistema às 00h14, no horário de Brasília, mas disse que a energia está sendo religada gradativamente. Na Bahia, a falta de energia começou por volta das 23h18, horário local, e não foi plenamente restabelecida até o momento. O ONS confirmou que o blecaute atingiu todos os estados do Nordeste e parte de Tocantins e Pará.

"As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste", declarou ao Uol João Bosco de Almeida, presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ele disse que equipes está trabalhando para normalizar a situação e que ainda não se sabe o que causou o apagão.

Pela internet, moradores de outros estados também reclamam do apagão - além dos citados, queixas de Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Distrito Federal.  Segundo o ONS, a luz voltou ao normal e Tocantins e no Pará por volta das 1h30 (horário de Brasília).  A energia começçou a voltar ao Maranhão e à Região Metropolitana de Recife (PE)  por volta das 2h de sexta.

Repercussão na internet
Nas redes sociais há relatos de pessoas que estão assustadas com a falta de energia em diversos locais, como Ceará, Sergipe, Pernambuco, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Tocantins, entre outros. Em Salvador, todos os bairros estão sem luz. Até o Farol da Barra ficou sem iluminação.
(Informações, Acorda cidade)

Destaques