Saúde: Diabetes mata mais do que Aids e trânsito no Brasil




O diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes no Brasil entre 2000 e 2010, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (13), véspera do Dia Mundial do Diabetes. O número saltou de 35,2 mil pessoas para quase 55 mil pessoas entre esses dez anos, alavacando a taxa de mortalidade de 20,8 para 28,7 óbitos por 100 mil habitantes.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o índice já preocupa, pois a doença crônica mata “quatro vezes mais do que a Aids” no país – e ainda supera o número de vítimas fatais do trânsito. Em 2010, o país registrou cerca de 12 mil óbitos em decorrência do vírus HIV e mais de 42 mil mortos em acidentes de trânsito – no mesmo período, 54,8 mil pessoas morreram de diabetes.
Segundo Padilha, a diferença seria ainda maior se fossem consideradas as doenças em que o diabetes age como fator de risco, como câncer e doenças cardiovasculares. Em 2010, o diabetes foi associado a outras 68,5 mil mortes indiretas, totalizando 123 mil óbitos.
Fonte: Folha de SP
Unlabelled

Ubatã: "Nova roçadeira da Prefeitura Municipal"


Cavalo come capim da Praça central; "a nova roçadeira do município"
Foto: Arnor Silva, Notícias de Ubatã
Mais uma vez foi possível constatar o retrato do descaso que ocorre no município de Ubatã. Além de todos os problemas existentes na cidade, que ficou conhecida regionalmente por trocar de gestor 14 vezes, a presença constante de animais nas praças e avenidas se intensificou nos últimos meses.
Hoje (14) pela manhã foi possível presenciar uma cena a qual os moradores resolveram satirizar a Prefeitura Municipal de Ubatã. Trata-se de um cavalo comendo grama em plena Praça Ruy Barbosa, centro da cidade. 
Os moradores que passavam pelo local resolveram criticar a falta de roçagem das ruas, avenidas e da própria praça afirmando " A Prefeitura de Ubatã comprou uma roçadeira nova para dar mais eficiência nas roçagens, já que não vem tirando o mato das ruas. O bom é que ela não vai reclamar de salários atrasados." ironizou um morador.
O cavalo, bem a vontade, degustava o capim que toma conta da Praça Ruy Barbosa, situação essa que se repete nas demais praças da cidade, bem como nas ruas e avenidas. A falta de serviços de podagem e roçagem no município é um problema que se estende há anos.

Redação Notícias de Ubatã

Destaques