Polícia apreende 135 quilos de maconha em Pernambués

Polícia apreende 135 quilos de maconha em Pernambués
Uma operação da Polícia Militar (PM) realizada nesta terça-feira (20), no bairro de Pernambués, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de 135 kg de maconha. A ação tinha como objetivo de reforçar a segurança na região, após toque de recolher imposto por criminosos nesta segunda-feira (19). João Lucas Santos Paixão, de 26 anos, e outro homem, que ainda não foi identificado, foram presos com drogas e acusados de tráfico. A maconha foi localizada em uma casa abandonada. Participaram da operação 125 PMs do Esquadrão Águia, do Batalhão de Choque, do Esquadrão de Polícia Montada, da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pernambués), do Grupamento Gêmeos, da Operação Apolo e da Polícia de Rondas Especiais (Rondesp), além de um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer). Além de Pernambués, foram feitas rondas e abordagens preventivas na Saramandaia, Jardim Brasília, Baixa do Manu e Av. Luís Eduardo Magalhães.
Informações Bahia noticias
Unlabelled

Ações de Marcelino Galo na Assembleia expõem recorte racial nas áreas de atuação


Nesta terça-feira, dia 20 de novembro, data que representa a luta de Zumbi dos Palmares e de toda a comunidade negra, os governos federal e estadual comemoram ações estruturais no combate ao racismo, à intolerância religiosa e à desigualdade econômica entre as diferentes etnias. Essas ações se referem às políticas públicas como a transferência de renda, com programas sociais e capacitação de jovens negros entre 16 e 25 anos. Na Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) direciona sua atuação na Assembleia Legislativa (Alba) para as causas do movimento negro. Foi assim com a aprovação do projeto de lei que criou o Programa e a Política de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública (Proater e Peater) e agora com o projeto que pode garantir terras aos remanescentes de povos quilombolas e de fundos e fechos de pastos.

“Em ambas as peças fui relator e me orgulho muito de auxiliar e trabalhar as melhores diretrizes ouvindo os órgãos envolvidos e os grupos que serão beneficiados. Nesses dois casos o foco principal foram as comunidades rurais que, em sua maioria, são compostas de pessoas negras, que sofrem com o descaso e com a falta de políticas e que merecem uma vida digna nas regiões em que vivem. Se lutamos por regularização fundiária para povos quilombolas, lutamos por uma causa também do movimento negro”, afirma o parlamentar petista. Galo ainda destaca a criação da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi) e a prioridade que a Bahia tem dado nas ações do Carnaval, por exemplo, com a valorização dos blocos afros, ação pioneira que prioriza a cultura negra na maior festa popular do país.

Segundo a chefe de gabinete do deputado, Ana Torquato, o mandato está voltado para as lutas das comunidades negras, independente de suas origens. “Mantemos funcionários negros, com cerca de 75% do contingente de assessores e assessoras que contratamos para atuar em diferentes regiões do estado. Galo sempre priorizou as causas dos povo negro até por ser oriundo de movimentos sociais e populares e o povo negro está inserido neste contexto”, declara. Ainda de acordo com Torquato, o mandato petista prioriza a reparação e diminui a distância entre as políticas públicas e os governos. “Somos um caminho para esse acesso. Todas as ações perpassam por esse debate da comunidade negra. Pesca, LGBT, mulheres, agricultura familiar, educação, saúde possuem sempre um recorte racial”, completa.


Ascom do deputado Marcelino Galo



Neto pede a Wagner que seja seu 'interlocutor' com Dilma Rousseff


Neto pede a Wagner que seja seu 'interlocutor' com Dilma Rousseff
Foto: Max Haack/ Ag. Haack / Bahia Notícias
Pedi ao governador que fosse o interlocutor com a presidente [Dilma Rousseff] e faço questão que ele possa me levar até ela”. A declaração é do prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), depois de conversar durante aproximadamente uma hora e meia com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), na primeira reunião oficial entre eles, realizada na manhã desta terça-feira (20), na governadoria. Neto não deu data, mas ressaltou faz questão da presença do governador nesse encontro com Dilma. O futuro alcaide da capital baiana destacou o “esforço conjunto” entre os governos federal, estadual e municipal para o bem da cidade. Ele garantiu que a agenda de trabalho será iniciada de imediato, ao revelar sua intenção de montar grupos de trabalhos multidisciplinares com equipes do município e estado. Segundo ele, o tema prioritário será o metrô de Salvador. O democrata agradeceu ao governador e elogiou a postura de Wagner de promover a abertura do diálogo. O governador qualificou como “extremamente positiva” a conversa com Neto, que incluiu temas como política e gestão. Entre os assuntos abordados, segundo ele, estiveram o metrô, projetos estruturantes, orla de Salvador e Carnaval. “Estamos montando uma agenda de trabalho conjunta. Salvador só tem a ganhar com a parceria administrativa”, afirmou Jaques Wagner.Ao fim do encontro, os dois conversaram muito rapidamente com a imprensa. Wagner explicou aos jornalistas que ele e Neto fariam uma breve declaração, mas pediu que não fossem feitas perguntas porque se tratava da primeira conversa entre os dois gestores.  

Jequié: Conselho de Saúde entra com representação contra prefeito e organiza protesto


Jequié: Conselho de Saúde entra com representação contra prefeito e organiza protesto
O Conselho Municipal de Saúde de Jequié, junto com outros órgãos, realizará uma manifestação nesta terça-feira (20), em frente à Câmara do município, para protestar contra o prefeito da cidade, Luiz Amaral (PMDB). Na última semana, o grupo entrou com uma representação no Ministério Público contra o gestor, além do vice-prefeito Eduardo Lopes, e dos secretários Belmiro Matos (Saúde), Luciano Sepúlveda (Governo) e José Roberto Borges (Administração). “O prefeito abandonou a cidade. Não atende a gente; não vai na prefeitura. O vice e os secretários mandam lá”, acusou a presidente do conselho, Rita Souza, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo a dirigente, são cobrados da atual administração cinco pontos principais: o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) com médicos, funcionários e material de consumo; a manutenção do estoque de medicamentos da Farmácia Básica na rede; o funcionamento ininterrupto durante a semana e os finais de semana da UPA–PA 24 horas com equipe de saúde completa; o pagamento de salários atrasados de 23 médicos contratados por meio de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié; e a garantia de atendimento médico e remédios para os alunos da Apae – que estariam, segundo o conselho, sem receita médica há mais de três meses. Além do Conselho de Saúde, participam da organização do ato – que terá início às 15h, com saída da frente do MP – o Conselho de Leigos e Leigas da Igreja Católica e os movimentos negros UNNEJE e Mocambo Odara, entre outras entidades.
O prefeito afirmou que aguarda a chegada de um parecer do Ministério Público para responder aos questionamentos e rebateu as acusações de que o município estaria abandonado. “Eu não abandonei. A cidade está limpa, com salários em dia. A saúde não está abandonada. Se for olhar em relação a Itabuna, Ilhéus ou salvador, a nossa é nota oito”, comparou. O gestor ainda minimizou as acusações contra si, ao dizer que o conselho estava “cumprindo o seu papel”. “A manifestação não é exatamente contra a administração; é a favor da saúde. O pessoal sabe que todo mundo quer saúde boa, mas não tem dinheiro. É assim no Brasil inteiro. A situação é braba”, defendeu.
Informações Bahia noticias

Wagner fala sobre o Dia da Consciência Negra

Wagner fala sobre o Dia da Consciência Negra
O governador Jaques Wagner lembrou a criação da Secretaria da Promoção da Igualdade (Sepromi), a realização do Festival das Culturas Negras, a criação do Carnaval Ouro Negro e a valorização das manifestações culturais afro-brasileiras nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra. “Esse é um governo que tem compromisso com essa luta de combate ao racismo, como na luta do combate a qualquer tipo de discriminação”, declarou no programa Conversa com o Governador, ao comentar que 62 municípios baianos fazem parte do Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial. Wagner também falou sobre a audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a questão dos limites territoriais da Bahia na região oeste e os investimentos em irrigação, reforçados com o lançamento, pela presidente Dilma Rousseff, do programa Mais Irrigação. Clique aqui para ouvir a edição desta terça-feira (20) do Conversa com o Governador.

Uruçuca: Vereadores investigam suspensão total dos serviços de saúde no município

Uruçuca: Vereadores investigam suspensão total dos serviços de saúde no município
CEI foi aprovada por seis votos a dois nesta segunda |Foto: Uruçuca Notícias
Os vereadores de Uruçuca, no sul baiano, aprovaram nesta segunda-feira (19) a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a suspensão dos serviços de saúde no município. Seis dos noves edis votaram a favor da formação do colegiado. Conforme denúncia do Legislativo uruçuquense não há médicos, enfermeiros, remédios e até material para curativo nas unidades de saúde de Uruçuca. Segundo os edis, o atual prefeito Moacyr Leite (PP) teria demitido os profissionais de saúde após o pleito do último dia 7 de outubro, que impôs ao gestor uma derrota política. Uma representação também foi encaminhada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). O postulante pepista, que tentava a reeleição, ficou em segundo lugar no pleito com 45,79% dos votos válidos. A partir do próximo dia 1º de janeiro, Uruçuca será governada pela prefeita eleita Fernanda Silva (PT), que obteve 53,78% dos sufrágios validados. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a atual administração, mas os telefones disponíveis não completaram as ligações.
Informações Bahia noticias

Destaques