Audiência entre Dilma, Wagner e Neto sela pacto por Salvador

Audiência entre Dilma, Wagner e Neto sela pacto por Salvador
Foto: Robert Stuckert Filho / PR / Divulgação
A presidente Dilma Rousseff se reuniu em Brasília nesta quinta-feira (6) com o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), e com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que apontou a concretização de um pacto pela capital baiana durante a audiência. “As divergências não vão obstruir o que Salvador merece receber”, afirmou Wagner após o encontro que durou pouco mais de uma hora. De acordo com o governador, a intenção é trabalhar em harmonia com a administração municipal e esse foi o motivo que o levou a intermediar a primeira audiência do prefeito eleito da terceira maior capital do país com a presidente da República. “Foi uma conversa madura”, avaliou o governador. Ele citou ainda que entre os assuntos tratados estiveram a recuperação da orla marítima, parcerias para o metrô, obras de mobilidade urbana e recursos para as encostas, que demandam, segundo levantamento de Neto, recursos da ordem de R$ 750 milhões. Há disposição de acelerar os entendimentos, disse Wagner, ao falar que ”o que é bom para o Estado, é bom para Salvador”. “Foi determinante o papel do governador Wagner para que a conversa se realizasse. Existe disposição dos três para desenvolver, em conjunto, projetos importantes e prioritários para a cidade”, disse o democrata. Durante a campanha da eleição de outubro deste ano, em um comício do então prefeiturável petista Nelson Pelegrino, Dilma declarou que “Salvador não pode ter um governinho, não pode ter um governo pequenininho". Horas após o encontro na capital nacional, Neto afirmou estar entusiasmado com o diálogo ocorrido nesta quinta.

The Economist chama PIB do Brasil de ‘moribundo’ e sugere demissão de Mantega

The Economist chama PIB do Brasil de ‘moribundo’ e sugere demissão de Mantega
A revista britânica The Economist levantou o tom contra a presidente Dilma Rousseff e engrossou o coro dos que pedem a cabeça do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A publicação disse que a economia brasileira é uma “moribunda criatura”, chamou a presidente de “intrometida-chefe” ao se referir às intervenções do Estado no mercado e acrescentou que, se ela fosse mesmo pragmática, “deveria demitir o senhor Mantega”. A revista publicou três textos sobre a economia brasileira. Após a divulgação de que o Produto Interno Bruto (PIB) do País cresceu apenas 0,6% do segundo para o terceiro trimestre, parte dos agentes do mercado disse acreditar que Mantega seja substituído. De outro lado, houve quem argumentasse que o cálculo do PIB estivesse subestimando o tamanho da economia, por tratar os ganhos do setor financeiro com uma metodologia imprecisa. Na ocasião, Mantega defendeu-se e disse que a maior parte dos economistas do setor privado também errou a previsão do PIB e lançou um pacote de estímulos à construção civil e disse que novas medidas estão por vir. Para a Economist, o problema não está na falta de esforços do governo para fazer o País crescer e sim no que a revista avalia como uma “intromissão” excessiva do governo na economia.
Informações Bahia noticias

Contas da prefeitura de Ipiaú continua sem data para ser julgadas

As contas da Prefeitura Municipal de Ipiaú não entraram na pauta desta quinta-feira (06) como estava previsto. O conselheiro Fernando Vitta, relator do processo, retirou da pauta semana passada e não decidiu até agora quando voltará a analisar os documentos.

O Tribunal de Contas dos Municípios se reúne somente mais duas semanas, quando encerra as atividades de 2012 e não pode deixar nenhum processo sem julgamento. Estamos de olho!
Por Marcio Martins

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos no Rio de Janeiro

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos no Rio de Janeiro
A dez dias do seu aniversário de 105 anos, o arquiteto carioca Oscar Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5) no Rio de Janeiro. Internado desde o dia 3 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul carioca, o arquiteto teve uma piora na última terça-feira (4) quando uma infecção respiratória alterou seu estado clínico. Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes em 1934 e se tornou uma referência internacional na área. Ao lado de Lúcio Costa, ajudou a dar forma à nova capital e concebeu edifícios como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. Ele foi o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura. Niemeyer deixa a mulher, Vera Lúcia, 67, com quem se casou em 2006. Deixa ainda quatro trinetos, 13 bisnetos e quatro netos, filhos de Anna Maria, sua única filha, morta em junho deste ano aos 82, fruto de seu casamento com Anita Baldo, de quem ficou viúvo em 2004. Com informações da Folha.

Câmara aprova projeto que torna hediondos crimes de pedofilia

Câmara aprova projeto que torna hediondos crimes de pedofilia
O plenário da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei 5658/09, do Senado, que amplia a tipificação do crime de exploração sexual de criança ou adolescente e torna hediondos outros crimes relacionados à pedofilia, informa a Agência Câmara. Devido às mudanças feitas pela Câmara, a matéria retorna ao Senado para nova votação. O projeto considera crime o aliciamento, o agenciamento, a atração ou a indução de criança ou adolescente à prática de exploração sexual. Atualmente, o crime é definido apenas como submeter pessoas dessas idades à prostituição ou à exploração sexual. Na Lei do Crime Hediondo (8.072/90), o texto inclui na listagem os crimes como tráfico nacional ou internacional de pessoa para exploração sexual, facilitação do envio da pessoa ao exterior sem requisitos legais e comercialização ou divulgação de material de pedofilia (vídeos, fotos). Outra novidade é o aumento do patamar mínimo da pena, que passa de 4 a 10 anos de reclusão para 5 a 10 anos. Aqueles que facilitarem o crime ou impedirem que a criança ou adolescente abandone a prática estão sujeitos à mesma pena. Novos agravantes que aumentam a pena da metade são incluídos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), como o uso de violência e a participação do agente do crime nos lucros da atividade.

Secretários municipais de Porto Velho são levados para sede da PF

Suspeitos de praticar fraudes em licitações milionários, três secretários municipais de Porto Velho (RO) já foram levados nesta quinta-feira (6) para a sede da Polícia Federal na cidade. São eles: Jair Ramires (Serviços Básicos), Miriam Saldaña (Obras) e Israel Xavier (Projetos Especiais). Organizada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, junto com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado, a Operação Vórtice foi deflagrada nesta quinta. De acordo com o Ministério Público Estadual, os mandados de prisão são cumpridos nas secretarias municipais da Administração (Semad), Serviços Básicos (Semusb), Obras (Semob), Agricultura (Semagric), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Controladoria-Geral do Município. A Polícia Federal também apreendeu vários malotes, equipamentos eletrônicos e documentos. Informações do G1.

Unlabelled

MPF pede prisão da prefeita de Barreiras por demissão de servidores

                                                                
O Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da república José Ricardo Teixeira Alves, pediu a prisão da prefeita de Barreiras, cidade no oeste baiano, Jusmari Oliveira. Ela descumpriu a ordem judicial que obrigava a prefeita a recontratar os servidores da Secretaria da Saúde demitidos logo após a eleição. Os servidores que não foram demitidos estão em greve há dez dias porque estão com os salários atrasados. Na quarta-feira (5), eles fizeram um protesto, enquanto os postos de saúde ficaram vazios por falta de condições de atendimento à população. Uma auxiliar de laboratório afirma que não consta no extrato o depósito do salário e que já está com a mensalidade do colégio do filho atrasada. "Indignação total, é escola de filho, eu tenho luz, água para pagar, lojas atrasadas, sendo chamada de caloteira", declara Rosimary Santos. Os servidores também reclamam da situação de trabalho. Em um posto de saúde do bairro Vila Rica é possível ver mato por toda parte, além de lixo hospitalar, que, segundo os funcionários, não é recolhido há dois meses. Dentro do posto o balcão da recepção está danificado por causa dos cupins e os medicamentos não são entregues há dois meses. Na sala de vacina, a válvula do banheiro que fica ao lado esta exposta e há sinais de infiltração, o que pode provocar a contaminação do ambiente. Com informações do G1.

Estatuto do Desarmamento pode ser revogado; relator do projeto é deputado baiano

Estatuto do Desarmamento pode ser revogado; relator do projeto é deputado baiano
Foto: Reprodução / Roberto Tenório
Sob o argumento da violência que aterroriza grandes cidades brasileiras nos últimos tempos, como São Paulo e Florianópolis, a Câmara Federal poderá aprovar o Projeto de Lei 3.722/2012, que revoga o Estatuto do Desarmamento. A relatoria da matéria é do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), informa o Correio Braziliense. A norma, em vigor desde 2003, impõe restrições à posse de armas no país. A insegurança da população foi o motivo mais citado na audiência pública promovida nesta quarta-feira (5) pela Comissão de Relações Exteriores para tratar da proposta. Entre as mudanças, o projeto pretende tornar o registro de posse de armas vitalício, diferentemente da regra atual, de renovação a cada três anos. Também aumenta de seis para nove a quantidade de armas que uma única pessoa pode ter. E diminui a indenização paga à população que entrega revólveres, pistolas, metralhadoras e fuzis nas campanhas feitas pelo governo. Na audiência, o discurso contra o Estatuto do Desarmamento prevaleceu, com a presença maciça de representantes da indústria armamentista. Ainda de acordo com o Correio Braziliense, o Instituto Sou da Paz, que poderia fazer o contraponto, por ser publicamente favorável às restrições atuais para posse de armas, chegou a ser convidado para o debate, mas, na véspera, teve o convite cancelado pelo deputado Cláudio Cajado, que presidiu a audiência pública.
Informaçõe Bahia noticias

Destaques