Pesquisa mostra que 63% da população está insatisfeita com o Judiciário brasileiro

Pesquisa mostra que 63% da população está insatisfeita com o Judiciário brasileiro
O relatório do Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, aponta que 63% da população se diz insatisfeita ou muito insatisfeita com a atuação da polícia no Brasil. O percentual aumenta para 65% entre os mais pobres, e entre os mais ricos, a insatisfação é de 62%. Para a coordenadora do ICJBrasil, Luciana Gross Cunha, os dados são alarmantes, ainda mais ao considerar “os últimos acontecimentos envolvendo o assassinato de policiais e diversas pessoas na periferia”. O índice analisa a confiança da população brasileira no Judiciário desde 2009. Entre abril e setembro de 2012, o indicador ficou em 5,5 pontos, numa escala de 0 a 10. Os pontos são calculados com base em subíndices de comportamento, que verifica os casos concretos, e de percepção, que analisa o sentimento da população em relação ao Judiciário sobre celeridade, honestidade, neutralidade e custos de acesso. Para 90% dos entrevistados o Judiciário é moroso e demora a resolver os conflitos. Além disso, 82% afirma que os custos para acessar o Judiciário são altos e 68% afirmam que é muito difícil utilizar a Justiça. Cerca de 64% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é desonesto e que não é independente. Ao verificar o grau de confiança dos brasileiros em diversas instituições, a pesquisa apontou que as Forças Armadas detém a maior parte da confiança, com 75%, seguida pela Igreja Católica, com 56%, Ministério Público, com 53%. As grandes empresas e a imprensa escrita ficaram empatadas com 46% da confiança dos entrevistados e o governo federal ficou com 41%. A polícia e o Poder Judiciário tem 39% das respostas positivas, ganhando apenas das emissoras de TVs, com 35%, vizinhos, 30%, Congresso Nacional, com 19% e os partidos políticos, com apenas 7% da confiança. O relatório escutou 3,3 mil pessoas em oito estados brasileiros.
Informações Bahia noticias

Operação apreende oito máquinas caça-níqueis em América Dourada


Investigadores da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) apreenderam oito máquinas caça-níqueis no município de América Dourada, no centro-norte baiano, na última quarta-feira (12). Os equipamentos estavam em duas casas de jogos localizadas no povoado de Soares, na zona rural. Segundo a Polícia Civil, os estabelecimentos foram interditados por contravenção e duas funcionárias ouvidas pela delegada Maria José Maciel. Em seguida, as duas foram liberadas. As máquinas foram encaminhadas para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 
Informações Bahia noticias.

Sarney elogia Dilma e Presidência interina foi uma surpresa

Sarney elogia Dilma e Presidência interina foi uma surpresa
Em sua última atividade no Palácio do Planalto como presidente da República interino, o senador José Sarney disse nesta sexta-feira (14) que reassumir o cargo que exerceu há mais de duas décadas foi uma grata surpresa. Sarney também elogiou a presidente Dilma Rousseff, a quem considerou uma mulher “extraordinária”. “Na minha vida eu tive que me preparar para muitas surpresas. Uma delas foi esta, de assumir a Presidência da República depois de 22 anos, substituindo a presidente Dilma Rousseff nestes breves instantes”, disse Sarney, durante cerimônia de transmissão do cargo de secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Como presidente do Senado, Sarney é o terceiro na linha sucessória presidencial. Ele assumiu a Presidência agora em razão de viagens da presidente Dilma à França e à Rússia, do vice-presidente Michel Temer a Portugal, e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, ao Panamá, para participar de reunião do Parlamento Latino-Americano (Parlatino).
Unlabelled

Ipiaú:vereadores aprova Orçamento para 2013 com 10 % de "Suplementação"

                                                                             
Na ultima Sessão Ordinária da Câmara de vereador de Ipiaú quando foi discutido e aprovado o Orçamento para exercício de 2013 do Município de Ipiaú, uma duvida ficou na mente de muitas pessoas, inclusive foi motivo de um comentário de vereador José Andrade Mendonça, que usou um programa de Radio para questionar o vereador Nena Passos, foi o credito adicional de suplementação orçamentaria para o Orçamento de 2013 com um percentual de 10 %.

O vereador José Mendonça disse que consultou uma empresa de consultoria em São Paulo e que a mesma informou que não é legal suplementar um Orçamento que ainda não existe; enquanto isso existe um questionamento: Porque a aprovação deste credito adicional suplementar agora para uma gestão que anda não começou? Porque não esperar para janeiro já que os novos vereadores já tomaram posse e a bancada do prefeito é maioria? pergunta será que o prefeito fechará as contas do exercício 2012?  Será que o vereador José Mendonça está errado em questionar a suplementação de 10 % parecer exarado pela comissão de finanças e aprovado pelo pleno na sessão de quinta-feira,13/12/12 ? Fica a pergunta no AR quem souber responda.
(Fonte Ipiau Urgente)

Destaques