Royalties: 'A Bahia financiou exploração de petróleo no Rio e Espírito Santo', defende Fórum Empresarial

Royalties: 'A Bahia financiou exploração de petróleo no Rio e Espírito Santo', defende Fórum Empresarial
Fórum pede a parlamentares baianos derrubada do veto da presidente Dilma
O Fórum Empresarial da Bahia reivindicou, em carta enviada aos parlamentares da bancada baiana e ao governador Jaques Wagner (PT), nesta segunda-feira (17), a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff (PT), que impede a redivisão dos royalties da exploração de petróleo dos atuais contratos. No documento, a entidade expressa a posição das classes empresariais do estado e solicita a interferência do líder baiano junto aos senadores e deputados federais da Bahia, para que votem pela derrubada do veto presidencial. “Cremos que os bens da União, conforme definição constante no Artigo 20 da Constituição Federal de 1988, ao se referir aos recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva, não devem ser distribuídos por apenas dois estados da Federação. Assim, solicitamos que transmita ao líder da bancada baiana na Câmara Federal, Daniel Almeida (PCdoB), a firme posição dos empresários da Bahia, representados pelas 22 entidades que compõem este Fórum, plenamente favorável à derrubada do veto presidencial”, afirmou o grupo na nota. "A Bahia viabilizou a Petrobras nos seus primeiros anos de existência e em relação ao Rio e Espírito Santo, além de ter financiado a exploração dos seus campos, construiu as plataformas de exploração e produção em águas rasas, que permanecem em operação. Por essa razão, a Bahia merecia melhor tratamento por parte do governo federal”, cobrou.

Mensalão: Fim do julgamento é marcado por mal estar entre ministros

Mensalão: Fim do julgamento é marcado por mal estar entre ministros
Última sessão da Ação Penal 470 termina com discussão entre ministros
Após 53 sessões o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou, nesta segunda-feira (17), o julgamento da Ação Penal 470, o mensalão. O processo durou mais de quatro meses. A última decisão tomada pelos ministros da Corte foi determinar a cassação do mandato dos deputados federais condenados no esquema. No entendimento do Tribunal, de fato houve desvio de recursos públicos (originários do Banco do Brasil e da Câmara) para compra de apoio político no governo Lula. Dos 37 réus julgado,s 25 foram condenados. Ao todo, 11 receberam penas superiores a oito anos e vão cumprir a pena inicialmente em regime fechado. Outros 10 foram condenados a regime semiaberto. Durante a última sessão do processo, o presidente do STF e relator do processo, Joaquim Barbosa, agradeceu a três auxiliares que atuaram no caso. O gesto gerou um mal estar, pois o ministro Marco Aurélio de Melo criticou a atitude do colega sob a alegação de que o agradecimento não era tradição da corte. Ele abandonou o plenário em seguida. "A tradição desse tribunal é de não prestar exageradamente homenagem e tributos descabidas. Nos últimos anos, essa tradição foi sensivelmente alterada. Da minha parte, jamais se ouviu sair da minha boca esse tipo de consideração. Fazê-lo de maneira a quem conosco colabora não parece inapropriada", disse Barbosa. Apesar do fim do julgamento o STF não definiu quando ocorrerá a prisão dos condenados.
(Infor. Bahia noticias)
Unlabelled

Governo garante a construção do shopping popular em Vitória da Conquista



Comemorando os 10 anos de criação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o governo do Estado assinaram na manhã desta segunda-feira (17), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, ordens de serviços, autorização para licitações de obras e termos de acordo de compromisso com a Caixa Econômica federal. O deputado estadual Marcelino Galo (PT), destacou os investimentos de R$ 4,5 milhões do governo da Bahia que serão utilizados para a construção do Shopping Popular em Vitória da Conquista.

“A construção do centro de comércio informal em Conquista atenderá a grande demanda da população, além de dar organicidade e desenvolvimento ao setor, pois será construído no centro da cidade e terá mais de 3 mil metros quadrados e 321 boxes”, avalia o deputado.

Foram assinadas cinco ordens de serviços, que garantem a construção do Centro de Comércio Informal de Vitória da Conquista, a urbanização do entorno do Mercado de Paripe, no subúrbio de Salvador, a urbanização e infraestrutura de Águas Claras II, requalificação do sistema viário em Nova Constituinte, a segunda etapa do Jardim Mangabeira II, além de autorizações de licitação e termo de acordo e compromisso com a Caixa Econômica Federal.
(Ascom Dep. Marcelino Gallo)

ASSEMBLÉIA DO PAPAMEL NOMEIA NOVA DIRETORIA




O Grupo Ecológico Humanista PAPAMEL, em sua Assembléia Geral Ordinária, nomeou os novos Membros para a sua Coordenação Geral e para o Conselho Fiscal, para o período de 2013 a 2016.

Foram nomeados para a Coordenação Geral do PAPAMEL. Ednaldo Novais Santos, Jaime Gonçalves de Matos Júnior e Valdinete Nascimento dos Santos.

A Nova Coordenação Geral anunciará na sua primeira reunião, que acontecerá no prazo de sete dias, os nomes que comporão as Secretarias Executiva e Jurídica e a Comissão de Patrimônio do PAPAMEL.

Para o Conselho Fiscal do PAPAMEL foram nomeados: Paulo César dos Santos, Aloiso Santana de Jesus, Lourisval Almeida, Mário Santos Sales, Robson Fernando da Silva Moreira e Maria Cristina dos Santos.

A Assembléia Geral Ordinária do PAPAMEL, além da participação de Associados e Membros Fundadores,  contou com a presença de representantes de diversas entidades, a exemplo do SINECI, do STR de Ipiaú, do Grupo de Capoeira do Contramestre Buda e, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Carlos Brandão, representando o Prefeito de Ipiaú.

( ASCOM Papamel )
Unlabelled

IPIAÚ: HOMEM FOGE DA POLÍCIA E É DETIDO COM 14 PEDRAS DE CRACK

Adronico já possui diversas passagens por tráfico de drogas, roubo e furto

A polícia perseguiu a pé o suspeito desde a Praça Ruy Barbosa até a Rua Anchieta.(Foto:Giro em Ipiaú)

Uma perseguição policial no centro da cidade na manhã desta segunda-feira, 17, chamou a atenção da população. Ao avistar uma guarnição da polícia militar, o jovem de 25 anos, Adrônico dos Santos Cordeiro, morador do Bairro Euclides Neto, fugiu quando estava em frente a loja Franscolor na Praça Ruy Barbosa. Dois militares e um policial a paisana perseguiram a pé, o suspeito desde a praça até a Rua Anchieta, em frente a FM Ipiaú, quando foi capturado com 14 pedras de crack. 

Durante a perseguição o rapaz ainda foi atropelado por um veículo na Rua Siqueira Campos. De acordo com os policiais, Adrônico já possui várias passagens na delegacia do município por tráfico de drogas e furtos. O acusado foi encaminhado pelos PM’s até o Complexo Policial.

FONTE: GIRO EM IPIAÚ

Destaques