Bahia é 5º estado mais desigual e tem 4,5 milhões sem ensino básico, segundo IBGE


Mais de 4,5 milhões de baianos com 25 anos ou mais não completaram o ensino fundamental ou sequer possuem qualquer grau de escolaridade, segundo dados do Censo de 2010 divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice equivale a 58,2% da população adulta do estado. De acordo com o instituto, há 7,7 milhões de pessoas com 25 anos ou mais na Bahia. O IBGE também divulgou o Índice de Gini, que mede o nível de desigualdade. A Bahia ficou em 5º lugar, empatada com Alagoas e atrás somente de Pernambuco, Sergipe, Amazonas e Distrito Federal. Em 2000, o estado ocupava a 11ª posição. 
Informações Bahia noticias

Serrinha: Homem é preso por sequestro de ex-namorado

Um homem foi detido na terça-feira (18), no município de Serrinha, no nordeste baiano, sob a suspeita de contratar duas pessoas para sequestrarem seu ex-namorado, informa o G1. De acordo com a polícia, o rapaz de 18 anos foi mantido em cárcere privado em um sítio e a condição para que ele fosse libertado seria reaver o namoro com o mandante da ação, um promotor de eventos de 29 anos. A vítima foi abordada por outros dois jovens, um de 19 e outro de 16 anos, quando saía do restaurante no qual trabalha na BR-324, na segunda-feira (17). De acordo com a polícia, o chefe do rapaz presenciou a ação e acionou a 1ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin), em Feira de Santana. Após o contato com familiares do rapaz sequestrado, a polícia identificou o suspeito e foi até sua residência, onde negociou a liberação da vítima. No local do cativeiro foram encontrados algemas, restos de alimentos e pedaços de velas que eram usadas para iluminar o ambiente. Ainda segundo o G1, o suposto mandante do crime foi autuado em flagrante por sequestro, cárcere privado e estupro. Ele e o homem apontado como autor do sequestro estão custodiados na delegacia de Serrinha, de onde serão transferidos para o Presídio Regional. O adolescente infrator foi apresentado pela família ao fórum local.
Informações Bahia noticias

Olindina: Vítima pede para ser algemada durante depoimento para não 'atacar' réu

Olindina: Vítima pede para ser algemada durante depoimento para não 'atacar' réu
Juiz José Brandão pediu que réu fosse retirado da sala durante depoimento
Durante uma audiência criminal realizada nesta quarta-feira (18), em Olindina, no nordeste da Bahia, uma vítima, conhecida no local como Zumbi, pediu para que quando fosse depor fosse algemado, pois poderia não se conter com a emoção diante da presença do réu Wilian Santosno Fórum. O réu responde a, pelo menos, cinco processos penais na Justiça local por tentativa de homicídio. As algemas não foram necessárias durante o depoimento, pois o Juiz José Brandão, substituto da Comarca, mandou retirar o réu da sala.

O réu tentou por duas vezes matar Zumbi em duas ocasiões diferentes. Em 2010, o acusado jogou algumas pedras no telhado da casa da vítima e quando este abriu a porta, levou um tiro no pescoço. Zumbi foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde ficou 18 dias internado. A bala não pode ser retirada. Já em 2011, Willian, ao encontrar a vítima de costas, voltou novamente a atirar contra ele.

Willian também é acusado de ter matado uma adolescente de 13 anos, em 2007. O réu, depois que foi preso, fugiu após cavar um buraco na Delegacia de Polícia local e foi para São Paulo. O réu, para disfarçar a fuga, colocou garrafas pets embaixo do lençol no colchão da cela. A polícia, de inicio, não notou o desaparecimento do preso, que só foi recapturado no ano passado.
Informações Bahia noticias.
Unlabelled

BANDIDOS EXPLODEM CARRO FORTE NA ESTRADA DO FEIJÃO: DUAS PESSOAS MORREM





Homens fortemente armados renderam seis vigilantes de um carro forte na tarde da terça-feira (18/12) na Estrada do Feijão, na localidade do município de Central, a 510 km de Salvador. De acordo com informações do coordenador Regional de Polícia - Batalhão de Irecê, Henrique José Silva Moraes. 

Ainda de acordo com o coordenador, os homens atiraram contra o veículo em movimento, quando o motorista do carro forte perdeu o controle e bateu contra uma moto. Duas pessoas que estavam na moto morreram no acidente.

Os assaltantes chegaram a levar alguns malotes que estavam sendo transportados, mas a empresa de seguros não informou a quantia levada. A partir de então a polícia fez um cerco na rodovia. "Conseguimos localizar os bandidos, que fugiram a bordo de um veículo. Fizemos barreiras próximo à cidade de Jussara. Os bandidos trocaram tiros com a polícia e acabaram fugindo", disse o coordenador.

Na manhã desta quarta-feira (19), a delegada do caso ouviu os seguranças do carro forte. O conteúdo dos depoimentos não foi divulgado para a imprensa.


FONTE: DELTA PAPA MIKE

Destaques