Dilma diz que miséria no Brasil acabará em 2014

Dilma diz que miséria no Brasil acabará em 2014
ilma veste gibão, tradicional roupa de vaqueiros no Piauí |Foto: Divulgação
A presidenta Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta sexta-feira (18) que uma das principais metas de seu governo, a erradicação da pobreza extrema, será cumprida no início de 2014. Ao participar de cerimônia de entrega de 400 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Teresina, no Piauí, a mandatária brasileira disse que na maioria dos estados a pobreza extrema será erradicada ainda em 2013. “Nós vamos acabar com a pobreza extrema, na maioria dos estados do Brasil, ainda no ano de 2013. E vamos completar esse processo de tirar da pobreza no início de 2014. É possível e vai ser feito”, afirmou. Antes da chegada da líder nacional, Teresina e outros 32 municípios da região metropolitana e do interior do Piauí ficaram sem energia elétrica durante pouco mais de uma hora, na manhã desta sexta. O blecaute foi provocado por causa de um curto-circuito em um transformador e a eletricidade só foi totalmente restabelecida minutos antes da chegada de Dilma. O "apaguinho" começou às 7h58 (8h58 em Brasília) e, segundo a Eletrobrás Piauí Distribuidora, atingiu 394 mil consumidores.

Galo diz que pode disputar presidência do PT com Caetano

Galo diz que pode disputar presidência do PT com Caetano
Foto: Jailton Suzart / Ag. Haack / Bahia Notícias
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) não descarta disputar a presidência do partido na Bahia com o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que seria o candidato da preferência do governador Jaques Wagner para comandar a legenda no estado. Em entrevista ao Bahia Notícias, Galo disse que o processo de discussão está no início e que dependerá das correntes internas da sigla, assim como das bases. “Não se descarta nenhuma possibilidade. Se for necessário, como em 2005, quando o PT passava por uma crise, irei tranquilamente ”, afirmou. O petista ainda lançou uma pequena provocação a Caetano, ao ser confrontado com a relação mais próxima do antigo gestor de Camaçari com o chefe do Executivo estadual. “O PT tem muitos quadros forjados na luta, com capacidade de presidir. Quem organiza a fila também são os militantes. O que temos que resgatar é o protagonismo do partido. Governo é governo; partido é partido”, avaliou.

Repasse de recursos do FPE aos estados é ilegal, diz Gilmar Mendes

Repasse de recursos do FPE aos estados é ilegal, diz Gilmar Mendes
A transferência de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) feita pelo Executivo na quinta-feira (17) foi ilegal, segundo avaliação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O argumento: o Congresso tinha até dezembro para aprovar uma nova lei com os novos parâmetros de distribuição dos recursos do fundo, mas não o fez, o que torna os repasses ilegais. “O fato é que em 31 de dezembro de 2012 a lei deixou de integrar o ordenamento jurídico. Logo temos um vácuo”, afirmou o ministro ao Estadão. Em entrevista ao jornal paulista, Gilmar Mendes disse  que o STF não pode ser acusado pelo Legislativo de violar a independência dos Poderes quando estabeleceu prazo para a votação do novo FPE porque, avalia, “o Legislativo não precisa se afirmar ao Judiciário, porque não é o Judiciário que ameaça a sua autonomia”. O ministro afirmou ainda que o governo não pode continuar a fazer o repasse do FPE aos estados. “Essa opção não está à disposição nem do governo nem do Tribunal de Contas da União. Claro que precisamos ter o espírito aberto em razão da delicadeza institucional do tema para que se constitua uma solução”, declarou Mendes, ao admitir que se trata de uma “questão delicada”.

Seca: Otto estima que chuvas recuperem Rio Paraguaçu


Seca: Otto estima que chuvas recuperem Rio Paraguaçu
Barragem de Pedra do Cavalo abastece mais de 50% da Bahia
O governador do Estado em exercício, Otto Alencar, voltou neste sábado a Salvador, depois de enfrentar um dia de temporal na região da Chapada Diamantina, com uma expectativa positiva em relação à pior seca que já atingiu o semiárido baiano. Em contato com o Bahia Notícias, ele revelou ter recebido um relatório dos institutos nacionais de Meteorologia (Inmet) e Pesquisas Espaciais (INPE) que aponta a possibilidade de recuperação do Rio Paraguaçu, fonte da barragem de Pedra do Cavalo, responsável por mais de 50% do abastecimento de água fornecido pela Embasa. Segundo o vice-governador, a previsão é a de que chova de 250 a 400 milímetros na área até março. “É um alívio. Reabastece os mananciais e recupera as pastagens. Agora, é claro que fica um prejuízo enorme principalmente para os pequenos e médios produtores, que tiveram uma redução de cerca de 30% nos rebanhos bovinos, ovinos e caprinos”, ponderou Otto. De acordo com o chefe do Executivo interino, as condições climáticas ainda não são alentadoras para o norte da Bahia, sobretudo nas cidades de Juazeiro, Casa Nova e Pilão Arcado.

Eleição UPB: Quitéria faz campanha no interior; Otto reitera 'neutralidade'

Eleição UPB: Quitéria faz campanha no interior; Otto reitera 'neutralidade'
Candidata à sucessão do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), na presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB) faz um périplo eleitoral pelo interior do estado neste sábado (19), quando deve percorrer aproximadamente 2 mil quilômetros e conversar com cerca de 70 prefeitos . A agenda inclui visita a Maracás, no centro-sul baiano, na Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (Mercovale), onde se reúne com prefeitos da região, que apoiam sua candidatura. No encontro será chancelado um dos 17 nomes que irão compor a chapa da socialista: o escolhido é o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão Santana (PP), o Zé Cocá.  Após o encontro, Quitéria segue para Ipiaú, no sul do estado, onde conversa com gestores municipais e formaliza o ingresso do prefeito de Itagi, Railton Oliveira (PT), na chapa. A terceira parada da candidata será em Itanhém. Na Associação de Prefeitos do Extremo Sul (Apes), 21 prefeitos vão oficializar o apoio à candidata – um deles é o gestor de Teixeira de Freitas, João Bosco (PT), que integrará a chapa de Maria Quitéria. A agenda prevê ainda a visita ao município de Uruçuca, também no sul do estado, onde será formalizada a inclusão da prefeita Fernanda Santos da Silva (PT) no grupo de Quitéria que disputará a eleição no próximo dia 23.  A assessoria da candidata informou ao Bahia Notícias que ela teria uma reunião com o governador em exercício, Otto Alencar (PSD) neste domingo (20), na cidade de Cícero Dantas. Em contato com o BN, no entanto, o governador em exercício negou a informação e foi enfático ao dizer que "estou neutro" nesse processo e "já externei essa neutralidade tanto para ela (Quitéria) quanto para Wilson Cardoso". Adversário de Quitéria, sua correligionária, no pleito da UPB, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB) fez críticas a Caetano por ter prorrogado o prazo para inscrição de chapas à sucessão na entidade. Ainda de acordo com a assessoria,  integram a comitiva o candidato a vice, José Bonifácio, o atual presidente da UPB, Luiz Caetano, o deputado estadual Bira Coroa, todos petistas, e o presidente estadual do PT, Jonas Paulo. 

Destaques