O Flamengo levou a melhor no primeiro clássico do ano



O Flamengo levou a melhor no primeiro clássico do ano. Com a velocidade de Rafinha e a boa atuação de Ibson, o time aproveitou as oportunidades e venceu o Vasco por 4 a 2, nesta quinta-feira, no Engenhão. O resultado deixou o Rubro-Negro com a melhor campanha da Taça Guanabara após quatro rodadas. São dez pontos conquistados contra nove do Cruzmaltino e oito de Fluminense, Botafogo e Madureira. Conhecido como “afilhado de Zico” por ter passado pelas categorias de base do CFZ, Rafinha levou à loucura a defesa adversária e foi ovacionado pelos torcedores. Ele, Hernane, Nixon e Cleber Santana fizeram os gols do time da Gávea. Pedro Ken e Dakson descontaram para a equipe de São Januário.
O clássico começou amarrado no meio de campo e com os times usando de lançamentos longos para tentar surpreender. Sem êxito nas estratégias, Vasco e Flamengo passaram a tocar a bola e buscar penetrações em velocidade. Desta forma, a equipe da Gávea chegou com relativo perigo aos 11min. Rafinha tocou na linha de fundo para João Paulo. O lateral cruzou rasteiro e Ibson finalizou mal da entrada da área.
A resposta vascaína veio aos 18min. Abuda arrancou pela direita e cruzou na segunda trave. Bernardo dominou e chutou forte para defesa de Felipe. Com razoável superioridade no domínio territorial, o Flamengo conseguiu abrir o placar aos 24min. Ibson enfiou para Rafinha, que dividiu com o goleiro Alessandro e a bola sobrou para Hernane. O camisa 9 só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.
Atordoado, o Vasco não conseguia chegar de maneira conclusiva ao gol defendido por Felipe e proporcionava espaços nos contra-ataques. Aos 30min, Ibson mais uma vez iniciou a jogada. Elias recebeu de Rafinha e cruzou para Nixon completar de cabeça e ampliar o placar. Os rubro-negros ainda comemoravam quando o jogo ganhou em emoção. Aos 32min, Bernardo cobrou falta pela direita e Pedro Ken testou firme para fazer o primeiro do Vasco.
No embalo da torcida, o Cruzmaltino por pouco não empatou aos 37min. A bola foi cruzada na área rubro-negra, a defesa parou no lance e Wendel cabeceou. O goleiro Felipe defendeu no susto. Os times encerraram o primeiro tempo com muita correria e algumas chances desperdiçadas. Esgotados, os jogadores desceram para os vestiários apoiados pelos torcedores.
As equipes voltaram para a segunda etapa com uma substituição cada. No Vasco, Jhon Cley saiu para a entrada de Dakson, enquanto Cleber Santana entrou no lugar de Nixon no Flamengo. O próprio foi o responsável por marcar o terceiro gol rubro-negro. Logo aos 3min, Rafinha fez grande jogada e rolou para Cleber Santana, que soltou a bomba e colocou a bola no ângulo esquerdo de Alessandro.
Pouco depois do gol, o técnico Gaúcho substituiu Leonardo por Tenorio. Aos 14min, o Demolidor arriscou de fora da área e viu Felipe voar para espalmar a bola. Um minuto depois, o mesmo camisa 11 chutou para nova intervenção do goleiro rubro-negro. Aproveitando os espaços deixados pelo Vasco, o time da Gávea ampliou aos 19min. Rafinha arrancou em velocidade, deixou André e Dedé para trás e tocou na saída de Alessandro.
O Gigante da Colina ainda diminuiu aos 27min. Tenorio abriu na direita para Dakson. Com liberdade, o camisa 87 soltou a bomba de fora da área e a bola morreu no ângulo de Felipe. A disputa continuou, o Vasco pressionou, porém, não deu tempo para mais nada. Festa da torcida rubro-negra e aplausos especiais para Rafinha, o “afilhado de Zico”, no primeiro clássico dos rivais em 2013.

Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro

Bandidos assaltam Banco do Brasil de Araci

Bandidos assaltam Banco do Brasil de Araci
Foto: Voz do Campo
Bandidos assaltaram na manhã desta quinta-feira (31) a agência do Banco do Brasil do município baiano de Araci, no nordeste do estado. De acordo com o site Voz do Campo, os assaltantes foram até a casa do gerente da instituição financeira e o levaram até o banco. Não há informações sobre a quantia levada. Após o roubo, o atendimento interno da agência foi suspenso. A quadrilha pode ser a mesma que arrombou na madrugada de quinta um caixa eletrônico do Banco do Brasil no município de Tucano. Além das polícias Civil e Militar do município, outras companhias estão em diligências para captura dos bandidos.  
Bahia noticias.

O Projeto de Lei só permite a veiculação de pesquisas eleitorais até 15 dias antes das eleições,


O projeto é de autoria da deputada Cida Borghetti
O projeto é de autoria da deputada Cida Borghetti.

O Projeto de Lei 4574/12 só permite a veiculação de pesquisas eleitorais até 15 dias antes das eleições, informa a Agência Câmara. Segundo a deputada Cida Borghetti (PP-PR), autora da proposta, a divulgação de consulta às vésperas do pleito não permite aos partidos a verificação dos dados, métodos adotados e prováveis erros que possam causar efeitos danosos ao processo eleitoral. Segundo a parlamentar, “não cabe em nosso processo eleitoral a veiculação de dados apresentados ao eleitor como verdade incontestável, que posteriormente divirjam acentuadamente do resultado das urnas”. Para Cida Borghetti, o eleitor deve confiar no processo eleitoral “como um todo, inclusive nos institutos de pesquisa e na imprensa”. (Bahia Notícias)

Desemprego em 2012 fica em 5,5% e é o menor em dez anos, diz IBGE


A renda em alta também ajudou neste quadro.
A renda em alta também ajudou neste quadro.
O Brasil registrou em 2012 uma taxa média de desemprego de 5,5%, a menor taxa desde o início da série histórica em 2002, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (31). Em 2011, o desemprego havia fechado em 6%. Mesmo após o pior ano em termos de geração de emprego formal em uma década, a taxa de desemprego caiu em dezembro para novo recorde, ficando a 4,6% no último mês, segundo o IBGE. Esta é a menor taxa de desemprego desde o início da atual série histórica do IBGE, em 2002. O antigo recorde é de dezembro de 2011, quando o indicador ficou em 4,7%. O baixo desemprego –garantido principalmente pelo setor de serviços– sustentou a demanda dos consumidores e ajudou a evitar uma recessão no ano passado. A renda em alta também ajudou neste quadro. (Uol)

Cinco baianas foram libertadas de dois prostíbulos espanhóis


Quando as mulheres chegavam na Espanha, tinham os documentos pessoais retidos.
Quando as mulheres chegavam na Espanha, tinham os documentos pessoais retidos.
Foi desarticulada ontem uma quadrilha internacional que traficava mulheres para a Espanha e as obrigava a se prostituir. A Polícia Federal (PF), que realizou a operação em parceria com a polícia espanhola, prendeu ontem o casal responsável por aliciar as mulheres em Salvador. Cinco baianas, entre 20 e 30 anos, foram libertadas de dois prostíbulos espanhóis ontem e estão sob a custódia da polícia espanhola. Segundo a PF, elas devem voltar para o Brasil nos próximos dias. O casal, conhecido como China e Neguinha, morava em Cajazeiras e convencia mulheres de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, a trabalhar como dançarinas em duas casas de show nas cidades de Salamanca e Agra.
Quando as mulheres chegavam na Espanha, elas tinham os documentos pessoais retidos, inclusive o passaporte, e eram ameaçadas para se prostituírem e pagar os gastos com a viagem. Segundo a PF, já há provas de que a quadrilha agia pelo menos desde o início do ano passado. Em Salamanca, uma brasileira de pronome Renata, e o marido espanhol, donos dos dois prostíbulos para onde as mulheres eram levadas, foram presos ontem, além dos gerentes dos estabelecimentos. “(Os membros da quadrilha) Diziam que caso elas fugissem sem quitar a dívida, haveria retaliação às famílias delas”, contou Fernando Berbert, coordenador da Operação Planeta, como foi batizada ação. Leia mais no Correio.

Destaques