Em alta: Rádio está presente em 88% das residências do país




Em alta: Rádio está presente em 88% das residências do país
Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua a ser um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o rádio - que comemora nesta quarta-feira (13) seu dia mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%. Segundo a Agência Brasil, o país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente. Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores. Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o rádio faz parte da cultura dos brasileiros e não perderá espaço porque está acompanhando a evolução do setor. “Neste momento especial de transformações tecnológicas e do aparecimento de outras mídias, o rádio segue firme no nosso dia a dia porque também se transformou”, diz.

Prestes a entrar no PT, José de Abreu quer defender legalização da maconha se for deputado

Prestes a entrar no PT, José de Abreu quer defender legalização da maconha se for deputado
A imagem do ator José Abreu entre ao lado da à época recém-eleita presidente Dilma Rousseff intrigou muita gente, que desconhecia a proximidade do artista com a alta cúpula petista. De janeiro de 2010, quando Dilma foi empossada, até hoje, muita coisa mudou na vida do ator, que descansou em Cuba no período de carnaval antes de retornar aos palcos com a peça "Bonifácio Bilhões", cujo tema central é a ética. Em entrevista ao jornal O Globo, José de Abreu, de 68 anos, que está prestes a se filiar formalmente ao PT, falou sobre o desejo de ser candidato a deputado federal pelo Rio e as bandeiras que vai defender caso seja eleito, entre elas a legalização da maconha e do aborto. Abreu, que é amigo de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, critica o julgamento do mensalão. “Mensalão é uma palavra idiota. Mensalão é o quê? Sabatina mensal? Mensalão significa que (os deputados) ganhavam dinheiro para votar (a favor de projetos do ex-presidente Lula no Congresso)? Quais foram essas leis votadas? Quantas vezes por mês foram dado dinheiro aos deputados? Qual é a relação do dinheiro teoricamente dado e a lei e votada a favor do PT? Nenhuma”, afirma Abreu. Segundo ele, “há muita coisa para se discutir”. Apesar de qualificar como “idiota” o termo, o ator ressalta que “o mensalão tucano(processo ocorrido em 1998, na campanha à reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas, que envolve personagens e características semelhantes ao caso julgado no STF com réus petistas) é muito anterior e não foi julgado” e questiona: “Por que o José Dirceu é julgado em última instância sem ter uma instância intermediária? Ele não tem foro especial”.

Fichas-sujas comandam prefeituras nos bastidores

Reportagem da Folha de S. Paulo revela que políticos fichas-sujas, que abandonaram a disputa na reta final das eleições do ano passado para eleger familiares como prefeitos, estão agora a atuar nos bastidores nas administrações dos parentes. Segundo o jornal, em alguns municípios, a oposição diz que os atuais prefeitos são laranjas e que quem comanda a prefeitura, de fato, são seus padrinhos, que abriram mão da candidatura para não serem barrados pela Lei da Ficha Limpa – o que aconteceu em pelo menos 33 cidades. Na cidade mineira de Caputira, o ex-prefeito Jairinho (PTC) admitiu que ajuda o filho, o prefeito Wanderson do Jairinho (PTB), a administrar o município. "Se você tivesse um pai prefeito, não ia perguntar as coisas? Mas ele é o prefeito." Outro caso mencionado pela matéria da Folha é o de Conde, no litoral norte baiano, onde o ficha-suja Paulo Madeirol (PSD)renunciou à candidatura na antevéspera da eleição, mas elegeu a mulher, Marly Madeirol (PTN, mas seria o prefeito de fato, segundo a Folha. Como noticiado pelo Bahia Notícias, Paulo Madeirol foi nomeado secretário de Administração de Conde. Em Padre Paraíso, também em Minas Gerais, a prefeita Neia de Saulo (PT), que em 2012 disse à Folha que o marido, ex-prefeito ficha-suja, ia "ajudar de longe", nomeou Saulo Aparecido (PTB) secretário de Saúde.

Ilhéus: Mulher coloca fogo no marido e depois se esfaqueia


O homem foi queimado enquanto dormia.(Foto:Guarda Maria Blog)
O homem foi queimado enquanto dormia.(Foto:Guarda Maria Blog)
Enciumada, esposa resolve colocar fogo no marido. A mulher esperou o marido dormir para incendiá-lo. O fato foi registrado na noite deste domingo (10) na Zona Norte de Ilhéus. Gilmara Pereira dos Santos colocou fogo no marido,  Cláudio Cezar Gonçalves de Oliveira após uma briga no bairro Barra, em Ilhéus. Segundo informações de vizinhos,  a mulher teria jogado um frasco com álcool no homem e acendido um fósforo. Segundo populares, a briga com o marido começou após uma crise de ciúmes – Logo após uma festa de carnaval. 90% do corpo do homem foi queimado. Segundo o Blog Guarda Maria, a mulher foi encontrada com ferimentos na barriga após se esfaquear.  Foi acionado o SAMU que prestou os primeiros socorros e encaminhou as vítimas até o Hospital Regional. Ela passou por uma intervenção cirúrgica, mas foi autuado em flagrante pelo delegado Irineu Alves Andrade. Gilmara Pereira, após obter alta médica, será transferida para o Presídio Ariston Cardoso. (Radar Notícias)

Ipiaú: Presos aproveitam o feriado de carnaval e fogem da delegacia


Quatro presos teriam fugido na tarde desta terça-feira.
Quatro presos teriam fugido na tarde desta terça-feira.
A polícia realiza buscas na região.
A polícia realiza buscas na região.
Na tarde desta terça-feira, 12, quatro presos da delegacia de Ipiaú, fugiram da unidade carcerária. Ainda não há informações de como os detentos conseguiram escapar do Complexo Policial. A polícia militar e civil realizam rondas na cidade em busca dos encarcerados; Elton dos Santos Nascimento, vulgo B.A., Cleiton Sales Santos, Luiz Henrique Gomes dos Santos e Roquenaldo Santana Rocha. De acordo com informações de populares, um veículo modelo Corsa de cor prata, estava próximo ao Terminal Rodoviário para dá suporte aos fugitivos. Essa foi a segunda fuga de presos na região. Na noite de segunda-feira, após render dois carcereiros, oito presos da delegacia de Ubatã, conseguiram fugir. Até o momento nenhum dos criminosos foi recapturado. (Giro em Ipiaú) 

Ibirataia: Adolescente e garota de 08 anos morrem afogados em represa


O adolescente de 16 anos tentou salvar a garota.
O adolescente de 16 anos tentou salvar a garota.
Na tarde desta terça-feira (12), duas pessoas morreram afogadas numa represa na zona rural de Ibirataia, próximo a região das Três Barras. Segundo informações de familiares, Márcio da Silva (16) tentou ajudar sua prima de oito anos de idade, Ana Cláudia Silva Santana, que estava se afogando. Ainda segundo informações, os dois estariam brincando numa boia e a criança teria caído.  A garota é filha do ipiauense “Zinho mototaxista”. Os corpos já foram encaminhados para o IML em Jequié e posteriormente serão liberados para as famílias. (Tesouras Notícias).

Dilma passeia de barco no último dia de descanso na Bahia



A Presidente retorna à Brasilia nesta quarta.
A Presidente retorna à Brasilia nesta quarta.
A presidente Dilma Rousseff fez um passeio de barco com familiares nesta terça (12), último dia do período de descanso na Bahia durante o feriado de carnaval. Ela está desde sexta (8) na Base Naval de Aratu, da Marinha, e retomará as atividades nesta quarta-feira de cinzas, em Brasília – a agenda oficial prevê um único compromisso: uma audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, às 15h. Dilma fez o passeio na lancha Amazônia Azul, da Marinha, na companhia da filha Paula e do neto Gabriel, de dois anos. Vestida com roupas brancas e chapéu, a presidente ficou sentada na popa da embarcação. Ela desembarcou na tarde da última sexta no Aeroporto Internacional de Salvador. A base de Aratu é o mesmo local onde ela havia se hospedado em janeiro, durante os dez dias que tirou de descanso nas festas de fim de ano. Apesar dos convites do governador da Bahia, Jaques Wagner, Dilma não quis participar de nenhuma das festas de carnaval da capital baiana.(G1)

Destaques