Geddel é escanteado de reunião de lideranças do PMDB, diz Lauro Jardim


Geddel é escanteado de reunião de lideranças do PMDB, diz Lauro Jardim
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Coluna de Lauro Jardim, no blog Radar on-line, da revista Veja, afirma nesta quarta-feira (6) que o recém-eleito primeiro secretário nacional do PMDB, Geddel Vieira Lima, não foi convidado ao almoço da cúpula do partido no Palácio Jaburu que bateu o martelo para 2014 e começou a pensar nas eleições de 2018. O presidente da legenda e vice-presidente do Brasil, Michel Temer, recebeu o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), o deputado federal Eliseu Padilha (RS) e o membro do Diretório Nacional do PMDB Moreira Franco, nesta terça (5), para azeitar o discurso peemedebista e sacramentar a chapa majoritária para as próximas eleições presidenciais. Temer sairá novamente candidato a vice de Dilma Rousseff.

Cardeal brasileiro diz que data do conclave está 'difícil de sair'


Cardeal brasileiro diz que data do conclave está 'difícil de sair'
Foto: Juliana Cardilli/G1
O arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, disse nesta quarta-feira (6) que os cardeais da Igreja Católica enfrentam dificuldades para definir a data de início do conclave que escolherá o novo Papa. "Essa data está difícil de sair", afirmou o brasileiro, ao se dirigir para o quarto encontro de cardeais acompanhado do arcebispo emérito de Salvador, Dom Geraldo Majella, e do arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. "Espero que comece no dia 11. Estou com saudades de Aparecida", comentou. Na terceira reunião, realizada nesta terça (5), um telegrama em agradecimento foi enviado a Bento 16. A Capela Sistina, onde acontecerá o conclave e que estava aberta ao público desde a renúncia do agora Papa Emérito, fechou suas portas à visitação de turistas para se preparar para a eleição secreta. Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o trabalho principal de preparação consiste em elevar o piso da capela. Sobre ele, são colocadas as mesas e cadeiras para acomodar os cardeais. Informações do G1.

Wagner lamenta morte de presidente da Venezuela


Wagner lamenta morte de presidente da Venezuela
Foto: Manu Dias / GOVBA
O governador Jaques Wagner enviou nesta quarta-feira (6) um telegrama de pesar ao governo da Venezuela pela morte o presidente Hugo Chávez. “Ele sempre demonstrou ser um amigo da Bahia. Nos ajudou com intercâmbio na área da saúde, no combate à dengue. Chávez deixa um legado de amor ao seu povo e de fortalecimento da América Latina”, disse o governador. O líder venezuelano tinha uma estreita relação com o governo da Bahia. Durante sua gestão, visitou o estado brasileiro em dezembro de 2008, quando participou da  Cúpula da América Latina e do Caribe, e em maio de 2009, durante o Encontro de Cúpula Brasil-Venezuela, no Complexo Costa do Sauipe.

'Aparentemente não foi homicídio', diz delegado sobre morte de Chorão


'Aparentemente não foi homicídio', diz delegado sobre morte de Chorão
Um dos responsáveis por investigar a morte de Chorão, o delegado Itagiba Vieira, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse nesta quarta-feira (6), que não acredita que o músico tenha sido vítima de um homicídio. “Aparentemente não foi homicídio. O IML é que vai dar a causa da morte. Aparentemente ou foi por uso de medicamento ou outra substância", afirmou o delegado. O apartamento no qual o corpo de Chorão foi encontrado estava muito destruído e o dedo do cantor ferido, o que leva a polícia a cogitar que o próprio cantor tenha danificado. Saiba mais na Coluna Entretenimento.

Itabuna: MPF aciona Caixa e construtoras por defeitos em imóveis do Minha Casa Minha Vida


Itabuna: MPF aciona Caixa e construtoras por defeitos em imóveis do Minha Casa Minha Vida
Defeito em um dos imóveis do Condomínio Pedro Fontes Araújo | Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) propôs uma ação civil pública, com pedido liminar, nesta terça-feira (5), para a correção de vícios e defeitos graves na construção das unidades do Condomínio Pedro Fontes Araújo I, construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida em Itabuna, sul do estado. A procuradoria acionou a Caixa Econômica Federal e duas construtoras e pediu a suspensão da cobrança das parcelas do financiamento até a reparação dos problemas estruturais, além de indenização por danos materiais e morais sofridos pelos moradores. A obra foi gerida pela Caixa, inicialmente levantada pela FM Construtora e concluída pela Casaprópria Comercial para Construção e Construtora. Durante o inquérito civil, o MPF constatou que as unidades habitacionais apresentam defeitos graves na construção, como desabamento de teto, rachaduras, infiltrações, janelas quebradas, unidades inacabadas e esgoto a céu aberto. O banco informou que avaliou apenas duas unidades e aguardaria a liberação de novos recursos para sanar os defeitos, mas a procuradoria cobra com urgência a resolução da situação. O Ministério Público pediu, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a realização de todas as obras necessárias para adequar os apartamentos ao projeto básico do empreendimento no prazo de 30 dias. Também foi solicitado que a instituição financeira e as construtoras providenciem o pagamento de hospedagem às pessoas que precisem sair dos seus imóveis durante as reformas.

Destaques