TRE mantém prefeita de Barra do Rocha no cargo


A prefeita enfrentava uma ação eleitoral ajuizada pela Coligação ‘Mudança Já’
Coligação “Mudança Já” queria impugnação de urna de Assentamento
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) indeferiu, na tarde desta terça-feira (19), uma ação eleitoral ajuizada pelo Coligação ‘Mudança Já’ contra a atual prefeita de Barra do Rocha, Vera Lúcia Franco Ramos Costa (PSC). A ação solicitava a impugnação de uma urna e anulação da votação de seção eleitoral do Assentamento Coroa Verde, na zona rural do pequeno município sul baiano nas eleições de 2012. A Coligação ‘Mudança Já’, liderança pelo candidato derrotado nas eleições, Luís Sérgio (PSB), alegava que a urna localizada no Assentamento beneficiou a candidata Vera Franco, isso porque o local seria supostamente reduto eleitoral do vice-prefeito eleito Valdir Tavares (PT). Por unanimidade, os desembargadores da Corte refutaram os argumentos e deram ganham de causa à atual prefeita. (Ubatã Notícias)

Seca devasta a região sisaleira na Bahia


O homem se queixa da natureza, mas ele é o grande responsável pelas mudanças que nela ocorrem. O desenfreado desmatamento verificado em grandes áreas para criação de gado, em vários municípios da região sisaleira, apresenta a dura resposta da natureza: só entre os municípios de Queimadas e Ponto Novo, cerca de 80 km, pode-se contar, nas pontas dos dedos, o numero de árvores existentes.
A consequência não poderia ser outra: os rios Itapicuru Açu e Itapicuru Mirim, parecem se despedir da terra por ela sugada devido à prolongada seca e a retirada de suas águas para irrigação de pastagens de forma clandestina. Ao longo das fazendas carcaças de animais, que fartam os urubus, são elementos de uma pintura surrealista capaz de assustar e abalar o mais empedernido coração.
Na fazenda Salina no município de Queimadas, foram 400 bovinos mortos. Na fazenda Xique-Xique, outra próxima, mais 100 animais. As perdas são proporcionais ao tamanho de cada propriedade e à quantidade de animais nelas existentes. Durantes os dias (14, 16 e 18/3) a reportagem da Tribuna da Bahia percorreu os municípios de Valente, São Domingos, Nova Fátima, Gavião, Capim Grosso, Santa Luz, Queimadas, Nordestina, Ponto Novo, Candeal e Conceição do Coité, para verificar a situação, em função da estiagem e pode registrar a dramaticidade da situação.
As perdas são incalculáveis e o desespero está estampado na fisionomia de cada criador. Ninguém sabe o que fazer mesmo com os programas de ajuda dos governos.

Nicolás Maduro sai na frente das eleições venezuelanas


Nicolás Maduro sai na frente das eleições venezuelanas
Foto: Chris Young/ AFP
Se as eleições da Venezuela fossem agora a vitória seria do presidente interino do país, Nicolás Maduro, com 49,2% dos votos. O oposicionista Henrique Capriles ficou com 34,8% na pesquisa feita pela empresa local Datanalisis. As eleições venezuelanas serão em 14 de abril. Nesta segunda-feira (18), Capriles anunciou a intenção de encerrar o pacto petrolífero com Cuba, caso eleito. "Os presentes a outros países vão acabar. Não vai mais sair nenhuma só gota de petróleo para financiar o governo dos [irmãos] Castro", declarou. A afirmativa se refere ao acordo firmado entre os países, onde a Venezuela entrega petróleo em troca de serviços médicos aos segmentos mais pobres. Informações do G1.

Chuvas: Sobe para 17 o número de mortos no Rio; Dilma defende medidas 'mais drásticas'


Chuvas: Sobe para 17 o número de mortos no Rio; Dilma defende medidas 'mais drásticas'
Foto: Tânia Rêgo/ABr
Subiu para 17 o número de mortos em decorrência da chuva na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (19) pelo Corpo de Bombeiros, outras 18 pessoas estão feridas e 560 desalojadas e desabrigadas. Durante a madrugada, 18 sirenes de alerta foram acionadas pela Defesa Civil para evacuar algumas áreas. Na segunda (18), a presidente Dilma Rousseff defendeu a adoção de medidas mais severas para retirar pessoas de áreas com risco de desastres. "A nossa prevenção, hoje, avisa as pessoas. Eu acho que vão ter de ser tomadas medidas um pouco mais drásticas para que as pessoas não fiquem nas regiões que não podem ficar, porque aí não tem prevenção que dê conta, se você fica numa região, num determinado lugar, mesmo sabendo que tem que sair, né?", afirmou. A presidente não detalhou que medidas poderiam ser tomadas, mas mobilizou a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para prover "todos os recursos necessários para que não haja mais vítimas". Informações do G1.

Eduardo Campos volta a criticar 'velhas lideranças políticas carcomidas'


Eduardo Campos volta a criticar 'velhas lideranças políticas carcomidas'
Foto: Eduardo Braga/SEI-PE
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), criticou novamente “as velhas lideranças políticas carcomidas” do Brasil, ao discursar nesta segunda-feira (18) para uma plateia de aproximadamente duas mil mulheres, no teatro Guararapes, em Recife. “Estamos num processo de construção de um novo Brasil, que precisa também de um novo pacto social e político. Não vamos arrancar o resto de machismo que tem na máquina pública desse país com as velhas lideranças políticas carcomidas que nunca assumiram os compromissos de romper com esses cacoetes e deformações”, defendeu, durante evento em homenagem às mulheres e em defesa da igualdade de gênero. De acordo com o Estadão, o presidente do PSB foi ovacionado e alvo de um coro coletivo de “Brasil pra frente, Eduardo presidente”.
Unlabelled

BANDIDOS FLAGRADOS EM ESCUTA TELEFÔNICA TOMBAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

"NIEL" ATIROU CONTRA O DELEGADO DAMASCENO


Considerados três dos mais perigosos bandidos de Itabuna, tombaram em confronto com as Policia Civil e Militar de Itabuna, Ilhéus e Itapetinga na madrugada de hoje. São eles: João Paulo Lemos (Bile), Jean Carlos (Gigó) e Daniel Oliveira dos Santos (Niel). Bile e Gigó morreram em Ilhéus. Já Niel, que teria atirado contra o delegado Moisés Damasceno, numa operação que aconteceu há dias em Ferradas, tombou na região de Potiraguá. 

Segundo Damasceno, o confronto ocorreu na continuidade da Operação Libertad e os três são acusados de assaltos a banco, tráfico de drogas e homicídio. Os três bandidos foram flagrados em escutas telefônicas autorizadas pela justiça dando ordem para matar rivais do crime. "Agora o kit está completo, temos granada, colete à prova de bala, pistola... pode vir quem quiser, a gente vai botar pra quebrar", disse um deles flagrado em escuta telefônica.

FONTE: VERMELHINHO

UBATÃ: MENOR É MORTO APÓS TENTAR SEPARAR BRIGA


O adolescente foi assassinado com três facadas.

Menor foi assassinado com três facadas (Foto: Ubatã Notícias)

Na madrugada desta terça-feira (18), por volta das 2h, o ubatense Joabson Souza Santos, de 16 anos, foi assassinado após apartar uma briga iniciada num bar nas proximidades da Escola Estadual Luís Viana Neto, no Bairro Esperança. Segundo diversas testemunhas, o assassino é o comerciante Alex do “espetinho”. Segundo informações da Polícia Militar, Joabson estava num bar quando foi iniciada uma briga entre Alex do “espetinho” e outro rapaz. 

O menor ajudou a separar a briga e momentos depois foi surpreendido pelo assassino, que desferiu três facadas no abdome da vítima, que acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu no local. Após cometer o assassinato, Alex fugiu tomando destino ignorado. A Polícia Militar foi acionada, fez diversas diligências nas imediações, mas não conseguiu prender o assassino. Joabson é a quarta pessoa a ser assassinada no município este ano. Antes, três haviam sido mortos na Várzea. A Polícia Civil investiga o crime.

FONTE: UBATÃ NOTÍCIAS

STF defere liminar e suspende lei dos royalties


O pedido de suspensão foi feito na sexta-feira pelo estado do RJ.
O pedido de suspensão foi feito na sexta-feira pelo estado do RJ.
A ministra Cármen Lúcia deferiu uma liminar a favor do Rio de Janeiro suspendendo a eficácia da lei que muda a distribuição dos royalties do petróleo até o julgamento de mérito pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de suspensão foi feito na sexta-feira (15) passada pelo Estado, maior produtor de petróleo do País.  A decisão suspende integralmente a lei, tanto para os campos já em fase de produção quanto para os que ainda não foram licitados. A mudança na distribuição dos royalties do petróleo foi aprovada pela Câmara no ano passado. A presidente Dilma Rousseff vetou as mudanças que afetavam campos já licitados, mas o Congresso derrubou esse veto no início deste mês. A decisão final do Legislativo foi promulgada na sexta-feira passada e no mesmo dia os produtores de petróleo pediram ao STF a suspensão dos efeitos da nova lei por meio de liminar e a declaração de inconstitucionalidade da nova divisão.

Destaques