Galo destaca resultados da campanha pela certidão de nascimento e documentação básica no país


Galo destaca resultados da campanha pela certidão de nascimento e documentação básica no país - FOTO Vitor Fernandes 2.jpg
O Brasil iniciou uma grande mobilização nacional pela certidão de nascimento e documentação básica para permitir que o acesso ao exercício de direitos chegue à população em situação de pobreza extrema. O deputado estadual Marcelino Galo (PT) comentou nesta segunda-feira (25) a iniciativa do governo e lembrou que a campanha, já apresenta resultados bastante significativos no país.

“Nos últimos cinco anos, a média nacional de crianças sem registros caiu mais de 50%. Nosso esforço é garantir que as pessoas excluídas por barreiras sociais, políticas, econômicas e sociais obtenham o seu documento civil, que é o primeiro passo para o exercício da cidadania”, afirma Galo.

A ação, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), tem como meta erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliação do acesso à documentação. “Vamos continuar trabalhando em conjunto para que todas as pessoas tenham direito à documentação civil básica e a certidão de nascimento é o primeiro passo”, completa o deputado petista.

Keila Ramos
Ascom do deputado Marcelino Galo

União Africana suspende país tomado por rebeldes


União Africana suspende país tomado por rebeldes
Foto: Sia Kambou / AFP
O comissário da Paz e Segurança da União Africana (UA), Ramtane Lamamra, anunciou nesta segunda-feira (25) a suspensão da República Centro-Africana (RCA) e a aplicação de sanções a sete responsáveis do movimento Seleka, que tomou o poder no país e depôs o presidente François Bozizé, neste domingo (24). "O conselho [de paz e segurança] decidiu suspender imediatamente a participação da RCA de todas as atividades da União Africana bem como impor sanções, nomeadamente restrição de viajar e congelamento de bens de dirigentes do Seleka, incluindo seu líder, Michel Djotodia”, informou. Em comunicado oficial, Lamamra disse que o Conselho "pede a todos os Estados membros que tomem as medidas necessárias para isolar os autores desta mudança anticonstitucional de poder para não lhes dar abrigo e para facilitar a aplicação de quaisquer outras medidas decididas pela União Africana". A RCA já foi suspensa do grupo uma vez, em 2003, quando Francois Bozizé chegou ao poder após um golpe de Estado, e reintegrado à organização dois anos depois. Informações da Agência Brasil.

Mais de 70 mil novos casos de tuberculose foram registrados no Brasil em 2012


Números divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose em 2012, informa a Agência Brasil. A incidência da doença no ano passado foi de 36,1 para cada 100 mil habitantes. Os dados mais recentes sobre óbitos provocados pela tuberculose no país são de 2010, quando a doença matou 4,6 mil pessoas e a taxa de mortalidade registrada foi de 2,4 para cada 100 mil habitantes. Num ranking de 22 nações consideradas ‘de alta carga’ (onde há grande circulação da doença), p Brasil ocupa atualmente a 17ª posição. No país, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV.

Unlabelled

Programa Canal do Povo o Nº 1, realiza mesa redonda com diretores de associações de bairros.



                             
                      
O programa Canal do Povo desta segunda-feira25/03/13, dando continuidade ao seu trabalho de apoio as Associações de bairros estará recebendo para uma mesa redonda os diretores da Associação Comunitária Bairronovense e a nova diretoria da Associação dos moradores do bairro ACM, vencedora na eleição realizada neste domingo, 24/03/13, quando na oportunidade debaterá a importância do associativismo na vida das pessoas mais carentes e quando será questionado o pouco interesse pelas autoridades governamentais para com as associações de bairro.
 O programa Canal do Povo vai ao ar de segunda a sexta-feira das 16às 17 horas pela Rádio Livre FM de Ipiaú, apresentado por Zé Gomes.
Participe dê sua opinião Tel. 73 35313470 ou www.radiolivrefmdeipiau.com.br

Promotoria acusa Maluf de blindar bens de empresa com transferência de patrimônio


Promotoria acusa Maluf de blindar bens de empresa com transferência de patrimônio
Foto: Janine Moraes / Agência Câmara
O Ministério Público de São Paulo acusa a família do deputado federal Paulo Maluf (PP) de tentar fugir do pagamento de condenações judiciais com a transferência do patrimônio da empresa da qual é proprietária, a Eucatex, para uma nova companhia do grupo, a ECTX. Em julho de 2012, a Eucatex transferiu R$ 320 milhões de seu patrimônio para a ECTX.  A Promotoria considera a operação uma fraude, com a função de “desidratar” a Eucatex e evitar a utilização de bens da empresa no pagamento de indenizações. O vice-presidente da companhia, José Antônio Goulart de Carvalho, negou a acusação e justificou a medida com o argumento de que a nova empresa será a protagonista de outro modelo de gestão, mais transparente, a ser adotado. Informações da Folha.

Destaques