Professores estaduais aderem a movimento nacional e param por três dias



Um ano após o início da greve dos professores estaduais que durou 115 dias, mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino da Bahia voltaram às salas de aula nesta terça-feira (9) com o anúncio de mais uma paralisação. Os professores irão aderir à manifestação nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), programada para acontecer nos dias 23, 24 e 25 deste mês. Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, os docentes vão participar de uma assembleia na próxima terça (16), às 9h, no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. A categoria pede o cumprimento da lei do piso, implementação da jornada e profissionalização dos funcionários da educação. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, as escolas estarão abertas nos três dias mesmo com a mobilização. Informações do Correio. (Foto: Tiago Melo)

O vereador Orlando Santos fica indignado com a saúde do município.

O vereador Orlando Santos fica indignado com a saúde do município.

O vereador Orlando Santos (PT) citou em sessão nesta terça-feira (09/04), a sua tristeza e indignação perante a situação que se encontra a saúde do município. E diz: “Eu estou tendo que fazer no meu gabinete, o trabalho de assistencialismo que é dever do Social e não admito ver a população sendo abandonada pela Secretaria de Saúde.” Explanou a sua experiência na zona rural, onde aponta a irresponsabilidade de um motorista de transporte escolar que além de levar os estudantes de forma irregular, o mesmo quase causa um acidente envolvendo o carro da Câmara de Vereadores de Ipiaú no qual ele (Orlando Santos) e a vereadora Margarete se encontravam no momento. 
Onde vamos parar Ipiaú?
O vereador Orlando Santos (PT) citou em sessão nesta terça-feira (09/04), a sua tristeza e indignaçãperante a situação que se encontra a saúde do município. E diz: “Eu estou tendo que fazer no meu gabinete, o trabalho de assistencialismo que é dever do Social e não admito ver a população sendo abandonada pela Secretaria de Saúde.” Explanou a sua experiência na zona rural, onde aponta a irresponsabilidade de um motorista de transporte escolar que além de levar os estudantes de forma irregular, o mesmo quase causa um acidente envolvendo o carro da Câmara de Vereadores de Ipiaú no qual ele (Orlando Santos) e a vereadora Margarete se encontravam no momento.
Onde vamos parar Ipiaú?
(Fonte Ascom Ver. Orlando Santos)

Procura de brasileiros à embaixada de Seul cresce 500% após ameaça de guerra


Procura de brasileiros à embaixada de Seul cresce 500% após ameaça de guerra
Foto: Reprodução/ Reuters
O número de pessoas que procuram a embaixada do Brasil em Seul, na Coreia do Sul, aumentou em cerca de 500% desde o início das ameaças de guerra feitas pelo governo da Coreia do Norte ao país e aos Estados Unidos. Cerca de 30 pessoas têm entrado em contato por dia com o escritório da representação brasileira para saber se é real a possibilidade de um confronto com a utilização de armas nucleares e como devem proceder diante da situação de tensão. Segundo o setor consular da embaixada, a quantidade de pessoas que recorrem à representação para tirar dúvidas relativas ao possível conflito é seis vezes maior que dos que precisam resolver outras questões, mas o órgão ainda não registrou a saída de brasileiros do país em razão das ameaças. Para o ministro conselheiro da embaixada, Sérgio Luís Lebedeff Rocha, a Coreia do Sul não vive o cotidiano de um país em guerra. "Os brasileiros, principalmente os que estão há pouco aqui, estão preocupados devido ao tom da retórica dos atores principais da crise, principalmente pelo que é divulgado na mídia de fora da Coreia", explicou, ao lembrar que outras ameaças já foram feitas. "Isso acontece há décadas. Eu que vivo aqui há três anos já não me surpreendo", revelou. Informações do UOL.

Wagner se reúne com associações da PM e organiza comissão presidida por secretário

Wagner se reúne com associações da PM e organiza comissão presidida por secretário
Foto: Mateus Pereira/ Secom
O governador Jaques Wagner se reuniu nesta terça-feira (9) com representantes de associações de praças da Polícia Militar da Bahia, em audiência realizada na Governadoria, em Salvador. Durante o encontro, Wagner criou uma comissão especial, que será presidida pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. O grupo deverá apresentar em 180 dias uma proposta de modernização administrativa e organizacional da corporação. Também farão parte da comissão o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e representantes de secretarias sistêmicas do governo. Entre outros temas, serão apresentadas sugestões para a Lei de Organização Básica, o Estatuto e o Plano de Carreira da Polícia Militar. Antigo adversário do governador por comandar a última greve da polícia no estado, o vereador Marco Prisco (PSDB) esteve presente à audiência, já que é presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra). Também participaram do encontro os presidentes da Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Absso), Jackson Carvalho; e da Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPM), Agnaldo Pinto. A Polícia Militar se reunirá na primeira assembleia-geral de 2013, na próxima quinta (11), no Ginásio dos Bancários, em Salvador. Uma das entidades ligadas à classe, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta (AOPMBA), já se encontrou no último sábado (6) e ameaça paralisar as atividades por conta do baixo porcentual de reajuste anunciado pelo governador para os funcionários públicos do Estado. 

Tarso Genro diz que 80% da programação de rádio e TV deveria sair do ar

Tarso Genro diz que 80% da programação de rádio e TV deveria sair do ar
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), afirmou que mais de 80% da programação de rádio e TV deveria sair do ar, caso a Constituição brasileira fosse respeitada. A declaração foi feita em evento que discutiu a regulação da mídia, organizado por sindicatos e movimentos sociais em Porto Alegre. “Se esses artigos fossem aplicados de maneira séria, provavelmente mais de 80% dos programas que estão nas rádios e principalmente nas televisões teriam de sair do ar”, defendeu, em referência a itens do artigo 221 da Constituição, relativo à programação das emissoras de rádio e televisão. “São programas que ou transformam a mercadoria em notícia ideologizada ou promovem a violência, o sexismo e a discriminação”, acrescentou Genro. O petista também falou que o Supremo Tribunal Federal (STF) foi influenciado pela imprensa no julgamento do caso do mensalão. “Eles [os réus] já foram condenados por antecipação. Foram condenados pela mídia e o Supremo adotou a posição”, declarou o governador, presidente do PT na época em que estourou o escândalo. Informações da Folha.

TSE muda número de deputados federais de 13 Estados


A Bahia vai continuar com o mesmo número de representantes.
A Bahia vai continuar com o mesmo número de representantes.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu mudar a quantidade de deputados federais de 13 Estados do país. A alteração foi aprovada por cinco votos a dois, em sessão nesta terça-feira (9), em Brasília. A nova representação de cada Estado na Câmara dos Deputados baseia-se na população de cada unidade da federação medida pelo Censo de 2010, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatástica). A composição tinha como referência a população de 1988. Os Estados de Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira nas próximas eleições legislativas, que acontecem em 2014. Paraíba e Piauí perdem dois parlamentares cada. Amazonas e Santa Catarina vão ganhar uma cadeira a mais. Já o Ceará e Minas Gerais vão poder eleger mais dois deputados em 2014. O Estado mais beneficiado foi o Pará, que terá representação aumentada de 17 para 21 deputados. As demais unidades permanecem com o mesmo número de parlamentares. (Folha S. Paulo)

Destaques