Aécio Neves oficializa candidatura à presidência do PSDB

Em discurso com duras críticas ao PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (MG) oficializou hoje (11) a sua candidatura à Presidência do PSDB, numa clara sinalização de que será o nome escolhido pelos tucanos para disputar o Palácio do Planalto em 2014.Com tom de candidato, Aécio também mandou recados ao PSB do governador Eduardo Campos (PE) e cobrou apoio do PPS -que estuda fusão com o PMN e possível adesão à candidatura de Campos.
As declarações foram feitas no seminário organizado pelo PPS, em Brasília. Apesar de também ter sido convidado, O ex-governador José Serra comunicou na véspera do encontro que não compareceria ao encontro, que também contou com a participação de integrantes do PSB e do DEM. A ausência de Serra teria sido em razão de dores nas costas.
Primeiro a discursar no evento, Aécio acusou o PT de estar levando o Estado à hipertrofia.
“Grande parte das mazelas e dos graves problemas brasileiros está na fragilização da federação”, disse.
“Temos inúmeras etapas para serem vencidas, para a propaganda oficial que diz que é possível erradicar a miséria no Brasil por decreto, tenha a mínima correspondência na realidade dos brasileiros”, acrescentou.
O tucano também defendeu o legado do plano Real, criado ainda durante o governo Itamar Franco e estabelecido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

STF extingue sigilo do nome de investigados em inquéritos

STF extingue sigilo do nome de investigados em inquéritos
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (10), por sete votos a quatro, extinguir o sigilo dos nomes de pessoas investigadas em inquéritos em andamento na Corte. Com a decisão, será divulgado o nome completo dos investigados, em vez de aparecerem somente as iniciais. O antigo sistema foi adotado em 2010, por decisão do presidente do STF na época, Cezar Peluso, atualmente aposentado. Com a mudança, a identificação dos investigados será facilitada, muitos deles políticos, que têm foro privilegiado. Cada relator poderá, caso julgue necessário, pedir a reautuação do inquérito somente com as iniciais. Segundo o G1, o esquema vale para as novas investigações, mas não se sabe ainda se as ações em andamento serão reautuadas
Fonte Bahia noticias.

E o Conselho de Educação de Ipiaú?

A população de Ipiaú não sabe quem são os membros do Conselho da Educação, controlado pelo o prefeito Deraldino Araújo. Diante da necessidade de regularização com a renovação de sua composição, cabe agora aos vereadores ficarem atentos para essa questão e colocarem pessoas que tem o comprometimento com a cidade.

Quase 3 mil conselhos de acompanhamento e controle social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) estão em situação irregular no país. Estados e municípios que possuem qualquer pendência com relação aos conselhos precisam regularizar a situação no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que não sejam prejudicados, e a cidade de Ipiaú está incluída nesta lista.

A Lei nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundeb, determina a instituição dos conselhos, que são responsáveis por acompanhar a distribuição e a aplicação dos recursos do fundo. Também cabe a eles monitorar a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e emitir parecer sobre as prestações de contas de estados e municípios que recebem recursos do programa. Caso os conselhos não estejam regularmente estabelecidos, os entes podem ficar sem os repasses financeiros do PNATE.
Fonte Blog Marcelo Martins

Estudantes de baixa renda não precisam pagar inscrição em vestibulares federais

A lei que garante a isenção do pagamento da taxa de inscrição nos vestibulares de universidades e institutos federais de ensino a estudantes de baixa renda foi publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União. A medida garante a inscrição gratuita a quem tem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Segundo o documento, as instituições de ensino superior adotarão critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em seus cursos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos. Informações do portal G1.

Em evento comemorativo, OAB-BA divulga análise de 'situação crítica' da Justiça baiana

Em evento comemorativo, OAB-BA divulga análise de 'situação crítica' da Justiça baiana
A seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) divulgou, na manhã desta quinta-feira (11), um "diagnóstico" da situação do Judiciário estadual em evento realizado no Tribunal de Justiça da Bahia. A cerimônia comemora os 81 anos de fundação da OAB no estado. Intitulado "Análise do Poder Judiciário Estadual", o relatório tem 173 páginas e, de acordo com o presidente da entidade, Luiz Viana Queiroz, atesta "a situação crítica da Justiça na Bahia". "Nós estamos apenas confirmando que faltam juízes, serventuários, falta estrutura adequada e os advogados têm sofrido muito com a violação de suas prerrogativas", avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele promete cobrar soluções para os problemas. Além da OAB-BA e do TJ-BA, foram convidadas entidades como a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Ministério Público, Associação dos Membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Associação dos Defensores Públicos e sindicatos dos serventuários.
Fonte Bahia noticias

Juiz livra de penas réus do mensalão que fizeram delação premiada

O juiz Márcio Ferro Catapanil, da 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, absolveu dos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro os réus Lucio Bolonha Funaro e José Carlos Batista, em ação criminal aberta como desdobramento do mensalão. O magistrado chegou a condená-los em outro crime de lavagem, mas não aplicou nenhuma das penas previstas em lei porque os réus colaboraram com as investigações, por meio da delação premiada. Em associação com o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os acusados “criaram estrutura criminosa voltada à ocultação, dissimulação e movimentação de recursos oriundos de crimes contra a administração”, de acordo com denúncia da Procuradoria da República, entre os anos de 2002 e 2003. Informações do Estadão.

Destaques