Para Campos, aprovação de projeto que limita novos partidos é 'manobra antidemocrática'


RECIFE - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), classificou nesta quinta-feira, 18, como "manobra antidemocrática" a aprovação pela Câmara do projeto de lei que limita o acesso de novos partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na TV e no rádio, na noite dessa quarta, 17.
Veja também:

"Não podemos ser favoráveis a uma manobra antidemocrática como esta, que limite espaço de expressão de uma corrente de opinião legitimamente reunida em torno da liderança da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva", afirmou Campos, provável candidato à Presidência da República em 2014.
A aprovação do texto, que seguirá para votação no Senado, é considerada como fator complicador para a candidatura de Marina, que busca a formação de seu partido, o Rede Sustentabilidade. O projeto de lei dificultaria também as pretensões de Campos, pois quem mudar de legenda não poderá levar o tempo de TV. O texto foi aprovado por 240 votos contra 30 e contou com o apoio do Planalto.
"É um casuísmo lamentável, contra o qual o PSB, como partido, se posiciona firmemente", reiterou, ao lembrar que a legenda ajudou a viabilizar o PSD do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, em 2011. "Agora, até por coerência, não podemos ser favoráveis a uma manobra deste tipo."
Campos evitou falar sobre a atuação do governo federal pela aprovação do texto e sobre possíveis dificuldades que a aprovação do projeto venha a trazer aos planos eleitorais do PSB. "Sei que o pessoal da base do governo fez isso, o que é um casuísmo lamentável", reiterou.
O governador saudou a criação da Mobilização Democrática (MD), resultado da fusão do PPS e do PMN, oficializada nessa quarta, mas também não comentou sobre a possibilidade de a nova sigla apoiá-lo numa possível disputa presidencial.
Fonte Estadão.com
Unlabelled

PF prende juiz, advogados e servidores na Paraíba

                                         

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (18), na Paraíba, um juiz, advogados e servidores da Justiça do estado acusados de fraudes em processos judiciais. Os crimes eram praticados, segundo a investigação da PF, por policiais, servidores públicos, advogados e um magistrado do 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira. A operação, em parceria com a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Paraíba, aponta para a existência de uma organização criminosa que praticava dolo em processos, com a participação do magistrado. De acordo com a polícia, haveria uma "verdadeira usina de astreintes", multa processual para incentivar o cumprimento de uma decisão judicial. A investigação indica que a penalidade financeira era aplicada irregularmente para enriquecer os investigados, que ainda intimidavam pessoas que tiveram seus valores apropriados pela organização. O grupo atuaria com a montagem e falsificação de documentações, além de manipulação dos atos processuais.
Inf. Bahia noticias 

Polícia de Boston identifica suspeitos pelos atentados durante maratona

Polícia de Boston identifica suspeitos pelos atentados durante maratona
A polícia americana deve divulgar, nesta quinta-feira (18), imagens de dois suspeitos pelos atentados a bomba durante a maratona de Boston, na última segunda (15). Segundo autoridades locais, eles carregavam sacos pretos exatamente nos locais onde aconteceram explosões, a um quarteirão de distância um do outro. De acordo com o jornal Boston Globe, os suspeitos foram vistos em imagens registradas por câmeras de segurança de uma loja de departamentos e a polícia deve pedir ajuda à população para desvendar suas identidades. Informações do portal UOL.

Joaquim Barbosa integra lista dos 100 mais influentes do mundo

Joaquim Barbosa integra lista dos 100 mais influentes do mundo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, está na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, divulgada pela revista americana Time. Em perfil escrito pela professora de direito da Universidade de Columbia, Sarah Cleveland, a publicação cita o doutorado que o ministro fez na Universidade Sorbonne, na França, e sua atuação como professor do Instituto de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Para a revista, Barbosa "simboliza a promessa de um novo Brasil", comprometido com a diversidade cultural e com a igualdade. A independência do presidente do STF também é citada como justificativa para a inclusão de seu nome na lista, já que participou da condenação de políticos próximos ao ex-presidente Lula, apesar de ter sido indicado pelo petista ao Supremo. O texto menciona o fato de Barbosa ser o primeiro negro a chegar a presidência da mais alta Corte e lembra ainda a popularidade da fantasia do ministro no carnaval deste ano, o que seria uma homenagem de um país "que importou mais escravos do que qualquer outro nas Américas". Informações da Folha.

Câmara aprova lei que limita acesso de novas siglas ao Fundo Partidário

Câmara aprova lei que limita acesso de novas siglas ao Fundo Partidário
A Câmara Federal aprovou na noite desta quarta-feira (17) o texto-base do projeto de lei que limita o acesso de novas siglas ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na TV e rádio. Foram 240 votos favoráveis, 30 contrários e 13 abstenções. Segundo o Estadão, o Palácio do Planalto atuou nos bastidores para garantir a aprovação da matéria. A publicação relata telefonemas feitos pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT) para parlamentares e líderes da base aliada. O resultado praticamente impossibilita a candidatura da ex-ministra Marina Silva, que tenta formar seu novo partido, o Rede Sustentabilidade. Além disso, dificulta as pretensões do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), já que quem migrar de partido não poderá levar o tempo de TV.
Unlabelled

Ipiaú: Moradores do Bairro Santa Rita cobram promessas do prefeito

 
Depois de uma reunião do Vereador Orlando Santos, juntamente com alguns moradores do Bairro Santa Rita, feita com o prefeito Deraldino no seu gabinete, foi solicitado algumas reivindicações como o esgotamento sanitário e a legalização dos terrenos daquele bairro, pois os moradores ficam impossibilitados de receberem correspondências por parte do correio e outros órgãos. “Espero que a prefeitura comece o mais rápido possível essas obras para não cair no esquecimento, relatou o morador Márcio.”
Fonte Noticias em cima da hora

Destaques