Embarcação naufraga na Ilha de Marajó; seis morrem e pelo menos 40 estão desaparecidos

Embarcação naufraga na Ilha de Marajó; seis morrem e pelo menos 40 estão desaparecidos
Uma embarcação com cerca de 80 passageiros naufragou por volta na madrugada desta sexta-feira (19) na Ilha de Marajó, nas proximidades de Belém. Segundo o 4º Distrito Naval da Marinha, ao menos seis pessoas morreram e 40 estão desaparecidas no rio Arari, por onde transitava o Iate Leão do Norte. Segundo a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, a embarcação tinha problemas com a documentação e estava superlotado, porque só tinha permissão para transportar 25 passageiros. Equipes do Corpo de Bombeiros e navios da Marinha do Brasil realizam uma operação de busca e salvamento na região desde as 6h. Segundo as autoridades, o acidente aconteceu quando os passageiros faziam o trajeto do município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, para Belém. A embarcação está totalmente submersa no rio Arari e não há informação da profundidade das águas. Em nota, a Marinha informou que abriu inquérito para investigar as causas do naufrágio. Informações da Folha Press.

Ex-prefeito de Jaguaripe é acusado de superfaturar obra de escola


Ex-prefeito de Jaguaripe é acusado de superfaturar obra de escola
O ex-prefeito de Jaguaripe, Arnaldo Francisco de Jesus, é acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por improbidade administrativa. O ex-gestor é acusado de ter contratado uma empresa que superfaturou a obra de construção de uma escola municipal em quase R$ 250 mil. Além de Arnaldo Francisco, responderão ao processo a SK Comércio e Locadora de Equipamento de Terraplanagem, e o representante legal da empresa, Ciro Santana Lima. Saiba mais sobre esse processo na coluna Justiça
 

Associação de professores da Uneb aprova indicativo de greve

Associação de professores da Uneb aprova indicativo de greve
A Assembleia Geral da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) aprovou nesta quinta-feira (18) o indicativo de greve e paralisação de um dia, na próxima terça (23), em todos os campi da instituição. “É uma forma de pressionar o governo a melhorar a proposta. Pelo que vi na assembleia, diria que há risco de greve”, opinou Zozina Almeida, coordenadora do Fórum das Associações dos Docentes (ADs). Entre as reivindicações da categoria, estão, segundo a dirigente, reajuste salarial de 28% e incorporação do restante da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) em 2013. Em entrevista ao Bahia Notícias, Zozina afirmou que o governo ofereceu reajuste de 5% (para especialistas e mestres) ou 10% (para doutores), com parcelamento em duas vezes. Ainda de acordo com a mesma fonte, a administração estadual quer dividir o pagamento da CET em três partes: 9% em maio deste ano, outros 9% em novembro e o restante em 2014 – no total, seriam cerca de 24%. “Participaram da última reunião da mesa de negociação os secretários de Administração [Manoel Vitório], Educação [Osvaldo Barreto] e Relações Institucionais [Cézar Lisboa]”, relatou a coordenadora do Fórum das ADs. Os professores voltam a se reunir na próxima terça. Conforme relato de Zozina, o indicativo de greve foi também aprovado nas outras três universidades estaduais: a do Sudoeste da Bahia (Uesb), a de Santa Cruz (Uesc) e a de Feira de Santana (Uefs).
Fonte Bahia noticias 

Americana é presa após dar puxão no pênis do ex-marido

Americana é presa após dar puxão no pênis do ex-marido
Uma mulher de 22 anos foi presa na Flórida (EUA), depois de agredir o ex-namorado com um "puxão" em seu órgão genital, após uma discussão. Segundo o jornal Sun Sentinel, a americana Laquavia Sharele Wallace foi buscar a filha na casa do ex-companheiro e tentou reatar o namoro, mas o homem não se mostrou interessado. A partir da negativa, o casal começou a brigar e, em determinado momento, Laquavia agarrou o pênis do ex-namorado com uma das mãos e o puxou com força, segundo o depoimento de uma testemunha à polícia. A polícia acusa a jovem de agressão. Informações do G1.

General nega espionagem de portuários em Suape

General nega espionagem de portuários em Suape
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira, negou a ocorrência de monitoramento ao movimento sindical dos trabalhadores dos portos, em audiência pública na Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. Depois de fazer uma explanação sobre a estrutura e o funcionamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o ministro relatou que a possibilidade de greve em portos é objeto de acompanhamento, pelas graves consequências que acarreta ao país, mas negou infiltrações em movimentos sindicais ou atividades de espionagem. O general afirmou que o acompanhamento é realizado de forma legal e dentro das atribuições da agência. Ele foi convidado para se reunir com a Comissão após a publicação de matérias, pela imprensa paulista, que acusam a Abin de espionar os portuários de Suape, em Pernambuco, ligados ao governador Eduardo Campos.
Inf. Bahia noticias.
Unlabelled

Ministra de Direitos Humanos apresenta ações da pasta no Sudoeste baiano


Considerando a prioridade dada pelo governo Dilma em investimentos e políticas para a região nordeste do Brasil, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, esteve nesta quinta-feira (18), em Vitória da Conquista para apresentar as ações aos gestores de prefeituras do sudoeste baiano e para a população. A titular da pasta cumpriu diversas atividades institucionais no município, acompanhada do deputado estadual Marcelino Galo (PT) e do prefeito de Conquista Guilherme Menezes (PT), que participaram dos debates sobre os programas e projetos do governo federal.

Para Marcelino Galo, a presença da ministra Maria do Rosário no interior da Bahia demonstra a importância de Vitória da Conquista como parte de um dos vetores de crescimento socioeconômico do sertão brasileiro. “Hoje conhecemos mais das políticas de direitos humanos, sobre como o Ministério se comporta nos casos de violações contra a criança, idosos, mulheres, gays e o que podemos auxiliar para solucionar problemas históricos do país. A ministra também trouxe novidades na área de ressocialização e vamos buscar mais projetos e programas para a região”, salienta o parlamentar petista.

Na primeira atividade, a ministra fez um resumo das políticas desenvolvidas pelo Ministério citando dados e apresentando novos debates nacionais, como os perversos assassinatos de moradores em situação de rua. “Do mês de agosto [2012] até os dias de hoje nós recebemos informações do Brasil inteiro e contabilizamos que cerca de 30 pessoas em situação de rua foram mortas”, aponta Maria do Rosário. Quando se referiu ao estado de Goiás, a ministra reiterou que a pasta por ela comandada, no primeiro momento, trabalhar para fazer cessar essa violência.

“Nesse sentido pedimos a federalização de todo processo de denúncia, investigação e julgamento dos crimes praticados contra a população de rua [em Goiânia] e por outro lado iniciamos uma série de políticas, inclusive com uma ação que tem aqui em Conquista que é o Creas Pop [Centro de Referência Especializado da Assistência Social para a População em Situação de Rua]”, pontua.

A ministra ainda proferiu uma palestra para mais de 300 estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde abordou, dentre outros assuntos, a necessidade de denunciar e de manter vigília para que casos como o que ocorreram em Monte Santo, com as doações ilegais, não se repita. Maria do Rosário também falou das Unidades Socioeducacionais, e salientou que antes de tudo é preciso a prevenção. “Há ações do governo federal que buscam reduzir a violência, investindo em políticas de educação, assistência social e de atendimento de criança e adolescentes, inclusive no cenário da prevenção da dependência química, porque a droga está muito na base da violência, assim como a violência no âmbito familiar, que muitas vezes, incentiva o adolescente a entrar em conflito com a lei”, completa. 

Ascom do deputado Marcelino Galo

Destaques