Unlabelled

Bahia lança a Federação da Pesca com participação de mais de 60 associações

Os profissionais da pesca da Bahia ganharam, nesta quinta-feira (9), um grande reforço para a luta diária pela redemocratização do setor no estado. Trata-se da criação da Federação das Associações, Sindicatos e Colônias de Pescadores e Pescadoras do Estado da Bahia (Fapesba), que foi efetivada como entidade com a participação de mais de 60 associações. O ato de lançamento da Fapesba foi realizado no auditório do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro) e contou com a participação de profissionais da área e do deputado estadual Marcelino Galo (PT), representante da pesca e da aquicultura na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Para o parlamentar petista, a criação da federação representa um marco para as ações da pesca na Bahia e um avanço para as consolidações de políticas públicas. “Essa entidade vai ser a libertação dos pescadores e pescadoras da Bahia. A iniciativa de criar a federação é fruto do trabalho dos homens e mulheres que estão aqui hoje e que não vão esquecer esta data. Temos que registrar isso, pois nossos filhos e netos vão lembrar do dia 9 de maio, na sede do Sindpetro, quando foi fundada a federação mais forte que já teve neste estado. E pela composição que tem aqui, sem dúvida nenhuma, vai surgir com muito mais força do que já existe”, frisa Galo.

O presidente do Sindicato de Pescadores e Marisqueiros da cidade de Nazaré das Farinhas, Pedro Pereira da Silva, idealizador da federação, disse que o dia é para se comemorar. “Hoje, estamos alegres, vamos soltar foguetes, porque a federação é um exemplo da atividade do pescador, para que outras federações não tenham como manipular”.

Já Antonio Jorge Teixeira dos Santos, atual presidente da Colônia Z3, da Ilha de Bom Jesus dos Passos, disse que a nova federação é importante, já que os profissionais tinham apenas uma entidade, que é a Federação do Estado da Bahia. “Nós temos a ciência que o segmento da pesca é um só, e tem que atender a todas as classes, sindicatos, colônias e associações. Precisamos dessa federação para mostrar que nós temos uma liderança que vai funcionar melhor do que a que se diz representada pela Federação dos Pescadores do Estado da Bahia”, completa.

Ascom do deputado Marcelino Galo

Igreja de Bruxaria pede ao STF que anule composição da Comissão de Direitos Humanos

Igreja de Bruxaria pede ao STF que anule composição da Comissão de Direitos Humanos
Ação reclama que comissão não respeita o princípio da proporcionalidade
A Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (8) para pedir a anulação da composição atual da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Os representantes da igreja alegaram que a formação é ilegal, pois não respeita o princípio da proporcionalidade entre os partidos. Os autores da ação afirmaram que o PSC deveria ter apenas um integrante na comissão e não com oito dos 18 postos previstos, devido a acordos partidários. Os signatários do pedido acreditam que o princípio da proporcionalidade deve ser respeitado por estar previsto na Constituição e no Regimento Interno da Câmara. A ação alega que seria “total descalabro permitir essa deturpação absurda, na ordem de grandeza de dar a um só partido peso mais de dez vezes maior do que sua opinião teria que ter em quaisquer decisões da Casa do povo”. Para os integrantes da Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil, as negociações sobre proporcionalidades nas comissões não podem acontecer “a bel prazer dos partidos”. Eles dizem que há um monopólio do PSC sobre a discussão sobre a cura gay. O mandado de segurança pede uma decisão, em caráter liminar, para anular a nomeação dos integrantes da comissão, assim como os atos tomados pelo grupo desde a sua instalação.
Inf. Bahia noticias

Secretária de Saúde entrega cargo depois de postagem no Facebook

Secretária de Saúde entrega cargo depois de postagem no Facebook
A secretária de Saúde do município de Lavras (MG), Gilza Helena Carvalho, entregou o cargo nesta terça-feira (7) depois de uma postagem polêmica em sua página do Facebook. Na legenda de uma foto em que aparece vestida de hippie, a frase "só falta o baseado" foi alvo de críticas de vereadores da oposição, que a acusavam de fazer apologia às drogas. Gilza pediu exoneração e usou a própria rede social para se defender, nesta quarta-feira (8). "Minha indumentária remontava aos anos 60 e 70 onde predominava a era hippie e a utilização de drogas como álcool e maconha era algo comum", argumentou a ex-gestora, ao citar que o comentário foi feito "sem maldade" por tratar-se de uma festa à fantasia. A repercussão do comentário começou quando foi parar em um blog local. A partir daí, um vereador foi à tribuna da Câmara do município e pediu a exoneração da secretária, o que gerou grande pressão política na cidade. Mãe de duas adolescentes, a ex-secretária afirmou ainda que jamais faria apologia ao uso de drogas e pontuou que o pedido de exoneração ocorreu para que possa comprovar sua inocência. Informações do Estadão.

Afif pretende acumular cargos de ministro e vice-governador de São Paulo


Afif pretende acumular cargos de ministro e vice-governador de São Paulo
O novo ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, afirmou, em entrevista à Folha, que pretende permanecer como vice-governador de São Paulo e à disposição para assumir eventualmente a administração estadual no lugar do tucano Geraldo Alckmin. No seu entendimento, não há impedimento legal que o impossibilite de ser exonerado do cargo de ministro por alguns dias. Em tal cenário, ele assumiria o comando do Executivo em São Paulo e, em seguida, retornaria para Brasília, onde a presidente Dilma Rousseff o nomearia novamente para o posto na Esplanada. “Eu sou eleito. A lei não proíbe. O vice é uma expectativa de poder. Foi eleito, mas está permanentemente em 'stand-by' [à disposição]. Já temos vários casos de vices ocuparem cargos outros. Em Minas Gerais, Tancredo Neves se elegeu governador em 1982 tendo Hélio Garcia como vice. Depois, o Hélio foi designado prefeito de Belo Horizonte e acumulou os cargos”, argumentou. 
Inf. Bahia noticias.
 

Destaques