IPIAÚ: POLÍCIA MILITAR REALIZA PALESTRA EM CÓRREGO DE PEDRAS

.
.

Neste sábado, 25, a polícia militar realizou no distrito de Córrego de Pedras, no município de Ipiaú, um ciclo de palestras sobre segurança pública, oportunidade na qual foram abordados temas como o consumo de drogas e o policiamento local, bem como foram tratados assuntos de interesse da comunidade e ouvidas suas solicitações e sugestões. “O contato com a comunidade é de fundamental importância para instituição uma vez que é por ele que a Polícia Militar toma conhecimento das necessidades da segurança pública no local, ao passo que permite a aproximação da instituição com a população”, afirma o aspirante a oficial PM Thiago Santana, palestrante. Este tipo de ação nas comunidades é uma das diretrizes da 55º CIPM, sob o comando do Major PM Raimundo Nonato, que vem trabalhando na prevenção de crimes, buscando diminuir ainda mais os índices de criminalidade no município de Ipiaú.

FONTE: GIRO EM IPIAÚ

Prefeituras baianas não se adequam à Lei da Transparência

Prefeituras baianas não se adequam à Lei da Transparência
Termina nesta segunda-feira (27) o prazo para que as prefeituras de municípios com menos de 50 mil habitantes divulguem todos os dados relativos às suas receitas e despesas, em tempo real, na internet, como determina a Lei da Transparência. Desde 2011, as cidades com maior população já deveriam colocar seus sites no ar, mas, na Bahia, os links de 30 das 49 prefeituras com população superior a 50 mil habitantes não atendem a lei. Nas outras 19, apesar da atualização de receitas e despesas, os sistemas não funcionam. “Você vê sites que, em tese, cumprem a lei, mas apenas jogam os dados contábeis numa linguagem técnica que ninguém vai entender bulhufas”, relata o coordenador de Assistência aos Municípios do Tribunal de Contas dos Municípios, Antônio Dourado, ao lembrar casos de simples publicação de documentos em papel digitalizados. Na Bahia, dos 417 municípios, ainda não cumprem a norma: Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Eunápolis, Serrinha, Brumado, Itamaraju, Itaberaba, Cruz das Almas, Ipirá, Santo Amaro, Tucano, Monte Santo, Araci, Catu, Jaguaquara, Campo Formoso, Dias D'Ávila, Santo Antônio de Jesus, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas . Segundo a lei, as cidades que descumprirem a lei  ficam impedidas de receber recursos do governo federal via convênios e de contrair empréstimos. Informações do Correio.

Itabuna: Após motim, polícia encontra revólveres dentro do presídio

Itabuna: Após motim, polícia encontra revólveres dentro do presídio
Dois revólveres calibre 38, além de facas, facões, munição e chuchus – armas feitas com pedaços de ferro retirados das grades – foram apreendidos neste sábado (25) dentro do Conjunto Penal de Itabuna, no sul baiano. Policiais do 15º Batalhão da PM e do Grupamento de Choque foram acionados para conter uma briga generalizada entre internos do presídio. Durante o motim, um detento foi morto e outros quatro ficaram feridos. De acordo com informações do site Plantão Itabuna, presos teriam revelado que a motivação da confusão foi após a notícia sobre a possível entrada de armas de fogo dentro da unidade prisional. A informação ainda não foi confirmada. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o pavilhão em que o fato ocorreu abriga cerca de 600 presos.

Paris: Opositores ao casamento gay ocupam sede do Partido Socialista

Paris: Opositores ao casamento gay ocupam sede do Partido Socialista
Diversos opositores ao casamento gay, recentemente aprovado na França, ocuparam a sede do Partido Socialista (PS) em Paris, neste domingo (26), durante a manifestação que acontece na capital do país contra esse tipo de união. A afirmação foi do porta-voz da legenda, David Assouline, em entrevista à rede de televisão "LCI". A sede do PS - partido do presidente François Hollande - fica perto da Esplanada dos Inválidos, onde se reuniram as três manifestações convocadas neste domingo pelo movimento opositor à lei de casamento homossexual, promulgada há oito dias. Assouline declarou que o partido pediu à polícia que intervenha para tirar os ocupantes do prédio localizado na Rua Solférino, próxima à Assembleia Nacional, onde foi aprovada a lei que permite a união matrimonial de pessoas do mesmo sexo. O protesto contra a lei reuniu, segundo a polícia, 150 mil manifestantes.

Bolsa Família é irrelevante para diminuir desigualdade, aponta estudo da UNB

Bolsa Família é irrelevante para diminuir desigualdade, aponta estudo da UNB
Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) mostrou que o Programa Bolsa Família contribui em apenas 1% para reduzir a concentração de riqueza no país – uma das mais elevadas do mundo. Um mecanismo estatístico criado pelos autores da pesquisa – os pesquisadores Marcelo Medeiros e Pedro Souza, que atuam no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além da UnB – identifica os fatores que ajudam a concentrar e a distribuir renda no país e o peso de cada um na formação do quadro brasileiro atual de desigualdades. Dos oito elementos analisados, a assistência social, formada pelo Bolsa Família e pelo Benefício de Prestação Continuada (cujo público são idosos e pessoas com deficiência carentes), é praticamente irrelevante para desconcentrar a riqueza. Nesse quesito, o impacto maior decorre do Imposto de Renda, que incide sobre os mais endinheirados, contribuindo em 10% para diminuir a desigualdade. Porém, a renda do trabalho no setor privado eleva a disparidade.
Inf. Bahia noticias

Destaques