Motorista pula de caminhão em movimento, foge e PF acha cigarros

                                                        Mercadoria estava em um caminhão com placas de Cascavel (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Mais de 500 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (16), em Pato Bragado, no oeste do Paraná. A mercadoria estava em um caminhão, com placas de Cascavel, também no oeste. O motorista conseguiu fugir e ninguém foi preso.
De acordo com a PF, os agentes realizaram fiscalização de rotina nas estradas rurais de Pato Bragado, usado pelos contrabandistas como rota de fuga, quando perceberam a aproximação de um caminhão com atitudes suspeitas. O motorista, então, tentou fugir em alta velocidade e entrou no meio de um milharal. Segundo a polícia, o veículo parou após quase bater em um poste de iluminação pública.
Na abordagem, os policiais federais não encontraram mais o motorista. A PF acredita que o condutor tenha pulado do caminhão ainda em movimento e conseguido fugir a pé por uma plantação. Após uma vistoria dentro do caminhão, foram encontrados as caixas de cigarros estrangeiros.
A mercadoria e o veículo foram levados para a Receita Federal de Cascavel. Ainda segundo a PF, será instaurado um inquérito policial para apurar quem  são os responsáveis pela carga e identificar o motorista, para que sejam apresentados à Justiça Federal.
Apreensões em julho
Conforme a polícia, somente no mês de julho, já foram apreendidos pela PF quase 400 mil maços de cigarros contrabandeados. O órgão afirma que o resultado é fruto da intensificação do combate ao contrabando e descaminho na região oeste e sudoeste do Paraná, iniciado neste ano.
Fonte G1

Mais oito mortes por gripe no PR são confirmadas pela Secretaria da Saúde

                                                             
Mais oito pessoas morreram por causa da gripe, no Paraná, segundo novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As mortes ocorreram entre os dias 11 e 29 de junho. Entre os pacientes, dois eram moradores de Santana do Itararé, no norte do estado, e os demais viviam em Campo Mourão, Marialva, Cianorte, Curitiba, Piraí do Sul e Guarapuava. A Sesa já soma 32  mortes por gripe no estado desde o início de 2013. O último boletim foi divulgado na segunda-feira (15).
De acordo com a secretaria, dos oito pacientes, seis tinham doenças crônicas, o que pode ter contribuído para agravar o estado de saúde. Os prontuários também apontaram que a maioria procurou atendimento após três dias do início dos sintomas, tempo considerado tardio para recuperação.
Por isso, a secretaria recomenda aos pacientes que procurem atendimento nas primeiras 48 horas para iniciar o tratamento. O medicamento para a doença, o Tamiflu, é gratuito e distribuído em unidades de saúde dos municípios. Além disso, a secretaria também orienta a população a manter a higiene das mãos e uma alimentação saudável para ajudar a evitar a doença.
Casos de gripe
Em 2013, a Sesa já contabilizou 800 amostras positivas de gripe no Paraná. A maior parte, 376 casos, foi registrada a contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1). O vírus Influenza B atingiu 292 pessoas, e o Influenza A (H3N3), 130 pessoas. Dois casos não conseguiram ser identificados.
Das 32 mortes registradas no estado, a cidade de Jacarezinho, no norte, foi a que mais teve vítimas, com seis mortes. Maringá, também no norte, registrou quatro vítimas fatais e a Região Metropolitana de Curitibacontabilizou outras quatro mortes.
Unlabelled

Programa Minha Casa, Minha Vida é estendido para municípios com até 50 mil habitantes


Durante a realização da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a presidente da República Dilma Rousseff, anunciou a extensão do programa Minha Casa, Minha Vida para os Municípios com menos de 50 mil habitantes, sem a necessidade de seleção. No painel de Habitação que ocorreu durante o evento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), convidou a diretora do Departamento de Produção Habitacional, do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani. Na oportunidade, Maria do Carmo, explicou aos prefeitos e gestores detalhes sobre a extensão do Minha Casa, Minha Vida aos Municípios com população até 50 mil habitantes. A CNM explica, que a extensão do programa possibilita a todos os Municípios o acesso ao Minha Casa, Minha Vida – empresas. Anteriormente, este subprograma não destinava recursos aos pequenos Municípios. (CNM)

Presidente Dilma Rousseff se encontra com Ana Paula Valadão, Sônia Hernandes, Bruna Karla e outras lideranças evangélicas; saiba o que aconteceu

dilma-evangélicas
Nessa segunda feira a presidente Dilma Rousseff recebeu no Palácio do Planalto, um grupo de 15 cantoras e líderes evangélicas, como Ana Paula Valadão, bispa Sônia Hernandes e Bruna Karla. O encontro faz parte de uma rodada de reuniões com movimentos sociais que se iniciou há duas semanas, em resposta às manifestações que se alastraram pelo país.
- Temos um papel espiritual de dar suporte, de dar apoio às nossas autoridades em meio a crises, em meio a confusões, tumultos. Nós estamos ali centrados, pedindo a Deus que fortaleça nossos governantes, dando a eles sabedoria do alto para vencer os desafios dessa nação – afirmou Ana Paula Valadão sobre o encontro.
- Foi um convite da presidenta Dilma à bispa Sônia Hernandes, muito respeitada e conceituada no nosso Brasil, e aí ela convidou algumas mulheres que têm feito a diferença, que têm feito um trabalho por esse Brasil, que tem um reconhecimento das pessoas – afirmou a cantora Damares, que também estava presente no encontro.
Damares relatou também que cantou sua música “Sabor de Mel”, junto com a presidente e que ela e as outras cantoras presentes no encontro não foram para fazer pedidos para Dilma, mas sim “representando a igreja evangélica no Brasil e apoiando ela no que ela precisar”.
- Não viemos pedir nada. A gente veio apoiar nesse momento de tantas manifestações porque é uma carga muito pesada que ela está levando. E ela é um ser humano – ressaltou Damares, que completou afirmando que a reunião foi uma “festa bonita”, e que a presidente se emocionou e chorou junto com representantes evangélicas.
- Somos cidadãos como qualquer outro, temos nossas reivindicações, coisas que achamos que não está bom. Ela fez promessas de melhorias, ela está realmente de mãos abertas para abençoar não só a igreja, mas o povo em si – finalizou Damares.
Quem também ressaltou apoio à presidente foi a cantora e ex-apresentadora de TV Mara Maravilha, que relatou também terem feito uma oração pela saúde de Dilma Rousseff, diante desse momento de manifestações.
- A gente orou para Deus estar restaurando a saúde dela porque é um momento de muita pressão que o Brasil está vivendo. Viemos como representantes da Igreja Evangélica no país apoiando ela no que precisar – afirmou a cantora, segundo o G1.

Maracás: Diretor da Companhia Estadual de Desenvolvimento diz que incêndio foi criminoso

Maracás: Diretor da Companhia Estadual de Desenvolvimento diz que incêndio foi criminoso
O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça, afirmou nesta segunda-feira (15) que o incêndio que destruiu quase mil cisternas do programa “Água para Todos” em Maracás, no sudoeste baiano, foi intencional. Dos 1.057 equipamentos que seriam entregues a famílias do município, 830 foram totalmente consumidos pelo fogo. O restante foi preservado ou sofreu algum tipo de dano, que precisará ser analisado antes de ser utilizado. "Foi criminoso, ocorreu na troca da guarda. Os indícios são de uso de combustível, o fogo se alastrou a partir da guarita, foi se desencadeando. Havia cheiro de combustível, segundo relato de testemunhas", afirmou o dirigente em entrevista ao G1. Nesta segunda, como antecipou o Bahia Notícias, o prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos (PT), esteve em Salvador e se reuniu com José Vivaldo e com o gestor do programa “Água para Todos” na Bahia, Leonardo Miranda. “Não tinha como um fogo começar do nada. Estava 9°C em Maracás, muito frio. Foi na troca de vigias, não tinha ninguém lá. O local é seguro, cercado, acho que nem cigarro causaria aquilo", apontou o prefeito. Em nota enviada à imprensa, o governo da Bahia informou que as 830 cisternas serão “imediatamente” substituídas pelo governo federal. Segundo o comunicado, a reposição só aguarda a liberação do terreno pela Polícia Técnica, que realiza perícias no local, e “não deve prejudicar o cronograma de instalação dos equipamentos”. Setecentas famílias já aguardavam com expectativa a instalação dos equipamentos, responsáveis em minimizar os efeitos da seca na região.

Policiais federais realizam marcha em Brasília

Policiais federais realizam marcha em Brasília
Policiais federais de todo o país participam, nesta terça-feira (16), da Marcha pela Reforma da corporação. A finalidade da categoria é reivindicar alterações na estrutura da Polícia Federal e modernização da investigação criminal. Os agentes também pedem mais investimento na capacitação dos servidores e nos recursos materiais da entidade. O evento sairá da sede do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, e seguem até o Congresso Nacional, onde será lançada oficialmente a Frente Parlamentar em Apoio pela Reestruturação da PF. O colegiado, formado por oito parlamentares e coordenado pelo deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP), tem como objetivo discutir a atual situação da classe e promover mudanças na estrutura orgânica e de carreira, além de melhorias nas condições de trabalho dos servidores e aumento da qualidade das investigações.

Câmara analisa eleição indireta para Presidência da República

Câmara analisa eleição indireta para Presidência da República
Está pronta para votação no plenário da Câmara Federal a proposta que cria regras para a realização de eleições indiretas e por voto aberto no Congresso Nacional, previstas em caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente da República nos últimos dois anos do mandato. O Projeto de Lei 5821/ 2013 prevê que o chamado “mandato tampão” não tenha mais de dois anos e funcione apenas como um “remendo” até a eleição seguinte. O texto foi aprovado em comissão no início de junho e regulamenta ainda o registro de candidaturas, prazos de recursos, a proclamação do resultado e a posse dos candidatos eleitos, além das possíveis exceções. “O projeto cumpre com um dever constitucionalmente imposto ao Poder Legislativo, ao sanear uma omissão normativa que pode caracterizar dúvidas e dificultar o processo eleitoral indireto, caso venha a ser preciso”, justificou ao Congresso em Foco o senador Pedro Taques (PDT-MT), relator da proposta na Comissão Mista sobre a Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal. Segundo o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), nenhum candidato precisará deixar cargo público para participar desse tipo de eleição. “Em se tratando de uma eleição excepcional, não faria sentido exigir dos candidatos o cumprimento do prazo de compatibilização de seis meses previsto na Constituição”, explicou. 
Inf. Bahia noticias

Inscrições do Revalida para médicos estrangeiros vão até 30 de julho

Inscrições do Revalida para médicos estrangeiros vão até 30 de julho
As inscrições para médicos com diploma estrangeiro para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos ocorrem até o dia 30 de julho. As provas serão aplicadas no dia 25 de agostos em dez capitais brasileiras. Além da capital baiana, cidades como Brasília, Rio Branco, Manaus, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo vão sediar a realização do exame que neste ano reunirá 37 universidades públicas, quatro a mais do que as que participaram em 2012. Para concorrer, o profissional deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil. Também é necessário ter inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. O candidato estrangeiro só poderá fazer a inscrição pela internet através da página do exame. A taxa de inscrição é R$ 100 para a primeira fase. Se o candidato for aprovado, a taxa para a segunda é R$ 300 e deve ser paga até a data estipulada no boleto. Este ano, estudantes brasileiros que cursam o sexto ano de medicina farão como pré-teste o Revalida. A prova será aplicada a uma parcela de estudantes das instituições que aderiram ao processo de forma espontânea. Informações da Agência Brasil.

Destaques