Unlabelled

Ipiaú: Semana deve começar com muita "dor" de cabeça para o prefeito

                                                                 

O prefeito do Município de Ipiaú-Ba inicia uma semana com uma das suas maiores dores de cabeça, pois como vem acontecendo em varios estados e município do Brasil e tem sido para os governantes motivos de grandes preocupações,aqui em Ipiaú não está sendo diferente, a insatisfação do povo em decorrência das faltas de atenção básicas,dos gestores no comprimentos de suas responsabilidades para com o povo, no que se refere a: infraestrutura, saúde, educação transportes, social, desenvolvimento econômico, e até mesmo a corrupção; tudo isso desencadeou uma onda de revolta trazendo para as ruas das grande, médias e pequenas cidades manifestações exigindo dos governantes responsabilidade e em muitos casos pedindo a saída de gestores.
Aqui em Ipiaú aconteceu uma grande manifestação, mas parece que o prefeito não levou em consideração as reivindicações da população, o que foi bastante para os moradores do bairro Aloisio Conrado iniciar uma uma manifestação que causou a interdição de varias ruas naquele bairro na sexta-feira, 19/07/13. e foi o bastante para que a população da "ZONA RURAL", como "Fazenda do Povo e adjacências; a principal revolta e o descaso por porte da prefeitura é as estradas desta região que se encontram intransitáveis, o pior é que estas manifestações de ganhar mais força durante esta semana, já que todas estradas da zona rural está em péssimo estado de conservação, e parece que não existem competência administrativa para solucionar  os problemas mais emergentes como estes.
Já se falam por ai até em uma manifestação muito grande ainda esta semana na Praça Alberto Pinto, em frente a Câmara e Prefeitura para pedir a saída do Prefeito Deraldino Araújo, exigindo da Justiça celeridade no julgamento do processo que pede a anulação dos Diplomas do Prefeito e do Vice Miguel Tanure, que se encontra no TJ-Ba; o que se sabe é que esta semana deve ser de grandes expectativas na politica do município e de grande dor de cabeça para Deraldino e seu grupo, de uma coisa temos certeza: O Movimento VEM PRARUAIPIAU, fará grandes manifestações durante toda semana agora com a participação da população da Zona Rural.
(Redação Zé Gomes)

Wagner entra em corrupio

Wagner entra em corrupio
O governador Jaques Wagner foi atingido seriamente pela queda de prestígio dos governantes vinculados ao PT, justo quando realiza o melhor período de sua gestão, com obras em diversos municípios e, principalmente, em Salvador. Enquanto a presidente Dilma desaba nas pesquisas, não só a sua popularidade pessoal, mas, principalmente, eleitoral, onde se constata que ela irá ao segundo turno, mas poderá, a depender dos acontecimentos futuros, encontrar problemas para se reeleger.

Wagner, que imagina, ou imaginava, definir o seu sucessor em novembro próximo, está numa encruzilhada. Os pré-candidatos do PT enfrentam dificuldades, a começar pelo ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, carta fora de baralho, envolvido com as contas da sua gestão e com o Tribunal de Contas dos Municípios. Está fora do páreo. Os três que continuam cotados, Rui Costa, José Sérgio Gabrielli e Walter Pinheiro, só o último aparece relativamente bem nas pesquisas, mas muito distante dos nomes que estão à frente, a começar pelo prefeito ACM Neto, que reafirma não ser candidato. Paulo Souto, também do DEM, está em primeiro quando Neto fica de fora; seguindo-se Geddel Vieira Lima, do PMDB. Portanto, os três da oposição baiana.

Há, nos bastidores da política regional, uma série de conjecturas envolvendo a sucessão de Wagner e as dificuldades que passou a ter depois das manifestações espontâneas das últimas semanas de junho. É certo que o movimento das ruas atingiu, indistintamente, os  políticos, com maior peso os petistas, por ocuparem o poder. Os oposicionistas, no entanto, avançam nas pesquisas nacionais, com um crescimento virtuoso de Marina Silva, o mesmo acontecendo com Aécio Neves e, mais atrás, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Aqui na Bahia, o agrupamento governista de pré-candidatos de início envolvia sete nomes. Além dos quatros do PT, mais Otto Alencar, Lídice da Mata e o deputado presidente da Assembleia, Marcelo Nilo. Deve-se, além de Caetano, afastar Lídice porque, se Campos for candidato, o palanque montado pelos socialistas (PSB) só terá espaço para Eduardo Campos e não para Dilma. Ficam então cinco. Três petistas e dois da base de Wagner, Otto Alencar e Nilo. Segundo se propala nos corredores, Rui Costa, que seria o nome preferência de Wagner, não consegue encantar. Falta-lhe carisma. José Sérgio Gabrielli anda desaparecido e não faz parte do grupo do governador, assim como Pinheiro, mas por estar bem situado, este tende a seguir adiante e acabar representando o partido na sucessão governamental. É o que se imagina.

Na base aliada, Otto Alencar foi e continua sendo muito forte. Tem penetração no interior como poucos. E Marcelo Nilo luta e irá até o fim nos seus propósitos, fruto de um sonho, como revela. Para que Jaques Wagner continue dono do leme, comandante do processo, terá que reverter as perdas que as ruas impuseram ao partido. Ele tem, como aliadas as obras que toca. Mas, em Salvador, a sua posição não é de fato das melhores, como já ficara provada na derrota de Nelson Pelegrino para a prefeitura. O governador é um político hábil, mas é necessário saber quais as medidas que tomará para propagar o deslanchar do seu governo.
 O caso baiano é diferente do nacional onde Dilma está como cabra-cega e perde, a olhos vistos e em decisões anunciadas, o apoio da sua base de sustentação no Congresso. Os discursos ultimamente feitos pela presidente estão visivelmente marcados pelo marketing e não enganam. A começar pela imprensa, na medida em que a economia desce a ladeira e ela diz que não. Observem a sua situação: 1- O PMDB, seu principal aliado, quer agora que ela enxugue a máquina governamental cortando 14 dos 39 ministros (uma inflação maior do que a do real). Ideli Salvatti, que deveria, como interlocutora política, na medida em que ocupa o ministério de Relações Institucionais, bate boca. Diz: se o PMDB quer diminuir 14 ministérios, terá que entregar alguns, porque comanda seis deles. 2- Dilma continua pensando em plebiscito. A Câmara dos Deputados, que formou uma comissão para realizar uma reforma política, diz que não há tempo para realizar a consulta popular (um jogo político) de modo que possa viger nas eleições de 2014. Dilma diz que dá. 3- seu aliado petista, Cândido Vacarezza, coordenador do grupo da reforma, contradiz e afirma que não há hipótese para concluir o trabalho até outubro próximo (um ano antes das eleições) e fica contra Dilma. 4-parte dos seus aliados querem o ministro Guido Mantega fora do governo. O Palácio do Planalto diz que ele permanece.

E assim as relações entre a base congressual da presidente e ela própria não se entendem. Nem, também, como alguns integrantes do PT. A situação não é boa e tende a piorar.

*Coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde deste domingo (21)

AfroReggae encerra atividades no Complexo do Alemão após ameaças de morte

                                                                      Pousada do AfroReggae, no Alemão, sofreu um incêndio na noite da última segunda            
A organização não governamental (ONG) AfroReggae decidiu ontem (20) encerrar as atividades no Complexo do Alemão, zona norte do Rio, depois de sofrer ameaças de traficantes. O anúncio foi feito menos de uma semana depois do incêndio que destruiu a sede da ONG na comunidade. A ação ocorreu terça-feira (16) e é investigada pela Polícia Civil.
O coordenador da organização, José Júnior, disse que foi informado das ameaças por um líder comunitário, que passou a mensagem do tráfico de drogas. A comunidade conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Na opinião de Júnior, se o grupo decidisse permanecer os criminosos poderiam atacar a instituição com bombas, o que implicaria também riscos para os funcionários ou usuários dos projetos do AfroReggae.

“Recebemos ameaças de morte, disseram que ia matar a gente, pessoas inocentes, iam [jogar] bomba”, revelou o coordenador. “A gente não pode colocar ninguém em risco, por isso, decidimos fechar as portas”, completou. Segundo ele, depois do aviso do líder comunitário, moradores do Alemão confirmaram as ameaças dos traficantes, o que deixou a instituição sem saída.

O AfroReggae está há 12 anos no Alemão onde atendia a 350 jovens, com aulas de percussão, grafite, música e teatro, um esforço para manter jovens longe do tráfico de drogas e oferecer possibilidades de capacitação profissional e valorização.

Para a organização, o pastor Marcos Pereira, preso por estuprar fiéis, é um dos chefes do tráfico de drogas na favela e está por trás das ameaças e ataques ao AfroReggae. “Ele é um dos líderes do crime no Rio”, disse Júnior.

Agência Brasil
Unlabelled

Em carta enviada à diretoria do PT, Dilma diz contar com Lula para apresentar políticas de melhoria para o País

                                                                 
   
 A presidente Dilma Rousseff enviou, neste sábado (20), uma carta direcionada aos dirigentes e militantes do PT, que estão reunidos na sede do partido em Brasília, para discutir o cenário político do País.

Dilma estava sendo esperada pela equipe, mas, na carta, explica que não pôde comparecer devido aos compromissos firmados para organizar a recepção do papa Francisco, que chega ao Brasil na semana que vem.

O recado de Dilma foi lido no início da reunião. A presidente volta a insistir na consulta popular, por meio de plebiscito, para realizar a reforma política no País.

Segundo Dilma, um partido que veio das ruas precisa ouvir o povo, fazendo referência às manifestações populares que tomaram conta das principais cidades do País no mês passado.

— Ouvimos as ruas porque nós viemos das ruas. Nós formamos o cotidiano das grandes lutas do Brasil. A rua é o nosso chão, a nossa base.

A presidente também deixa claro que o ex-presidente Lula terá participação no desenvolvimento de políticas do governo para atender às reivindicações das ruas. Em um trecho da carta, Dilma escreve que as melhorias serão pensadas conjuntamente.

— Juntos, eu, Lula e vocês, ouvindo as ruas, como sempre fizemos, continuaremos a construir um Brasil melhor.

Figuras do PT

Além do presidente nacional do PT, Rui Falcão, figuras importantes do partido participam da reunião. Entre eles, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado no processo do mensalão a dez anos e dez meses de prisão por corrupção e formação de quadrilha.

O ex-presidente nacional do PT, José Dutra também está presente na reunião do diretório nacional.

O encontro foi marcado para que o partido possa debater as questões da atual conjuntura política e econômica do País. A questão da reforma política por meio de um plebiscito, defendida pelo governo e também pelo PT, é um dos temas centrais do debate.
(Carolina Martins, do R7, em Brasília)
 

Destaques