Ministra Eliana Calmon diz que vê 'raposas felpudas' na política

Ministra Eliana Calmon diz que vê 'raposas felpudas' na política
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, classificou de "projetos de fachada" as iniciativas do Congresso Nacional de combate à corrupção após a início das manifestações de rua. "Não se muda uma situação de uma hora para a outra. Mesmo porque, uma semana depois das manifestações [os políticos] continuaram com práticas que não acham nada de mais. O mundo mudou e nossos políticos parecem que não viram o tempo passar, vivem ainda no século XX, quando existiam os currais eleitorais", declarou em entrevista ao Jornal A Tarde, em uma referência às viagens em jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) dos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB), além de ministros do governo. Eliana participou de uma palestra sobre corrupção, nesta quinta-feira (26), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. Segundo a magistrada, as "raposas felpudas, com muita experiência " do Congresso, mandaram de volta à presidente Dilma Rousseff (PT) a proposta de reforma política com plebiscito que ela propôs. Ela considera que, se aprovada, a reforma seria uma forma eficiente de "alavancar" as mudanças, mas considera "difícil" ocorrer, principalmente o financiamento de campanhas. A ministra entende haver muita gente "querendo pegar carona" nos movimentos de rua. "Mas os meninos são sabidos, não querem se misturar com o movimento sindical e com o próprio PT, pois estão marcados", cutucou.
Fonte Bahia noticias

Casa lotérica Ipiaú é assaltada; acusados são presos em seguida

Os suspeitos foram detidos próximo ao Campo da Baixada.(foto:Giro em Ipiaú)
O dinheiro roubado foi recuperado.(foto:Giro em Ipiaú)
Na fuga os criminosos cairam da motocicleta.(foto:Giro em Ipiaú)
Um agente da polícia civil atirou para o alto e conteve os bandidos.(foto:Giro em Ipiaú)
A casa lotérica Ipiaú, localizada na Rua do Sapo, foi assaltada por volta das 12h30 desta sexta-feira, 26, por dois homens armados. Testemunhas contam que os criminosos agiram com várias ameaças e violência. Na fuga, os assaltantes caíram da motocicleta na entrada da Rua Vicente Júlio Aragão, ao lado do Ginásio de Esportes, em seguida, fugiram a pé sentido ao campo da Baixada, onde trocaram de camisas, para não serem reconhecidos. Um agente da polícia civil, que estava próximo do local, percebeu a ação dos indivíduos, e deu um tiro para o alto. Os assaltantes se renderam e imediatamente foram detidos pela Guarnição do 1º Pelotão e os motociclistas da 55ª CIPM. Foram presos em flagrante; Vinícius Lopes dos Santos e Leonardo de Jesus Lopes, ambos armados com revólveres. Com eles, a polícia militar encontrou o dinheiro que foi roubado da loja de pagamentos, aproximadamente 700 reais. Na sexta-feira da semana passada, a mesma lotérica foi vítimas dos bandidos que tentaram roubar o malote de dinheiro que era levado para o banco, no entanto, a tentativa foi frustrada. A polícia investiga se os dois são os suspeitos de terem praticados outros roubos na cidade. (Giro em Ipiaú)

Zé Neto sobre aliança com PMDB: 'Abandonem os cargos e vão fazer oposição'

Zé Neto sobre aliança com PMDB: 'Abandonem os cargos e vão fazer oposição'
Cansado, segundo ele, do jogo de empurra do PMDB, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Neto (PT), disse que o partido, em vez de ser aliado no cenário nacional, na verdade, representa um problema. “Uma das maiores mazelas que a gente carrega e ter o PMDB como aliado”, disparou em entrevista ao Bahia Notícias. Recentemente, o petista declarou à imprensa que apoiaria o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima e o deputado federal em exercício Colbert Martins (PMDB), caso os dois políticos fizessem campanha para a quebra da aliança, contudo o deputado reconheceu que a governabilidade sairia comprometida deste término. “Eu reconheço que há uma dificuldade a se enfrentar se o PMDB sair do governo, não sou nenhum menino”, pontuou. O político deu a entender ainda que a legenda aliada aparece muito mais pelos problemas que causa do que pelo trabalho. Zé Neto disse que há duas formas de visibilidade: "uma é trabalhando, construindo a sociedade e a outra forma é tentar criar problemas". O parlamentar foi além das críticas e sugeriu uma saída para as desavenças. “O PMDB cria o PMDB um e o PMDB dois. O que não dá é para ficar o pessoal do PMDB baiano criticando o governo federal. Saiam do governo, abandonem os cargos e vão fazer oposição. Vão lá!”, provocou o deputado estadual.

Lúcio chama Zé Neto de ‘bebê chorão’ e diz que PT sozinho termina em ‘mensalão’

Lúcio chama Zé Neto de ‘bebê chorão’ e diz que PT sozinho termina em ‘mensalão’
Após o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Neto (PT), afirmar que o PMDB é uma das “maiores mazelas” que os petistas tem de “carregar”, por serem aliados nacionais, o vice-líder do PMDB na Câmara, deputado federal Lúcio Vieira Lima, entrou em contato com o Bahia Notícias para defender a legenda. E a forma escolhida foi o ataque. “Não sabia que o PT gostava de carregar mazelas, mas é fácil de resolver. É só a presidente Dilma demitir todo mundo. O PT já foi atrás de Maluf... Quem procura o que eles chamam de mazelas são eles mesmos. Nunca vi gostar de sofrer. Se é mazela, por que não tira? A única vez que eles [petistas] ficaram sozinhos terminou no mensalão”, disparou. Questionado sobre quais seriam os nomes que deveriam estar na lista de cortes ou se apenas deveriam ser demitidos os ministros do PMDB, o deputado federal preferiu jogar o abacaxi para Dilma. “Não sei, aí é com ela”, resumiu. Lúcio ainda deu um recado para Zé Neto, caracterizado pelo peemedebista como alguém que “deve gostar de ser mal tratado”. “Ele diz que só conhece duas maneiras de aparecer. Uma é trabalhando e a outra atrapalhando. Tem uma terceira, que aparece muito: é falando besteira. Ele diz que não é menino. Pode até não ter idade para ser menino, mas lembra muito um bebê chorão”, finalizou, com a acidez característica.
Fonte Bahia noticias

Laje: Prefeito e Vice são reintegrados com base em liminar

Laje: Prefeito e Vice são reintegrados com base em liminar
Após terem os seus mandatos cassados sob a suspeita de compra de votos e abuso de poder econômico (veja aqui), o prefeito da cidade de Laje - município que fica no sudoeste da Bahia - e o vice foram, por liminar concedida pela juíza Maria do Socorro Barreto Santiago, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), reintegrados aos seus postos de trabalho. Com a decisão, o alcaide José Emiran Carvalho (PT) e vice Enedino Costa (PSDB) ficam na prefeitura até a decisão final do TRE, já que ele recorreu da sentença da juíza Renata Moraes Rocha, titular da 109ª zona eleitoral da Comarca de Mutuípe. Segundo o site Voz da Bahia, o atual prefeito, o vereador Andrelino de Jesus Santos, conhecido como André (PT), retorna à presidência da Câmara.

Inclusão automática de políticos na malha fina deve ser votada em agosto

Inclusão automática de políticos na malha fina deve ser votada em agosto
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar em agosto o projeto que prevê a inclusão automática de políticos eleitos na chamada "malha fina" da Receita Federal. O autor do texto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), alega que o regime mais rigoroso de fiscalização deve ser aplicado porque políticos realizam funções de administração de bens coletivos e dispõem de poderes que, na ausência de controles, podem ser usados indevidamente. O parlamentar argumentou à Agência Senado que na "malha fina" a confrontação da variação do patrimônio com o nível de renda pode evitar irregularidades como atos de improbidade. A proposta já esteve da pauta das últimas reuniões da CAE, mas não foi votada. Caso seja aprovada no colegiado e não haja recurso, a matéria seguirá diretamente para a Câmara Federal. O relator do projeto, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), é favorável ao texto. Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde a matéria tramitou antes, o relator Francisco Dornelles (PP-RJ) foi contrário à proposta por considerá-la inconstitucional. Segundo o senador, o projeto reserva aos "agentes públicos" tratamento desigual em relação aos demais contribuintes e presume que os políticos são suspeitos.
Fonte Bahia noticias

Mais de cem policiais realizam operação em Camaçari nesta sexta-feira

Mais de cem policiais civis e militares realizam uma operação na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a assessoria da Polícia Civil, a operação é batizada de "Olhos d'água" e tem como objetivo cumprir uma série de mandados de prisão e de busca e apreensão no município.
Ainda não há detalhes parciais dos resultados da operação, mas a polícia estima que até o fim da manhã novas informações sejam divulgadas sobre o número de pessoas detidas e o material apreendido.

Os policiais estão em ação desde as 4h, quando foram divididos em equipes e receberam suas missões. A operação é coordenada pela delegada Iracema Silva de Jesus, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana.
Fonte Correio
Unlabelled

Ipiaú: anomais apreendidos em rodovias serão encaminhados ao curral da PRF em Jequié


Foto:PRF/Divulgação
O caminhão gaiola da Prefeitura de Ipiaú desembarcou esta semana no curral da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Jequié com 9 animais que foram apreendidos na cidade e na BR 330. A remoção e apreensão dos animais é um resultado da parceria da Prefeitura de Ipiaú com a PRF, que visa a impedir acidentes causados por esses bicho. Para cada animal apreendido o proprietário tem que pagar uma multa no valor de R$ 98,00 reais, um preposto da Prefeitura que fica no posto da PRF emite um documento para ser pago na agência lotérica e depois o animal é devolvido.
Unlabelled

Jitauna: dois homens são presos acusados de assassinar idoso em Itajurú.

                                                                          Foto:Jitaúna em Dia
 
A Polícia Civil de Jitaúna prendeu nesta quinta-feira, dois indivíduos, suspeitos de ser matarem um idoso no distrito de Itajuru. O crime ocorreu esta semana. Na ocasião, os acusados, apelidados de  Valdir e Formiga assassinaram o senhor de pré-nome Leonardo, e enterram o corpo em um local próximo ao rio que passa no local, informou a polícia. Segundo as investigações, os suspeitos saíram a pé do local e fugiram em seguida. O crime foi descoberto após denúncia. Ainda é desconhecida a motivação do crime brutal. Os acusados foram conduzidos para o complexo policial em Jequié onde estão a disposição da justiça. (Jitaúna em Dia)

Destaques