Pesqueiro japonês apreendido pela Marinha será investigado em Salvador

Pesqueiro japonês apreendido pela Marinha será investigado em Salvador
Deve chegar na manhã deste sábado (17), ao Porto de Salvador, o barco pesqueiro japonês “Kinsai Maru nº. 58”, que foi apreendido pela Marinha na última quinta-feira (15), por falta de um equipamento de segurança – a linha espanta pássaro – e não ter licença para pescar na costa brasileira. A embarcação estava prestando serviços para a empresa brasileira Atlântico Tuna, há cerca de 115 milhas do litoral, entre as cidades de Aracaju-SE e Maceió-AL. De acordo com a Marinha, os tripulantes não reagiram a abordagem. No porto da capital baiana, serão tomadas “ as medidas adicionais, por parte dos representantes do IBAMA, da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal, para lavratura dos autos de infração e apuração de eventuais irregularidades ou crimes cometidos”, diz a nota enviada pelo Comando do 2º Distrito Naval. 
Fonte Bahia noticias

Ministério envia Força Nacional para conter conflitos entre índios e produtores na Bahia

Ministério envia Força Nacional para conter conflitos entre índios e produtores na Bahia
Devem começar a chegar neste domingo (18) a Buerarema, no sul baiano, as tropas da Força Nacional solicitadas pelo governador Jaques Wagner ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O pedido foi feito nesta sexta-feira (16), sendo que o ministro também determinou o reforço de pessoal da Polícia Federal na região, assim como do efetivo da Polícia Militar. Durante a semana, produtores rurais protestaram, reivindicando a devolução de terras que teriam sido invadidas por indígenas. Nas manifestações, carros foram incendiados e equipamentos públicos depredados. Cerca de 300 índios Tupinambás participam da ocupação de fazendas na região. Ainda nesta sexta, 15 viaturas da Polícia Militar estavam na cidade para evitar novos atos de vandalismo. Pela manhã, manifestantes compostos por comerciantes, fazendeiros e populares interditaram a BR 101 entre as cidades de Itabuna e Buerarema. A PM afirma que, nos últimos dias, índios tentaram assassinar três produtores rurais, que foram encaminhados para o Hospital de Base, em Itabuna.
Unlabelled

BUERAREMA: MANIFESTANTES INCENDIARAM CARROS OFICIAIS E SAQUEARAM EBAL

Foto: Gilvan Martins/Pimenta

O clima em Buerarema ficou ainda mais tenso na tarde desta sexta-feira (16). Manifestantes atearam fogo em três carros do Governo. Além disso, no final da tarde a Ebal foi saqueada por um grupo.

Um dos veículos incendiado era uma caminhonete, pertencente a Secretaria de Saúde de Pau Brasil, que transportava pacientes do setor de hemodiálise no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Entre os pacientes, estavam dois índios pataxós. Os passageiros foram levados ao destino pela polícia federal, que precisou interferir na situação.

Logo no início da manhã, fazendeiros e parte de moradores de Buerarema interditaram a BR-101, próximo a entrada da cidade na em protesto que pede a intervenção do Governo Federal para resolver o impasse com as tribos indígenas na região. 

Nos últimos dias, fazendas localizadas em uma área conhecida como Serra do Padeiro, entre Buerarema, Una e Ilhéus foram ocupadas por supostos índios da tribo Tupinambá. Durante a ocupação, diversos conflitos foram registrados, inclusive tentativas de homicídio contra produtores rurais. 

FONTE: RADAR NOTÍCIAS
Unlabelled

PRADO: CASAL MATA ADOLESCENTE A GOLPES DE FACÃO E JOGA CORPO EM RIACHO

SEGUNDO MAICO, O ADOLESCENTE TENTOU FAZER SEXO COM SUA NAMORADA
Maico Chagas Silva, de 26 anos, e Priscila Campos Borges, de 27 anos, ambos com residência em Eunápolis, são acusados de matar o adolescente e tentar ocultar o corpo, encontrado às margens de um riacho, depois de ter sido arrastado vários metros distante do local do crime, para dentro de um matagal. A localização só se tornou possível, a partir de uma poça com o sangue da vítima, na estrada que liga a cidade do Prado à Cumuruxatiba, via litoral, proximidades da comunidade da Praia da Paixão.

A Central de Operações do 4º Pelotão recebeu a denúncia de que o jovem estava agonizando na estrada, depois de ter se envolvido numa briga com um casal. A identificação, características e uma possível localização foram o ponto de partida dos policiais, muitos deles, convocados à retornar da folga, para iniciar a perseguição e a captura dos suspeitos. No bairro São Brás, no endereço da denúncia, repassada por testemunhas que conheciam os assassinos, a polícia montou campana e aguardou até que o casal chegasse à casa.Segundo policiais que participaram da ação, ao perceber que estava encurralado, Maico Chagas Silva, de 26 anos, confessou o crime.

No momento, em que estava sendo preso, segundo informações do Primeiro Jornal, ealegou legítima defesa, dizendo que o menor teria tentado manter relação sexual com sua namorada, vez que acabou usando um facão para desferir os vários golpes.

Os acusados permanecem detidos na Delegacia da Polícia Civil do Prado e serão ouvidos pela delegada titular, Dra. Rosângela Santos, na manhã deste sábado, dia 17. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Itamaraju, onde deve ser submetido à exames de autópsia.

Destaques