Unlabelled

Com foco em 2014, plenária do Galo convoca militância e movimentos para fortalecer debate no PT


                                                                                    


Mais de 1,5 mil pessoas acompanhou a plenária popular do deputado estadual Marcelino Galo (PT), neste sábado (17), no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufba, em Salvador. Militantes, lideranças políticas regionais, líderes comunitários de diferentes regiões da Bahia se uniram aos políticos históricos do partido para debater estratégias para as eleições de 2014 e diretrizes para novas políticas públicas de juventude, agricultura familiar, pesca, LGBT, mulheres, negros e todos os grupos e classes que se apresentam à margem da sociedade, lutando diariamente contra o racismo, preconceito e toda forma de opressão.

O evento, em seu primeiro momento, reuniu representantes de movimentos sociais ligados ao mandato do Galo. “Estamos dialogando com diversos segmentos para continuarmos na luta pela mobilidade urbana, saúde, educação, moradia de qualidade, reforma agrária, trabalho decente, em defesa dos direitos humanos, das mulheres, LGBT e da juventude. Esse movimento que vem das ruas é legítimo, esta é nossa origem, o movimento social é a nossa base e é por ele que lutamos. Foi assim que se construiu o Partido dos Trabalhadores”.

A segunda mesa da plenária foi composta por petistas históricos, políticos da militância que demonstraram defender o mandato com o povo, com os movimentos sociais e com o PT. “Nós temos um mandato vinculado com o povo, pois só se constrói política pública com o ele. Com o povo não só se escuta, mas também se aprende. Por isso nós defendemos o direito à palavra e à democracia, por isso nós temos que atender as reivindicações que vêm das ruas”, finaliza o deputado estadual.

Pré-candidatos do PT
Três petistas que são cotados para substituir o governador Jaques Wagner em 2014 estiveram na plenária do Galo e ressaltaram a importância do deputado no processo político do partido. “Marcelino vestiu uma camisa historicamente de luta e está fazendo com o que este tecido social se espalhe por toda a Bahia”, declara o senador Walter Pinheiro. Para o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, “Marcelino é o deputado ‘eu quero é mais’. Quero mais educação, saúde, distribuição de renda, direitos ampliados e mais democracia. Quero mudar a Bahia e o Brasil”. Já o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, mais descontraído, brinca ao falar na reeleição do deputado. “Nós temos que fazer mais deste evento que o Galo está fazendo. Nós não temos que vender mais peixe, nós temos é que vender mais Galo, para o Galo ser reeleito”.

Além dos pré-candidatos do PT ao governo em 2014, participaram também da plenária os deputados federais Nelson Pelegrino, Geraldo Simões, Amauri Teixeira, Afonso Florence, os vereadores de Salvador Waldir Pires e Luiz Carlos Suíca. Os deputados estaduais Rosemberg Pinto (líder do PT na Assembleia), Maria Del Carmem e Yulo Oiticica. Representando o secretário da Casa Civil, Rui Costa, esteve o coordenador executivo Benito Brasileiro. Ainda estiveram no evento, os jornalistas Emiliano José e Ernesto Marques, candidato à presidência do PT na Bahia.

Ascom do deputado Marcelino Galo
Unlabelled

SP: polícia apreende armamento usado para derrubar aviões

                                                                

Policiais da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) aprenderam na noite deste sábado uma metralhadora antiaérea de calibre .50, capaz de derrubar aeronaves. O armamento estava com dois homens em uma loja de motocicletas na avenida Doutor Francisco Mesquita, na Vila Prudente, zona leste de São Paulo. As informações são da Futura Press.
Os dois homens foram presos – um deles portava passaporte falso. Além do armamento, foram apreendidas pedras de diamantes e cerca de R$ 13 mil em dinheiro.
Fonte terra.com

Cartel de trens pode ter atuado em Salvador e mais quatro capitais, diz Folha

Cartel de trens pode ter atuado em Salvador e mais quatro capitais, diz Folha
Documentos apreendidos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) indicam que as investigações sobre o cartel que operou em licitações de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal poderão se estender a outras cinco capitais: Cuiabá, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O material dessas cidades foi obtido nas operações de busca e apreensão realizadas em julho em dez empresas acusadas pela multinacional alemã Siemens de participação num esquema criado para fraudar concorrências. Segundo a Folha, o Cade afirma que ainda irá analisar os documentos e que vai apurar com rigor caso encontre "indícios de cartel em outras licitações, mercados ou localidades". Vinculado ao Ministério da Justiça, o Cade foi acusado pelo governo de São Paulo, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), de ter dirigido as investigações com o objetivo de atingir a oposição. A multinacional alemã foi a delatora do esquema e terá anistia administrativa graças ao acordo com o Cade. Mas, se tiver omitido informações das autoridades, poderá perder os benefícios da delação. Na documentação entregue pela Siemens já apareciam conversas sobre outros projetos. Em e-mail de 2000, um executivo da Siemens afirma: "Os colegas [...] de Salvador não têm tanto motivo para rir. Lá também a Alstom pensa que somente ela determina como a divisão deve ser". Em Salvador, consórcio em que a Siemens se associou às construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez ganhou em 1999 uma licitação para implantar o metrô, que até hoje não está pronto e já consumiu mais de R$ 1 bilhão. 
Unf. Bahia noticias
Unlabelled

Shogun perde por finalização e vê disputa por cinturão ficar longe


Na luta principal do UFC Fightnight Combate, na noite deste sábado (17), o curitibano Maurício Shogun Rua não conseguiu bater seu oponente, o americano Chael Sonnen, que surpreendeu o brasileiro e também o público com uma finalização por guilhotina no finzinho do primeiro round. Segundo o site Rei da Bahia FC, geralmente, Sonnen não conduz suas lutas para tentar as finalizações, já que elas são armas usadas por lutadores de Brazilian Jiu Jitsu, estilo que não é a sua especialidade. Agora Shogun amarga duas derrotas seguidas no UFC e vê o topo da categoria ficar muito distante, o que diminuiu suas chances de se credenciar à disputa pelo cinturão da categoria Light Heavyweight (meio pesado, até 93 Kg). Após o fim da luta, Chael Sonnen deu novas declarações polêmicas em entrevista. Ofendeu Wanderlei Silva, e disse que "arrebentaria" com Vítor Belfort e Lyoto Machida. 
Fonte Bahia noticias

Carvalho: investigação do caso Siemens não é federal

Carvalho: investigação do caso Siemens não é federal
Apesar de ressalvar que o foco das investigações em relação a contratos com a Siemens está localizado no governo de São Paulo, o ministro-chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, afirmou que, se houver alguém para ser investigado no plano federal isso será feito. "No nosso governo só não será investigado quem não errar. Se houver qualquer erro será investigado", avisou Gilberto ao ser questionado sobre se temia que essas averiguações com contratos na área de transportes em São Paulo pudessem respingar no governo federal. Gilberto destacou e elogiou a "independência e seriedade" da Controladoria Geral da União (CGU) e avisou: "doa a quem doer a investigação tem de ser feita em qualquer nível e em qualquer estado do País". Para Gilberto, é preciso esperar que as investigações avancem "e, depois, que seja julgado e condenado quem deve ser julgado e condenado". E completou: "agora, o foco evidentemente não é no plano federal. O foco principal que sabemos é em São Paulo. Então, vamos esperar com tranquilidade as investigações transcorrerem. Mas todas as investigações serão realizadas". 
Inf Bahia noticias

Premier turco condena 'silêncio' da comunidade internacional sobre massacre no Egito

Premier turco condena 'silêncio' da comunidade internacional sobre massacre no Egito
O primeiro-ministro turco, Racep Tayyip Erdogan, condenou neste sábado (17) o que chamou de silenciosa a atitude do Conselho de Segurança das Nações Unidas, da União Europeia e da Organização para a Cooperação Islâmica, pelas instituições não se pronunciarem sobre a repressão contra as manifestações islâmicas no Egito. “Eu digo claramente que o Conselho de Segurança das Nações Unidas já não tem sequer o direito de olhar-se ao espelho depois de não ter condenado o que se passa no Egito", disse Erdogan. “Digo a mesma coisa da Organização para a Cooperação Islâmica e da União Europeia”, acrescentou.“Aqueles que se mantêm calados em relação aos acontecimentos no Egito aprovam os massacres pelo silêncio”. Erdogan insistiu nas acusações contra a comunidade internacional em relação aos protestos dos apoiadores do ex-presidente egípcio Mouhamed Mursi, deposto pelos militares em 3 de julho. O primeiro-ministro, lider do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de inspiração islâmica, reforçou os laços políticos entre Ancara e o Cairo depois da eleição de Mursi em junho de 2012. Informações da Agência Brasil.

Percurso de Amarildo até UPP será reconstituído; advogado diz que crime é 'óbvio'

Percurso de Amarildo até UPP será reconstituído; advogado diz que crime é 'óbvio'
A Divisão de Homicídios do Estado do Rio de Janeiro realiza, no início desta semana, a reconstituíção dos passos de Amarildo de Souza, desaparecido desde 14 de julho quando foi levado para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, na Gávea. A investigação partirá do percurso em que o ajudante de pedreiro fez, desde a hora em que ele foi retirado de casa, na Rua Dois, e levado para a subsede da UPP e, de lá, transferido para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora, na parte alta da Rocinha, sem nunca mais ter sido visto. O advogado da família de Amarildo, João Tancredo, acredita que o trabalhador foi morto dentro da sede da UPP da Rocinha porque, segundo ele, não existe nenhuma outra prova de que a vítima saiu a pé. João Tancredo afirmou que duas câmeras posicionadas entre 10 e 20 metros da sede da UPP estavam desligadas. "Mas tinham outras duas mais abaixo da UPP, tanto que filmaram o veículo policial entrando na unidade e uma outra na escadaria, que seriam os dois locais por onde Amarildo poderia ter saído, não tem outra saída", defendeu. Tancredo também entrou na Justiça, nesta semana, com pedido de indenização ao Estado pelo desaparecimento da vítima. "Embora o corpo não tenha aparecido, todos nós sabemos, parece bastante óbvio, que Amarildo foi morto dentro da unidade policial não temos mais dúvida disso, e a família tem certeza e de lá retiraram seu corpo", disse. Informações da Agência Brasil.

Vitória leva goleada de 5 a 1 do Cruzeiro com erros do técnico Caio Júnior

 Com um time desarrumado pelo técnico Caio Júnior, o Vitória não resistiu e saiu goleada por 5 a 1.
Pense em um treinador que consegue escalar mal e errar tudo em um jogo? Caio Júnior, do Vitória. Depois de escalar um time sem centroavanete, com Maxi Biancucchi e Vander abertos pelas pontas e com três cabeças de área, o técnico do Vitória resolveu substituir o lateral esquerda, improvisar um quarto zagueiro na posição e colocar na zaga Reniê, totalmente fora de forma, sem tem atuado uma vez sequer. E não deu outra: o Cruzeiro só fez agradecer e em um jogo de 2 a 1 ampliou o placar para 5 a 1, tudo aproveitando os erros seguidos de Reniê e do técnico Caio Júnior.
Com um time desarrumado pelo técnico Caio Júnior, o Vitória não resistiu e saiu goleada por 5 a 1.
Com o resultado, o Cruzeiro foi a 28 pontos, em 15 jogos. O time mineiro tem a liderança da competição com dois pontos a mais que o Botafogo, que enfrenta a Portuguesa, neste domingo, no Canindé, em São Paulo. Já o Vitória, com 22 pontos, pode cair de quinto para até décima posição, na pior das combinações da rodada.

O próximo compromisso do Cruzeiro será pela Copa do Brasil. A Raposa encara o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Pelo Brasileirão, o próximo jogo será no sábado, contra a Ponte Preta, em Campinas. Já o Vitória terá compromisso pela Copa Sul-americana. Também na quarta, às 21h50m, no Barradão, em Salvador, enfrentará o Coritiba. No sábado, o rubro-negro vai até Santos encarar o Peixe.
A equipe celeste começou o confronto contra a equipe baiana jogando em seu campo ofensivo, distribuindo as suas pelas laterais. Em uma dessa jogadas, Willian, aos seis minutos, recebeu belo cruzamento de Everton Ribeiro e fuzilou para boa defesa de Wilson.
Três minutos depois, Willian lançou com primazia o meia Everton Ribeiro pela direita. O camisa 17 camisa cortou pelo meia, chutou e o goleiro da equipe baiana mandou para escanteio.
GOL!! Na cobrança do escanteio, Léo subiu no terceiro andar e testou para as redes. O bandeirinha inicialmente marcou impedimento, no entanto, mudou de ideia logo depois e confirmou o gol estrelado.
Com 17 minutos, Mayke disparou pela direita e cruzou para a pequena área. A zaga cortou mal, a bola se ofereceu para Borges, porém ao finalizar o centroavante isolou.
Quatro minutos depois foi a vez do Vitória levar perigo. Renato Cajá dominou livre na área e tentou encobrir Fábio, mas o arqueiro, bem posicionado, encaixou com tranquilidade a bola.
  Willian pegou uma bola que sobrou pelo lado esquerdo, aos 32 minutos. O atacante mostrou visão de jogo e cruzou na cabeça de Borges, que cabeceou por cima, com muito perigo. Sete minutos depois, Egídio entrou na área adversária, foi travado na primeira oportunidade e depois chutou para fora perdendo uma chance incrível.
Aos 43 minutos, Renato Cajá bateu o escanteio na área e Victor Ramos cabeceou no meio do gol para fácil de defesa de Fábio. Três minutos depois, Vander recebeu na área e Dedé travou o atacante na hora do arremate.
Fonte Jornaldamidia

Destaques