Unlabelled

O que voce entendeu do capítulo 7 de Josué?

O capítulo 7 nos mostra um ensinamento muito importante de Deus, e que a rejeição por parte do homem ou da mulher trazem conseqüências nefastas. O fato acontecido com Acã, nos mostra até onde o ser humano pode chegar na sua desobediência e quanto é dura a condenação por tal atitude. O livro de Josué no capítulo 7 narra o fato acontecido com o Povo de Deus na pessoa de Acã:
“Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel”.(Josué 7: 1)
A palavra anátema que aparece no versículo 1 significa coisa abominável para Deus. Israel transgrediu a aliança com Deus se tornou na vista de Deus anátema. O fato revelado mostra a mentira, o furto que Acã em sua bagagem escondeu. Estes objetos pertencentes aos Cananeus eram abomináveis aos olhos de Deus. Israel pecou e transgrediu a aliança que lhes tinha ordenado e tomaram dos objetos dedicados a Deus, furtaram e mentiram e debaixo da sua bagagem o puseram. Os Cananeus estavam envolvidos com a idolatria, a prostituição sagrada, a violência em seus sacrifícios com a queima de crianças aos seus deuses (Dt 12,31;18,9-13). Por causa de suas práticas, os Cananeus eram inimigos de Deus. Essa ameaça o Senhor queria evitar e exigia que fosse removida. Se fosse mantida, atingiria todo o Israel como um câncer. Deste modo também as vacas e os bois dos Cananeus eram carnes sacrificados aos ídolos, é por isso considerada anátema. Deveriam ser destruídas para não contaminar Israel na posse da terra.
 A descrição dos objetos que se tornaram anátema