Enraíze-se no Senhor.

 Foto: Eduardo Pinto

                             "Deus pode fazer infinitamente mais".                                       

Em Efésios 3: 14, temos a sugestão de que Paulo ora novamente. Ele se propôs a orar sempre porque ele tinha uma missão. O nome dele era Paulo e ele perseguia a igreja de Jesus, até ter um encontro com Jesus e receber a notícia de que, através dele, os gentios seriam alcançados. Esses gentios somos nós, que não somos judeus, não nascemos da videira, fomos enxertados, adotados. Deus nos incluiu em seu testamento e somos co-herdeiros com Cristo.

Quando Paulo diz que se coloca de joelhos, ele sugere a reverência ao Todo Poderoso. Paulo via o carrasco amolar a faca para mata-lo e comemorava, como se quem foi condenado à morte tivesse motivos, e tem. Pois quem foi enraizado pelo amor de Cristo pode comemorar em qualquer circunstância de sua vida. O bom combate é aquele que você combate no amor, na fé, na perseverança, na esperança. Os que te humilham e te perseguem ficam para trás, enquanto você continua em frente. Óbvio, em alguns momentos vamos olhar em volta e perceber uma tempestade muito grande para nosso barco, o problema realmente é maior que nossas forças. Mas não combatemos sozinhos. Na verdade, a peleja nem é nossa, Deus assume nossa batalha. Em alguns desses momentos, nós podemos nos assustar, mas não podemos deixar que o abatimento nos superar ou nos fazer desraigar do tronco, que é Jesus. Dois mil anos atrás, Paulo orava para que Deus salvasse nossas vidas, para que as multidões fossem tocadas. Para que ninguém se perca. Habacuque, no capítulo 3, verso 2, orou para que Deus avivasse a obra no decorrer dos anos. Paulo disse que seríamos levados ao matadouro todos os dias, sabia que o machado era afiado para que ele fosse morto e ele comemorou porque deixou uma semente e sabia que eu e você comeríamos frutos dessa árvore que ele plantou. A árvore que você e eu semeamos hoje, nós não sabemos quanto tempo ficaremos por aqui, Deus sabe, mas um dia, alguém estará pregando e falará dessa semente plantada aqui. Porque esta semente dará muitos frutos e muitos que irão querer estar perto de Deus. Eu e você temos hoje o privilégio de ver, ouvir, sentir e repassar isso. A causa de Paulo éramos nós. Ele investiu a própria vida nesta causa e cá estamos, restaurados. A palavra diz que Deus chama as estrelas pelo nome, que Ele as conta, conhece cada uma. Igualmente, Deus conhece cada um de nós e nos tem sob seu controle, todas as nossas dificuldades. Sabe exatamente nossos problemas.

Somos julgados a todo instante pelas outras pessoas, enquanto Deus vê nosso interior, conhece e sabe nossos sentimentos, o que precisamos e já preparou o tempo para entregar nossa vitória.
Arraigar é prender com as raízes, se refere à árvore que tem toda sua base de sustentação nas raízes e, se as tirar, a árvore morre e cai. Precisamos estar alicerçados, como edifícios, enraizados, como árvores, no amor de Cristo. Sem alicerce, o edifício cai. O que nos mantém é essa base chamada amor. Se nossa base não for o amor, quando os problemas vierem, iremos nos perder. Vivemos em um mundo que jaz no maligno. Você precisa ter certeza de que Cristo está na sua vida, que Ele habita em você, para que você receba com certeza os motivos de comemorar e sua vitória no tempo certo. Se estivermos enraizados em Deus, significa que, independente das circunstâncias, Ele é nosso Deus, Rei, Salvador, razão do louvor, da oração, da vigília e dos clamores. Não podemos exigir nada Dele, nem devemos barganhar. Aqueles cujas raízes são profundas, ainda que venham as tempestades e os balançar, mas as raízes continuam se firmando cada vez mais. Em lugares ruins, árvores enraízam ainda mais. Se você vive momentos ruins, difíceis, é então que suas raízes têm de estar mais fincadas em Jesus. Você não tem de blasfemar, fugir, fingir, mas estar enraizado, alicerçado em amor. Temos de criar raízes, como Paulo, de maneira que ninguém consiga nos tirar da presença do Senhor. Cristo habita em nossos corações pela fé, quando enraizados, alicerçados. Precisamos dessas raízes, que é o amor de Cristo e o amor de Cristo é maior que tudo. Por mais que sejamos julgados, questionados, cresçamos, nada vai chegar ao tamanho do amor de Cristo, nem ninguém conseguirá dizer a razão pela qual Cristo nos ama e fez e faz milagres. É comum ao homem ostentar, procurar méritos. Tudo besteira. A maior explicação é que o amor de Cristo é maior. Não se iluda, Ele é maior, não precisa de nós e a obra Dele não pode ser derrubada. O amor de Cristo é maior que todas as adversidades. Não adianta você se preocupar, porque é o amor de Jesus Cristo que coloca tudo em seu devido lugar. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que o que você pensa ou acredita que precisa.

Cadê o seu Deus?

                                                         Foto: Ricardo Emerick
                             "Minha geladeira era vazia, só tinha alho e pimenta.”
Santana da Silva Silveira Bastos, casada, tem 41 anos, reside no bairro de Botafogo, da cidade do Rio de Janeiro. “Eu e meu esposo trabalhávamos, mas nossas vidas financeiras eram um fracasso total: três contas de luz foram cortadas, mais três contas de telefone, mais três contas da internet e três contas de gás também foram cortadas. Minha geladeira era vazia, só tinha alho e pimenta.” “As pessoas zombavam de mim: cadê o seu Deus? Onde Ele está?” Santana contou que foi até seu pastor da Igreja Mundial pedir orientação e ele determinou que tudo se faria novo em sua vida.
“Realmente, Deus fez o milagre acontecer. No trabalho recebi uma ligação: era para meu esposo trabalhar, uma oferta de trabalho. Seu novo patrão adiantou três salários mínimos, vale refeição, e todos os direitos trabalhistas, além de ganhar um carro da empresa.”
“Meu esposo não era convertido. Depois que viu que existe um Deus, passou a acreditar. E as pessoas que zombaram de mim se calaram. Eu disse: tudo acontece no tempo de Deus. Hoje, minha geladeira não tem onde pôr tantas compras: Já passei por tantas coisas em minha vida e sei que vou vencer, pois conheço meu Deus, a quem sirvo, e Ele é fiel.”
(Matéria de: Dorcas Ramos)

Causa na justiça de doze anos

                                                     Foto: Ricardo Emerick
Ricelia Caminha Casa Nova tem 33 anos, reside no bairro de Coelho Neto, Zona Norte da cidade do Rio.
“Eu tinha uma causa de 12 anos na justiça. Minha tia, antes de falecer, deixou um inventário por escrito de que eu era uma das herdeiras.”
Ricelia contou que não foi fácil, pensou até em desistir devido a tantas barreiras, mas continuou crendo que seu milagre só Deus poderia fazer. Ela afirmou que seu esposo, Luiz, foi usado por Deus em suas palavras para confortá-la. Ele disse: “Vamos, fique de pé, vamos buscar a Deus, Ele vai te honrar” Ricelia contou que, quando foi assinar a papelada, o atendente do cartório falou para ela: “se aquieta, mulher, o que você está esperando já saiu”. “Meu olhar ficou cheio de lágrimas, realmente Deus cumpriu por meio das palavras da fé do meu esposo. Eu ganhei a causa, agradeço muito a Deus por tudo”.
(Matéria de: Dorcas Ramos)

Destaques