Unlabelled

Candidatos do PSDB desistem de Alckmin e pedem voto para Jair Bolsonaro

Candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin. Foto: Charles Sholl/Raw Image/Folhapress
A campanha presidencial do PSDB não entusiasmou eleitores e nem mesmo os próprios tucanos. Desde o início oficial da campanha, em 15 de agosto, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin não decola: só conseguiu atingir um máximo de 9% das intenções de votos nas pesquisas Ibope, apesar de ter conquistado o maior tempo de televisão através de grande coligação de partidos do “centrão” político. Ao mesmo tempo, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, tem crescido constantemente nas pesquisas e solidificou a posição de candidato nacional “anti-PT”.

Isso causou um fenômeno raro na política brasileira: a debandada de candidatos tucanos da campanha Alckmin em seus estados para apoiar Bolsonaro.

Agora, a apenas 12 dias da eleição, candidatos do PSDB nos estados passaram a reconhecer a “qualidade” do candidato tucano a presidente em suas campanhas, mas pedem votos para o candidato do PSL, Jair Bolsonaro.

Em um comício que virou peça de propaganda política na TV, o candidato do PSDB ao governo do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, começa se justificando: “vivemos um momento importante da vida pública nacional” e depois conclui: “Temos o candidato Geraldo Alckmin, mas também temos o partido do candidato Jair Bolsonaro, o PSL, que também faz parte desta coligação aqui”.

Em Minas Gerais o tom é parecido. O candidato a vice do tucano Antonio Anastásia, deputado Marcos Montes, num ato com prefeitos nesta terça-feira (25) registrado nas redes sociais, é ainda mais explícito. 

Segundo ele, “temos o candidato Geraldo Alckmin, que é extremamente competente”, tenta explicar o deputado tucano, “lamentavelmente a sociedade brasileira começa a enxergar que não é o seu momento, começa a ver que seus números não avançam”. 

Montes garante que ele e Anastásia “precisa dar as mãos ao candidato Bolsonaro”, uma vez que Alckmin não siga para o segundo turno da eleição presidencial.
Por-Diário do Poder

l.
Unlabelled

Institutos de pesquisa têm média elevada de erros em eleições: 54%

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Nas eleições de 2014 e 2016, os principais institutos de pesquisa erraram, em média, 54% dos prognósticos. Em 2016, o Ibope de 28 de setembro, quatro dias antes da eleição em São Paulo, “com 95% de grau de confiança”, apontou João Dória com 28% e Russomano em 2º com 22%. Contados os votos, Doria teve 53,7% e venceu no 1º turno. Em 2014, os resultados ficaram fora da margem de erro do Datafolha em 17 das 27 das pesquisas, 63%. No Ibope, 45% das 84 pesquisas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na pesquisa a quatro dias da eleição de 2016, Haddad (PT) aparecia em 4º lugar. Apurados os votos o petista cegou em 2º com 16,7%.

Em nota, o Ibope explicou que pesquisa é “retrato do momento” etc, e da pesquisa à votação vários fatores “impactam diretamente o eleitor”.

A menos de 10 dias da eleição de 2014, em Pernambuco, o Datafolha cravou empate de Paulo Câmara (PSB) com Armando Monteiro (PTB).

Paulo Câmara foi eleito governador no primeiro turno, com espetaculares 68% dos votos. Armando Monteiro teve 31%.
Fonte: Diário do Poder

Unlabelled

Super Saldão na Eletrosom/Ipiaú de 27a 30/10

Eletrosom Rua 2 de Julho, Tel. (73) 35316988 Ipiaú-Ba
Unlabelled

Polícia Militar recupera caminhonete em Ipiaú, que foi roubada em Uruçuca

Foto: Divulgação/PM
Por volta das 09h00min, dessa terça-feira, 25/09, central de operações da 55 CIPM Recebeu a informação de que um veículo GM/D20, de cor marrom, havia sido tomada de assalto na cidade de Uruçuca, na manhã dessa terça-feira, fugindo sentido Ipiaú.

Em seguida a guarnição da 55 CIPM/PETO deslocou-se até a BR 330, afim de efetuar um bloqueio. 
Foto: Divulgação/PM
A guarnição avistou o referido veículo e um outro veículo VW/Gol, verde metálico, parados na entrada da cerâmica Rio de Contas. 

Ambos empreenderam fuga aos avistarem a Viatura, ocorrendo um acompanhamento,  e nas proximidades do vilarejo "Passa com Jeito",  tripulantes  do Gol efetuaram disparos contra os policiais militares, que revidaram, provocando que o condutor da D20 parasse, sendo dada voz de prisão ao elemento que a conduzia de nome Marcelo Silva Santos. 

O suspeito, Marcelo Silva Santos 20 anos, e o Veículo Recuperado D20 ,Placa JLP 2604 De cor Marrom. foram conduzidos para DEPOL/IPIAÚ.

Fonte: Ascom/55ª  CIPM

Em Amargosa, Rui promete entregar usina de asfalto em cada território

Foto: Ulisses Dumas/ Divulgação
“A estrada não passa só caminhão e carro, passa o desenvolvimento de cada cidade da Bahia, e é por isso que estamos fechando o ano com 5 mil quilômetros de estradas construídas e recuperadas, e vamos fazer muito mais, porque vamos entregar uma usina de asfalto para cada território de nosso estado”, disse o governador Rui Costa (PT), candidato à reeleição, nesta quarta-feira (26), na Praça da Feira, em Amargosa.

Uma proposta o candidato é construir e recuperar cerca de 4 mil quilômetros de rodovias, até 2022, além de implantar estruturas completas, como fábricas de estradas, que vão viabilizar a cada município a recuperação das próprias estradas mais rapidamente.

O processo é construído em parceria com as prefeituras, com consórcios municipais, a exemplo da bem-sucedida experiência com as policlínicas regionais, a fim de valorizar e fortalecer os consórcios intermunicipais como parceiros.

Ainda em Amargosa, Rui também destacou a restauração que é aplicada em mais de 45 quilômetros da BA-026, ligando aquele município a Santo Antônio de Jesus, com obra já em andamento. 

Os serviços são realizados em 14 quilômetros, entre Santo Antônio de Jesus e Varzedo, e em cerca de 31 quilômetros, de Varzedo a Amargosa. Também nesta quarta-feira, ele fez caminhadas em Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá e Mutuípe, acompanhado dos candidato a vice-governador, João Leão (PP), e dos candidatos ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD);

Marina ironiza crítica de Haddad: ‘Você pediu benção de Renan Calheiros’

Foto: bahia.ba/reprodução/SBT
A candidata à Presidência da Rede, Marina Silva, ironizou a crítica do petista Fernando Haddad de que ela teria apoiado o impeachment de Dilma Roussef (PT), levando Michel Temer ao poder, no debate promovido pelo SBT/Folha de S. Paulo/UOL, nesta quarta-feira (26). No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, sem poder repetir o alvo da pergunta.

“É engraçado você falar do impeachment quando você pediu a benção do Renan Calheiros, que também apoiou (impeachment). São dois pesos e duas medidas”, disse Marina.

A candidata respondeu uma pergunta de Haddad sobre se era contra ou favor da terceirização da reforma trabalhista e do congelamento de gastos. Marina afirmou que o país estaria “no fundo do poço” porque o governo petista teria colocado Temer no poder ao escolher ele como vice.

Me desculpe, mas quem colocou Temer lá foram vocês. Você participou do movimento pelo impeachment para colocar Temer lá”, afirmou Haddad.

Ibope na Bahia: Rui tem 61%; Zé Ronaldo, 10%; João Henrique, 2%

Fotos: bahia.ba/edição bahia.ba
Candidato a reeleição, o governador Rui Costa (PT) tem 61% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (26). No último levantamento, o petista pontuou com 60%.

Em segundo lugar, aparece o candidato do DEM, Zé Ronaldo, que subiu de 7%, na pesquisa anterior, para 10%. João Henrique (PRTB) manteve os 2%.
Marcos Mendes (PSOL), Célia Sacramento (Rede) e João Santana (MDB) também repetiram o desempenho: cada um teve 1%.

Orlando Andrade (PCO), que anotou 1% na última pesquisa, dessa vez não pontuou. Brancos e nulos continuam em 17%. Aqueles que não sabem passaram de 10% para 11%.

Encomendada pela TV Bahia, a pesquisa divulgada nesta quarta ouviu 1512 eleitores em 90 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Por-Bahia.Ba

Ibope: Bolsonaro tem 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12% e Alckmin, 8%

Esta é segunda pesquisa Ibope divulgada nesta semana
O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 27% e continua à frente na disputa pela Presidência da República, segundo enquete divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em segundo lugar aparece Fernando Haddad (PT), com 21% das intenções de voto.
Em seguida estão Ciro Gomes (PDT), com 12%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8% e Marina Silva (Rede), com 6%. Como a margem de erro é de depois pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Alckmin estão tecnicamente empatados no limite dela. O tucano também empata com Marina dentro da margem de erro.
Jair Bolsonaro (PSL): 27%
Fernando Haddad (PT): 21%
Ciro Gomes (PDT): 12%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 6%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Branco/Nulo: 11%
Não sabe/não respondeu: 7%

Os candidatos Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não somaram 1% das citações.
O Ibope ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-04669/2018.
O intervalo de confiança estimado para a pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados serem um retrato do "atual momento eleitoral".
Esta é a segunda pesquisa Ibope divulgada nesta semana. na segunda, Bolsonaro apareceu com 28% - caiu 1% na nova. Haddad também apresentou uma oscilação negativa, já que na primeira pesquisa da semana ele estava com 22%. Ciro subiu um ponto percentual, Alckmin manteve o mesmo número e Marina Silva subiu, já que na segunda apareceu com 5% na pesquisa.
Fonte: Correio
Unlabelled

Polícia mata seis homens que tentavam roubar avião que transportava dinheiro

foto: Dvulgação/SSP
Operação conjunta envolveu polícias da Bahia, Pernambuco e Polícia Federal
Seis homens suspeitos de tentar roubar um avião que transportava dinheiro foram mortos na madrugada desta quarta-feira (26) no Aeroporto de Salgueiro, em Pernambuco. A ação, que contou com as polícias da Bahia, Pernambuco e Polícia Federal, terminou ainda com o piloto da aeronave ferido, quatro presos e apreensão de seis fuzis e uma metralhadora ponto 50.
O dinheiro, alvo da ação do grupo, era transportado em um avião de uma empresa de segurança, que iria abastecer um banco da cidade. O piloto da aeronave acabou ferido e foi socorrido para um hospital da região - não há informações sobre seu estado de saúde, apenas que está "em condições estáveis". O nome da empresa não foi divulgado pela Polícia Federal (PF). O dinheiro não foi levado.
foto: Dvulgação/SSP
Segundo a PF, a quadrilha agiu no momento da aterrissagem da aeronave, quando os assaltantes invadiram a pista do aeroporto e abordaram os vigilantes dos carros-fortes que receberiam o dinheiro transportado. Ainda conforme a PF, o bando disparou contra o avião, atingido o piloto e obrigando-o a parar.  
Na abordagem houve intenso confronto entre os assaltantes e os policiais federais, resultando na morte de seis bandidos e no ferimento de outro, que foi socorrido ao hospital local. 
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a quadrilha agia nos estados da Bahia e Pernambuco.
Equipes da PM da Bahia (Cipe Caatinga), da polícia de Pernambuco e da Polícia Federal acompanhavam a movimentação da organização criminosa. Sabendo do plano de roubar uma aeronave com valores, no Aeroporto da cidade de Salgueiro (PE), a operação foi deflagrada", afirmou a pasta, em nota. 
A polícia baiana relatou que o grupo atirou nos policiais e que, no confronto, seis homens - ainda não identificados - morreram no local. Com a quadrilha, os agentes apreenderam uma metralhadora calibre 50 - que estava instalada em um dos veículos utilizados, seis fuzis AK 47, carregadores e munições. 
Outro veículo, com uma quantidade ignorada de assaltantes, conseguiu fugir do local. Buscas estão sendo realizadas na região, com o apoio da Polícia Militar, para localização e prisão do resto da quadrilha de assaltantes, na divisa entre a Bahia Pernambuco. 
A PF informou que essa era a principal quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes da região, e já vinha sendo investigada há mais de um ano. 
Fonte: Correio

Prefeita é multada pelo TCM por irregularidades em contratos

Foto: Emerson Silva / Reprodução / Cidade Satélite
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou a prefeita de Dias D’avila, Jussara Márcia do Nascimento (PT), por irregularidades no contrato firmado pela prefeitura com a empresa “Comercial de Embalagens” .
De acordo com o órgão, a aquisição de produtos para “Kits Semana Santa”, distribuídos para beneficiários do Programa de Proteção Social – Cidade Cidadã, foi caracterizada por ausência de motivação, além da repetição de nomes na lista de beneficiários ter sido constatada.
“As irregularidades levam a crer que não houve o devido controle no momento da aquisição das cestas, face à inexistência de qualquer estudo para quantificação do número de kits necessários”, afirmou a relatoria. A inspeção analisou o contrato oriundo do Pregão Presencial n°014/2015, no valor de R$491.610,00, bem como a aquisição de sacolas plásticas, via procedimento de Dispensa de Licitação, no valor de R$ 7.920,00, ambos para a composição dos “Kits Semana Santa”.
“Por fim, não há qualquer evidência que ateste que os requisitos para concessão de benefícios foram devidamente respeitados e observados no momento da distribuição dos kits”, disse o conselheiro relator, Fernando Vita, que sugeriu multa no valor R$25 mil à gestora, aprovada pelos demais conselheiros presentes à sessão.
Cabe recurso da decisão.

Jovem que desapareceu após deixar filha na escola é encontrada mort

Foto: Reprodução
Uma jovem de 22 anos, que estava desaparecida, foi encontrada morta na terça-feira (25), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Conforme o site Simões Filho Online, o corpo de Rafaela Sousa Alves foi achado em uma localidade conhecida como Tiro Seguro, próximo ao Preto Velho, nas imediações da Fazenda Cinelândia, na região do bairro KM 30.
Ela estava desaparecida desde quinta-feira (20), depois de ter deixado a filha na escola, no bairro de Pernambués, em Salvador. Por cinco dias, parentes e amigos se mobilizaram na busca pela jovem e espalharam cartazes com a foto dela nas redes sociais.
Conforme a publicação, o corpo foi encontrado em uma área de mata em adiantado estado de decomposição. Em nota, a assessoria de comunicação da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Simões Filho) confirmou a veracidade do caso e informou que parentes da vítima estiveram no local do crime, para reconhecimento do corpo.

Homem com passagem por homicídio e comparsa morrem em confronto com a PM

Foto: Divulgação SSP
Dois homens morreram após confronto com a Polícia Militar, na noite de terça-feira (25), em Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), guarnições do 8° Batalhão foram até o bairro Cambolo, após denúncias anônimas sobre cinco homens armados em um veículo.
Com a chegada da PM no local, os criminosos atiraram e dois deles acabaram feridos. Raniery Dherid de Souza Feitor, o ‘Roni Galinha’, de 27 anos, criminoso com passagens por homicídio e tráfico de drogas, e um comparsa ainda não identificado foram socorridos, mas não resistiram. Os outros três integrantes da quadrilha conseguiram escapar.
No carro, os militares apreenderam uma submetralhadora calibre 9 mm (uso restrito), uma pistola fabricada na Turquia calibre 9mm (uso restrito), carregadores, munição de calibres 9 mm e 40, dois coletes balísticos, 15 papelotes de maconha e 10 pedras de crack.
O caso foi registrado, na Delegacia Territorial de Porto Seguro. Equipes da PM e PC seguem procurando os três fugitivos. por Bahia.Ba

Destaques