Ipiaú: Diretoria promove roda de conversa para o Conselho Municipal de Cultura

O Coletivo Cultural de Ipiaú promove na próxima quarta-feira, 7, no Salão do Plenário da Câmara Municipal, uma roda de conversa para  discutir a proposta da eleição Conselho Municipal de Política Cultural(CMPC). O evento tem inicio pra às 19h30min com a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural no Município de Ipiaú.
Produtores, artistas, ativistas culturais, divulgadores, fazedores de cultura em geral e pessoas que se interessem pelo assunto são convidadas a participar desta reunião. Ainda este mês será eleita a nova composição do Conselho Municipal de Cultura. A Roda de Conversa será uma boa  oportunidade para esclarecimento das questões relativas ao tema.

O CMPC visa garantir o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Diretoria de Cultura da Prefeitura de Ipiaú

O Diretor de Cultura do Município, Marcelo Batista, explica que a eleição do conselho atenderá a uma determinação do Sistema Municipal de Cultura criado através da Lei nº 2302, sancionada no dia 18 de dezembro de 2017 pela prefeita Maria das Graças, em atendimento a uma reivindicação do Coletivo Cultural de Ipiaú.
A gestora encaminhou o projeto à Câmara de Vereadores, onde foi aprovado por unanimidade.

O Conselho Municipal de Política Cultural será constituído por 16 membros titulares com igual numero de suplentes, sendo oito membros representando o Poder Publico e oito representando a sociedade civil.
Os membros representantes do Poder Público serão designados, enquanto os da sociedade civil serão eleitos entre os agentes culturais com residência no município e comprovação de atuação nas áreas temáticas de artesanato, arte digital e audiovisual, teatro, artes visuais, cultura popular, literatura, música, dança, artes integradas; comunidades tradicionais e expressões culturais populares.

Para participar,  é só comparecer ao local, data e horário informados acima. (Dircom/Prefeitura)
Unlabelled

Secretaria de Ação Social do Município de Ipiaú promove, Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta quarta (07)

Foto: Dircom/Prefeitura de Ipiaú
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Ação Social, promoverá na próxima quarta-feira (07), a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá no Colégio Municipal Celestina Bitencourt, das 08:00 as 17:00h. O evento reunirá representantes sociedade Civil e do governo para dialogarem sobre políticas públicas com o tema a "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".

O objetivo da Conferência é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade em geral para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências. 
A Conferência será estruturada em cinco eixos temáticos para orientar os debates e serão levadas para a Conferência Territorial pelos delegados eleitos no próximo ano, com data e local a serem definidos pelo CEDCA.

As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de proposta e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo, sociedade civil organizada e cidadãos comuns para debater e decidir as metas e prioridades nas políticas públicas nos próximos anos. A realização da conferência e do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, é uma parceria forte da Secretaria de Ação social e Prefeitura Municipal de Ipiaú. (Dircom/Prefeitura)

Jornalistas são vetados de sessão na Câmara com Bolsonaro

Foto: Reprodução Luis Macedo/ Câmara dos Deputados
Jornalistas e profissionais de imprensa estão proibidos de entrar no plenário da Câmara durante a sessão que acontece nesta terça-feira (6) e marcará o retorno do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao parlamento.
A decisão foi anunciada pela Direção-Geral do Senado, responsável por organizar as reuniões do Congresso, da Câmara e do Senado, em um comunicado distribuído internamente e divulgado pelo jornal ‘O Globo’ nesta segunda (5).
No documento o órgão afirma que “o acesso ao plenário da Câmara dos Deputados será restrito às autoridades, parlamentares e servidores autorizados”.
A nota ainda afirma que “Nas Sessões Conjuntas, a segurança é sempre organizada pela Polícia do Senado Federal. O combinado é que a imprensa terá acesso às galerias e ao Salão Verde. No salão do plenário, estará somente a imprensa interna (TVSenado e TVCâmara)”.
A assessoria do Senado confirma o veto aos jornalistas e alega que a decisão foi tomada devido ao grande fluxo de autoridades e convidados para a sessão especial e a imprensa terá acesso restrito aos Salões Branco, Verde e Azul e à Galeria da Câmara dos Deputados.

Bolsonaro critica questão do Enem sobre gays e promete exame com temas ‘úteis’

Foto: Reprodução/ youtube
A metodologia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi alvo de crítica do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) durante a tarde desta segunda-feira (5)
Em entrevista ao vivo ao Brasil Urgente, da Band, o capitão reformado do Exército foi contra a aplicação de uma questão sobre linguística que relatava a utilização da linguagem pajubá, de origem no iorubê, por gays e travestis.
Segundo ele, o exame não será extinto, mas como presidente irá cobrar temas “úteis” para a Educação, que tenham “a ver com a história e cultura do Brasil”.
“Uma questão que entra na linguagem secreta de travesti não tem nada a ver, não mede conhecimento nenhum. A não ser obrigar que no futuro a garotada se interesse mais por esse assunto. Temos que fazer com que o Enem cobre conhecimentos úteis”, afirmou.
Ainda em entrevista ao programa, Bolsonaro falou sobre uma “supervalorização” dos LGBT+. “Parece que há uma supervalorização de quem nasceu assim”, disse.
Pajubá – Relatos históricos e pesquisas acadêmicas apontam, de acordo com o Nexo Jornal, que a utilização do pajubá entre travestis começou nas décadas de 1960 e 1970.
Nas sua origem, o dialeto funcionava como proteção a seus usuários. “Começamos a falar na época da ditadura, por conta da repressão policial e para despistar na presença de alguém indesejado”, afirmou a presidente da Associação de Travestis de Salvador (Atrás), Keyla Simpson, em uma entrevista de 2009 para uma publicação da Ufba (Universidade Federal da Bahia).
Unlabelled

Morador reclama da poluição sonora na cidade de Ibirataia

Um morador da cidade de Ibirataia entrou em contato com a redação do GIRO reclamando de poluição sonora causada por veículos automotivos. De acordo com relato do morador, que prefere preservar sua identidade, os transtornos são constantes, e principalmente nos fins de semana e período noturno. “São muitos carros com som ligados em altura incompatível. Além daqueles que mesmo de passagem ligam o som na entrada da cidade, fazem o percurso todo em direção a saída para Ipiaú”, destacou.

Ainda de acordo com o morador, quiosques situados na Praça Basílio Miguel de Souza colocam o som no volume máximo a ponto de atrapalhar os cultos na Primeira Igreja Batista. "Os abusos são tão frequentes que na madrugada do último sábado (03) para domingo (04), por volta das 3h, um quiosque ligou o som muito alto, além da bagunça no local de clientes o que impediu que as pessoas pudessem dormir", disse.

O internauta solicita que os órgãos de fiscalização atuem frequência e possa coibir essa prática que , segundo ele, está tirando a paz dos ibirataienses. (Giro Ipiaú)

Senadores e deputados federais articulam frente para apoiar agenda de Moro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Senadores e deputados federais estão articulando uma frente no Congresso Nacional em apoio à agenda anticorrupção definida pelo juiz Sérgio Moro.

A ideia é usar essa bandeira como base de sustentação às medidas que ele propuser ao Legislativo.

De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, há também integrantes da oposição no grupo. Para eles, apoiar o juiz pode fazer com que a pauta de combate à corrupção não seja vista apenas como um mote do presidente eleito, mas sim de toda a sociedade.

Bolsonaro se reúne com comitivas da China e da Itália

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasilção
O presidente eleito Jair Bolsonaro deve passar esta segunda-feira (5) em casa, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Pela manhã, ele se reuniu por cerca de uma hora com uma comitiva da China. Em seguida, recebeu representantes do governo da Itália.

No final da manhã, está prevista uma transmissão ao vivo com a Universidade Albert Einstein, vinculada ao hospital de mesmo nome, no qual o presidente eleito foi operado pela segunda vez e ficou internado, após a agressão a faca em Juiz de Fora, Minas Gerais.

A previsão é que amanhã (6) Jair Bolsonaro embarque para Brasília, em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhado de 14 pessoas. Na comitiva estarão o vice-presidente eleito Hamilton Mourão e o economista Paulo Guedes, confirmado para o superministério da Economia.

Unlabelled

É Mais saúde para a família ipiauense.

O Governo do Estado em Parceria com Ipiaú realiza nos dias 06 a 13 de novembro o mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Geral de Ipiaú.

Serão milhares de pessoas voltando a enxergar. 

Este projeto está sob a direção do Dr. Cristiano Pinheiro, médico renomado e filho da nossa terra. 

Procure a Secretaria de Saúde do Município para mais informações. 

Prefeitura de Ipiaú
Governo Participativo

Destaques