Unlabelled

50 PMs do mesmo batalhão em SP são presos suspeitos de corrupção

Operação para prender policiais militares — Foto: Reprodução/Corregedoria
A corregedoria da Polícia Militar e o Ministério Público de São Paulo fazem uma operação nesta terça-feira (18) para prender 54 policiais militares e 5 integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo a Corregedoria da PM, esse é o maior número de policiais presos de uma vez. Batizada de Ubirajara, a operação mira um suposto esquema de corrupção no 22º batalhão da PM no Jardim Marajoara, Zona Sul de São Paulo, do qual fazem parte os PMs alvos de mandados de prisão.

A investigação é liderada pela corregedoria da PM e começou em fevereiro, após a interceptação de 82 mil ligações telefônicas que confirmaram a suspeita de que policiais estavam recebendo dinheiro de um traficante conhecido como "Sandro" para não prendê-lo. Além de corrupção, são investigados os crimes de tráfico e associação para o tráfico. Há 86 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Participaram da operação 450 policiais militares, sendo 280 corregedores e 170 policiais do 2º Batalhão do Choque, além de promotores de Justiça. 

Ipiaú: Prefeitura antecipa pagamento de 13º salário dos servidores municipais

Durante uma entrevista, a Prefeita Maria das Graças Mendonça anunciou a antecipação da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais, para a última sexta-feira (14). 

A antecipação da segunda parcela do 13º salário para cerca de 980 servidores municipais foi uma medida inédita na cidade e totalizou um montante aproximado de R$ 879 mil reais injetados na economia local. “Nós, de qualquer forma, temos uma obrigação, que é pagar em dia os funcionários, nos organizamos e estamos inovando”, explicou a prefeita.

Maria salientou ainda, que a medida é boa porque muitos servidores têm dívidas, compromissos, poupanças, investimentos e necessidades financeiras. “Quanto mais a gente puder trabalhar em parceria com os servidores, vamos trabalhar e será melhor para todos. 

Nada mais correto do que liberar o 13º antecipado, tanto no ponto de vista gerencial, como motivacional, para que o servidor possa ter o direito, que só seria concedido à partir do próximo dia 20.

Faremos o possível para manter essa inovação, para que eles possam fazer o que desejarem com o adiantamento, onde todo dinheiro que é destinado aos servidores, à folha de pagamento e às ferramentas, possam, então, serem logo colocados à disposição daqueles que fazem a o município caminhar bem no dia a dia. ”, garantiu Maria. (Dircom/Prefeitura)

Unlabelled

Operação busca 54 policiais militares e integrantes do PCC

Foto: Divulgação/Agência Brasil
A Polícia Militar e o Ministério Público deflagraram hoje (18) a Operação Ubirajara destinada a prender preventivamente 54 policiais militares e cinco integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das principais organizações criminosas em atuação no país. As investigações envolvem suspeitas de corrupção e tráfico de drogas.

Nas primeiras horas da manhã foram presos três membros da facção e 29 policiais militares. De acordo com os investigadores, foram encontrados com os suspeitos armas, munição, drogas e dinheiro. As diligências abrangem 19 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

O foco das suspeitas está concentrado no 22º Batalhão da PM, localizado no Jardim Marajoara, na Zona Sul de São Paulo. Os suspeitos são denunciados por corrupção passiva, concussão (obter vantagem indevida) e associação ao tráfico de drogas. Também são investigados por integrar organização criminosa e cometer outros crimes penais militares e comuns.

Mandados
Foram expedidos, no total, 86 mandados de busca e apreensão (70 pela Justiça Militar e 16 pela Justiça Comum). Trabalham na operação 450 policiais militares, dos quais, 280 corregedores, 170 membros da Tropa de Choque, além de promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Operação Ubirajara faz referência ao bairro de mesmo nome na zona sul de São Paulo, onde se iniciaram as investigações. Desde fevereiro, foram colhidas provas de mais de 82 mil ligações telefônicas interceptadas, documentos e outros materiais. Na fase atual, batizada de Katrina, será desmantelado o esquema de corrupção sistêmico.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que não fornecerá mais detalhes, já que o inquérito corre em segredo de Justiça.
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil  São Paulo

Prefeitura de Ipiaú adquire mais uma ambulância para compor a frota de veículos da Secretaria de Saúde

(Foto: Dircom/Prefeitura)
Com essa, já são (5) cinco ambulâncias entregues à população na Gestão da Prefeita Maria das Graças, sendo duas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Durante a entrega, Maria informou que existe possibilidades de que até o final da gestão, o município receba outra ambulância, renovando assim a frota de ambulâncias em 100%.

A chegada desta quinta unidade móvel ao município, vai aprimorar a estrutura já existente beneficiando assim, um atendimento mais rápido e qualificado, facilitando na condução de pacientes e ofertando melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde que prestam socorro à população.

“Não paramos de investir na saúde! Quando assumimos a prefeitura em janeiro de 2017, tínhamos uma frota de veículos sucateada e sem condições de uso. Com esforços e importantes parcerias conseguimos as novas ambulâncias, veículos para a saúde e agora esta semana, entregamos uma camionete Fiat Toro que vai ficar à disposição da Secretaria de Saúde para atender a população das regiões mais afastadas. ” Comentou a prefeita, reafirmando seu compromisso com Ipiaú. (Dircom/Prefeitura)
Unlabelled

Delações da OAS e Odebrecht revelam cartel e direcionamento em obras no estado da Bahia

Foto: Reprodução/EBC
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu uma investigação para apurar eventuais irregularidades em licitações de obras no Estado da Bahia entre os anos de 2013 e 2014 como consequência das delações de executivos das empresas OAS e da Odebrecht.

Em breve, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) deverão encaminhar a relação das obras envolvidas ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

De outro lado, na reunião plenária do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, em 27 de novembro, o relator do processo TCE/009417/2017 exige que o Estado prove que de fato houve vantagens para o governo com a concessão de tais isenções. Esse processo investiga a concessão de benefícios fiscais para as empresas que se instalaram no Estado da Bahia, desde o ano de 2010. Desta forma, se afastariam as suspeitas de que determinadas concessões para investidores tiveram como contrapartidas o direcionamento das obras construídas pelas indústrias para construtoras que teriam retribuído com benefícios não publicáveis.

Governo palestino responderá se Brasil transferir embaixada em Israel, diz negociador

Foto: Reprodução
O governo palestino já se prepara para responder caso o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), cumpra a sua proposta de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

"Esperamos que isso não aconteça. Mas, se acontecer, iremos tomar medidas políticas e econômicas em coordenação com nossos aliados, incluindo a Liga Árabe e a Organização para a Cooperação Islâmica", afirma à Folha de S.Paulo o negociador-chefe palestino Saeb Erekat, 63.

Erekat é há décadas um dos principais políticos palestinos. Ele lidou com Israel durante as negociações de Madri e de Oslo, nos anos 1990, para tentar encerrar o conflito árabe-israelense -ainda em andamento.

Uma das principais disputas entre palestinos e israelenses é justamente o status de Jerusalém, uma cidade reivindicada por ambos como sua capital. Por isso, uma convenção da ONU pede que nenhum país tenha embaixada ali. Os EUA e a Guatemala desafiaram a regra neste ano, os únicos por enquanto. No sábado (15), a Austrália reconheceu Jerusalém como capital de Israel, mas disse que não vai transferir sua embaixada.

Caso o Brasil decida se unir ao grupo, Erekat prevê boicotes a produtos brasileiros. Diz também que o país pode perder o seu "peso moral" no mundo. "Haverá consequências em diversos níveis, incluindo seu status nos fóruns internacionais e suas relações com os países árabes."

 PERGUNTA - Jair Bolsonaro pode transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv a Jerusalém. O que isso significa para o governo palestino?

Damares Alves: ‘O pastor ia ao meu quarto à noite pra me estuprar’

Foto: Reprodução / YouTube
A futura ministra de Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Aves, disse em entrevista que foi violentada por dois pastores da igreja que ela e família frequentava. Na última semana, a pastora evangélica foi  criticada ao defender a provação de um projeto que ficou conhecido como “bolsa estupro”, valor mensal para manter a gravidez de mulheres vítimas de estupro.

“O primeiro abusador foi às vias de fato. Fui estuprada por dois anos. Ele dizia que eu era ‘enxerida’, que a culpa era minha e que, se falasse, meu pai morreria”, revelou a futura ministra. Ela disse ainda que o segundo a machucou quatro vezes. “Falar sobre isso me dói. Me expor custa demais. Mas entendo que preciso passar a mensagem de que sobrevivi”, contou a pastora.

Damares afirmou que seus pais e a igreja “erraram” quando descobriram os abusos.

“Quando meus pais descobriram, foram conversar com religiosos da igreja e tiveram a orientação de não falar comigo, mas de orar. Naquela época não se falava de sexo com filhos, minha mãe nunca falou de menstruação. Trocaria anos de oração por um abraço ou uma conversa quando ela descobriu. Os pais precisam fazer isso: ler os sinais, prestar atenção nos filhos, perguntar se a criança quer contar alguma coisa, perguntar se alguém fez um carinho esquisito. Se alguém tivesse me dito para gritar, eu teria gritado”, falou. Por_Bahia.Ba

Destaques