NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Infraestrutura, vem a público informar que, a obra de drenagem e pavimentação da Rua Idaísio Galvão, localizada no Bairro Santa Rita, encontra-se em fase avançada e com o cronograma exigido pela Caixa Econômica Federal devidamente cumprido. Atualmente, 48% (Quarenta e oito por cento) das obras, já foram concluídas

Em tempo, a empresa executora, informa ainda que, em virtude das fortes chuvas que assolaram o município e por ser necessário aproximadamente 28 dias para cura da concretagem das lajes e das tampas dos poços, a obra teve o ritmo de execução reduzido. Além do mais, faz-se necessária a presença de fiscais da CEF para vistoriar e liberar o restante da obra.

É importante ressaltar que, por se tratar de uma obra que envolve estrutura completa de esgotamento sanitário, é impossível ser realizada sem que cause transtornos. 
Diante disso, a prefeitura solicita a compreensão de todos. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)

Secretaria de Saúde de Ipiaú leva pacientes para mutirão de catarata em Jequié

Foto: Divulgação/Dircom Prefeitura de Ipiaú
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú, com apoio da Secretaria de Ação Social, possibilitou o deslocamento de populares do município para o mutirão oftalmológico voltado para catarata, que aconteceu na última semana, promovido pelo Governo do Estado, na cidade de Jequié.
Foto: Divulgação/Dircom Prefeitura de Ipiaú
 Foram cadastrados 117 pacientes para realização de exames pré-operatórios, onde 60 deles foram para a triagem no dia 03/04. Em transporte disponibilizado pela prefeitura e assistidos por servidores municipais, eles receberam suporte necessário para a execução do exame, incluindo lanches.

As cirurgias aconteceram nos dias 05 e 06 de abril e a revisão 06 e 07. Vale lembrar que, os usuários retornarão para revisões nos próximos trinta dias.

A Praça da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no município de Jequié, ficou lotada na manhã inicial de terça-feira (2), para receber o projeto ‘Hospital Extramuros’, com a oferta de atendimento de saúde gratuito. A ação é uma iniciativa do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) com apoio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e tem como objetivo levar atendimento de qualidade para os moradores da região.

A população pode contar não só com atendimento oftalmológico, bem como, a entrega gratuita de óculos, rastreamento de catarata e programação de cirurgia, eletrocardiograma e ultrassonografia, odontologia, orientação física e nutricional, verificação da pressão arterial e glicemia capilar. 

Também foram realizadas consultas de clínica com profissionais do HGPV, basta apresentar cartão do SUS e RG. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)

Prefeitura de Ipiaú é uma das organizadoras oficial do 4ª Festival do Chocolate que acontecerá em maio


A Prefeitura Municipal de Ipiaú se colocou entre os organizadores da quarta edição do Festival do Chocolate, que acontecerá no período de 3 a 5 de maio, na Praça Ruy Barbosa. Paralelo ao evento, também será realizada a 6ª Edição do Agrocacau. Recentemente, a Prefeita Maria das Graças esteve reunida com representantes das demais instituições organizadoras do duplo evento, que a cada ano consolida-se como atrativo turístico do município e contribui com o projeto de fortalecimento da economia regional, apresentando caminhos e alternativas possíveis e viáveis, através do debate, capacitação, negociação, parcerias e outros procedimentos.

Nesse encontro com a Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio das Contas (Aproc), Sindicato Rural e Território de Identidade do Médio Rio das Contas (TIMRC), foram definidos detalhes da realização, ficando estabelecido que a prefeitura se encarregará da infraestrutura dos serviços e da logística do festival. Na oportunidade, a prefeita autorizou aos secretários das pastas inerentes aos temas em pauta que acompanhem o processo, dando os subsídios necessários para uma boa realização. Além da parte técnica que envolve palestras e seminários, o Festival do Chocolate apresentará uma programação cultural com shows musicais, concurso da “Garota Chocolate” e outras atrações. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)

Lula ‘destruiu o país’, diz líder do governo sobre artigo do petista

Foto: Divulgação/Arquivo-
Deputada Joice Hasselman, líder do governo na Câmara dos Deputados
O governo do presidente Jair Bolsonaro reagiu neste domingo (7) a artigo publicado na Folha de S.Paulo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, após completar um ano preso. No texto, o petista afirma que foi acusado e condenado por um crime que nunca existiu, que os responsáveis pela sua prisão “são incapazes de conviver com o processo democrático” e que o atual presidente é incapaz e “nos enche de vergonha”.

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), afirmou que o petista tem de entender que é um presidiário e que, portanto, não lhe cabe dar opiniões sobre o cenário político. “O Lula é um imbecil, um criminoso que destruiu o país. Agora, cabe ao Bolsonaro e à equipe dele, da qual eu faço parte, reconstruir o Brasil”, ressaltou.

O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, disse que o artigo não merece comentários, uma vez que Lula, na opinião dele, está desacreditado e desmoralizado. No texto, Lula disse que a Operação Lava Jato “atropelou prazos e prerrogativas” para condená-lo antes da eleição presidencial do ano passado e que grampeou ilegalmente os telefones de sua equipe de defesa e da ex-presidente Dilma Rousseff. “Fui alvo de uma condução coercitiva ilegal, verdadeiro sequestro.

Vasculharam minha casa, reviraram meu colchão, tomaram celulares e até tablets de meus netos”, disse. Segundo ele, renomados juristas do país consideraram absurda a sua condenação e apontam que o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, agiu com parcialidade. “Eles sabem que minha libertação é parte importante da retomada da democracia no Brasil. Mas são incapazes de conviver com o processo democrático”, concluiu.
Por: Politica Livre
Unlabelled

STF pode livrar prefeitos de devolverem R$ 1 bilhão

Prédio do Supremo Tribunal Federal
O Supremo Tribunal Federal julga nesta quarta-feira recurso que pode cancelar o ressarcimento de R$ 1 bilhão dentro da Lei de Improbidade Administrativa. A Corte vai analisar o pedido de dois prefeitos para serem enquadrados, por serem políticos, só no crime de responsabilidade, que prevê o impeachment, mas não a devolução dos recursos. Se acatado, implicará em chefes de gabinete ressarcindo o erário e os prefeitos, não.

Para Manoel Murrieta, da Associação dos Membros do Ministério Público (parte da ação), seria um “retrocesso gravíssimo no combate à corrupção”. Outro risco diz respeito à prescrição. Na Lei de Improbidade, a punição é imprescritível quando a ação se inicia. Já o crime de responsabilidade prescreve em 10 anos. Só no Departamento de Patrimônio Público e Probidade da AGU são 3.215 ações envolvendo prefeitos que podem ser canceladas.

A AGU argumenta que a punição por atos de improbidade não se confunde com a persecução criminal.
Estadão

Apesar de crise em articulação política, apoio à reforma cresce na Câmara

Foto: Estadão
Mesmo com o “apagão” da articulação política, o governo conseguiu ampliar nas últimas semanas o apoio na Câmara à reforma da Previdência. A dez dias de a proposta passar pelo seu primeiro teste – a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) -, o Placar da Previdência, feito pelo ‘Estado’, aponta que 198 deputados votariam a favor do texto no plenário.

Desses, 69 afirmaram que dariam sim à reforma com o mesmo teor que foi enviado ao Congresso, e 129 condicionaram a aprovação a ajustes. O número representa um aumento em relação ao levantamento publicado no dia 21 de março, quando 180 deputados se mostraram dispostos a aprovar o texto, desde que fossem feitas mudanças, principalmente nas regras propostas para concessão de aposentadoria rural e do benefício assistencial pago a idosos de baixa renda (BPC).

Para que as novas regras de concessão de aposentadoria e pensões comecem a valer, é preciso o aval de três quintos da Câmara (308 votos) e do Senado (49 votos), em dois turnos. Foram contatados 508 dos 513 deputados nas duas últimas semanas por telefone, e-mail ou assessoria de imprensa. Dos 293 que se posicionaram, 95 disseram que votariam contra, mesmo que haja alterações. Outros 215 preferiram não se manifestar.
Estadão Conteúdo

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país

Campanha de vacinação contra a gripe - Antonio Cruz/ Agência Brasil
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Amazonas
No Amazonas, a vacinação contra a gripe começou no fim de março, com antecipação de 21 dias em relação às demais unidades federativas. A decisão, segundo a pasta, se deu em função da ocorrência de casos e óbitos por influenza desde fevereiro deste ano.
Em todo o ano de 2018, o Amazonas registrou 17 casos e três mortes por influenza, sendo um caso pelo vírus H1N1. Até meados de março deste ano, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo 107 confirmados para H1N1, além de 28 mortes também confirmadas pelo vírus.

A doença
A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.
Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil  Brasília

Destaques